Como divulgar seu blog? Aprenda agora mesmo 14 estratégias para aumentar o alcance de suas publicações

Como divulgar seu blog? Aprenda agora mesmo 14 estratégias para aumentar o alcance de suas publicações

Não sabe como divulgar seu blog? Nós te explicamos direitinho como atingir o máximo de pessoas possíveis e aumentar o número de visitas do seu blog!

Antes de pensar em ganhar dinheiro, quem cria um blog deve se preocupar em montar uma base sólida para que o seu projeto tenha sucesso.

Sem um bom trabalho para gerar tráfego, as suas publicações — por melhores que sejam — vão continuar limitadas e dificilmente atingirão uma audiência significativa, além de ser mais complicado engajar os leitores.

Mas como divulgar um blog com resultados reais? Quer nunca tenha lido sobre o tema, quer já tenha tentado de tudo antes de encontrar este post, as 14 dicas a seguir são para você.

Preparado? Então vamos lá!

1. Coloque o blog em destaque no seu site

A maioria dos blogs corporativo tem como objetivo atrair tráfego para o site das respectivas empresas e apresentar produtos ou serviços para a persona.

Nesse caso, não faria muito sentido seguir o caminho inverso, usando o site para divulgar o blog. Afinal, isso tiraria a atenção dos produtos, certo? Errado!

Lembre-se de que um dos efeitos da transformação digital sobre o consumidor moderno é a busca constante por informações relevantes antes de qualquer compra.

Então, pode ser que a pessoa chegue ao site, mas não com intenção de compra imediata, e sim de fazer uma pesquisa aprofundada.

Com isso em mente, coloque um link para o blog nos menus de navegação e, se possível, deixe algumas publicações em destaque na página inicial do site para chamar atenção.

2. Divulgue o blog nos seus materiais impressos

Não se engane pensando que marketing de conteúdo pode ser feito só de forma digital. Muito pelo contrário, essa forma de divulgação e aproximação com o público, de uma forma ou de outra, já existia antes mesmo da internet!

Então, que tal usar os seus materiais impressos para divulgar o endereço do blog? Isso inclui colocar o link em itens como:

  • cartões de visita;
  • embalagens de produtos;
  • panfletos e cartazes de divulgação;
  • entre outros.

Guia Prático para Divulgação de Conteúdos

3. Crie uma lista de emails

Um dos objetivos principais do seu blog, desde o lançamento, deve ser o de criar um relacionamento próximo e duradouro com os visitantes, e uma lista de emails é a forma mais fácil de conseguir isso.

Basta colocar um formulário de captura de emails em lugares estratégicos do seu blog para que os visitantes mais interessados possam receber os novos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.

Por que isso é tão bom? Primeiramente, ajuda a fidelizar os leitores. E também torna mais fácil que eles comentem o assunto com outros e até compartilhem as postagens de forma direta.

4. Escreva guest posts

Escrever guest posts para blogs que têm um público similar ao seu é uma excelente forma de divulgar um blog. Por quê?

Além da ajuda que isso dá para o SEO do seu site (principalmente se o blog em questão for respeitado), guest posts contribuem para que novas audiências conheçam o seu trabalho.

Além disso, escrever em outros veículos gera credibilidade e o ajuda a ser reconhecido como autoridade no assunto em pauta. Ou seja, a sua chance de conquistar a atenção de novos leitores aumenta consideravelmente.

Guia completo para Guest Blogging ebook

5. Estabeleça uma relação com influenciadores

Esse ponto está diretamente ligado ao tópico anterior, já que escrever guest posts para os seus blogs é uma boa forma de se conectar com influenciadores. Aliás, já até ensinamos como fazer isso aqui no blog!

Mas essa não é a única alternativa. Existem formas simples de começar um bom relacionamento com influenciadores. Você pode:

  • interagir com eles nas redes sociais ou comentando (sem fazer spam) em seus posts;
  • mencioná-los em um dos seus posts e depois avisá-los via email ou redes sociais;
  • realizar entrevistas com eles para publicar no seu blog.

A tendência é que, em cada um desses casos, esses influenciadores deem uma atenção maior ao seu conteúdo e talvez até o compartilhem com seus seguidores.

6. Divulgue os seus posts nas redes sociais

É óbvio? Sim, mas ainda tem muita gente por aí que não faz. Não adianta gastar muito tempo produzindo um material impecável e não promovê-lo da forma certa.

Compartilhar os seus posts nas redes sociais de que faz parte com certeza vai gerar tráfego para o seu blog e ajudar você a ter um alcance maior.

Defina um cronograma de divulgação. Aqui na Rock, por exemplo, nós gostamos da regra 4, 4, 4: para cada post lançado, criamos 4 chamadas diferentes e promovemos o material em 4 dias e horários diferentes.

Kit Marketing nas Redes Sociais

7. Participe de grupos de discussão

Grupos no Facebook e no LinkedIn são comuns e podem ser boa fonte de tráfego para o seu blog. Outras opções são o Google+ e até o Slack.

Não se esqueça de usar esses grupos com equilíbrio, ou seja, seja ativo nas discussões, dê opiniões e ouça o que outros dizem em vez de simplesmente postar os seus links sem ter qualquer participação nas outras conversas.

Se seguir essas boas práticas, os grupos também se sentirão inclinados a prestar atenção aos assuntos que você colocar em discussão e a acessar o seu blog.

8. Faça uso de links patrocinados

Anúncios não são inimigos do marketing digital de qualidade. Isso é um mito baseado na ideia que muitos tinham antigamente, de que a única forma de ter sucesso online era comprando mídia.

Hoje em dia é perfeitamente possível unir o melhor dos links patrocinados — que incluem anúncios em redes sociais — com a produção de conteúdo relevante.

9. Deixe comentários relevantes em outros blogs

Já mencionamos isso, mas vale a pena citar novamente: o valor de comentar em outros blogs faz parte do seu nicho de atuação.

Isso ajuda a estabelecer relações interessantes com os criadores de conteúdo, o que pode resultar em parcerias futuras ou em dicas valiosas que eles podem dar para o sucesso do seu blog.

Além disso, ao comentar em muitos desses sites, você pode colocar no seu perfil um link para o blog. Assim, sempre que alguém clicar no seu nome, será direcionado para lá.

Porém, a mesma dica dos grupos se aplica: nada de spam só para divulgar o seu link. A ideia é participar com comentários relevantes.

10. Crie um sitemap e envie para o Google

O seu blog provavelmente vai ser indexado pelo Google de forma automática, mas existe ainda uma forma de acelerar o processo.

Por criar um sitemap e enviá-lo usando a ferramenta específica do Google, você garante que as suas páginas sejam encontradas mais rapidamente pelos algoritmos de busca e possam brigar por posições nas páginas de pesquisa.

CTA de download para o kit: Domine o Google

11. Divulgue o blog nos eventos que participar

Se a sua empresa participa de eventos, é mais uma incrível oportunidade para divulgar o seu blog. Coloque links no seu estande, bem como nos uniformes dos colaboradores.

Essas ações já despertarão a curiosidade de muitos, especialmente quando somadas aos cartões de visita e outros impressos, já citados.

Você também pode criar conteúdos especiais, como ebooks, especialmente para distribuir aos participantes do evento. Isso vai ajudar a divulgar o blog de forma indireta.

12. Crie ações de guerrilha

Ações de guerrilha têm como característica a interessante combinação entre baixo custo (na maioria das vezes) e ousadia. Aqui no blog temos alguns exemplos que podem servir de inspiração.

Pense em ações que tenham impacto direto com a sua persona e monte um planejamento para executá-las com o máximo de qualidade.

13. Crie materiais ricos

Materiais ricos — como ebooks, ferramentas, webinars e muitos outros tipos de conteúdo — são perfeitos para aumentar as visitas por 2 motivos.

Primeiramente, esse tipo de material sai do lugar-comum, que as pessoas estão acostumadas a ver, já que produzir um post raso é relativamente fácil, enquanto criar um material rico envolve muito mais trabalho.

Segundo, porque o valor que se tira de um material rico também costuma ser maior do que o de um post comum, o que deixa os visitantes mais interessados.

Para promover melhor o seu blog, não deixe de colocar um link para ele em cada um desses materiais.

14. Invista em conteúdo de vídeo

marketing em vídeo é uma tendência que cresce a cada ano, e isso não deve parar tão cedo. Felizmente, as técnicas para a produção de conteúdo em vídeo melhoraram muito e estão mais acessíveis.

Por isso, invista na produção desse tipo de conteúdo, pois entre os inúmeros formatos disponíveis, é um dos que mais interessam ao público atual.

Além disso, você pode criar um canal no YouTube e, a partir dele, conseguir novos visitantes para o blog.

Uma coisa fica evidente depois de ver todas as táticas acima: aumentar o alcance do seu conteúdo e construir uma audiência fiel tem muito mais a ver com gerar valor real para a persona do que tentar enganá-la. Agora que você já sabe como divulgar um blog, é hora de entrar em ação!

Para te ajudar ainda mais nessa jornada, preparamos um material rico em informações práticas. Que tal dar uma olhadinha no conteúdo? Baixe agora o guia definitivo do blog corporativo e saiba tudo que é preciso para ter sucesso com essa estratégia!

guia definitivo do blog corporativo

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo