Aumentar o engajamento no Instagram

Engajamento do Instagram: 6 dicas para aumentar o seu agora mesmo!

O Instagram é uma ferramenta que contribui significativamente para estabelecer uma boa presença digital.

Caso a sua persona esteja nessa rede social, é imprescindível fazer o perfil da sua empresa.

Mas, mesmo tendo isso feito, não adianta apenas ter uma conta com seguidores. O segredo para obter melhores resultados é ter um bom engajamento.

Essa rede social tem apresentado um excelente potencial de engajamento: cerca de 10 vezes mais do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter.

No entanto, com todo o crescimento da rede, esse poder precisa ser aproveitado com ações otimizadas, que vão estimular a interação. O resultado não vai ser positivo para o seu negócio se você não agir estrategicamente.

Quer saber como aumentar o engajamento do Instagram com algumas dicas práticas e rápidas?

Então confira este artigo e comece a mudar os seus resultados agora mesmo!

Como conseguir seguidores no Instagram

A importância do engajamento

O engajamento diz muito sobre a sua estratégia de comunicação.

Um bom resultado de engajamento vai ajudar a vender mais e a estabelecer um sólido relacionamento da sua empresa com o seu público.

Vale lembrar que essa relação é essencial para a fidelização e retenção de clientes, indicadores tão essenciais quanto as vendas. As redes sociais são excelentes ferramentas para se relacionar com os clientes.

Outro ponto crítico são as novas regras do algoritmo do Instagram, implementadas da última atualização do aplicativo.

Agora a exibição das publicações no feed dos usuários não é feita cronologicamente. O algoritmo avalia questões como parentesco, preferências e se o usuário interage com frequência com o perfil que publicou para mostrar cada postagem.

Ou seja: pouco engajamento por parte do seu público faz com que os posts sejam menos exibidos para seus seguidores.

Então, podemos afirmar que ter um bom engajamento no Instagram é essencial para que seu conteúdo alcance mais pessoas, para que sua empresa venda mais e se relacione melhor com o público.

Dicas para aumentar o engajamento do Instagram

Agora que já entendemos a importância de ter um bom engajamento, vamos falar sobre o que pode ser feito para que sua página melhore esse indicador.

1. Use as hashtags

Para ter engajamento, é preciso ganhar visibilidade entre o público de interesse.

Para isso, contar com a ajuda das hashtags é o primeiro passo.

O Instagram agrupa publicações que utilizaram a mesma hashtag. Então, sempre que você usar uma hashtag em sua publicação, desde que seu perfil seja comercial ou desbloqueado, ela será relacionada quando um usuário pesquisar pelo tema usando o sinal #.

Uma novidade recente é que as pessoas podem seguir não somente perfis, mas também hashtags.

Logo, se você possui uma agência de marketing digital, por exemplo, e publica usando a #marketingdigital, todas as pessoas que seguem a hashtag visualizarão a publicação, sem necessariamente seguir a sua página.

Mais pessoas poderão ser alcançadas pela sua postagem e isso desperta maior interesse pelo seu serviço.

2. Use os Stories

Dos 800 milhões de usuários do Instagram, 300 milhões estão ativos diariamente no Stories.

Além da super audiência, o recurso ainda oferece uma série de ferramentas que aumentam a visibilidade da sua marca e estimulam o engajamento.

Podemos citar como as principais:

  • Localização: ao utilizá-la no Stories, permite que seu seguidor, ao clicar nela, veja um mini perfil com fotos tiradas no lugar e o endereço.
  • Enquetes e Emoji Slider: estimulam a interação por meio dos votos.
  • Hashtags: ampliam a visibilidade da História, porque funcionam exatamente como nas publicações: são agrupados e exibido para quem pesquisar sobre o tema.

Ebook Instagram Stories

3. Mantenha a qualidade do conteúdo

O seu público interagirá se ele gostar do seu post, se ele acrescentar ou for útil de alguma forma.

Então, mesmo tratando-se de uma rede social, é imprescindível oferecer um conteúdo de qualidade e interessante, capaz de atrair pessoas e estimular a interação.

Seja com um “gostei”, comentário ou até melhor: ele pode marcar pessoas que possam gostar, o que ajuda a aumentar o seu alcance.

4. Publique no melhor horário

Faça uma análise sobre o horário em que seu público mais interage nas suas publicações e priorize postar nestes horários.

Dessa forma, você conseguirá potencializar as interações.

Para chegar a essa conclusão, use os relatórios estatísticos do Instagram ou o dashboard de ferramenta de gestão, por exemplo. Essa, geralmente, oferece dados mais completos.

Além disso, as ferramentas de automação no Instagram permitem o agendamento das publicações. Isso vai ajudá-lo a seguir os horários corretamente.

5. Interaja com seus seguidores

É essencial responder e interagir com os seus seguidores. Eles esperam e valorizam essa postura.

Como falamos no início, isso faz parte do relacionamento que deve ser estabelecido, inclusive para dar mais credibilidade ao seu negócio. Como ter muitos seguidores pode demandar mais tempo para estabelecer essa interação, usar uma ferramenta de automação resolve essa demanda.

Esse tipo de ferramenta ajuda na gestão do seu Instagram.

Ela atrai mais seguidores e interage seguindo e curtindo publicações do seu público. Além disso, a ferramenta permite cadastrar a mensagem direta automática, que pode ser disparada para quem seguir a sua página ou em resposta automática.

6. Poste com frequência

Quando as pessoas seguem o perfil da sua empresa, elas esperam ver suas postagens.

Se sua empresa fizer publicações esporádicas, além de não acrescentar ao público, diminuirá significativamente o seu engajamento.

Quanto menos você posta, mais os seguidores começam a esquecer do seu perfil e interagem menos. O resultado pode ser até a baixa exibição das suas poucas publicações aos feeds dos seus seguidores. Mas tome cuidado para não exagerar na frequência e inundar o feed.

Faça uma boa gestão do Instagram da sua empresa

Por fim, podemos acrescentar que a gestão profissional da sua estratégia é algo indispensável. Entenda o que o seu seguidor quer ver, do que ele precisa e comunique-se efetivamente, com conteúdo útil, interessante e com maior possibilidade e conversão.

Isso decidirá o sucesso do perfil da sua empresa. Aumentar o engajamento do Instagram é algo que requer seguir as dicas que demos neste post e também analisar o sucesso de cada publicação, a fim de aperfeiçoar as estratégias.

Se você ainda está perdido sobre por onde começar, vamos ajudá-lo ainda mais: leia o ebook com as 13 dicas infalíveis para como aumentar o engajamento do seu público no Instagram. Essas são estratégias de sucesso comprovado: aproveite!

Este post foi escrito pela equipe da Bume.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo