Certificação em inbound marketing

Certificação em Inbound Marketing: saiba como obter a sua agora mesmo!

Entenda a importância de uma certificação de inbound marketing para sua carreira e seu negócio e conheça as principais certificações do mercado.

Se tem um meio de aprendizado atualmente que tem contribuído de maneira direta para aumentar o conhecimento das pessoas, em relação a diferentes assuntos, são as certificações online.

Por meio delas, a pessoa pode decidir o melhor horário para assistir às aulas, podendo pausar os vídeos quando quiser fazer alguma anotação ou voltar até um trecho e escutá-lo novamente, de modo a tirar qualquer dúvida sobre o que foi dito.

Além disso, quando se investe em um curso online de qualidade, essa é uma forma confiável e estratégica de se capacitar para o mercado de trabalho. Em alguns casos, esses cursos podem ser até mesmo gratuitos.

Para quem deseja aprofundar — ou até mesmo começar do zero — o que sabe sobre Inbound Marketing não é diferente. Existem algumas certificações disponíveis que vão fazer a diferença na sua vida profissional.

Quer saber o que precisa ser feito para ter uma certificação em Inbound Marketing o quanto antes? Então, este conteúdo foi feito especialmente para você!

Nele, vamos explicar de maneira breve o que é Inbound Marketing, qual a importância de ter uma certificação na área, quem deve investir nesse tipo de certificado e como encontrar um curso que seja de qualidade.

Preparado? Continue a leitura deste post e confira essas informações agora!

O que é Inbound Marketing?

Provavelmente, se você está lendo este post, sabe muito bem o que é Inbound Marketing e a sua importância, mas não custa nada compartilharmos a sua definição antes de falarmos mais sobre as certificações, não é mesmo?

Diferentemente do que acontece com o Outbound Marketing, em que você faz uma abordagem ao potencial cliente de maneira ativa, sem que ele tenha demonstrado um interesse direto em seu negócio, no Inbound Marketing você prepara o terreno antes, para, somente então, entrar em contato com o consumidor.

Por meio da produção e compartilhamento de conteúdos ricos e educativos, o cliente vai sendo preparado (por meio do funil de vendas) e, a partir desse aprendizado, percebe que o seu produto ou serviço podem solucionar um problema que ele tem.

Somente quando ele está predisposto a aceitar uma oferta é que um representante da sua empresa deve fazer uma abordagem direta.

Essa forma de atuação permite um relacionamento mais próximo ao cliente, aumentando as chances de se ter uma trajetória de negócio duradoura.

Além disso, a notoriedade do Inbound Marketing pelas empresas tem aumentado bastante devido a alguns fatores, como:

  • maior contato e interação com o cliente;
  • comunicação indireta;
  • possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real;
  • investimento necessário menor em relação ao Outbound.

Não está convencido? Então veja essas estatísticas sobre Inbound Marketing:

  • 93% dos negócios costumam ser iniciados por meio de uma pesquisa nos principais buscadores;
  • o Inbound Marketing atualmente tornou-se um investimento fixo de cerca de 80% das empresas;
  • já falamos que ele costuma ser mais barato (aliás, custa, geralmente, 62% menos), mas você sabia que o retorno sobre investimento é de cerca de 270%?

Se você está interessado em estatísticas, este post tem ainda mais dados úteis sobre o assunto! Elas são excelentes para basear argumentos e convencer a equipe sobre a necessidade de investir em Inbound Marketing.

Viu só como essa é uma estratégia “matadora? Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, é imprescindível que você entenda que um método de atuação não elimina o outro — muito pelo contrário.

Quando Inbound e Outbound Marketing são trabalhados de maneira conjunta, os resultados obtidos são impressionantes.

O ideal é que a empresa avalie o que é mais condizente com a sua realidade e aplique o método que for mais benéfico.

Por que ter uma certificação em Inbound Marketing?

O primeiro motivo para você investir em uma certificação em Inbound Marketing é que as empresas estão exigindo esse tipo de conhecimento dos profissionais que contratam.

Isso se deve ao fato de que quanto mais bem preparado uma pessoa estiver, melhores serão os resultados alcançados pela empresa.

Por sinal, de acordo com a pesquisa Content Trends 2017, 50% das empresas estão percebendo melhoras expressivas em seus resultados ao investirem em uma equipe capacitada e com certificações.

Outra razão que torna relevante ter uma certificação em Inbound Marketing está diretamente atrelada a quem começou a investir na carreira agora — seja porque mudou de ramo de atuação, porque ainda não conhecia a área ou porque está no início da trajetória profissional — mas vamos abordar isso melhor no próximo tópico.

Quem deve investir nesse tipo de certificação?

Estudantes

Se você é um estudante, por exemplo, e tem tido dificuldade em conseguir estágios, pois o currículo ainda está “em construção”, essa é uma oportunidade perfeita!

Por meio desse tipo de curso, você poderá conhecer conceitos, estratégias e ferramentas, ampliará as suas habilidades, de modo a se sentir preparado para colocar em práticas as táticas ensinadas na empresa em que for atuar, e ainda poderá adicionar os certificados ao currículo (ou LinkedIn) e transmitir esses conhecimentos nas entrevistas.

Empreendedores

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Diariamente novas tendências surgem no mercado e, por conta disso, é imprescindível manter-se atualizado para não perder espaço para a concorrência.

Portanto, se as outras empresas estão investindo nesse modelo de atuação, por que não verificar se ele funciona em seu negócio? Caso você não saiba, é possível adotá-lo em diferentes setores da organização de maneira bem-sucedida e tática.

Além disso, se você dominar os conhecimentos necessários, de modo a manter a sua estratégia sempre atualizada e condizente com que os consumidores atuais esperam, será capaz, também, de selecionar uma equipe qualificada e, se for preciso, orientá-los e deixá-los preparados para os desafios do mercado.

Profissionais de Marketing

Os profissionais de marketing devem estar sempre ligados no que surge de novidade no mercado, assim como os empreendedores.

As certificações são excelentes oportunidades de aumentar os conhecimentos sobre temas diferentes, atualizar-se e fazer marketing pessoal, já que, com o certificado em mãos (ou salvo digitalmente, no caso), você poderá compartilhá-lo no seu perfil do LinkedIn, no currículo, no seu blog e em qualquer meio que julgar necessário.

Ou seja, eles ainda vão influenciar na sua autoridade perante o seu público-alvo e demonstrará a ele que você passou por um processo de capacitação e realmente domina o assunto.

Além disso, o custo-benefício é incrível. Se compararmos o preço cobrado pelos cursos online com os presenciais, encontraremos uma diferença significativa — sem contar a praticidade que já comentamos.

Profissionais de Vendas

Essa é a pessoa que, em um primeiro momento, manterá um contato maior com o cliente. Ele deve estar bem embasado e ser convincente o suficiente para encantar a lead, visando que no fim do processo ela se decida por fechar negócio.

Por conta disso, é imprescindível que este profissional conheça a fundo todas as práticas necessárias para atuar no Inbound Marketing com excelência.

Com a certificação, ele saberá como criar argumentos persuasivos, que agregam valor ao que está sendo dito, e que atinjam a ferida desse consumidor, fazendo com que ele perceba a necessidade de adquirir o produto ou serviço que está sendo ofertado.

Além disso, é possível nutrir e reengajar leads por meio de conteúdos ricos, estabelecendo, assim, uma relação de confiança e autoridade.

Onde encontrar uma certificação em Inbound Marketing de qualidade?

Abaixo, listamos as certificações em Inbound Marketing com maior relevância no mercado e que proporcionarão insights poderosos:

Universidade Rock Content

Essa é a novidade na Universidade Rock Content! Completamente gratuito, a intenção desse módulo é capacitar os profissionais de Inbound Marketing em 9 lições.

Ministrada por um profissional da Rock Content que domina o assunto e tem expertise de sobra, ao obter o certificado o aluno será capaz de estruturar uma estratégia inbound, baseando-se em 3 pilares fundamentais: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais.

Além disso, é reforçada a importância de manter um registro de todas as ações que são tomadas, de modo a fazer uma análise criteriosa e descobrir se as táticas adotadas estão surtindo efeito.

Esperamos que este post seja o pontapé inicial para transformar e aprimorar a sua carreira. Leia atentamente todas as dicas que compartilhamos e não hesite em ter a sua certificação em Inbound Marketing!

Hubspot Academy

Mais de 60 mil profissionais já receberam a certificação em Inbound Marketing realizada pela Hubspot, plataforma considerada uma referência em Inbound Marketing e Vendas.

O curso gratuito, com legendas em português, é dividido em quatro estágios e doze aulas, que contemplam temas como habilidades necessárias em vendas inbound, principais fundamentos, otimização de site etc.

Ele também compartilha 13 ferramentas gratuitas para que o aluno coloque em prática o que está aprendendo.

Para ser aprovado, é necessário acertar 45 das 60 questões da prova de múltipla escolha.

 

Como você pôde perceber, tirar uma certificação não significa que pode parar de se atualizar sobre o tema. O ideal é criar o hábito de aprender novos conteúdos sozinho. Para tanto, você pode:

  • assinar a newsletter de blogs especializados no assunto;
  • procurar por canais no YouTube que ensinem o tema;
  • pesquisar por estudos de caso e aprenda com os erros e acertos de outras pessoas;
  • salvar todos os materiais de pesquisa para acessá-los em caso de dúvidas de como proceder;
  • seguir modelos que funcionaram com outras empresas, adaptando-os à sua realidade.

E não se esqueça de que a certificação em Inbound Marketing da Universidade Rock Content é o mais recente curso lançado da nossa plataforma!

Por meio dela, você aprenderá conceitos fundamentais, entenderá a estrutura da área, além de aprender a atrair, converter, nutrir e encantar leads. E o melhor de tudo: ela é gratuita! Não perca mais tempo! Comece o curso agora mesmo!