Como transformar seu conhecimento em ebook para vender na internet

Como transformar seu conhecimento em ebook para vender na internet?

Fazer um ebook é uma ótima ideia para produtores digitais. Entenda tudo sobre os livros digitais e como produzí-los em 8 dicas.

Você sabia que quem tem um conhecimento específico em algum assunto pode usar o que sabe para criar um ebook e, assim, iniciar uma carreira no empreendedorismo digital?

Existem vários formatos de material que podem ser desenvolvidos e colocados à venda na internet, como vídeos, podcasts e ebooks.

Porém criar um ebook é uma ótima opção para quem está começando agora.

Isso porque o livro digital é um formato simples de ser feito, que não precisa de investimentos financeiros iniciais. Por isso, ele pode ser lançado com um valor menor para a venda.

Além disso, com um ebook, é possível entender melhor o mercado e descobrir se o público que você deseja alcançar está realmente interessado no tipo de material que você pretende produzir.

Você tem conhecimento em uma área específica e quer saber como elaborar um conteúdo incrível para vender na internet?

Continue com a gente, pois vamos mostrar tudo o que você precisa fazer para escrever o seu próprio ebook e ganhar dinheiro com ele.

Aprenda tudo sobre Marketing Digital

Este guia completo vai ensinar para você tudo sobre marketing digital e como aplicá-lo.


Passo a passo para criar um ebook

Você vai precisar de poucas ferramentas para criar um ebook. Basicamente, o que você precisa é de apenas um computador, um programa básico de edição de texto e acesso à internet.

Porém, apesar do ebook ser um formato mais fácil de ser produzido, é preciso seguir alguns passos e se preocupar com os detalhes para deixar seu conteúdo com qualidade e aspecto profissional, além de garantir que ele entregará exatamente o que o cliente espera.

Lembre-se que a venda de um ebook pode abrir portas para futuras vendas de outros conteúdos, produtos e serviços, ou até mesmo para aproximar o leitor da sua marca.

O conhecimento você já tem, então, agora está na hora de ver como transformá-lo em um material interessante e relevante para a sua audiência.

1. Escolha um tema para abordar

A primeira coisa que você precisa decidir é o assunto que abordará no seu ebook.

Pense nos conhecimentos que você tem e escolha um tema que, além de atrativo para as pessoas, seja algo que você consiga se aprofundar e abordar de maneira completa.

Lembre-se de que as pessoas buscam soluções para os seus problemas. Por isso, o seu produto precisa entregar exatamente a resposta que elas precisam.

Caso você tenha um blog, um canal no YouTube ou um perfil em qualquer outro canal de comunicação, pode usar os materiais já compartilhados ali como base para o seu ebook. Eles podem servir como orientação ou como inspiração para a sua escrita.

Por mais que, inicialmente, você tenha vontade de escrever sobre vários temas, tente escolher um nicho segmentado. Normalmente, assuntos mais específicos têm menos concorrência e ainda permitem que você aborde com profundidade todas as suas particularidades.

2. Crie um pitch

Depois de decidir o tema principal do ebook, é o momento de colocar o conteúdo em tópicos e organizá-lo da melhor maneira possível.

Aqui, você precisa criar a apresentação do conteúdo que irá compartilhar, para que ele tenha uma sequência lógica e você consiga mostrar o que o cliente receberá ao adquiri-lo.

Separe o conteúdo por partes. Defina os assuntos mais relevantes para serem abordados em cada uma delas e tente fazer com que o conteúdo fique linear e de fácil acompanhamento para os leitores.

3. Desenvolva o conteúdo

Agora que você já sabe exatamente o que vai falar, chegou a hora de escrever.

Se você ainda não tem o costume de redigir textos no seu dia a dia, pode parecer mais difícil no início. Entretanto, com o tempo e a experiência, você entra no ritmo de criar um ebook e a escrita começará a fluir melhor.

Mas, se você já cria conteúdos escritos, pode ter certeza que o texto para seu ebook fluirá com mais facilidade, principalmente se você estiver escrevendo sobre um tema que conhece bem.

Você precisa ficar atento a alguns detalhes que, se não forem levados em consideração, podem afetar negativamente seu ebook.

Veja algumas dicas para escrever bem:

  • Escreva de acordo com as regras ortográficas e gramaticais;
  • Use uma linguagem adequada ao seu público;
  • Evite frases e trechos muito longos, pois podem deixar o texto cansativo;
  • Divida o texto em subtítulos, para tornar a leitura mais agradável;
  • Seja objetivo, mas aborde os assuntos de maneira completa;
  • Tenha cuidado com as expressões usadas: regionalismos e gírias podem deixar o conteúdo muito informal e até mesmo incompreensível para algumas pessoas.

4. Use ilustrações

Por mais que o ebook seja um formato de conteúdo prioritariamente textual, é importante recorrer a elementos visuais para deixá-lo mais atrativo.

Nesta etapa, pesquise e selecione algumas imagens relacionadas ao assunto que você aborda em seu material para adicionar ao longo do texto.

No caso de tutoriais, por exemplo, usar fotos ajuda o leitor a compreender melhor as etapas e identificar corretamente qual será o resultado final.

Mas não são só os tutoriais que se beneficiam de recursos visuais. Todo tipo de ebook pode – e deve – ter imagens!

Você pode usar fotos, gráficos, ilustrações, infográficos ou qualquer outro tipo de imagem que sirva para enriquecer o conteúdo e melhorar a experiência do seu público.

O que não pode ser feito é o uso de imagens aleatórias ou em excesso.

Lembre-se que o resultado precisa ser coerente e as imagens devem servir apenas como complemento do que está sendo dito.

5. Formate o seu material

Para o ebook ter uma imagem profissional e passar credibilidade, é fundamental formatar o conteúdo após finalizá-lo.

Se você sabe como fazer isso ou está disposto a aprender por conta própria, na internet, é possível encontrar tutoriais completos sobre o assunto.

No entanto, outra possibilidade é a contratação de um freelancer que saiba exatamente como criar ebook com a formatação adequada. Assim, você garante que o seu produto será entregue ao leitor dentro do padrão de leitura online.

Pode ser que, inicialmente, você pense que isso é uma bobagem, mas existem detalhes que melhoram bastante a qualidade e a escaneabilidade do seu material.

Não adianta ter tanto trabalho para escrever, se o conteúdo não permitir uma leitura agradável para os leitores, certo?

6. Revise o conteúdo

Antes de colocar o seu ebook disponível para venda, revise todo o conteúdo elaborado. Esse é o momento de corrigir possíveis erros, melhorar frases que não ficaram tão bem elaboradas e verificar se o texto ficou compreensível e interessante.

Assim como na etapa de formatação, a revisão também pode ser feita por um freelancer.

Outros olhares, muitas vezes, são mais eficazes para captar alguns detalhes que passam despercebidos pelos criadores do conteúdo.

Mas não se preocupe se não der para contratar outra pessoa! Você mesmo pode fazer a revisão, basta ler pausada e atenciosamente.

7. Escolha uma plataforma de produtos digitais

Neste momento, o seu ebook está pronto e está quase na hora de lançá-lo no mercado!

O próximo passo é escolher onde hospedá-lo para que ele consiga chegar até o seu público.

É importante escolher uma plataforma própria para a distribuição e venda de produtos digitais. Assim, você pode contar com vários recursos e ferramentas que facilitam o manejo do material e ainda otimizam a experiência dos usuários.

Preocupe-se também em hospedar o ebook em uma plataforma de uso simples e intuitivo tanto para você quanto para os leitores. Esse é um fator essencial para garantir que as pessoas se interessem e comprem o seu produto.

8. Divulgue o seu ebook

Depois de usar todo o seu conhecimento para criar um ebook, revisar e formatar o material e ainda escolher a melhor plataforma, não dá para errar logo na hora da divulgação.

Esse é o passo que garantirá que o seu produto chegue ao mercado e chame a atenção do público desejado. Ou seja, é fundamental investir um tempo para pensar nas melhores estratégias.

Redes sociais como Instagram e Facebook são excelentes fontes de divulgação.

Descubra se as pessoas que você pretende alcançar estão presentes nesses canais e procure entender como elas se comportam neles para saber exatamente o que você precisa fazer para convencê-las a comprar o seu ebook.

Se você já tem um blog na área, use-o. Se não tem, pense em criar um espaço para compartilhar conteúdo atrativo para o seu público, ser reconhecido pela sua autoridade no assunto e, claro, usá-lo para divulgar o ebook que você acabou de criar.

Existe, ainda, a opção de usar anúncios para divulgar o seu ebook. Eles possibilitam que você alcance um público que, muitas vezes, não chegaria até o seu produto de outra forma. Por isso muitas pessoas optam por usá-los nas estratégias de divulgação, principalmente quando estão no início e ainda não têm muito reconhecimento no mercado.

Contudo, para isso você precisa investir financeiramente. Então é importante pensar com calma e verificar se o seu orçamento permite esse investimento.

Guia Prático para Divulgação de Conteúdos

Chegou a hora de criar um ebook!

Se você leu todo o nosso passo a passo, percebeu que não é difícil transformar o que você sabe em um ebook para vender na internet.

Hoje, é comum as pessoas buscarem todo tipo de conhecimento no meio virtual, o que abre muitas portas para quem quer entrar no mercado digital com a criação de conteúdo de qualidade.

Pode ser na área de informática, educação, culinária, saúde, esportes ou qualquer outra especialidade, o que importa é saber transmitir o conhecimento e ter um público interessado em aprender.

Você tem um conteúdo que pode ser compartilhado, mas ainda não sabe como começar? Confira nosso post que ensina como criar um ebook usando o Power Point.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo