camila porto

Quem é Camila Porto: conheça uma das maiores especialistas em Facebook no Brasil!

Camila Porto é uma das principais especialistas em Facebook no Brasil, já escreveu livro sobre o assunto, além de ser figura recorrente em eventos de marketing e mídias sociais.

Um dos primeiros — e mais importantes — passos para quem deseja se tornar um profissional de marketing digital bem-sucedido é aprender com as pessoas certas.

Existem muitas pessoas que se auto-intitulam especialistas, mas poucos realmente merecem esse título. Hoje vamos falar sobre uma dessas pessoas, a Camila Porto.

A Camila é uma das principais especialistas em Facebook no Brasil, já escreveu livro sobre o assunto, além de ser figura recorrente em eventos de marketing e mídias sociais.

Mas, além do conteúdo que a Camila produz, você pode aprender muito com a trajetória dela no mundo do marketing digital e tirar lições práticas e valiosas para a sua própria carreira.

Está preparado para conhecer melhor uma das pessoas mais capacitadas para ensinar sobre Facebook no país? Então vamos lá!

Uma trajetória improvável

Se tivéssemos que descrever a trajetória profissional da Camila Porto até se tornar a especialista que é hoje em uma palavra, com certeza seria: improvável. Por quê?

A Camila é nascida no interior de Santa Catarina, um local em que as pessoas alguns anos atrás, tinham dificuldade de acessar a internet. Ela mesmo só conheceu a web a fundo com 18 anos, quando se mudou para Curitiba para estudar na universidade.

Mesmo assim, o contato inicial era bem superficial: só os finados Orkut e MSN, como forma de socializar. Nada de pensar em trabalho.

Depois de um tempo, ainda na faculdade, ela começou a trabalhar no Baixaki, que se tornou um dos portais de tecnologia mais bem-sucedidos do Brasil.

Além do novo trabalho, alguns conceitos de marketing começaram a aparecer nas disciplinas da faculdade, e foi aí que a Camila começou a enxergar uma oportunidade.

Como a Camila Porto se tornou uma das maiores especialistas em Facebook no Brasil

Já antenada nas principais redes sociais e consciente de que era possível empreender na internet, a Camila saiu do Baixaki e foi trabalhar em outra startup.

O desafio dessa vez era crescer o negócio sem recursos para fazer marketing. Em 2010, depois de ouvir do chefe, que tinha acabado de voltar dos EUA, falar que o Facebook era “o caminho” em termos de redes sociais, ela resolveu se aprofundar.

Depois disso não parou mais. A Camila viu tanto potencial no Facebook e aprendeu tanto com suas pesquisas que logo começou a produzir conteúdo por conta própria, pediu demissão da startup e começou a dar aulas e treinamentos.

Hoje, ela é autora de um best-seller sobre Facebook Marketing e tem um curso sobre mídias sociais.

curso de gestão de midias sociais

6 lições que você pode aprender com a Camila Porto para transformar a sua carreira

De uma história profissional tão interessante, sem dúvida, podemos tirar algumas lições valiosas, certo? Pois é isso mesmo que vamos fazer.

Enquanto confere essas dicas, pense em como pode colocá-las em prática hoje mesmo para se tornar um profissional mais completo e equipado para os desafios crescentes que o marketing digital apresenta.

Se precisar, faça anotações e compile os pontos principais para criar o seu próprio plano de ação. Está pronto? Então as dicas são as seguintes:

1. Coloque a mão na massa

A Camila não se tornou um dos maiores nomes do marketing digital brasileiro se ficasse só na teoria. Ela colocou a mão na massa, estudou muito sobre o que funcionava e, acima de tudo, testou as suas hipóteses na prática.

A lição aqui é clara: não tem substituto para a prática. Essa é a melhor maneira de aprender e o único modo de gerar resultados reais.

2. Social media importa

Há quem pense que as redes sociais não têm valor, seja porque os resultados demoram a aparecer ou porque um perfil de marca não é realmente dela, como um site próprio ou uma lista de e-mails.

Mas o que a Camila prova, por meio dos seus resultados, é que social media faz, sim, muita diferença para o processo comercial e para a gestão de uma marca.

curso de gestão de midias sociais

3. Ensine o que aprende

Depois de aprender tudo que o Facebook podia fazer por pequenas empresas, a Camila não guardou para si os segredos e deixou que os outros descobrissem por si mesmos.

Na época em que ela começou a dar aulas e treinamentos o Facebook ainda era uma novidade aqui no Brasil. Então, siga esse exemplo e compartilhe o que você aprende com outras pessoas.

Isso vai facilitar o caminho delas e pode fazer de você uma referência sobre o assunto.

4. Seja consistente

A Camila Porto se tornou especialista em Facebook, mas por que não investir em Instagram, WhatsApp e qualquer outra rede depois disso? Porque ela quis manter a consistência.

Lidar todos os dias com a mesma coisa pode ser visto como algo cansativo, mas também dá a oportunidade de você se especializar em um tema e se tornar autoridade nele.

Por isso, não tente pegar atalhos por se concentrar demais em truques rápidos. A consistência é a chave para entender o que dá certo e aprimorar uma estratégia de marketing com sucesso.

5. Fuja dos mitos populares

O mundo do marketing digital está cercado de mitos populares que podem atrapalhar, e um deles é de que mídias sociais têm de ser gratuitas.

O problema é que esses canais são ferramentas que oferecem produtos valiosos, ou seja, uma boa parcela do seu público e formas reais de segmentar e monetizar o acesso a essas pessoas.

Investir em anúncios não deveria ser algo tão estranho para a maioria dos empreendedores. Além disso, é possível ter resultados ótimos com pouco investimento.

Assim, fuja dos mitos e entenda os princípios por trás de cada decisão e processo de marketing.

6. Aprenda o marketing digital como um todo

Por último, mas não menos importante: a Camila Porto é especialista em Facebook, mas também tem blog, perfis em outras redes sociais, landing pages, etc.

Enfim, ela entende o marketing digital como um todo. Se você quer ter uma carreira de sucesso nessa área, precisa fazer o mesmo.

A Camila Porto é, com certeza, um exemplo para qualquer profissional que deseja ter sucesso com o marketing digital. A trajetória dela mostra como é importante, acima de tudo, colocar a mão na massa e se especializar em assuntos relevantes.

E você, quer se especializar em temas relevantes e aprender como executar tudo que lê sobre marketing em blogs e livros? Conheça os cursos da Universidade Rock Content!

universidade rock content

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo