Como atrair mais audiência para seu webinar

7 dicas para atrair audiência para seu webinar

Os webinars são um formato de conteúdo incrível para engajar usuários e até mesmo gerar leads. Entenda as potencialidades desse formato e como aumentar sua audiência em suas transmissões.

Se você trabalha na internet, com certeza já ouviu falar de webinar. Essa ferramenta nada mais é do que um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico.

O webinar ficou ainda mais conhecido depois que o Facebook e o Instagram incorporaram essa funcionalidade, que ficou conhecida como live.

Mas, por que estamos falando sobre isso?

O webinar é uma ferramenta extremamente importante por diversos fatores. Os principais são:

  • gerar novos leads e qualificar os leads atuais;
  • transformar leads em compradores;
  • gerar engajamento;
  • fidelizar e reter seus atuais clientes;
  • tornar você uma autoridade no seu nicho.

Porém, apesar de ser tão importante, de nada adianta fazer um webinar se você não tiver um público para consumir esse conteúdo.

Pensando na importância que isso tem para o seu negócio, vamos te mostrar 7 dicas incríveis para atrair audiência para webinar.

O que é webinar?

Antes de darmos as dicas sobre como atrair audiência para webinar, vamos explicar rapidamente o que eles são.

Basicamente, os webinars são seminários transmitidos ao vivo e online a partir de uma plataforma na qual os espectadores podem assisti-los sem se preocupar com as barreiras geográficas.

Esse é um tipo de material muito popular no marketing de conteúdo, principalmente porque ele permite que especialistas compartilhem seu conhecimento, exibindo apresentações ao vivo, vídeos e interagindo com os espectadores simultaneamente.

Essa interação entre quem produz o conteúdo e seus espectadores torna a experiência mais e rica e construtiva tanto para quem assiste e adquire conhecimento quanto para quem produz e, consequentemente, se torna uma autoridade no assunto sobre o qual está falando.

Como atrair audiência para webinar?

Agora que você sabe o conceito de webinar, confira nossas 7 dicas para atrair mais audiência.

No final, tem uma dica bônus que, se você colocar em prática junto com as anteriores, temos certeza que seus webinars serão sempre um sucesso.

1. Conheça seu público-alvo

Essa dica pode até parecer clichê, mas você não pode deixar de estudar e conhecer bem seu público.

É importante ter uma persona bem definida, pois somente assim você será capaz de determinar o horário certo que sua audiência possa assistir seu webinar, quais assuntos esse público vai se interessar em assistir e onde eles têm acesso fácil a essa ferramenta. Tudo isso influencia diretamente no número de possíveis leads que você pode atrair.

Portanto, nunca deixe de considerar as informações sobre sua persona, pois elas estão atreladas ao sucesso ou fracasso de seu webinar. Inclusive, para que todas as dicas seguintes funcionem na prática, você precisa ter levado esta primeira dica em consideração.

2. Planeje seu webinar com antecedência

Prepare seu webinar com uma boa antecedência. Assim, você terá tempo de divulgá-lo e também para se preparar para apresentá-lo bem.

Quanto antes você começar a preparação e a divulgação, melhor para você e para sua audiência. Além disso, menor a chance de acontecer algum imprevisto ou ninguém aparecer para assistir.

É importante citar que a escolha do dia e hora do seu webinar não pode ser algo aleatório. É importante considerar fatores como eventos no mesmo horário, feriados, se é começo ou fim do mês e a disponibilidade do público, dos convidados e a sua própria.

Não é porque um determinado dia ou horário é ideal para você que será bom para a sua audiência acompanhar ao vivo.

Outros pontos que devem ser considerados no planejamento são:

  • escolher o conteúdo;
  • definir a forma como ele será abordado;
  • a profundidade com que o tema será tratado;
  • o objetivo que você pretende alcançar com esse webinar.

Quando sua intenção é atrair audiência e gerar leads, por exemplo, é recomendável selecionar um tema mais amplo e fazer uma espécie de palestra online explicando conceitos de uma maneira mais generalista.

Agora, se sua finalidade é vender, então, você pode realizar transmissões com demonstrações ao vivo do seu produto ou serviço para convencer seu lead a efetuar a compra.

Não se esqueça que quanto mais próximo da venda ou da fidelização for o objetivo, mais aprofundado, específico e personalizado deve ser o assunto, e, quanto mais próximo de atrair audiência e gerar leads, mais generalista, educativo e explicativo o tema deve ser.

3. Use as redes sociais

O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina, por isso, espalhar a notícia através delas é extremamente importante.

O ideal é começar a lembrar sua audiência com pelo menos duas semanas de antecedência.

Lembre-se de focar nas plataformas nas quais seu público está, seja o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram ou algum outro.

Mas não se limite apenas ao seu perfil ou página, use também os fóruns e grupos disponíveis a seu favor. Só fique atento às regras do moderador para não ser banido.

Use todas as ferramentas que essas redes permitirem e que podem agregar algum valor para seu negócio e sua audiência.

O Stories é um exemplo de ferramenta interessante para ser usada diariamente.

É importante manter uma rotina nas postagens e saber gerenciar suas redes sociais para que todas sejam bem completas. Faça isso nos horários e dias que seu público costuma acessar.

4. Envie emails

Diferente do que muitos acreditam, o email marketing ainda é uma ferramenta muito eficiente, basta usá-lo da maneira correta.

Mande o email apenas para a lista de contatos que achará o tema relevante. Ao fazer isso, você tem uma ação direcionada e, consequentemente, mais assertiva. Isso evitando espantar os outros contatos ou ser marcado como spam.

Faça um planejamento que envolva o disparo de mais de um e-mail, com informações diferentes e que mantenham uma conexão entre si. Deixe o último deles para o dia que antecede o evento.

Mantenha uma periodicidade, mas não cometa excessos. Essa medida vai atrair audiência para webinar e você verá um aumento considerável em seu público.

Caso você tenha funcionários, envie um email internamente para avisá-los e incentivá-los a participar e divulgar o evento. Isso é importante porque é bem provável que o tema que você abordará seja de interesse das pessoas que trabalham com você, e pode ser que muitas não participem do webinar por não saberem quando ele será feito.

5. Divulgue em seu blog e site

Caso você tenha um blog ou site, divulgue seu webinar neles também. Caso ainda não tenha, saiba que esses canais são fundamentais em uma estratégia de marketing de conteúdo, principalmente o blog.

Coloque todos os detalhes e informações relevantes, como o perfil do convidado, no caso de uma palestra, além do tema do webinar.

Lembre-se de sempre dar um destaque especial para os benefícios que a transmissão ao vivo vai trazer, como imagens exclusivas, conteúdo inovador, conhecimentos específicos, entre outros.

Conte tudo o que puder sobre o evento em seu blog ou site, mas tome cuidado para não ser repetitivo e inconveniente fazendo posts demais.

É importante manter tudo atualizado, pois além de servir para informar os interessados, também será uma fonte para sites e blogs parceiros que queiram indicar seu webinar.

6. Crie anúncios no Adwords

Anúncios pagos são essenciais. Com essa estratégia, você conseguirá atingir ainda mais pessoas além do público que já te conhece.

O número de pessoas que você pode alcançar com essa estratégia varia de acordo com seu orçamento. Mas mesmo investindo valores mais baixos, o resultado, muitas vezes, é maior que o orgânico.

Para ter sucesso nessa estratégia, você precisa ter um público bem definido e um anúncio bem elaborado. Dessa forma, pelo menos uma parte das pessoas que tiveram contato com seu anúncio virão a se tornar, de fato, audiência do seu webinar.

7. Lembre sua audiência do webinar

Além das pessoas que você deseja atrair, é fundamental lembrar a audiência que você já tem.

O webinar permite agregar valor e manter contato com todos os estágios do funil. Por isso, é importante manter contato com seus leads até o dia do webinar e lembrá-los que a transmissão será ao vivo.

Mantenha seus leads engajados quanto ao material que você vai apresentar. Para isso, envie um e-mail de qualidade para os que se inscreveram demonstrando interesse no seu webinar lembrando-os do encontro com data e hora marcadas.

Dica bônus: distribua materiais ricos

Se possível, disponibilize materiais ricos e exclusivos que falem sobre o tema do webinar para deixar sua audiência interessada antes mesmo da transmissão acontecer.

Essa é a hora de lançar um ebook, criar post muito bem feito e completo no blog ou um e-mail de qualidade para introduzir o tema e causar curiosidade sobre ele.

Essa atitude gera confiança, engajamento e já prepara a audiência para o webinar. Além disso, quem não gosta de receber um material relevante, de graça, sobre um tema que tem interesse?

Ainda não fez um webinar?

Se você trabalha com o mercado digital e nunca fez um webinar, é uma ótima ideia começar agora. Com ele, como você percebeu, você poderá aumentar seus resultados e criar uma autoridade ainda maior no seu nicho.

Agora, caso você já tenha feito um webinar e não alcançou o público esperado ou resultado desejado, coloque essas dicas em prática e procure melhorar e aprender com seus erros. Dessa forma, você conseguirá, aos poucos, números mais satisfatórios para seu negócio.

Independentemente de você já ter feito ou não um webinar, existem ferramentas que podem te ajudar nisso, o importante mesmo é começar. E para te ajudar a fazer um webinar ainda melhor e mais completo,  veja nosso guia completo para fazer screencasts.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.