Dicas de ferramentas de redes sociais da coordenadora da SEMrush Brasil

Dicas de ferramenta de Redes Sociais da Coordenadora de Mercado da Semrush Brasil

Conheça as 20 melhores ferramentas para produzir conteúdo para suas redes sociais e gerenciá-las de acordo com a coordenadora de mercado da SEMrush Brasil.

Trabalhar com várias redes sociais pode ser difícil, já que cada uma têm suas próprias regras, melhores horários de postagem, público e formatos de conteúdo.

Felizmente, hoje em dia o mercado oferece várias ferramentas boas e práticas que conseguem ajudar a fazer esse trabalho com sucesso.

Ferramentas abrangentes

Estou falando daquelas ferramentas que oferecem dados analíticos de engajamento, conteúdo e SEO juntos com a possibilidade de programar seus posts diretamente na interface. Elas são perfeitas para empresas grandes e agências que procuram eficiência e querem evitar a compra de várias ferramentas pequenas.

1. Sprout Social

Com todo o leque de recursos, essa ferramenta realmente é o sonho de especialista de marketing digital. Sprout Social oferece funções de customer success juntos com recursos para programar posts e coletar dados analíticos.

Sprout Social é uma ferramenta que cuida bem das suas relações com clientes. Para começar ela mostra todas as mensagens de Twitter, Facebook e Google+ num feed só, permitindo monitorar as menções e responder os seus clientes com maior eficiência.

Outra opção fantástica te permite clicar em avatar de alguém para obter o histórico completo de suas interações com essa pessoa. Além disso, a ferramenta traz informações sobre todos os seguidores que conversam com você ou mencionaram a sua marca, informando também a quantidade de seguidores deles.

2. Hootsuite

Hootsuite é uma ferramenta de confiança de muitas empresas e é uma das melhores soluções para gestão de praticamente todas as redes sociais, incluindo Vimeo, Tumblr, Evernote, Flickr, MailChimp, SlideShare, Storify etc.

Ela também permite criar tarefas e delegá-las a outros membros do seu time. Eles poderão visualizar as tarefas assinadas e monitorar o progresso.

3. SEMrush Social Media Toolkit

É fantástico poder criar uma ferramenta que se adequa às suas necessidades e foi justo isso que fizemos na SEMrush. Criamos uma ferramenta especializada para ajudar o nosso time de SMM a fazer as tarefas diárias com maior eficiência e no final obtivemos um recurso bem completo de Social Media que permite cuidar do fluxo de trabalho completo de especialista de redes sociais.

O kit contêm duas ferramentas: Social Media Tracker e Social Media Poster. Tracker ajuda com a parte de analise de concorrência, permitindo analisar o desempenho de seus rivais no Twitter, Facebook, Instagram, Google+ e Linkedin.

Poster é uma ferramenta relativamente nova que ajuda programar seus posts da forma compreensiva e fácil. Hoje você já consegue postar no Facebook e Twitter com a ajuda dele e até o final do ano vamos adicionar a possibilidade de programar posts para LinkedIn e Instagram.

4. Rival IQ

Rival IQ permite rastrear as atividades de seus concorrentes nas redes sociais e comparar o desempenho deles com o seu.

É muito útil rastrear as atividades de seus concorrentes para aprender com os sucessos e falhas deles e se inspirar, usando as melhores ideias. A ferramenta permite encontrar os melhores conteúdos de cada concorrente e avisa sobre as mudanças no título/meta tags no site de cada um deles.

5. Buffer

Uma ferramenta fantástica para manter seu Twitter cheio de posts interessantes, o Buffer é completamente intuitivo e permite criar a programação própria para cada perfil nas redes sociais. Você pode criar vários slots de postagem, dependendo do dia da semana.

6. Swat.io

O legal dessa ferramenta é o leque gigante de redes sociais com quais ela comunica e nas quais permite fazer posts. Twitter, Facebook, Pinterest, Tumblr, LinkedIn, XING, Vimeo e muito mais!

Outro diferencial é o calendário compartilhado permitindo que o time inteiro possa visualizar os posts agendados e programar os posts novos.

7. SimplyMeasured

SimplyMeasured oferece uma coletânea de relatórios e análises confiáveis e alguns são gratuitos! Por exemplo, você pode solicitar um relatório de usuários de qualquer perfil de Instagram  de até 25.000 seguidores em troca de seguir a SimplyMeasured no Twitter.

Você também pode obter relatórios sobre engajamento, crescimento do seu público e outros relatório multicanais que juntam os dados de Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube.

Ferramentas para Redes Específicas

Algumas empresas preferem concentrar seus esforços numa rede social específica. Por isso, não vale a pena investir em uma ferramenta com tantos recursos, e sim ferramentas para redes específicas.

8. Iconosquare

Uma ferramenta indicada para aqueles que trabalham com Instagram que permite rastrear algumas métricas importantes, como o crescimento e queda de quantidade de seguidores, melhor horário para postagem, taxas de engajamento etc.

Ela também mostra seus melhores conteúdos em termos de likes e comentários e dão um acesso gratuito de 2 semanas permitindo testar e conhecer melhor todas as funcionalidades.

9. SocialRank

Se quiser investigar melhor o perfil demográfico de seus usuários e definir seus seguidores mais valiosos, teste essa ferramenta.

Ela coleta informações preciosas sobre seus seguidores oferecendo relatórios customizados com vários filtros.

10. TweetBinder

Quer obter uma análise precisa de uma campanha de marketing no Twitter ou Instagram com base em um hashtag? Essa ferramenta é para você!

Ela oferece análise completa de hashtag, ajudando a manter contato com seu público. Os dados incluem alcance potencial (a quantidade de vezes que seu hashtag foi visualizado) e quantidade de seguidores por comentador, o que é especialmente valioso para análise de Twitter chats e eventos offline.

11. Crowdfire

Crowdfire é uma ótima ferramenta para gerenciar seus seguidores no Twitter e Instagram, adicionando usuários, pesquisando os usuários que seria interessante seguir e seguindo os contatos de seus concorrentes.

Aconselhamos seguir os influenciadores da sua área e da área de seus concorrentes (você tem um limite diário de 100). Alguns vão te seguir de volta, alguns vão ignorar a sua solicitação. Depois de um tempo encontre os perfis que você está seguindo mas que não estão seguindo você e faça a limpeza. É sempre preferível construir a comunidade com seguidores ativos e prontos para interagir.

12. Twitonomy

Uma ferramenta para fazer a diagnóstica completa da anatomia do seu Twitter, com dados sobre desempenho do perfil, a relação entre a quantidade de seguidores e a quantidade de pessoas que você está seguindo, atividade do perfil e estatísticas de engajamento, além de outras informações úteis.

13. RiteTag

RiteTag é uma ferramenta de análise de hashtags e é completamente compatível com Hootsuite e SproutSocial. Usando hashtag certa você consegue alcançar o público certo e aumentar o alcance dos tweets.

Ao digitar um hashtag ele torna cinza, azul, verde ou vermelho. Um hashtag cinza é um hashtag não muito popular, azul significa “pode ser usado”, verde é “excelente” e vermelho é um hashtag já muito utilizada, o que pode fazer com que seu tweet se perca no grande volume.

14. Feedly

Feedly é uma ótima ferramenta para descobrir as notícias mais frescas e os conteúdos mais quentes. Ela permite coletar todas as notícias num feed só, facilitando a tarefa de procurar conteúdos relevantes.

15. ClickToTweet

Este aplicativo ajuda a aumentar significativamente suas taxas de conversão. Ele permite converter qualquer citação do seu blog em um tweet que pode ser enviado diretamente para o Twitter em um clique só, aumentando o engajamento. O aplicativo é gratuito!

16. Tchat.io

Se você gosta de Twitter chats e de interagir com seu publico online, experimente essa ferramenta! Ela permite ao mesmo tempo conversar online e manter-se informado sobre as tendências e temas mais quentes do Twitter.

17. Mention

Mention é uma ferramenta confiável para monitoramento de menções nas redes sociais, blogs e fóruns com o recurso de live update. Isso é extremamente importante já que as vezes um minuto de demora na hora de responder uma menção pode desencadear uma crise. Você também pode receber as alertas no seu email diariamente.

Ferramentas para Criação de Conteúdos Visuais

Mesmo um novato consegue criar conteúdos visuais incríveis com as ferramentas modernas. Segue a lista das minhas ferramentas favoritas:

18. Canva

O Canva tem vários recursos para te ajudar a criar conteúdos atraentes que garantem engajamentos altos e esses recursos são bem intuitivos e fáceis de usar.

A ferramenta é gratuita e tem vários templates para redes sociais. Ela também permite trabalhar numa arte em conjunto com outros membros do time, compartilhando o design.

19. Snappa

Teste esta ferramenta para criar suas imagens! Nada de Photoshop, ela é fácil o suficiente para que qualquer pessoa possa criar identidades visuais para redes sociais, anúncios, blogs etc.

Snappa também oferece uma coleção de fotos gratuitas que podem ser usadas para criar suas imagens.

20. VSCO

Está trabalhando com Instagram? Essa ferramenta é indispensável para tirar e editar suas fotos! Ela permite ajustar e melhorar a aparência de seus conteúdos, chamando atenção do seu público.

Conclusão

Atualmente o mercado oferece tantas opções de ferramentas boas que permitem analisar, organizar e gerenciar suas redes sociais que o melhor que você pode fazer para descobrir as ferramentas mais adequadas para seu negócio é testar. Experimente várias antes de encontrar o seu par perfeito.