contratar uma empresa de Marketing de Conteúdo

Como contratar uma empresa de Marketing de Conteúdo em 7 passos

Confira o nosso passo a passo e entenda como decidir qual a melhor opção de empresa especializada em Marketing de Conteúdo entre todas as existentes no mercado.

Você sabe que conteúdo é a solução para as dificuldades que sua empresa enfrenta, e vê agora como o momento certo para contratar uma empresa especialista em Marketing de Conteúdo?

Preparamos um passo a passo para te ajudar a decidir qual a melhor opção entre todas as existentes no mercado.

Se você ainda estiver se perguntando por que usar Marketing de Conteúdo em sua empresa, e quais resultados isto trará, este texto não é para você! Recomendo a leitura do nosso conteúdo sobre Marketing de Conteúdo antes de continuar com este texto.

Caso você já esteja decidido, aqui vão os 7 passos para chegar a melhor empresa para gerir sua estratégia de conteúdo, começando com o primeiro:

Pergunte seu melhor amigo, o Google

Se você está procurando uma empresa para te ajudar a ganhar visibilidade e autoridade online, nunca contrate uma que não mostre que sabe fazer isso internamente! Esta etapa já vai cortar várias opções que não vão te entregar o serviço que você procura.

Para ter certeza que você está em boas mãos, vá ao Google e procure termos que são primordiais para uma estratégia de Marketing de Conteúdo: Marketing Digital, SEO, produção de conteúdo, Marketing de Conteúdo, blog, Inbound Marketing, entre outros.

Se o blog de uma empresa não aparecer na primeira página dos resultados do Google para termos que são a base de seu negócio, significa que ela não conseguiu gerar materiais que possuam qualidade técnica de SEO suficiente para isto.

Você quer sua empresa ranqueando nas primeiras posições, por isso confie apenas nas empresas que conseguem fazer isto.

Explore todo o conteúdo que a empresa produz

Agora que você tem uma lista com algumas empresas aprovadas na primeira etapa, é hora de conferir a qualidade do conteúdo que eles produzem.

Claro que se uma empresa foi capaz de ranquear na primeira página para palavras-chave de marketing, ela consegue produzir conteúdos de qualidade. Mas ela possui uma boa estratégia de conteúdo?

Veja se a empresa produz material sobre novidades do mercado, verifique se eles possuem artigos de tamanhos e etapas do funil diferentes. Baixe alguns de seus ebooks e verifique se eles contém conteúdo de valor. Não se esqueça de conferir se a empresa atualiza seus materiais com frequência.

Avalie os cases de sucesso da empresa, não só para descobrir como ela afetou positivamente outras empresas, mas para avaliar se são conteúdos bem estruturados e com propósito.

Esta etapa é fundamental para você aprender mais sobre como uma empresa de Marketing de Conteúdo faz o que ela está te vendendo. Tente observar estratégias e mecanismos usados por ela para gerar oportunidades de vendas.

A empresa deve chegar até você antes de você chegar até ela

Sim, se você dedicou um tempo para baixar e ler materiais ricos, avaliar o site da empresa, ler cases de sucesso e se inteirar sobre o que ela pode te entregar, já deveria ter recebido algum contato por parte dela.

Principalmente se você acessou páginas de orçamento, contato ou cases de sucesso, é bem provável que eles tenham te chamado para uma conversa, ou oferecido uma avaliação gratuita.

Isto por que em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é muito importante saber que determinadas ações que visitantes tomam em seu site são indícios das suas intenções, e que você pode automatizar processos para tentar alcançar esta pessoa. Isto é parte de uma estratégia de Inbound Marketing.

Vamos por partes: se você chegou até uma empresa por um blog post, e depois baixou um ebook, certamente passou por uma landing page, onde teve que deixar algumas informações sobre você e sua empresa em um formulário, correto?

Por isso a empresa tem, ao menos, seu nome, e-mail e nome da sua empresa. Neste momento, provavelmente você já está em um fluxo de automação que vai te enviar alguns e-mails com outros materiais ricos com um único objetivo: fazer você caminhar pela jornada do cliente até chegar a intenção real de compra!

Mas você foi além de baixar um ebook. Baixou diversos materiais ricos, e avaliou vários cases de sucesso, talvez tenha até acessado a página de contato desta empresa.

Faz parte de uma boa estratégia de conteúdo perceber que uma pessoa que teve este nível de interação com sua empresa é uma oportunidade, e tentar contactá-la pode gerar uma venda!

Isto será importante para sua própria estratégia de conteúdo, portanto é crucial ficar atento em como uma empresa especialista automatiza sua comunicação para gerar oportunidades.

Peça para receber uma avaliação gratuita

É hora de marcar uma ligação com um consultor da empresa, e solicitar que ele faça uma avaliação gratuita do que a sua empresa já faz em relação ao seu Marketing Digital.

Você já sabe os desafios que você enfrenta na sua empresa, e que te motivaram a procurar por uma empresa especialista de Marketing de Conteúdo. Entretanto é importante ter a visão de um especialista no tema.

Aqui vai uma dica: perceba se o consultor encontrou lacunas ou problemas com sua estratégia de marketing digital que você não sabia que tinha. Isto é um sinal que você realmente está conversando com um especialista em marketing de conteúdo, capacitado para desenvolver uma estratégia que ajude sua empresa a alcançar seus objetivos.

Lembre-se: resultados só vem com uma estratégia completa de conteúdo, e isto não acontece do dia para a noite. Conteúdos soltos não vão levar sua empresa onde ela precisa chegar. Escolha empresas quem te dêem uma visão estratégica para sua produção de conteúdo, que realmente vá gerar resultados consistentes a longo prazo.

Não deixe nenhuma destas perguntas para trás

Ao conversar com uma empresa, é importante alinhar questões que são chave para decidir qual serviço contratar. Não deixe de fazer todas estas perguntas:

  • O atendimento será feito em sua empresa ou remotamente?
  • Quais serviços estão inclusos no pacote? Quais não estão?
  • Existem adicionais?
  • Qual o valor para cada opção de serviço?
  • Como é o processo de implementação da estratégia?
  • Como é feita a entrega de materiais? Existe uma plataforma dedicada?
  • Preciso contratar um CRM ou ferramenta de automação? Quem vai operar?
  • Como é feito o controle de qualidade dos conteúdos?
  • A empresa já atendeu outras empresas do seu nicho de mercado?

Hora de avaliar suas opções e DECIDIR

É hora de sentar e colocar tudo o que você viu até agora na balança. Leve em consideração cada uma das etapas anteriores.

Qual empresa se destacou em posicionamento online? Qual produz os melhores conteúdos internamente? Qual possui uma estratégia de automação e prospecção de oportunidades mais eficiente?

Qual te ofereceu mais valor na sua avaliação gratuita? Qual identificou mais lacunas e oportunidades? Qual te deu respostas que atendem melhor sua empresa, em relação a valor, atendimento, entrega e resultados?

Se você é o tomador de decisões da sua empresa, já deve estar muito perto de falar: Finalmente escolhi uma empresa para gerir minha estratégia de conteúdo!

Acontece que esta não é a realidade para empresas. Várias vezes você ainda precisa convencer seus superiores que marketing de conteúdo é de fato a melhor solução para seu problema.

Em outros casos, principalmente para empresas muito grandes, é preciso fazer uma espécie de auditoria para comprovar que o serviço escolhido realmente é a melhor opção para ganhar o investimento. Isto normalmente é realizado por meio de uma RFP.

Fazendo uma RFP

Uma RFP, ou Request For Proposal, é um convite enviado por grandes empresas a um grupo pré-determinado de fornecedores, para que eles apresentem seus serviços. Neste caso, se você seguiu os passos anteriores, já sabe exatamente quais empresas serão convidadas.

Como este nem sempre é um processo simples, preparamos um material completo para te ensinar a preparar uma RFP de sucesso, além de uma planilha com todos os detalhes que precisam ser levados em consideração na hora de escolher a sua empresa de Marketing de Conteúdo. Quer conferir?

Então, confira nosso material e aprenda a fazer uma RFP para Marketing de Conteúdo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo