crm gratuito

11 sistemas de CRM gratuitos para otimizar seus resultados gastando nada

Descubra 11 distemas de CRM gratuitos e de qualidade para você gerenciar melhor a relação com os seus clientes.

Como anda a sua relação com seus clientes? Se já foi melhor, um dos motivos pode ser a falta de uma ferramenta adequada para lidar com todos eles da forma certa.

Isso é muito comum em pequenos negócios. Quando a empresa começa, tem poucos clientes e consegue dar a todos o melhor atendimento possível.

Mas à medida que a clientela cresce mais rápido do que a capacidade de contratar pessoal qualificado, os problemas de gestão dessa relação começam.

E é então que uma ferramenta de gestão, como um CRM, faz mais sentido em boa parte dos casos. “Mas eu também não tenho dinheiro para isso!”, você talvez você esteja pensando, certo?

E quem disse que você precisa gastar um centavo para ter um CRM de qualidade e gerenciar melhor a relação com os clientes?

Veja agora por que um sistema desse tipo é indispensável e conheça várias opções de qualidade que não custam nem 1 real!

Entenda o que um CRM faz pelo seu negócio

Há quem diga que de graça vale até injeção na testa, mas não é bem assim. Não adianta se empolgar com uma ferramenta gratuita se ela não for realmente útil para a sua empresa.

Felizmente, esse não é o caso do CRM. O termo, que vem do inglês (Customer Relationship Management), significa “Gestão de relacionamento com os clientes”, e não poderia descrever melhor o que o sistema faz.

Com um CRM, fica fácil encontrar todas as informações mais relevantes sobre um cliente (ou possível cliente), como seus interesses, histórico de interações com a empresa e outros dados.

O objetivo de usar essas informações é personalizar o processo comercial e torná-lo mais eficaz. Assim, o CRM automatiza de forma prática um trabalho que seria monumental caso fosse feito manualmente.

Por que vale a pena usar um CRM gratuito

Outra preocupação comum que você talvez tenha é pensar “Mas será que esses produtos grátis são bons mesmo?”. A resposta é um sonoro sim!

Existem diversas ferramentas de qualidade que são 100% gratuitas. Algumas delas são até melhores que as soluções exclusivas para clientes pagantes.

Além disso, a maioria dos CRMs que vamos analisar têm versões mais robustas que você pode escolher quando sentir que é hora de fazer um investimento.

O melhor disso é que a maioria funciona por assinatura, sem contratos longos, e os preços variam de acordo com as suas necessidades.

11 sistemas de CRM gratuitos para você otimizar resultados sem gastar nada

Agora que você se convenceu a deixar o papel e a caneta (ou o Excel) de lado para gerenciar sua relação com os clientes, é hora de entrar na nossa lista de uma vez por todas.

Selecionamos nada menos que 11 opções de sistemas CRM, nacionais e internacionais, que custam a mesma coisa: nada.

Veja cada um, faça sua seleção final com os que achar mais interessantes para decidir o que vale mais a pena no seu caso. Aqui estão eles:

1. HubSpot CRM

A HubSpot é uma das empresas mais conhecidas do mundo em softwares de automação de marketing, e é a maior prova de que um CRM gratuito pode ser de qualidade.

O sistema é um dos mais recomendados, tanto pela marca que está por trás dele quanto pelas funcionalidades que oferece.

Baseado na nuvem, o software da HubSpot tem todas os recursos necessários para gerenciar o processo de vendas e integração com aplicativos de terceiros. O plano pago, com mais recursos, começa em U$50,00.

2. Bitrix24

O Bitrix24 é outra boa opção de CRM, esta um pouco mais voltada para empresas que precisam também de um gerenciador de projetos.

Assim como a opção da HubSpot, o app também tem integração com apps externos.

Uma limitação da versão gratuita é que ela se resume a 12 usuários e 5 GB de dados armazenados, mas nada que atrapalhe muito uma equipe pequena.

3. SugarCRM

O SugarCRM é um software de código aberto que promete a você a possibilidade de enxergar toda a jornada dos seus clientes, do início ao fim, de forma transparente.

A organização defende a ideia de que os CRMs ficaram complicados demais, com funcionalidades desnecessárias e supervalorizadas.

Por isso, você não vai encontrar no Sugar nada além do essencial para conhecer seus clientes e se aproximar deles de forma genuína.

4. Intercom

O Intercom é um CRM com uma função bem específica: descobrir quais dos seus atuais clientes têm mais chances de repetir uma compra ou atualizar para um plano mais caro.

É só instalar o Intercom em seu site ou aplicativo, e ele criará perfis para cada pessoa que acessá-lo. Também dá para importar os contatos de uma planilha e monitorar os acessos deles.

5. Insightly

O propósito do Insightly é gerenciar contatos, organizar o processo de vendas e realizar projetos de forma mais eficaz.

Para isso, conta com recursos que permitem acompanhar o progresso de uma atividade, criar alertas e gerenciar o fluxo de e-mails.

A limitação do Insightly é de 2 usuários, então deve servir mesmo para operações bastante enxutas. Além disso, você pode ter até 2.500 contatos e guardar no máximo 200 MB de dados.

6. ZohoCRM

O ZohoCRM, apesar de estar na lista de CRMs gratuitos, é referência em qualidade.

O app já ganhou prêmios pela excelente experiência do usuário que oferece e já foi escolhido como o melhor por especialistas em CRM.

O ZohoCRM tem uma estrutura muito robusta de soluções, e conta com versões pagas conforme sua necessidade aumentar. O plano gratuito é limitado a 3 usuários.

7. Contatos do Google

Quem disse que você precisa de um sistema totalmente novo para usar como CRM?

O Google Contacts passou por um redesign e se tornou uma boa opção para organizar seus contatos comerciais com simplicidade e eficácia.

Só atente para o fato de que essa é uma boa alternativa para uso pessoal, não para equipes. Portanto, só use se você é o seu negócio e não divide a operação com mais ninguém.

Com o app, é possível para criar grupos de contatos e adicionar notas específicas sobre eles. Assim, você pode montar uma espécie de pipeline de vendas manual.

8. Streak

Seguindo a mesma linha da opção anterior, o Streak é uma boa solução de CRM pessoal criado diretamente na sua caixa de entrada do GMail.

Desta vez, o recurso não é nativo do Google, mas pode ser baixado como uma extensão do navegador Chrome.

A partir disso, sua caixa de entrada ganhará um fluxo de trabalho no qual será possível mover os contatos por uma espécie de pipeline de vendas.

9. Freshsales

O grande trunfo do Freshsales, como o próprio nome diz, são as interações com leads para fechar vendas.

É possível, por exemplo, classificar seus contatos de acordo com o tempo em que estão na sua base e suas necessidades mais urgentes. Você também pode acompanhar as interações com eles para determinar a hora certa de abordar cada lead.

O Freshsales é gratuito para até 10 usuários. Recursos mais avançados, como integrações e criação de um funil de vendas, entram no plano pago.

10. Agile CRM

Se você precisa de muitos usuários e muito espaço para armazenamento de dados em um CRM sem gastar nada por isso, talvez o Agile CRM seja para você.

O sistema permite até 50.000 contatos, enquanto não coloca limite algum em número de vendas, documentos ou tarefas criadas.

O único ponto negativo é a experiência mobile, conhecida por apresentar alguns problemas. Mas nada que o custo zero não faça soar menos incômodo.

11. Nectar

O Nectar é um CRM nacional usado por mais de 10 mil pessoas, e que conta com um plano gratuito atrativo. Apesar de pouco espaço de armazenamento, apenas 500 MB, você pode ter até 10 mil contatos.

Com a plataforma Nectar, dá para gerenciar contatos e acompanhar o progresso das oportunidades de venda, bem como de compromissos, tarefas e metas.

A versão grátis oferece ainda integração com o Google Calendar, que pode ser bem útil na organização diária da empresa.

CRM bônus: Agendor

O Agendor é outro CRM nacional, perfeito para pequenas empresas que precisam melhorar seu processo comercial e parar de desperdiçar oportunidades de venda.

O software organiza a rotina de vendas da empresa, ajuda a acompanhar o progresso de cada lead e a fazer follow-ups.

Porém, o Agendor entra como bônus nessa lista porque não é grátis para todas as empresas. Ele oferece:

  • 3 meses grátis para startups;
  • 6 meses grátis para empresas juniores;
  • 12 meses grátis para ONGs.

Se o seu negócio se encaixa em alguma dessas situações, vale a pena. Porém, é preciso passar por uma análise antes de ter o seu plano grátis aprovado.

Em um primeiro momento, pode parecer que todo CRM gratuito é igual, mas é importante que você e sua equipe tomem tempo para escolher o que mais se encaixa para o seu negócio. Afinal, essa ferramenta será central no dia a dia da empresa e pode trazer muitos resultados positivos se usada da forma certa.

Acha muito difícil escolher o CRM gratuito certo em meio a essa grande lista? Então veja o que levar em conta para não errar na hora de tomar essa decisão importante!

Ebook Marketing de Conteúdo para Vendas Complexas

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo