Capas que contam histórias: como mudamos a identidade visual das capas do blog Marketing de Conteúdo

Capas que contam histórias: como mudamos a identidade visual das capas do blog Marketing de Conteúdo

Nosso designer decidiu compartilhar com você como foi o processo de criação da nova identidade visual do blog Marketing de Conteúdo. Confira!

De cara, quando comecei a trabalhar no time de marketing da Rock Content, um dos primeiros desafios que tive foi: Precisamos que a identidade visual do nosso principal blog alcance mais pessoas!

O blog já tinha muitos acessos e um estilo muito bem definido (O Rafa Rallo conta neste post incrível um pouco deste processo), mas sentimos que com conteúdos mais técnicos e específicos, seria necessário que a identidade visual das ilustrações fosse mais condizente com o público que se interessaria mais por este tipo de conteúdo.

Senti uma mistura de medo e empolgação.

Primeiramente, precisávamos descobrir quais elementos trariam essa “seriedade” que estávamos buscando. Ah, também era necessário manter o clima despojado e animado, que deu vida aos posts no passado.

Decidimos repensar o padrão cromático que usávamos, seguindo praticamente a mesma lógica: Uma paleta seria utilizada para a composição em geral enquanto outra seria utilizada para dar destaques:

Depois, decidimos que os personagens deveriam ser mais verossimilhantes anatomicamente, aproximando a persona da ação da imagem. Queríamos que o fator fantasioso fosse explorado na narrativa e não na forma. Para isso, fizemos um Model Sheet (estudo de personagem) do que seria o ideal:



Também optamos por adicionar mais textura às peças. Apesar de trabalharmos sempre com um suporte digital, queríamos que as imagens tivessem um toque mais quente e humano, menos liso e robótico, nos aproximando mais ainda de nosso público:



Como ilustrar com Harmonia

Tendo definido a base do nosso estilo visual, precisávamos que nossas ilustrações fossem harmônicas, para isso resolvemos que criaríamos um Grid!

Sei que Harmonia pode ser algo relativo. O que é harmônico para umas pessoas pode não ser para outras. Por isso, resolvemos confiar na sabedoria da natureza, utilizando a famosa proporção áurea.

À partir dela, criamos um grid que brincasse com as diagonais, com a regra dos terços, com os horizontes, perspectivas, destaques etc.





Capas que contam histórias

Algumas perguntas ficavam na nossa cabeça na hora de ilustrar os posts:

  • Como resumir um post inteiro em apenas uma imagem?
  • Como fazer com que o leitor fique instigado a ler um conteúdo ao ver nossas capas?
  • Como fazer com que isso tudo soe como uma aventura?

Depois disso, eu e o Rafa vimos a necessidade de criar imagens que contassem histórias. Nessa tentativa, cada capa vem com um desafio.

É muito comum para quem passa pela nossa mesa escutar perguntas como “Ei, o que é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você escuta a palavra aprender?” Ou “Que situação você imagina ao pensar na palavra desafio?”.

É dissociando palavras, conceitos e revisitando ícones da arte que conseguimos ampliar as interpretações e os temas dos posts, criando imagens que não só descrevem, mas convidam o leitor a aprender e se aventurar.

E você, como conta suas histórias?

Gostou de conhecer mais sobre o blog Marketing de Conteúdo? Então confira o nosso guia definitivo do Blog Corporativo!

guia definitivo do blog corporativo

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo