como gerar leads no youtubeRock Content acreditamos que o ecossistema brasileiro de startups se desenvolveria mais rápido se as empresas compartilhassem mais sobre seus feitos, desafios e conquistas. No último dia 2, nós completamos 4 anos e a quantidade de coisas que aprendemos neste período foi absurda.

">

Como gerar mais leads e engajamento através do meu canal do YouTube?

Aprenda, de forma simples, como gerar leads e engajamento no seu canal do YouTube.

O tempo de visualização de vídeos do brasileiro vem aumentando em grande escala nos últimos anos e você já deve saber disso.

Segundo uma pesquisa realizada pela agência Provokers e pelo Google, no período entre 2015 a 2016, o tempo que as pessoas passam vendo vídeos online através do YouTube mais que dobrou.

Tendo isso em vista, as marcas têm buscado criar estratégias para a criação de uma comunidade acerca das produções audiovisuais, não é mesmo? Se esse é o seu caso, este post irá te ajudar a melhorar seus números com ferramentas do próprio YouTube.

Listaremos a seguir dicas para se dar bem nessa que é uma das mídias que mais cresce no mundo. Vamos lá?

Crie elementos de interação

Vídeos são ferramentas que transmitem uma mensagem audiovisual e geralmente não dão brecha para que o espectador interaja de maneira efetiva, não é mesmo?

Naturalmente sim, entretanto algumas empresas estão implementando novas funções em seus players que permitem incrementar a experiência do usuário.

O YouTube, por exemplo, disponibilizou alguns elementos interativos para estreitar a relação entre o usuário final e o conteúdo de um determinado vídeo.

Esses elementos são de fácil instalação e funcionam para ambientes desktop e mobile. Confira abaixo todos os tipos e quais são os melhores para sua estratégia.

Cards (cartões)

Você pode usar os cards (cartões) para adicionar interatividade aos seus vídeos, direcionando os espectadores a uma URL específica. Você também pode inserir imagens, títulos e calls-to-action personalizados, dependendo do tipo de cartão.

leads no youtube

Você pode escolher o momento em que um card irá ser destacado no vídeo, entretanto, a qualquer momento, seu espectador pode expandí-lo. Para fazer isso, o usuário deve clicar no ícone com a letra “i” localizado no canto superior direito do player.

Veja o tutorial de instalação dos Cards do YouTube a seguir (legendas em português):

Após ativar os cards em seu vídeo, você terá acesso às métricas desse elemento em seu painel. Para conhecer todas as métricas, veja o guia oficial do Google sobre o tema.

Lembrando que o card é a única ferramenta de interação do YouTube que está presente em todas as plataformas (celulares, tablets, televisores, computadores etc.), portanto deve ser a prioridade na hora de montar sua estratégia.

Anotações

Para incrementar a experiência do usuário com elementos interativos, você também pode inserir anotações no seu vídeo.

As anotações têm um apelo visual maior e destacam conteúdos como: URLs, outros vídeos ou canais, playlists e botões de subscrição do seu canal.

leads no youtube

Também é interessante criar elementos diretamente no momento da edição do seu vídeo e destacá-los usando uma anotação logo após enviá-lo ao YouTube.

leads no youtube

No caso acima, você pode redirecionar o link da anotação para uma Landing Page, podendo capturar o email do usuário em seu próprio site.

Veja o tutorial de instalação das anotações do YouTube a seguir (legendas em português):

As anotações só funcionam para sistemas desktop.

Considere principalmente sua audiência mobile

Segundo uma pesquisa realizada pela agência Provokers e pelo Google, nos últimos dois anos, o tempo que as pessoas passam vendo vídeos online dobrou e os celulares são os grandes responsáveis por mais da metade desse tempo de visualização.

Os celulares também são considerados os aparelhos preferidos como tela por 89% dos jovens e 55% da população em geral.

Tendo isto em vista, pense em conteúdos que sejam fáceis de se consumir e sempre insira links que sejam responsivos nas anotações dos seus vídeos.

Preste atenção em Youtubers famosos

Os profissionais que vivem para produzir conteúdo para o YouTube são grandes referências para seu canal. Essas pessoas lidam todos os dias com essa ferramenta, portanto elas conseguem fazer testes que empresas geralmente não conseguem.

Através deles você vai ter insights para produzir conteúdo para sua marca. Listamos a seguir algumas referências que você pode tomar para iniciar a produção dos seus vídeos.

Jout Jout e a linguagem informal

Julia Tolezano, a famosa Jout Jout do canal Jout Jout Prazer, dá uma aula de informalidade há quase 3 anos no YouTube com conteúdo para o público jovem. Mas o que você pode aprender com ela? Isso mesmo: a tal informalidade!

Falar com seus consumidores pode ser mais simples do que você pensa. Não é necessária uma produção digna de cinema para que sua mensagem seja transmitida.

Faça como a Jout Jout e comece a criar materiais simples que informam e entretém, mas que ao mesmo tempo passem a mensagem do seu negócio.

Porta dos Fundos e os assuntos cotidianos

O Porta dos Fundos está no YouTube desde 2012 e é praticamente impossível que você não tenha visto algum dos vídeos deles pela internet.

Isso muito se deve à identificação dos vídeos do Porta com os dilemas das pessoas. Você já deve ter tido a experiência de procurar seu nome em uma lata de Coca-Cola, ou até mesmo uma discussão com seu cônjuge ao maior estilo Mário Alberto.

Portanto, os problemas que você enfrenta no dia-a-dia são muitas vezes o que os seus clientes precisam resolver. Faça como o Porta dos Fundos: pense em situações cotidianas que podem ser resolvidas com seu produto/serviço e crie conteúdo a partir disso.

Whindersson Nunes e o humor

Whindersson Nunes, do canal de mesmo nome, trata com humor dos mais diversos temas.

Falar com um cliente não precisa necessariamente ser de uma maneira séria. Até para negócios que não dão brecha para o humor, uma linguagem mais acessível é importante para que seu conteúdo espalhe.

Confira nosso post especial que conta com mais estratégias de outros Youtubers famosos.

Acompanhe o YouTube Leaderboards

Se você produz vídeos (principalmente patrocinados) no YouTube e não conhece o Leaderboards está perdendo uma ótima fonte de informações. Esse agregado de conteúdo oficial do YouTube traz várias dicas de como as marcas mais bem sucedidas na plataforma pensam seus vídeos.

Através dele você vai descobrir o segredo dos produtores: o que eles consideram, quais são os processos e por aí vai. “View Busters: por dentro dos ADs que você não pula” é uma das séries de posts recheadas de casos de sucesso que você deve acompanhar.

Conclusão

Para concluir, vamos a um checklist para você verificar se está no caminho certo para o sucesso!

  1. Criação do Canal
    1. Escolher um bom nome para o canal;
    2. Definir imagens de avatar e de capa;
    3. Montar uma descrição que resuma bem o seu canal;
    4. Inserir o link do seu site e das suas principais redes sociais.

Se você ainda tem dúvidas de como criar o canal, acesse nosso tutorial. Nele você poderá tirar dúvidas dos primeiros passos que você deve seguir para criá-lo.

  1. Criando um vídeo
    1. Durante o vídeo, incentive seus espectadores ao compartilhamento;
    2. Peça que seus espectadores deixem dicas nos comentários;
    3. Considere falar o que realmente importa.

E lembre-se: fazer com que seus espectadores vejam o vídeo por completo é mais importante que o número de visualizações do vídeo em si.

  1. Upando um vídeo
    1. Considere uma estratégia de SEO para o YouTube;
    2. Crie um título matador e relacionado com o que você pretende falar no vídeo. Não faça um título mentiroso;
    3. Faça uma imagem de thumbnail bem chamativa;
    4. Inclua uma descrição;
    5. Inclua cards e anotações interativas;
    6. Utilize tags para descrever seu vídeo;
    7. Coloque legendas para facilitar a acessibilidade.

Não esqueça de conferir mais dicas no nosso post especial de SEO para YouTube.

Pronto! Agora resta monitorar se seus vídeos estão rendendo resultados positivos através do YouTube Analytics!

Bons vídeos a todos!