carreira dentro do marketing

Carreiras dentro do Marketing: entenda como escolher a profissão certa

Confina nosso conteúdo e descubra a especialização que mais combina com você!

A área de Marketing é muito ampla e permite ao profissional que atua nela escolher entre inúmeras opções do que fazer. Essa variedade se tornou ainda maior após o crescimento do mercado digital e as novas funções que não existiam 15 anos atrás. A consolidação da internet fez com que as empresas mudassem sua forma de se comunicar com os clientes.

Todas essas mudanças, que também aconteceram na área da educação, deixaram o mercado ainda mais dinâmico e com mais oportunidades para quem tem interesse em fazer parte, seja desenvolvendo produtos, fazendo a sua divulgação, criando conteúdos para dominar as primeiras posições do Google ou se comunicando com os clientes e admiradores da marca pelas redes sociais.

Neste post, vamos mostrar um pouco das inúmeras possibilidades dentro do Marketing e quais são as principais características dessas funções. Para você que está pensando em se tornar um profissional da área, vale a leitura. Vamos lá?

primeiros passos no marketing digital

Atividades do profissional de Marketing

A trajetória do profissional de Marketing pode ser bastante dinâmica ao longo de sua carreira, pois se trata de uma área em constante mudança e que exige muito poder de adaptação de quem decide trabalhar com produtos e comunicação com o cliente.

Entre as inúmeras atividades do profissional de Marketing, as principais são:

  • Planejamento de comunicação da empresa;
  • Escolha dos canais de distribuição das informações sobre a empresa;
  • Elaboração de comunicações dentro da própria empresa;
  • Mensuração das ações realizadas;
  • Desenvolvimento e gerenciamento de novos produtos;
  • Manutenção do portfólio de produtos da empresa;
  • Pesquisa de mercado para tomada de decisões;
  • Criação, gerenciamento e produção de conteúdos para redes sociais;
  • Relacionamento com o cliente por meios digitais como e-mail, blog e materiais como eBooks e infográficos.

Mudanças provocadas pelo Marketing Digital

Entre as principais mudanças no mundo do Marketing, está a chegada do Marketing Digital, que teve crescimento expressivo em suas ações nos últimos anos com o crescimento do consumo de vídeos online, informações em sites de notícias e o entretenimento nas redes sociais.

Essa nova área estimulou a criação de diferentes funções, que até então não existiam e que agora estão em alta no mercado e com oportunidades para profissionais com os mais variados perfis de formação.

É muito comum encontrar departamentos de Marketing Digital lotados de profissionais formados em Engenharia, e não em áreas de Comunicação. Isso é possível porque essa é uma área muito orientada a dados, o que a torna convidativa para quem manda bem em Matemática e entende de números e análises.

Algumas das novas funções trazidas pela área de Marketing Digital são:

  • Analista de SEO
  • Analista de Growth
  • Analista de e-mail marketing
  • Analista de marketing digital (profissional generalista)
  • Analista de redes sociais

Todas essas novas funções são muito orientadas por dados, uma grande vantagem do Marketing Digital sobre o Marketing tradicional. Tudo é muito mensurável no mundo online, é mais possível entender qual o alcance das ações realizadas pela área, por isso chama tanta atenção das empresas, elas sabem se o investimento está valendo a pena.

Funções tradicionais do Marketing

Por mais que tenham nomes diferentes, as funções do Marketing tradicional têm o mesmo objetivo do Marketing Digital: divulgar a marca e seus produtos, fazer com o que o mercado os conheça e estimular o consumo de determinada mercadoria.

No Marketing tradicional, tudo isso é feito analistas de marketing que trabalham com materiais impressos, como revistas e jornais, panfletos e ações em eventos, além da divulgação em rádio e TV.

A principal desvantagem da forma tradicional de anunciar a marca e o produto é na hora de mensurar os esforços realizados. É mais difícil de identificar de forma precisa quantas pessoas foram impactadas por determinada ação.

Entre as principais funções do Marketing tradicional, estão:

  • Analista de marketing (profissional generalista)
  • Analista de produto
  • Gerente de produto
  • Analista de comunicação
  • Analista de comunicação interna

O futuro do Marketing

Cada vez mais o mundo do Marketing utilizará os meios digitais para se comunicar com os clientes e potenciais novos clientes. Mas isso significa que a forma tradicional de chegar a quem interessa vai acabar? Provavelmente não, pelo menos não no curto e médio prazos.

O Brasil é um país muito extenso e repleto de diferenças sociais, fazendo com que cidades sejam pioneiras em modernidade e outras não tenham nem a infraestrutura básica para os serviços do dia a dia. Isso faz com que o planejamento de Marketing tenha que ser feito de forma conjunta, para alcançar o maior número de pessoas possível, nos mais variados formatos possíveis.

A formação de um profissional de Marketing

A formação de um profissional de Marketing atualmente precisa ser multidisciplinar. Não há mais tanto espaço para quem é especialista em apenas um assunto da área e não tem familiaridade com as outras partes.

É preciso ter uma formação em T, aquela em que o profissional tem uma área de especialização, em que ele domina as principais técnicas e sabe bem o que precisa ser feito. Mas, além disso, também tem uma série de conhecimentos sobre outros assuntos da área e pode agir em diversas frentes.

Para isso, é necessária a constante atualização, seja com cursos online, leitura de livros, participação em eventos da área e busca incessante por conhecimento tanto na área de especialização profunda, quanto na área mais superficial.

Ou seja, hoje em dia não basta escrever bem, é preciso entender de SEO, saber como realizar uma promoção, fazer análise de dados, criar parcerias com outras empresas, escolher canais de distribuição. Para se manter em alta no mercado, a busca pela evolução precisa ser constante.

Guia do SEO 2.0

Gostou do conteúdo e quer aprofundar os conhecimentos na área de marketing digital? Confira a Universidade Rock Content e aprenda tudo sobre Marketing Digital!

Conteúdo produzido pela Stoodi!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo