Dificuldade de concentração

Tem dificuldade de concentração no trabalho? Veja 8 dicas que vão solucionar seus problemas!

Tem dificuldade de concentração em suas tarefas diárias e gerar resultados constantes? Conheça agora 8 dicas para ser mais produtivo e manter-se focado em suas atividades!

Estamos vivendo um momento no qual o tempo é cada vez mais escasso e as pessoas precisam se desdobrar para realizarem todas as suas tarefas diárias corretamente e dentro do prazo.

Isso é fundamental para manter o emprego ou para ser mais produtivo no seu próprio negócio. Se houver dificuldade de concentração a situação pode ser ainda pior.

Com as inúmeras funções e acessibilidades atribuídas aos aparelhos de celular, manter o foco no trabalho fica cada vez mais difícil.

E não são só os dispositivos móveis contribuem para atrapalhar a concentração: existem inúmeros fatores ambientais e pessoais que podem impedir a sua produtividade de ser maior e melhor.

Se você se encaixa nesse perfil, veja o que pode estar atrapalhando a sua concentração e quais medidas deve adotar para manter o foco no trabalho.

Fatores que atrapalham a concentração no trabalho

Antes de dar início a uma estratégia para reforçar a sua concentração no trabalho, é necessário descobrir o que exatamente está causando essas distrações.

Algumas serão simples e fáceis de resolver. Porém, outras serão um pouco mais profundas, mexendo com o seu estado de tranquilidade mental.

Veja abaixo as principais causas para a dificuldade de concentração:

  • diversas tarefas sendo realizadas ao mesmo tempo;
  • páginas de redes sociais abertas no computador;
  • alimentação de conversas paralelas;
  • celular vibrando a todo instante;
  • preocupações particulares;
  • procrastinação.

Como aumentar a concentração no trabalho?

Muita gente acredita que a falta de concentração no trabalho pode indicar algum problema pessoal de foco.

Mas, mesmo que ela realmente tenha o problema, algumas estratégias devem contribuir para solucionar de forma parcial ou definitiva as distrações e aumentar consideravelmente o nível de concentração.

Agora, sem mais delongas, confira 8 dicas simples — porém, eficientes — de como superar a dificuldade de concentração no trabalho e aumentar o seu potencial produtivo:

1. Mantenha o seu espaço de trabalho sempre limpo e organizado

Poucas pessoas possuem o hábito de organizar a mesa antes de iniciar as tarefas e no fim do dia, após o expediente de trabalho.

Pode parecer uma coisa simples, mas isso ajuda você a manter sobre o alcance dos olhos e das mãos tudo o que precisa para executar as suas funções, eliminando bastante o tempo com a procura no meio da bagunça.

Nesses casos, quanto mais tempo você dedicar à procura do que precisa, mais vai se desligando do que estava fazendo até perder totalmente o foco. E vai levar um bom tempo para recuperá-lo novamente.

Então, dedique-se a limpar e organizar o seu ambiente de trabalho todos os dias, pelo menos uma vez. Repita esse processo até que ele se torne um hábito.

2. Defina horários específicos para a consulta de emails

O email, seja pessoal ou corporativo, pode se tornar mais um problema do que uma solução para o trabalho. Tudo vai depender da forma como você utiliza a ferramenta.

Consultá-la várias vezes ao dia não é uma forma recomendável de uso, pois você pode gastar o dia inteiro só lendo e respondendo mensagens.

O ideal é que, para melhorar o seu foco no trabalho, reserve a 1ª e a última hora do dia para acessar o email.

Se a sua função exige mais do que isso, reserve também um horário logo após o almoço e lembre-se: seja sempre rápido e objetivo para não ficar preso às mensagens.

3. Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas

Pequenas pausas programadas depois de um determinado período de trabalho contínuo, físico e/ou mental, será suficiente para repor as suas energias.

10 minutos de descanso a cada 2 horas de trabalho ininterruptas, por exemplo, são intervalos aceitáveis e considerados excelentes métodos para criar um padrão de recompensa pessoal pelo esforço dedicado.

Isso vai ajudar você a manter a concentração no trabalho por mais tempo.

4. Deixe o seu celular no modo silencioso

Como disse, o celular pode ser um dos maiores problemas para quem tem dificuldade de concentração.

Por isso, em vez de deixá-lo vibrando a todo momento em cima da mesa, tirando o seu foco do trabalho, mude o status para silencioso ou desligue o aparelho.

Passe a usar os seus momentos de pausa das atividades para verificar as notificações de mensagens que receber.

5. Desligue-se das redes sociais

A menos que você dependa diretamente das redes sociais para executar as suas tarefas diárias, o ideal é se manter desconectado no horário de trabalho.

As conversas por chat e os sons de notificações são fortes candidatos a interromper a sua concentração, podendo tirar totalmente o foco do seu trabalho.

Assim como o email e o celular, estabeleça horários específicos para acessar as redes sociais. Os seus momentos de pausa também podem ser utilizados para isso, se preferir.

6. Faça uma coisa de cada vez

Quando você faz mais de uma coisa por vez, pode comprometer seriamente a qualidade dos serviços entregues.

Você pode até ser multitarefa, mas o tempo gasto total diminui consideravelmente quando elas são realizadas separadamente.

O ideal é que cada tarefa seja executada individualmente para ter o máximo da sua atenção. Assim, você pode reduzir o índice de erros e o tempo gasto com retrabalhos.

7. Evite conversas paralelas

As pessoas podem perder horas conversando sobre assuntos pessoais no trabalho. Além de tirar o foco da tarefa, fica difícil retomar a concentração devido ao processamento cerebral das informações que acabou de receber.

Conversas pessoais não te trazem benefícios. Pelo contrário, impedem você de ser mais produtivo e crescer profissionalmente.

Mude isso, evitando as conversas paralelas durante o trabalho. Deixe isso para os momentos de pausa, almoço e lanche e procure focar no que está fazendo enquanto trabalha.

Se as pessoas continuarem puxando assunto com você, use a técnica do fone de ouvidos. Isso ajuda a inibir essas ações e demonstra que está focado no que está fazendo e que não quer ser interrompido.

8. Estabeleça prioridades

Você se lembra de quando falamos sobre fazer uma coisa de cada vez? Bem, você precisa saber o que fazer antes e o que pode esperar para depois.

Os trabalhos mais urgentes devem vir sempre em 1º lugar.

Focar no que é mais importante ajuda a manter a sua concentração devido ao senso de urgência que a tarefa possui. Além disso, você passa a entregar os seus trabalhos sempre dentro do prazo.

Se você tem dificuldade de concentração no trabalho, essas dicas ajudarão muito. No entanto, você pode buscar outras alternativas que combinem mais com o seu perfil.

O mais importante é reduzir ou eliminar totalmente as distrações para você focar nas tarefas e se tornar um profissional mais produtivo.

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também como ser um bom vendedor com 15 dicas que vão fazer você arrebentar a meta todo mês!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo