Como educar dinossauros da publicidade sobre marketing digital

Como educar dinossauros da Publicidade sobre o Marketing Digital

Marketing digital é uma área em constante evolução e nem todos estão preparados para mudanças. Entenda como e por que sempre estar atualizado!

Na faculdade percebi a dificuldade do preparo dos alunos para o mercado. Vi muitos conteúdos desatualizados e a insistência do ensino tradicional por parte da instituição.

É claro que existem exceções, tive professores maravilhosos que abordaram conceitos que são importantíssimos para a minha bagagem profissional. Porém, a maioria dos alunos não tiveram essa oportunidade.

O problema é que, ao não termos profissionais preparados para o mercado, nos deparamos com a dificuldade de nos inserir no meio da evolução constante que a era digital nos proporcionou.

Se você não procura se atualizar o tempo todo, infelizmente, o obsoleto irá te engolir.

Por isso, achei importante dividir com você maneiras de educar os publicitários tradicionais sobre o marketing digital.

Por que é importante se atualizar?

Você já ouviu falar sobre transformação digital?

Estamos vivendo uma época em que as empresas estão sofrendo pressão para se tornarem digitais e essa pressão vem principalmente do seus clientes.

Isso acontece porque os seus clientes já são digitais e esperam que você seja também.

Além disso, o perfil dos consumidores mudou e continua mudando constantemente com a aceleração da era digital.

As empresas estão investindo na transformação digital para utilizar a tecnologia como forma de dar velocidade à resposta, fornecer um atendimento personalizado, colocar o cliente no centro da estratégia e melhorar o desempenho e o alcance da sua marca.

Neste caso, as empresas que adotam o marketing digital se beneficiam, porque no mundo digital o volume de dados é grandioso e serve como fonte de informações sobre as preferências dos clientes. Isso te ajuda a ganhar a confiança deles e vender mais.

Portanto, cada vez mais, as empresas precisam ser rápidas para conseguir se adaptar e se digitalizar.

Quais os benefícios do marketing digital?

Existem vários benefícios para as empresas que fazem o marketing digital. Para mostrá-los você precisará ser persuasivo e utilizar bons argumentos.

Porém, para fazer isso é preciso saber os principais motivos de adotar essa estratégia. Confira alguns deles.

Você ficará perto do seu cliente e do seu concorrente também

A maioria dos brasileiros possuem acesso à internet e os consumidores não pensam duas vezes para procurar seu produto nos mecanismos de busca.

De acordo com a E-commerce Trends 2017, 98,8% dos brasileiros já efetuaram uma compra virtualmente.

e-commerce trends

Além disso, não podemos esquecer que a competição na internet é acirrada.

Ela facilitou a compra e a divulgação da sua marca. Não se esqueça que seu cliente espera te encontrar lá, portanto faça o seu melhor para ser a primeira opção dele!

É melhor que seu cliente ache você quando for fazer alguma pesquisa, e não seu concorrente.

Mantém o seu relacionamento com o cliente

Além de estar por perto, o marketing digital mantém o contato com o seu cliente.

Ele permite que a relação com cada um seja personalizada e pensada na melhor experiência com a sua marca.

Com isso, as pessoas se sentirão mais envolvidas e criarão afeto com a sua empresa. Isso aumenta a chance deles te indicarem para outros e fidelizar.

Atinge o público certo

A internet deixa sua marca visível por 24 horas e uma variedade de pessoas podem te procurar quando quiserem.

Porém, no marketing digital você consegue atingir o público certo.

Com o marketing de conteúdo, por exemplo, você pode segmentar sua estratégia e atingir sua persona, ou seja, seu cliente ideal. Tudo isso planejando, analisando dados e medindo seus resultados.

Atualmente, existem várias ferramentas que geram relatórios com os resultados da sua campanha de maneira imediata.

Portanto, ficará mais fácil e mais rápido tomar uma decisão relacionada a alguma estratégia e certificar-se que a escolha que você tomou foi a melhor entre as outras disponíveis. Além disso, você diminui os riscos de atingir o público errado.

Você se tornará referência

Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas é o Inbound Marketing.

Com está estratégia, você utilizará a geração de conteúdo para atrair e mostrar que você é a melhor opção do mercado para ele.

Ela aumenta a autoridade do seu site nos mecanismos de busca, fazendo com que ele fique na primeira posição do Google quando um potencial cliente estiver procurando por uma solução.

Assim, o Inbound torna sua empresa referência no assunto e passa confiança para as pessoas.

Você vai gastar menos

O marketing tradicional, na maioria das vezes, possui custos absurdos. Uma campanha na televisão pode custar caro e vai atingir um público que não foi segmentado.

Já o marketing digital é muito mais barato e otimiza o seu investimento.

Com ele, você pode definir para quem você deseja direcionar a sua campanha e utilizar as redes sociais e os mecanismos de busca para divulgar o seu negócio.

De acordo com a pesquisa O Estado do Inbound da América Latina e Brasil 2017 da Hubspot, as práticas de inbound marketing geram 60% de leads qualificadas. Enquanto isso, as estratégias de outbound marketing geram somente 15% de leads qualificadas.

Estado do Inbound na américa latina

Facilitará o trabalho do time de marketing

No marketing digital existem duas estratégias que facilitam, e muito, o trabalho do time de marketing. Essas estratégias são a nutrição de leads e a automação das tarefas.

A base do marketing é nutrir o relacionamento entre marca e consumidor, e o marketing digital trouxe várias ferramentas para facilitar esse processo.

A automação de marketing procura otimizar e automatizar esses processos, para facilitar o trabalho do time e ganhar tempo.

Na nutrição de leads, por exemplo, no qual você ensina seus potenciais clientes sobre a sua empresa sem mencioná-la comercialmente e divide conteúdos sobre o seu universo, tem como objetivo criar um laço com o cliente em potencial.

Além disso, quando bem executada, ela garante uma melhoria na comunicação com seu público, além de abrir espaço para a construção da imagem e reputação do seu empreendimento.

Ajuda a vender mais

Com os resultados da sua estratégia mensurados de forma imediata, a sua empresa saberá como definir melhor as suas estratégias e identificar oportunidades de negócio.

Desta forma, o volume de clientes será maior e o ciclo de vendas será mais rápido.

Isso ajudará também o seu time de vendas. O vendarketing são estratégias de marketing de conteúdo alinhada com as estratégias de vendas.

No marketing de conteúdo, desde o primeiro contato, o cliente em potencial passará pela jornada de compras.

Nesta jornada, ele vai ler conteúdos relevantes para aprender sobre a solução que sua empresa oferece. Desta forma o esforço do time de vendas será minimizado, pois o cliente já chegará educado quando entrar em contato e facilitará a venda.

Segundo uma pesquisa HubSpot, leads nutridos registram uma média de 20% de aumento em oportunidades de vendas.

Você administra a imagem da sua empresa

A imagem da sua empresa é muito importante no mundo digital.

Existe uma variedade de canais através dos quais você pode divulgar a sua empresa e defender os valores da sua marca.

Além disso, as redes sociais, por exemplo, fazem com que você tenha um contato mais próximo com os clientes e isso cria um afeto e conexão com a sua marca.

Nas redes sociais, você pode criar uma personalidade para a sua marca e definir como ela irá interagir com os usuários: ela fala a partir de um gênero? Faz piadas? Usa qual tonalidade? Qual as gírias que seu público utiliza?

A Netflix é um exemplo de empresa que faz essa comunicação com os seus clientes. Ela utiliza uma linguagem própria e brincalhona que é cheia de carisma.

Netflix

Faça cursos sobre Marketing Digital

Investir no marketing digital é uma boa alternativa para uma empresa que quer divulgar seu negócio sem investir muito.

Além disso, com está estratégia você garantirá uma maior relevância e engajamento com a sua marca. Desta forma, você aumenta suas chances de atrair e fidelizar mais clientes.

Agora que você já sabe quais os seus benefícios, será mais fácil educar as pessoas que não sabem muito sobre este tema.

Porém, acredito que existem muitos termos e vertentes que você pode aprofundar o seu conhecimento. Este texto foi somente uma introdução para uma estratégia rica de possibilidades!

Investir em cursos específicos é uma ótima solução para se especializar em certas áreas do marketing digital que você considere mais importantes ou que ainda não conheça tão bem.

Confesso que quando percebi a necessidade de estudar mais sobre estes assuntos a primeira coisa que fiz foi procurar um curso.

Decidi fazer isso porque todas as vagas das empresas que eu concorria pediam estes conhecimentos e eu não fazia ideia do que tudo isso significava.

Me aventurei nos cursos gratuitos da Universidade Rock Content: o de marketing de conteúdo e o de produção de conteúdo para web. Desde então, me apaixonei pela área.

No entanto, se ainda resta alguma dúvida de que o Marketing Digital é uma das modalidades mais importantes de marketing atualmente e se você quer saber mais sobre está estratégia confira nosso ebook completo e gratuito sobre marketing digital!

ebook-marketing-digital-baixe-agora

  • Depois que aprendi os conceitos de se trabalhar com lista de e-mails, acabei deixando bem de lado a ideia de criar ”conteúdos de valor” para minha persona para ranquear nos buscadores, sabendo que a maioria das empresas interessadas em ranquear e ter leads grátis fazem ”conteúdos de valor” cheios de palavras chaves propositais.

    Para uma empresa que tem capital de investimentos o melhor seria partir logo para a publicidade paga, em busca de leads ao invés de ficar criando conteúdos aleatórios, a não ser que quem for criar esses conteúdos ame o que esteja fazendo.