investir em Marketing de Conteúdo

Como convencer seu chefe a investir em Marketing de Conteúdo

Toda empresa precisa de um site ou blog com conteúdo de qualidade para ter presença online. Mas como convencer seu chefe a investir em marketing de conteúdo

O primeiro passo para ser encontrado na internet é estar lá. Afinal, cada nova pesquisa dos seus potenciais clientes a respeito da sua área de atuação é uma nova chance da sua empresa conquistar a atenção e, consequentemente, a confiança deles.

Desse estágio para a compra existe um espaço muito pequeno!

Ter um site deixou de ser um “bom começo” e se tornou um pré-requisito básico para qualquer empresa. Afinal, esse é o primeiro passo para conquistar um posicionamento digital de qualidade, e isso não é privilégio e sim uma exigência do mercado.

Porém, quantas pessoas ainda não conhecem o seu negócio e poderiam se tornar clientes?

Elas dificilmente encontrarão o seu site, afinal para que isso aconteça, em 90% dos casos elas precisarão jogar o seu nome no campo de busca no Google.

Por esse e outros motivos o Marketing de Conteúdo é uma excelente maneira de concretizar o seu posicionamento online e tornar o seu negócio mais “encontrável” pelos seus clientes.

O problema é que muitas vezes só esse argumento não é suficiente para convencer o seu chefe, diretor de marketing ou mesmo CEO de que o investimento trará bons frutos para o negócio.

Por isso, nós listamos os principais motivos que fazem de uma estratégia de Marketing de Conteúdo a melhor opção para fortalecer o posicionamento online de um negócio, e vários benefícios que se somam a esse posicionamento.

Torna a empresa uma referência no mercado

Imagine as empresas que você considera uma referência de mercado hoje. O que todas elas têm em comum?

Possivelmente não é simplesmente uma boa página no Facebook, um logo interessante ou um slogam que funciona.

Se tornar referência é um processo construído através de um bom relacionamento e uma boa experiência entre marca e consumidor. E quer uma maneira mais eficiente de fortalecer esse vínculo que ajudando os seus potenciais clientes?

Com o Marketing de Conteúdo você soluciona as principais dúvidas do seu público, aumentando a segurança dele em relação a sua marca, seus produtos e serviços, o que dá mais credibilidade para o seu negócio.

E, quanto mais você sabe a respeito da sua área de atuação e passa esse conhecimento para a sua audiência através de conteúdos que informam, educam e ajudam no dia a dia, mais você se torna uma referência.

Cada novo conteúdo é uma nova possibilidade de ser encontrado

Hoje, quantas pessoas o seu time de vendas é capaz de atender para explicar de maneira realmente eficiente o que a sua empresa faz e quais são os benefícios do seu produto?

Por mais que você seja uma multinacional, essa capacidade é limitada não só pelo número de pessoas, mas pelo custo dessa operação e pelo horário comercial.

Em contrapartida, cada novo conteúdo utilizado em sua estratégia é uma nova possibilidade de que milhares de pessoas encontrem você e se identifiquem com a sua marca. Tudo isso todos os dias da semana, a qualquer hora.

Nenhuma outra ação trará tanta visibilidade para o seu negócio quanto uma estratégia como essa, especialmente a um custo tão acessível.

E por falar nisso…

Baixo custo de investimento

Todas as ações de Marketing de Conteúdo são mensuráveis, e o melhor: em tempo real.

Com isso, você consegue identificar exatamente quais são os conteúdos e ações que realmente tem trago para o seu negócio um retorno considerável, e também conseguirá calcular exatamente qual é esse retorno.

Só isso já reduz muito o custo com sua estratégia. Afinal, você conseguirá direcionar o seu tempo e investimentos para ações que realmente agregam para o seu negócio.

Mas, além de tudo isso, naturalmente o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de baixíssimo custo, principalmente se comparada a outras estratégias e ainda mais pensando em termos de visibilidade.

Pense em quanto investimento você precisaria realizar em Adwords ou em propagandas para que o mesmo número de pessoas que acessam o Google todos os dias, com interesses relacionados ao que você faz, tenham a chance de conhecer a sua empresa?

Falando em números concretos, segundo uma pesquisa do Demand Metric, empresa referência em pesquisas de marketing no mundo, constatou que uma estratégia de Marketing de Conteúdo chega a custar 62% menos que outras estratégias.

Impacto nas vendas

O principal objetivo de um negócio é vender mais. Afinal, esse é o motivo pelo qual ele existe e só assim ele conseguirá se manter.

E poucas ações de marketing atuam de maneira tão direcionada para aumentar as vendas de um negócio quanto o Marketing de Conteúdo.

Primeiro porque, mais que atrair visitantes e gerar relacionamento, a ideia é que você atraia as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente têm potencial de compra.

Para isso, todos os seus conteúdos serão pensados, produzidos e divulgados focados na atração desse cliente ideal — que nós chamamos de personas.

Os temas, a linguagem, os formatos, os canais escolhidos, as palavras-chave: tudo precisa ser voltado para a sua persona, o que naturalmente já aumenta as chances de compra dos seus visitantes.

Porém, mais que isso, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia, então muito mais que produzir conteúdos, a ideia é que esses textos, imagens e vídeos tenham alto poder de conversão.

Ou seja: que consigam reduzir o processo de compra, levando os seus visitantes mais preparados ao momento de compra.

Com isso, você não estará apenas gerando tráfego, mas sim oportunidades de venda, captando as informações de contato daquelas pessoas que tem tudo para se tornarem clientes, e só precisam de uma “ajudinha” do seu time de vendas.

Visibilidade

Nós já dissemos isso lá no começo do conteúdo, e você já deve estar cansado de saber que “quem não é visto não é lembrado”.

Ou seja: o primeiro passo em direção a compra é que o seu potencial cliente saiba que você existe!

Fora todos os benefícios que já citamos, o Marketing de Conteúdo é a melhor forma de conquistar bons posicionamentos de busca, como o Google.

Tudo isso simplesmente otimizando os seus conteúdos com um bom trabalho de SEO.

Nós sabemos que esse processo não é fácil, e que você vai levar algum tempo até que os seus conteúdos conquistem as primeiras posições. Porém, mais uma vez, cada novo conteúdo é uma nova possibilidade de fazer isso acontecer.

Ao contrário do seu site, uma estratégia de conteúdo é uma fonte inesgotável de chances de rankear melhor e, aliás, quanto mais conteúdos de qualidade você faz, mais forte se torna o seu domínio e mais curto é o seu caminho até a primeira página e às primeiras posições.

Quer visibilidade maior que essa?

Constrói bons relacionamentos

Lembra que nós falamos a respeito dos dados que o estratégias de conteúdo geram?

Eles ajudam a sua empresa a conquistar previsibilidade e diminuem os custos de investimento, o que já é uma excelente notícia.

Porém, além disso, esses mesmos dados também ajudam você a entender melhor os seus clientes e potenciais clientes, o que só trará benefícios para o seu negócio.

Primeiro porque, entendendo melhor as necessidades e preferências dessas pessoas, você consegue se comunicar melhor com elas, construindo um relacionamento de confiança e ganhando uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Além disso, todos essas dados podem ser utilizados para melhorar também os processos do seu negócio, o seu produto e o seu posicionamento de marca, estreitando ainda mais essa relação de confiança e cumplicidade.

Ajuda no pós-venda e na fidelização de clientes

Por fim, mas não menos importante, o conteúdo te ajuda manter esse relacionamento com os seus clientes após a venda e aumenta as chances de fidelização.

Isso é muito mais importante do que você imagina!

Primeiramente porque o custo de aquisição de um cliente é muito maior que o custo de reconversão de uma pessoa que já comprou com você, o que representa economia para o seu negócio.

Segundo porque clientes fidelizados tendem a se tornar evangelistas da sua marca, indicando para outras pessoas e crescendo a sua autoridade no mercado.

Se nada disso convencer o seu chefe…

Lembre a ele o quanto o mercado está competitivo e o quanto os clientes estão exigindo muito mais das empresas.

Isso significa que de alguma maneira ele precisará investir em uma estratégia de marketing, especialmente em Marketing Digital. Caso contrário, será engolido pela concorrência.

E, como sabemos que ele pode levantar outros argumentos ou mesmo que novas dúvidas podem surgir ao longo do caminho, nós criamos um conteúdo que responde às principais objeções que as pessoas têm antes de tomar uma decisão por essa estratégia.

Baixe e vença as principais objeções que podem surgir ao longo desse caminho.

Ebook: Como convencer seu chefe que marketing de conteúdo é a melhor opção

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo