Como gerar tráfego

Quer aprender como gerar tráfego para seu blog? Siga esses 13 passos!

Você tem um blog e está postando conteúdos incríveis. Mas como trazer visitas para ele? Aprenda agora mesmo!

Os blogs são uma ferramenta de marketing poderosa. Mas seus resultados dependem do tráfego, ou seja, da quantidade de pessoas que efetivamente visita o blog e lê seus posts.

Em outras palavras, se você quer ter um blog de sucesso, precisa encontrar formas de gerar tráfego.

Nós sabemos que esse ponto é uma dúvida comum. Portanto, selecionamos algumas estratégias que são “tiro e queda” para atrair mais visitantes.

Vamos juntos?

Parte 01: Estratégias Básicas

Primeiramente, vamos resumir a arte de gerar tráfego em apenas três passos. E eles são:

1. Escrever conteúdos muito bons no seu blog

Um bom conteúdo tem duas características essenciais: ele traz informações relevantes sobre o assunto e é bem escrito. Para escrever conteúdos de qualidade, você precisa elaborar as pautas, pesquisar referências e treinar muito para aprimorar sua redação.

Uma boa dica é ler posts de blogs populares, mesmo que não sejam da mesma área que a sua, pois eles podem servir de inspiração.

Tenha um olhar crítico e procure identificar o que esses blogs estão fazendo de melhor nos posts que publicam e o que ainda poderia ser aprimorado.

2. Contar sobre ele às pessoas certas

Você trabalhou duro no seu conteúdo, mas isso não vai adiantar se as pessoas não souberem que ele existe. Então, a divulgação é um passo importante.

Uma das maneiras mais efetivas de divulgar seu conteúdo é por meio das redes sociais.

Por exemplo, que tal soltar uma chamada para seu post mais recente em um grupo do LinkedIn? Com apenas alguns minutos, você leva um link direto ao seu blog para centenas ou milhares de usuários!

3. Escrever conteúdos muito bons em outros blogs, que tenham mais audiência ou uma audiência diferente da sua

Esse é o famoso guest post. Você vai ser como um “palestrante convidado” no blog de outra pessoa. Assim, você atrai aqueles leitores para conhecer o seu conteúdo mais a fundo e cria uma excelente oportunidade para gerar tráfego qualificado.

Mas, atenção: essa estratégia só faz sentido quando existe alguma relação entre as pessoas que leem esse blog e aquelas que poderiam estar interessadas no seu conteúdo.

Você não vai colocar um guest post sobre amamentação em um blog focado em conteúdo para homens solteiros, certo?

Não vamos nos estender mais aqui, porque a Rock já escreveu alguns posts bem completos, aprofundando cada um desses pontos.

Agora, vamos mais a fundo, com estratégias diferentes (e algumas, talvez, surpreendentes).

Parte 02: Estratégias Avançadas

4. Utilize e-books para gerar tráfego

Antigamente, publicar um livro era difícil e caro. Hoje, você pode fazer isso de maneira independente e com, virtualmente, custo zero.

E essa possibilidade abriu as portas para uma nova oportunidade de gerar tráfego.

Nossa dica é que você publique um ebook de maneira independente. Existem várias plataformas disponíveis para quem quer se tornar um verdadeiro autor, como o Kindle (da Amazon), o Publique-se (da Saraiva) e o Google Play Books.

Você pode publicar algo gratuito ou não, o que depende de seus objetivos. O que realmente importa é que você aproveite esse e-book como uma forma de redirecionar usuários diretamente para o seu blog.

Você pode fazer isso de maneira direta ou indireta. Um exemplo do primeiro caso é colocar o link do seu blog no começo ou final do e-book, em uma seção “Sobre o autor”.

Para exemplificar o segundo caso, você pode pensar em uma oferta de valor: disponibilizar a quem comprou o e-book um relatório exclusivo sobre o assunto ou um vídeo de uma webinar.

O gancho para gerar tráfego é que os leitores devem visitar o seu blog para resgatar essa oferta.

5. Crie excelentes títulos para seu conteúdo

O título do post é como a capa de um livro. Se não chamar atenção, as pessoas vão passar direto por ele.

Então, criar títulos que despertem a curiosidade é uma estratégia inteligente para dar aquela primeira “fisgada” nos visitantes do seu blog. Depois, se o conteúdo for compatível com as expectativas criadas, eles vão se tornar leitores fiéis e engrossar o caldo do tráfego.

Agora, vem a pergunta: como criar excelentes títulos? Esse processo pode ser resumido em seis estágios.

  • Criar um rascunho. Esse título não é o chamariz final do seu conteúdo; ele é apenas um ponto de partida.
  • Ser preciso. Aliás, preciso e realista. Faça com que seu título não prometa mais do que pode cumprir. Do contrário, você perde a confiança do leitor.
  • Brincar um pouco. Só porque você precisa ser honesto, não significa que não pode apresentar seu título de um jeito mais divertido. Você pode brincar com os sons e significados das palavras, usar adjetivos fortes e interagir com o leitor por meio de perguntas, por exemplo.
  • Manter a concisão. Isso não tem apenas relação com a experiência do leitor, mas também com o rankeamento do conteúdo. Posts com títulos até 70 caracteres saem ganhando, pois não são cortados na exibição nos resultados de buscas.
  • Otimizar com palavras-chave. Essa é uma recomendação nível básico: se você está preocupado com SEO, coloque a palavra-chave no título do conteúdo.
  • Pedir opiniões. Afinal, por que trabalhar às cegas se você pode testar o resultado, antes de publicar oficialmente seu conteúdo? Mostre o título elaborado a algumas pessoas e peça a opinião delas. Concentre-se em descobrir se elas estariam tentadas a interromper suas atividades normais para clicar em um post com esse título ou não.

6. Crie posts do tamanho ideal

O tamanho do post também influencia na sua capacidade de gerar tráfego. Segundo a Yoast, conhecida por suas ferramentas de SEO para blogs, o conteúdo deve ter sempre mais do que 300 palavras.

E quanto ao tamanho máximo?

Bem, é aí que a questão se complica. Posts muito longos, com 1000 palavras ou mais, têm melhores chances de rankeamento no Google e outros buscadores.

Isso significa que serão encontrados mais facilmente e, por consequência, receberão mais visualizações.

Mas tamanho não é tudo! Além disso, é preciso ter informações sólidas a passar.

Afinal, você não pode esperar que seu blog faça sucesso se você divulga um conteúdo de 3000 palavras que não agrega valor real ao leitor.

7. Fique atento à escaneabilidade

Mas não adianta simplesmente escrever um conteúdo gigantesco; ele tem que manter sua coerência e, apesar do tamanho, deve ser fácil de ler.

É claro que, para conseguir esse nível de qualidade em um post com mais de 1000 palavras, é preciso ter um cuidado na sua elaboração.

Nesse caso, mais ainda do que nos posts curtos, estratégias de escaneabilidade e copywriting são essenciais.

Alguns pontos importantes são o uso de negrito (na medida certa, apenas para destacar as ideias principais, mas sem deixar o visual do texto poluído); criação de listas com bullet points; numeração dos tópicos; e uma atenção especial à distribuição dos parágrafos.

8. Use ferramentas para gerar novas ideias

Quando nós resumimos o processo de gerar tráfego, o primeiro ponto levantado foi “escrever conteúdos muito bons”, certo?

Existe até mesmo um termo especial para isso em inglês: remarkable content, ou conteúdo notável. E muitas pessoas serão rápidas em concordar que um conteúdo notável depende de um bom assunto, uma ideia inovadora.

Infelizmente, é mais fácil falar do que fazer.

Algumas vezes, até os melhores escritores sentem-se perdidos, sem ideias. Mas a boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudá-lo a vencer esse branco criativo e descobrir novos assuntos para um post no seu blog.

Duas dessas ferramentas são o Buzzsumo e o Ubersuggest.

O Buzzsumo permite que você pesquise uma palavra-chave e, então, veja uma lista de posts já publicados usando essa keyword. Para cada um dos posts listados, o Buzzsumo exibe a quantidade de compartilhamentos recebidos em diferentes redes sociais. Assim, você consegue descobrir o que já deu certo, em relação a conteúdos sobre um determinado tema.

Já o Ubersuggest permite que você pesquise uma palavra-chave e, então, vasculha toda a web para apresentar buscas relacionadas. Assim, você pode sair de algo simples, como “blogging” para uma ideia bem mais elaborada, como “best blog sites that pay you” (melhores blogs que pagam você).

Mas lembre-se de que essas são apenas ferramentas para acender algumas faíscas, ou melhor, possíveis ideias para posts. Eles não vão substituir o trabalho de pesquisa necessário para efetivamente redigir o conteúdo.

9. Busque desenvolver conteúdo evergreen

O termo evergreen, ou “sempre verde”, se refere a conteúdos que continuam gerando tráfego mesmo anos após serem publicados. Eles são uma excelente aposta porque você consegue atrair mais visitantes com menos esforço.

Você deve estar se perguntando se existe uma fórmula para criar posts do tipo evergreen. Bem, não vamos falar em fórmulas, mas certamente algumas dicas podem ajudá-lo.

Em primeiro lugar, o assunto do post tem que ser algo perene.

Vamos usar como exemplo o universo da tecnologia. Nele, as coisas ficam rapidamente ultrapassadas. Então, você precisa buscar aquilo que tem mais potencial de provocar interesse por um longo tempo.

Ao mesmo tempo, procure escolher temas que são tão comuns. Quando você opta por escrever sobre um assunto que quase ninguém aborda, está protegendo seu conteúdo. Ele terá menos concorrência e, portanto, maiores chances de permanecer relevante a longo prazo.

10. Use o Quora para pesquisar assuntos

Quando você estiver preparando pautas para o seu blog, tenha em mente que o tráfego gerado por esses conteúdos será diretamente proporcional ao interesse que as pessoas de fato têm no assunto abordado.

Felizmente, existe uma boa maneira de descobrir assuntos que despertam a curiosidade da audiência.

O Quora é um serviço online gratuito onde qualquer usuário pode colocar uma pergunta e receber respostas de especialistas e de pessoas comuns. Ele é um bom reflexo das dúvidas que seu leitor provavelmente tem guardadas.

Então, pegue o assunto sobre o qual você quer escrever e faça uma pesquisa rápida no Quora para descobrir quais perguntas estão sendo feitas sobre esse tema. Se você encontrar uma pergunta recorrente, procure responde-la na forma de um post. Assim, você terá um conteúdo efetivamente relevante e capaz de atrair mais visitas.

11. Inclua links para o seu blog em todos os lugares

Essa é uma dica simples, mas eficiente, para aqueles blogs que estão apenas começando a gerar tráfego e cultivar uma audiência.

No começo, qualquer adição ao seu rol de leitores é uma vitória. Então, é preciso garantir que todos vejam o que você está produzindo. E todos significa, mesmo, todos.

Coloque o link do seu blog em sua assinatura de email. Compartilhe com contatos próximos através das redes sociais (sem, é claro, transformar em uma campanha de spam). Se você usa cartões de visita, inclua o endereço eletrônico do seu blog.

12. Faça com que seja fácil para um leitor retornar sempre ao seu blog

Assim como o marketing tradicional defende que é mais fácil manter um cliente ativo do que conquistar um novo, o mesmo vale para a audiência, no marketing digital.

Em outras palavras, é mais fácil gerar tráfego recorrente a partir de um leitor que volta sempre do que buscar muitos novos leitores.

Por isso, é ideal que você desenvolva maneiras para que um visitante possa retornar com facilidade ao seu blog. Nesse ponto, os formulários de inscrição na lista de emails são indispensáveis.

Em primeiro lugar, eles devem estar bem posicionados ao longo da página. Nada de colocar um único formulário, lá no cantinho de baixo.

Outra dica valiosa é fazer com que o formulário seja o mais enxuto possível — de preferência, que o visitante só precise colocar nome e email. Para completar, você pode fazer uma oferta (por exemplo, download de um e-book gratuito) para incentivar o leitor a se inscrever.

13. Comente em outros blogs, e também em fóruns e grupos

Lá no começo, nós falamos sobre escrever guest posts como estratégia para gerar tráfego. Porém, essa não é a única forma de buscar os leitores onde eles estão.

Basicamente, qualquer tipo de interação em que você possa contribuir de maneira sólida e estabelecer sua autoridade sobre um assunto vai gerar curiosidade e, então, levar mais pessoas ao seu blog.

Assim, uma sugestão interessante — e que consome pouco tempo e esforço — é engajar-se em conversas em blogs, fóruns e grupos com grande audiência.

Porém, atenção: o propósito não é fazer spam, mas realmente agregar valor.

Seu objetivo deve ser demonstrar que você tem conhecimento sobre o assunto. Desta maneira, quem ler seus comentários vai querer descobrir quais outros conteúdos você produz.

Agora, você já sabe como gerar tráfego para o seu blog, garantindo que seus conteúdos serão lidos pelo máximo de pessoas. Que tal usar nossas dicas para tentar criar seus primeiros posts virais? Fica aqui o nosso desafio.

Opa, mas vamos voltar um pouco! Você sabe como criar um blog? Não? Então, não perca tempo: aproveite o embalo e leia agora mesmo nosso post épico sobre esse assunto!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo