Como criar um canal no Youtube

Aprenda como criar um canal no Youtube e dar os primeiros passos!

Vídeos são uma excelente estratégia para marketing digital e uma das principais plataformas é o Youtube. Aprenda como criar seu canal agora mesmo!

Mais de um bilhão de usuários cadastrados. 400 horas de vídeos adicionados por minuto. 1 bilhão de horas consumidas por dia em sua plataforma. Já sabe de quem estou falando?

Isso mesmo, do gigante Youtube.

A rede social, que já ocupa a 4ª posição no ranking das mais populares no Brasil, tem pelo menos 21% da população do país ativa em sua plataforma, e vem se tornando uma alternativa cada vez mais interessante para donos de empresas.

Quer aprender como fazer seu marketing no Youtube?

Então continue lendo porque no texto de hoje ensinaremos como criar um canal no Youtube do zero!

Eu devo investir no Youtube?

O Youtube é uma rede social em constante expansão, e suas estatísticas apenas reforçam a importância que ela desempenha no mercado atualmente.

Segundo uma pesquisa da Content Trends 2016, o Youtube é a 3ª rede social mais utilizada (42,4%) entre as empresas. Já nos Estados Unidos esse valor sobe para 61% de utilização.

Metade dos acessos vem de plataformas mobile, e cada sessão dura uma média de 40 minutos dentro da rede.

Não só isso, o Youtube oferece integração com várias outras plataformas, como o WordPress, Facebook, Twitter, Blogger, Tumblr etc.

Antes de clicar no botão de criação do canal, porém, é fundamental entender sua persona e o seu modelo de negócios.

Seu público está no Youtube? Ele consome vídeos? Empresas do seu ramo também produzem conteúdo em vídeo?

Se a resposta for sim para todas as perguntas, então pronto, você pode partir para a criação de sua conta.

Caso ela tenha sido negativa, porém, é hora de estudar alternativas diferenciadas para uma estratégia de marketing com vídeo.

Não descarte o Youtube de primeira. Pode ser que seu público ainda esteja carente da produção audiovisual, ou que ninguém em sua área tenha arriscado subir um vídeo na rede.

Vale aqui uma pesquisa aprofundada sobre o tema e, de todo modo, o Youtube ainda é uma ótima alternativa para trabalhar palavras chave e garantir a integração de diferentes formatos para suas redes sociais.

Como criar um canal no Youtube?

O primeiro passo para criar um canal no Youtube é ter uma conta Google.

Caso você ainda não tenha a sua, acesse a página de criação de contas do Google e preencha o formulário com os seus dados (ou da sua empresa).

Crie sua conta no Google

Lembre-se de que essas informações serão usadas para todos os produtos ligados ao Google, como Gmail, Blogger, Adwords e, claro, o Youtube.

Agora que você já tem uma conta do Google, basta acessar a página inicial em www.youtube.com e clicar em “Fazer login” no canto superior direito.

Login no Youtube

Após o seu primeiro login você será levado à página de configurações de conta. Uma vez nessa tela, selecione a opção “Criar um novo canal” na parte inferior.

Visão geral da conta no Youtube

Logo então a página de criação de marcas se abrirá para você.

Criando uma conta de marca no Youtube

A diferença desse tipo de conta para uma conta tradicional do Google está na possibilidade de se ter múltiplos proprietários com acesso ao canal. Por conta disso, essa é uma alternativa altamente sugerida se você trabalha com uma equipe de marketing, por exemplo.

Para além do Youtube, contas de marca podem também sincronizar com o Google+, Google Meu Negócio e o Google Fotos.

Enfim, escolhido o nome de sua conta de marca, clique no botão “criar” e sigamos para a próxima tela.

Página de conta no Youtube

Assim que a página terminar de carregar você terá o seu primeiro canal pronto para uso!

Mas é claro que o trabalho não termina aí.

Agora é hora de customizar o seu canal e torná-lo apresentável para seu público.

Comece clicando na opção “adicionar arte do canal” no banner superior. Na tela seguinte você poderá escolher entre fazer o upload de uma foto ou buscar algo da galeria vinculada à sua conta.

O tamanho recomendado é de 2560 x 1440 pixels para esse banner superior, e não se esqueça de que ele também deve estar alinhado com as diretrizes da identicidade visual definida para seu negócio.

Não escolha e maneira aleatória!

O banner é a primeira coisa que o usuário encontra ao acessar o seu canal, e por isso é fundamental que ele traduza sua marca e crie expectativas reais sobre o conteúdo postado.

Escolhida a imagem, você poderá alterar o corte dela em cada dispositivo.

Arte do canal em diferentes formatos

O próximo passo agora é o de adicionar uma descrição ao seu canal. Clique no botão “adicionar descrição” e uma tela se abrirá com espaço para texto.

Esse campo é ideal para que você apresente aos usuários uma visão geral do que será postado em seu canal. Você poderá escrever um texto de até mil caracteres, incluindo links.

Descreva os tipos de conteúdo, a frequência de envio, as redes sociais que sua empresa tem e, caso queira, um pouco sobre a história do seu negócio.

Descrição do canal no Youtube

Por fim, carregue um avatar (uma simplificação do logo de sua empresa, por exemplo) e sua conta já estará personalizada e pronta para uso.

Nada como criar um canal no Youtube e deixá-lo a cara do seu negócio!

E como excluir um canal no Youtube?

Se, por alguma razão, você decidir excluir o seu canal do Youtube, lembre-se sempre de que é possível apenas ocultá-lo temporariamente.

Essa funcionalidade permite que você esconda o conteúdo do seu canal para reativá-lo mais tarde, evitando a perda de dados e envios importantes para seu negócio.

Ao ocultá-lo, porém, todos os comentários e respostas feitas por sua conta serão excluídos permanentemente da rede.

A boa notícia é que informações como o nome, vídeos, curtidas, inscrições e inscritos do seu canal se manterão, caso você decida retornar.

Essa alternativa é altamente recomendada, já que a exclusão é 100% irreversível, enquanto que o ocultamento pode ser revertido caso os planos de sua empresa mudem no futuro.

Para ocultar ou excluir o canal, basta acessar as configurações avançadas da conta. Em seguida, clique na opção “excluir canal” no canto inferior de sua tela.

Excluindo canal no Youtube

Você será convidado a fazer um novo login e as seguintes opções ficarão visíveis:

Opções de excluir canal no Youtube

A partir daí é só selecionar a alternativa desejada e prosseguir com a exclusão ou ocultamento.

Caso você tenha optado por apenas ocultar o canal temporariamente, poderá reativá-lo pela tela de criação de contas do Youtube. Depois de preenchido o formulário, seu antigo canal estará de volta e pronto para ser usado.

11 dicas para quem está apenas começando

Agora que você já sabe como criar um canal no Youtube, é hora e torná-lo ainda mais interessante para o seu público.

Separamos abaixo 11 dicas práticas que podem ajudar na hora da customização:

  1. Escolha um nome fácil de ser lembrado (e digitado!);
  2. Invista em uma identidade visual que seja capaz de traduzir o seu negócio, e lembre-se de combiná-la com suas outras redes e blogs;
  3. Faça análises constantes no seu canal. Métricas como visualizações, curtidas, taxa de abandono, comentários etc. são fundamentais para que você entenda o que o seu público realmente quer no canal.
  4. Não economize na hora de editar e garanta equipamentos de qualidade para seu canal. Esse pode ser o diferencial do seu conteúdo;
  5. Assista canais de sucesso e estude sua fórmula. Opte por negócios que tenham um público próximo do seu, assim fica muito mais fácil entender o que dá certo ou não no Youtube;
  6. Construa relações duradouras dentro da rede social. Você pode até conseguir parcerias com canais e influenciadores para seus vídeos, basta procurar e se mostrar aberto a parcerias;
  7. Considere a monetização do seu canal levando em conta a persona. De nada adianta colocar anúncios em seus vídeos se a taxa de abandono se multiplicar. Avalie bem o comportamento do seu público e invista em diferentes frentes de monetização. Vale até vídeo patrocinado no seu canal;
  8. Storytelling pode ser a sua melhor aposta no Youtube, afinal de contas, quem não quer ouvir uma boa história? Considere sua persona, seus gostos pessoais, e então invista em maneiras interessantes de prender sua intenção com um conteúdo criativo e inovador;
  9. Entenda como as tags funcionam na rede. Elas têm um papel fundamental na categorização de seu vídeo dentro dos mecanismos de buscas do Youtube. Aproveite do potencial do Google Adwords para entender as melhores oportunidades de tags;
  10. SEO é sempre uma boa opção, e quanto a isso não há o que discutir. Otimize títulos, descrições, imagens, tags, meta e tudo mais o que for possível dentro do seu canal do Youtube. Esse tipo de cuidado garantirá acessos orgânicos e melhores posições nos buscadores;
  11. Integre seu canal a outras mídias sociais. Aproveite da função de “incorporar” do Youtube para integrar o seu conteúdo a outras redes, como twitter, por exemplo. Se o seu blog está hospedado no WordPress, há a possibilidade de incorporar vídeos pela opção de inserção de mídia.

Gostou? Então aproveite para conhecer nosso conteúdo completo sobre Marketing no Youtube!

Aproveite que já está aqui e dê também uma passadinha por nossos guias definitivos. Você com certeza encontrará o suporte necessário para que sua estratégia de marketing digital dê certo!