Melhores encurtadores de URL

Conheça os 10 melhores encurtadores de URL disponíveis online!

Os encurtadores de URL podem ser a solução perfeita para tornar os seus links mais atrativos e otimizados. Conheça a seleção que fizemos com os 10 melhores do mercado e escolha o seu preferido!

Se você tem uma estratégia de redes sociais já sabe que nem sempre os links originais do seu site ou blog podem ser usados em sua forma integral.

Por mais que as suas URLs sejam bem estruturadas e semânticas, é só uma questão de espaço. Além disso, há outros casos nos quais usar um encurtador de URL também faz muito sentido.

Nessas horas, a que ferramenta você recorre? Se ainda não sabe ou já testou várias e não sabe por qual decidir, vai gostar deste artigo.

Vamos fazer uma análise dos prós e contras das opções mais conhecidas no mercado. Isso vai te ajudar a decidir de forma rápida e precisa.

Está pronto? Então vamos começar!

Por que conhecer os diferentes encurtadores existentes?

Basicamente porque o fim está próximo!

Que tipo de promessa apocalíptica é essa? Bem, se você acha que não precisa se preocupar com nenhuma ferramenta porque já usa o famoso Google URL Shortener, é bom se preparar.

A empresa já anunciou que vai descontinuar a ferramenta em 2019. A boa notícia é que com as alternativas mostradas aqui você nem vai sentir saudades. 

E se nunca usou o recurso do Google, não sentirá vontade de conhecê-lo. 

Conheça os 10 melhores encurtadores de URL

Separamos 10 dos melhores encurtadores de URL do mercado e vamos mostrar uma análise dos prós e contras de cada opção. 

No fim deste artigo, você terá totais condições de escolher o encurtador que melhor se encaixa nas suas necessidades.

E caso sinta que vários deles resolvem o seu problema de forma satisfatória, faça um teste rápido e veja qual tem a melhor experiência de uso, tanto para você quanto para outras pessoas que trabalhem ao seu lado.

Sem enrolação, aqui vai a análise:

1. Bitly

O Bitly é um dos encurtadores de URL mais conhecidos do mundo, já por alguns anos. 

Isso deve ter algo a ver com o plano gratuito muito generoso que o serviço oferece. As funcionalidades desse plano servem facilmente as necessidades de um pequeno negócio, então vale a pena conhecê-lo melhor.

Os recursos da conta gratuita incluem:

  • personalização de URLs encurtadas;
  • rastreamento de cliques;
  • revelação dos principais compartilhadores;
  • dados geográficos das pessoas que clicam nos links.

Tudo isso pode ser feito para até 500 links personalizados ou 10.000 não personalizados. Nada mal, não acha?

Se você não quiser nenhum desses recursos, também pode apenas usar o encurtador direto na página inicial do Bitly, sem se cadastrar. Mas, nesse caso, talvez faça ainda mais sentido para você conhecer nossa próxima opção, o TinyURL.

2. TinyURL

Essa ferramenta é para quem não quer praticamente nenhum recurso além do encurtamento das URLs. Para você ter ideia, o TinyURL é tão simples que não exige cadastro, nem tem plano pago com mais funcionalidades.

Esse é também o seu ponto fraco. Caso você busque algo mais robusto essa, com certeza, não é a melhor escolha.

Por outro lado, se você quer o básico do básico sem dor de cabeça, é só acessar o site e colar o link que deseja encurtar. Dá até para personalizar parte dos links de forma rápida e fácil.

Se você estiver com dúvida sobre a qualidade do redirecionamento, vai ajudar saber que mais de 1 bilhão de URLs são encurtadas todo mês no TinyURL.

3. URL Shortener by Zapier

O Zapier é uma ferramenta de automação incrível, que pode ser usada de muitas formas na sua estratégia de marketing. 

E o pessoal responsável pelo sistema criou uma ferramenta específica para encurtar links de forma automática. Como assim?

Imagine que depois de publicar uma foto no Facebook você queira criar um link desta foto e salvar em uma planilha do Google. Com essa ferramenta, é possível fazer esse processo automaticamente, e o link gerado já será curto.

Incrível, não? Apesar disso, essa função é um pouco mais específica que as oferecidas pelos demais, e nem todo mundo precisa desse tipo de recurso.

O recurso faz parte do plano gratuito do Zapier, então você não paga nada por ele.

4. Is.Gd

De todas as opções vistas até agora, o Is.Gd é o que mais se aproxima do Bitly, e é até melhor em alguns aspectos. 

O site também permite que você encurte qualquer URL de maneira prática sem cadastro. Mas diferente do Bitly, também dá para customizar o endereço e rastrear seus cliques sem se cadastrar.

Além disso, você consegue gerar um código QR da URL, se quiser. Isso é bem útil para colocar em material impresso, como banners e cartões de visita.

Por outro lado, o Is.Gd não possui uma interface tão gráfica e agradável quanto a do Bitly. Fazer um simples cadastro na outra ferramenta pode compensar a organização maior e a facilidade de uso.

5. Ow.ly

O Owly é o encurtador de URLs do Hootsuite, uma das principais ferramentas de social media do mundo. Isso quer dizer que se você quiser usar o Owly, precisa de uma conta no Hootsuite.

Essa ferramenta tem um funcionamento parecido aos que já vimos: oferece customização e relatórios de tráfego que podem ser essenciais para a análise da sua estratégia online.

Além disso, como o Zapier, permite encurtar um link de forma automática assim que agendar um post para publicar nas redes sociais.

Ainda assim, se você não usa o Hootsuite para agendar seus posts nas redes sociais é mais fácil escolher outra opção. Afinal, o Owly não é tão superior a nenhum dos encurtadores que já vimos aqui.

Marketing de Conteudo e Dados

6. Encurtador

O Encurtador é mais uma alternativa de encurtador simples e direto. Parecido ao Google Shortener, basta entrar no site e colar a URL desejada a encurtar. 

Como é padrão, você poderá também acompanhar a quantidade de cliques que o link receber, mas só isso. O ponto forte dessa ferramenta é que, além de simples, ela está disponível em português.

Apesar disso, o termo “encurtador” aqui pode parecer pegadinha, já que dependendo do tamanho seu link, ele ficará do mesmo tamanho depois de encurtado. O motivo?

A formatação do link nessa ferramenta é “encurtador.com.br/xxx”, ou seja, nada realmente curto. 

7. Yourls

O Yourls encurta até o próprio nome, já que é um acrônimo para “Your URL shortener”. E ele é diferente de tudo que vimos até agora, pois não se trata de um site que você acessa para fazer o procedimento.

Antes, é um sistema de código aberto que você instala e roda no próprio servidor. É como se você fosse criar seu próprio encurtador, usando um modelo pronto. 

Com ele dá para escolher se seus links serão públicos ou privados e usar um bookmarklet para encurtar qualquer URL direto no navegador, com apenas um clique. Por fim, ele conta com algumas funções de rastreamento também.

No geral, se você quer maior poder de customização e controle de todos os links que encurta, essa pode ser a sua escolha. 

Do contrário, não precisa se dar ao trabalho de instalar uma solução num servidor próprio quando existem tantas outras de qualidade prontas para usar.

8. Rebrandly

O Rebrandly vai um pouco além do que o encurtador de URLs comum faz. O foco dessa ferramenta é personalizar as suas URLs para que elas sejam mais eficazes em atrair cliques.

Por isso, apesar de oferecer relatórios de cliques e outras atividades de rastreio, o principal recurso é a possibilidade de customizar de forma ampla suas URLs, e não apenas de forma superficial, como na maioria dos casos.

O plano gratuito do Rebrandly permite até 1000 personalizações em 1 domínio. Também dá para criar códigos QR, o que é sempre bom. Existe ainda um plano pago, mas para começar o plano grátis é mais que suficiente.

9. T2Mio

O T2Mio é outro serviço completo de encurtamento de URLs. Isso significa que ele tem todos os recursos que você pode querer. Quando usar o T2Mio você verá duas interfaces.

A primeira com dados geográficos sobre quem clicou no seu conteúdo. Já a segunda tem informações sobre os aparelhos que usaram, navegadores, etc.

Isso dá uma visão bem completa de quem clica nos seus links, o que pode ser útil e gerar insights úteis para a sua estratégia.

Além do básico, há dois recursos que se destacam ainda mais. O primeiro é a criação automática de um código QR assim que os links são encurtados.

O segundo é que você pode segmentar seus links para áreas em que deseja que eles tenham maior impacto. 

A ferramenta tem um plano gratuito, sem limite de URLs encurtadas ou rastreadas. O plano pago, que custa U$7,00 e é voltado para pequenos negócios, também tem várias funções interessantes.

10. Bl.ink

O Bl.ink é uma ferramenta paga para pequenas empresas, e oferece tudo que você precisa para encurtar suas URLs e acompanhar o progresso delas.

Você pode se aprofundar bastante na página de estatísticas, acompanhar os conteúdos mais populares, ver em quais momentos do dia as pessoas clicam mais nos seus links, de onde elas são, adicionar tags específicas e muito mais.

Apesar disso, a falta de um plano gratuito, quando há outras opções igualmente boas de graça, pode ser um problema.

Como deu para perceber, todos os encurtadores dessa lista são de qualidade. O que você precisa decidir é apenas qual se aplica melhor para o seu uso

E não se prenda demais caso perceber que vários deles te servirão bem. Apenas escolha um siga com ele. Isso o ajudará a continuar se concentrando no principal, que é gerar valor para os seus clientes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo das URLs e das otimizações? Então não deixe de conferir também esses outros conteúdos que selecionamos para você!

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 Descubra o que é URL e como ela é decisiva para o sucesso da sua estratégia digital
👉 URL Builder: aprenda como criar uma URL rastreável!
👉 As 15 melhores práticas de SEO para a estrutura de URLs
👉 O que é SEO: o guia completo para você entender o conceito e executar sua estratégia

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo