Como fazer um slogan

Passo a passo: saiba como fazer um slogan impactante

Slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização. Expressa os objetivos e os sentimentos da empresa e/ou as vantagens de se adquirir um serviço ou um produto.

Muitas vezes, o 1º contato de um futuro cliente com a empresa é a partir do slogan. Com ele, as pessoas entendem qual é o ponto mais forte da empresa.

Porém, muitas instituições escorregam na hora de produzir a sua mensagem e não conseguem ter sucesso.

Para ajudá-lo a não passar por isso, criamos este post. A seguir, você verá como fazer um slogan e quais são os pontos que você deve considerar no momento de elaborá-lo.

Você verá que, embora a criatividade seja importante e necessária, ela não é a única tarefa no processo.

O que é slogan?

O slogan é uma criação celta usada para denominar conjuntos organizados de povos nas tribos na Europa. Naquele tempo, o usavam como um grito de guerra para incentivar os guerreiros durante as batalhas.

Atualmente, o nome é usado para frases curtas, de efeito e de fácil memorizaçãoExpressa os objetivos e os sentimentos da empresa e/ou as vantagens de se adquirir um serviço ou um produto.

Algumas características essenciais de uma mensagem que cumpra seu papel são:

  • brevidade;
  • comunicação imediata;
  • fácil fixação;
  • impacto;
  • persuasão.

Para que ele serve?

A principal utilidade do slogan é auxiliar as pessoas a se lembrarem de uma empresa, de um produto ou de um serviço. Mais do que isso, o público precisa relacioná-lo ao seu dia a dia.

Além disso, elas iniciam (ou otimizam) um relacionamento com o público a partir do que é mais importante para a instituição.

Dessa forma, as empresas mostram para os possíveis compradores que aquilo que eles mais esperam faz parte da missão da empresa.

Quais são os passos para criar um slogan?

Para que o seu slogan seja de alta qualidade, você precisa se atentar a alguns fatores importantes. Para isso, criamos uma lista de 7 passos para que você crie sua mensagem. Vamos lá?

1. Documente as principais informações da empresa ou do serviço

Antes de começar a criar, é importante ter em mãos tudo o que seja útil no processo. Isso faz com que sua mente seja iluminada com as principais informações que devem estar presentes no seu slogan.

Alguns dados importantes são:

  • diferenciais frente a concorrência;
  • história do serviço ou da instituição;
  • missão da empresa;
  • pontos fortes.

Com tudo isso em mãos, o seu processo criativo terá menos chances de erro.

Dessa maneira, você já tem em mente as informações mais relevantes para que a sua mensagem atinja o seu público de forma adequada.

2. Destaque as vantagens da empresa ou do produto

Se você quer que se slogan seja eficiente, você precisa ressaltar nele, implícita ou explicitamente, as principais vantagens da sua empresa ou do seu produto.

Tente, com ele, responder a seguinte pergunta: “qual é o principal motivo para que os seus clientes comprem na sua empresa?”.

Lembre-se de que eles têm muitas opções para adquirir o que desejam. Sendo assim, a sua mensagem deve destacar o principal diferencial da sua empresa frente os concorrentes.

Pensando nisso, podemos nos lembrar do slogan da Doril: “tomou Doril, a dor sumiu”. Além de utilizar recursos de rima (o que auxilia na memorização), a empresa destaca o seu principal serviço: acabar com as dores dos seus consumidores.

3. Seja breve

Tenha em mente que a sua mensagem deve ser breve. Então, nada de criações extensas.

Caso você tenha problemas nesse sentido, terá dificuldades de inserir o seu slogan nas principais ações publicitárias, e o seu público não memorizará facilmente a sua mensagem.

Sendo assim, se tiver que decidir entre errar pelo excesso ou pela falta, escolha sempre a última opção.

4. Seja simples

A brevidade é amiga da simplicidade. Para andarem juntas, pense em uma mensagem em que a parte menos instruída do seu público possa entendê-la perfeitamente.

Algumas empresas erram ao formularem um slogan tão planejado e elaborado que poucas pessoas conseguem entendê-lo.

Então, não faça um enigma ou uma charada, mas uma mensagem simples e de alcance.

5. Tenha foco

Outro amigo da brevidade é o foco! Quem tenta acertar muitos alvos de uma única vez corre o risco de não acertar nenhum. Então, escolha o fato mais representativo do seu negócio.

Perceba o foco dado pelo Itaú no seu slogan: “um banco feito para você”. A empresa focou apenas no seu relacionamento com o cliente. Segundo a mensagem, o banco pensa nos seus clientes em todos os processos.

Igualmente, ressalte os pontos mais importantes da sua empresa ou daquilo que mais agrada aos seus clientes.

6. Seja honesto

Verifique se a sua mensagem é honesta. Caso você exalte o atendimento da sua empresa, compreenda se os clientes estão realmente satisfeitos com a qualidade do seu suporte.

Quando as empresas fazem imagens de si mesmas que não condizem com a realidade, todo o slogan vai por água abaixo.

Um bom exemplo disso, aconteceu com a Vivo em 2016. No vídeo de lançamento da sua nova campanha, “Viva Tudo”, os clientes não o aprovaram por uma limitação imposta na taxa de download de quem via séries e filmes.

7. Prove a eficácia

Se você já seguiu todos os passos anteriores, é hora de ver a eficácia da sua mensagem. Inicialmente, leve-o para que outros funcionários avaliem a mensagem.

Caso eles levantem problemas, estude se eles realmente têm razão. Mas, se for aprovada, vá para o próximo estágio.

Verifique se os seus melhores clientes também gostaram da nova mensagem. Pergunte se eles acham atrativo e qual é a principal mensagem que eles extraem.

Ouça com atenção cada resposta e, caso seja necessário, faça as devidas adaptações.

Por fim, leve-o para as pessoas que tenham o perfil da empresa, mas que não sejam compradores frequentes. Eles estão mais aptos para opinarem a respeito de um público que não conhece perfeitamente a sua empresa.

Não acredite que fazer uma mensagem seja apenas inspiração ou criatividade. É interessante, quando abordar funcionários e clientes, levar mais de uma opção e ver qual os agrada mais.

Revise todos os pontos destacados para ver se sua mensagem será bem captada e cumprirá com os objetivos.

Entender como fazer um slogan é apenas parte de um processo mais complexo do marketing da sua empresa: a sua estratégia. Descubra o que é e como fazer a sua estratégia e como melhorar o número de conversões da sua empresa.