Vendarketing: entenda por quê ele é importante para sua empresa

Por que o Vendarketing é essencial para qualquer empresa?

Você sabe o potencial do vendarketing para sua empresa? Unir as equipes de marketing e vendas pode ser o que falta para uma estratégia de sucesso. Entenda como fazer isso e tenha acesso à um conteúdo ainda mais completo!


(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou)

Este conteúdo é um capítulo do ebook de Vendarketing que você pode baixar por este link.

Independente do porte ou segmento da sua empresa, se você realmente quer alcançar o máximo do seu potencial, o vendarketing é indispensável.

Isso porque ele é uma ferramenta para aumentar o ROI — Retorno sobre Investimento — e a receita do seu negócio.

A ideia aqui é tornar marketing e vendas cada vez mais próximos, não só porque eles costumam se separar por alguma força maior da natureza, mas porque juntos eles podem fazer muito mais por qualquer empresa.

Quando você prepara o seu time de vendas e de marketing para trabalharem juntos, você tira a necessidade que existe dentro desses departamentos de ser o “melhor da empresa”, ou seja, aquele setor que é indispensável para o negócio.

Mas a verdade é que os dois são!

O que todo empreendedor deseja na sua startup, PME ou grande empresa é que os colaboradores vistam a camisa do negócio. Eles precisam trabalhar juntos em prol do crescimento e isso pode se mostrar bem complicado com qualquer atrito entre os times.

Aplicar o Vendarketing na sua empresa significa criar um time pronto para aumentar o faturamento da empresa e os lucros alcançados.

Entenda em detalhes o porquê:

Para manter uma comunicação coesa com o seu público e seus clientes

O primeiro ponto cujo alinhamento de Marketing e Vendas afeta diretamente é na sua comunicação com os seus potenciais clientes e clientes.

Afinal, o processo começa com o Marketing, atraindo as melhores oportunidades para o time de vendas. Eles criam conteúdos e outras estratégias, depois disso nutrem esses contatos com informações relevantes que os levem até o fundo do funil, onde entendem como a sua empresa poderá ajudá-los.

Em todos esses passos, o Marketing está passando mensagens para o público, educando sobre sua área de atuação e despertando o interesse deles pelo que a sua empresa tem a oferecer. Só aí ela começa a papo com o time de vendas.

Por isso, uma falha na mensagem passada e um desalinhamento entre os times pode gerar confusão no prospect, falta de alinhamento de expectativas e, mesmo que ele feche negócio, ele pode se decepcionar com os serviços gerados.

Isso prova o quanto é fundamental que os dois times “falem a mesma língua” e principalmente passem uma mensagem coesa para os seus contatos. E isso só será possível com a atuação do Vendarketing.

Para entender as necessidades do negócio

Vamos imaginar um cenário em que você tem um time de 5 vendedores e que a meta de cada um é vender R$10.000,00 em um determinado mês.

Para isso, você sabe quantas ligações ele precisa fazer para leads? E para MQLs?

O Inbound ajuda a dar previsibilidade para o negócio, afinal calculando as taxas de conversão dos seus vendedores você consegue entender exatamente o time precisa para que todos batam ou — melhor ainda — superem a meta.

E o Vendarketing entra nesse aspecto contribuindo para o sucesso desse alinhamento afinal, como um de seus principais papéis é determinar um acordo entre Marketing e Vendas, o seu time saberá exatamente quantos leads e MQLs precisa gerar todos os meses para que todas as metas sejam alcançadas.

Resumindo: com um bom alinhamento entre as partes se torna cada vez mais difícil não bater a meta!

Para gerar leads cada vez mais qualificados

A sua equipe de Marketing pode fazer um excelente trabalho: criando uma pesquisa para o público, documentando sua persona, criando estratégias 100% focadas nela, tendo um funil coeso, gerando leads e MQLs…

Mas poucas pessoas tem um contato tão direto com os seus potenciais clientes quanto os seus vendedores.

Cada nova conversa é uma nova oportunidade de conhecer e entender a sua persona em pontos tão específicos que talvez você não consiga cobrir só com as interações por email, social e no blog.

Com esse alinhamento — que exige reuniões periódicas para que ele se mantenha atualizado e funcionando — os vendedores tem a oportunidade de trazer para o time de Marketing novos insights de conteúdos, formatos e canais para melhorar ainda mais a comunicação dele.

Assim vocês aproveitam todas as oportunidades possíveis, afinando a estratégia de atração e tendo sempre novos insights de ações “direto da fonte”.

Para gerar mais lucro

Quando a implantação desse sistema é sólida e bem estruturada, você integra todas as ferramentas necessárias, cria um acordo (SLA) firme e claro, e torna esses processos cíclicos.

Esse ciclo é chamado de feedback loop, ou seja, ele é constante e contínuo, tornando as ações cada vez mais eficazes e tornando vendas e marketing cada vez mais próximos.

Esse é um dos maiores segredos para aumentar o ROI da sua empresa e é o que torna o Vendarketing tão importante para o negócio.

Afinal, se as oportunidades geradas são melhores, mais bem trabalhadas e cada vez mais educadas, você consegue gerar ainda mais vendas, sem fazer nenhum grande investimento, o que aumenta o Retorno sobre suas ações de Marketing e também as taxas de conversão de prospects para clientes.

Se você quer conferir o restante do ebook e como aplicar o Vendarketing no seu negócio, não deixe de conferir nosso ebook completo:

Vendarketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo