como aprender rápido

4 dicas sobre como aprender rápido sobre qualquer assunto

Muitos assuntos para aprender, mas pouco tempo disponível? Não se preocupe! Trouxemos neste post 4 dicas valiosas para você aprender mais rápido sobre qualquer assunto!

Recentemente a imprensa noticiou o caso da britânica Joy Gibson, de 90 anos, que possui 5 diplomas. E acredite: ela está buscando o 6º!

Atualmente, Joy está finalizando um doutorado sobre Teatro no Instituto Shakespeare, na Universidade de Birmingham. E o mais legal é que ela iniciou os seus estudos já com 59 anos.

A história é inspiradora e nos leva a confirmar a tese de que conhecimento nunca é demais. E isso vale não apenas para a vida profissional, mas também pessoal.

O problema é que, às vezes, temos tantas tarefas no dia a dia que falta tempo para aprender mais. Vamos postergando até acreditarmos que já é tarde ou que estamos velhos demais para o novo.

O ideal seria existir maneiras de aprendermos mais rapidamente. E a boa notícia é que sim, existem!

A seguir, vamos dar 4 dicas de como aprender rápido sobre qualquer assunto. Continue com a leitura!

1. Converse com as pessoas sobre o que você está estudando

Conversar com pessoas sobre o que você está estudando é uma forma agradável de aprender mais rápido. Pode ser em um encontro de amigos, em uma roda de conversa no bar ou mesmo em uma reunião no trabalho.

E não precisa conversar especificamente com alguém que tenha conhecimento sobre o assunto. Na verdade, esse método funciona como uma troca de conhecimentos.

Se tiver uma pessoa que conhece o assunto, maravilha! Aproveite para demonstrar interesse sobre o tema e tirar as suas dúvidas.

Do contrário, use a oportunidade para ensinar o pouco que você sabe para alguém que quer aprender. Explicar algo a alguém permite que você faça uma espécie de revisão e ajuda a analisar “a quantas anda” a absorção do seu conhecimento acerca do assunto.

2. Faça perguntas sempre que elas surgirem

Uma situação muito recorrente nas salas de aulas ou até mesmo em uma nova função dentro de uma empresa é o constrangimento em realizar perguntas.

Suponhamos que você está prestes a ser promovido, mas que, para que a mudança realmente ocorra, precisa aprender novos processos de marketing digital dos quais são eram da sua alçada no cargo anterior.

Geralmente, a pessoa que estava no seu lugar antes terá que te ensinar sobre essas atividades. Podem ser novas ferramentas, relatórios, estratégias, entre outras etapas relacionadas a área.

Como essa promoção pode ser decorrente de uma demissão e, por isso, os treinamentos normalmente são mais rápidos e superficiais, é necessário estar bem atento a tudo o que é falado. E é quase impossível não ter dúvidas nesse momento.

Não deixe de fazer todas as perguntas que surgirem diante do aprendizado. A pessoa está ali encarregada de fazer você aprender.

Portanto, pergunte o necessário (mesmo que as dúvidas pareçam bobas) e evite que haja um retrabalho para te ensinar novamente ou para corrigir processos errados na prática.

3. Use múltiplas plataformas para aprender

Desde crianças, nos deparamos com os professores testando aulas diferentes, como passando filmes ou atividades ao ar livre para tornar o aprendizado mais dinâmico. E isso não é à toa! Afinal, quem nunca ficou “viajando” em uma aula rígida e cansativa?

Com o desenvolvimento tecnológico cada vez maior, aprender coisas novas de formas diferentes ficou muito mais fácil. Existem várias maneiras que ajudam nesse processo, como:

Aplicativos

Para quem deseja aprender uma língua estrangeira, por exemplo, há aplicativos para “todos os gostos”. Alguns deles focam nos áudios, enquanto outros são direcionados para a escrita.

Além disso, existem aqueles que possuem jogos e outras atividades divertidas. Há, ainda, os que permitem que você converse com pessoas outras pessoas para treinar!

Enfim, dá para escolher qual o método de aprendizado melhor te atende, de acordo com a sua rotina, os seus objetivos e as suas preferências.

Vídeos

Os vídeos também podem ser ótimos aliados no processo de aprendizado.

No YouTube, você encontra uma variedade enorme de métodos e professores. O interessante é que tem opção para todos: vídeos mais longos e mais curtos.

Sem contar que boa parte do conteúdo é gratuito. Assim, é possível aprender algo novo mesmo quando o dinheiro estiver curto. E você pode mudar de curso quando não estiver gostando de determinado tipo de aula.

Filmes e séries

Os filmes e as séries também são ótimos para aprender sobre novos assuntos.

Por exemplo: Grey’s Anatomy é um seriado que conta sobre a rotina de vários médicos e residentes dentro de um hospital.

Apesar de a história falar também sobre a vida pessoal dos personagens, para quem quer entender sobre a profissão, é uma maneira bem interessante de futuros e recém-formados observarem como são as doenças e as cirurgias.

Agora vamos citar outro exemplo: os filmes internacionais são ótimos aliados para aprender inglês.

Você pode colocar o áudio e a legenda do longa no idioma. Dessa maneira, você consegue observar a pronúncia das palavras e em que contexto elas são usadas — além, é claro, de unir o momento de lazer com a hora de estudo.

4. Aprenda na prática

Quantas vezes não escutamos os profissionais, de diferentes áreas, afirmando que somente aprenderam na prática? O que eles querem dizer é que a prática geralmente traz muito mais progresso do que a teoria.

É claro que aprender o básico é fundamental antes de começar! Imagine uma pessoa que nunca cozinhou na vida. É necessário que ela dê uma lida em uma receita antes ou peça explicações para alguém. A partir dessas informações ela conseguirá colocar a mão na massa.

É possível que dê muito errado no início, mas, fazendo o processo mais vezes, conseguirá descobrir qual é a melhor forma para fazer determinado prato de maneira perfeita.

Entende o que queremos dizer? De nada adianta ler os melhores livros de receita se você não praticar. Só fará que você perca mais tempo sem evoluir. Portanto, mãos à obra!

Agora que você já leu nossas dicas de como aprender rápido, que tal aplicá-las em algum novo conhecimento, como o inbound marketing?

Para começar, indicamos a leitura do nosso guia definitivo sobre o assunto. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo