Erros em Landing PagesVender é uma missão complicada que exige paciência, dinamismo e mais uma série de habilidades importantes. Mas, isso quer dizer que é preciso algum tipo de dom para ser um vendedor de sucesso?

">

7 erros que você não deve cometer em uma Landing Page

Se você já possui uma estratégia de geração de leads, você com certeza já faz o uso de Landing Pages e sabe o quanto elas são importantes.

Por isso, para não comprometer os seus resultados e alcançar o potencial máximo de cada nova oferta, você precisa ter cuidado ao criar suas páginas, otimizá-las e evitar erros comuns que podem colocar todo o trabalho a perder.

Nós listamos os piores — mas recorrentes — erros que as equipes cometem na hora de gerar Landing Pages, para que você consiga evitá-los e tenha uma estratégia de sucesso.

Mas antes, vamos ver se o conceito sobre essas páginas está claro para você.

O que são Landing Pages e por que elas são tão importantes

Landing Pages são páginas de conversão.

A função delas, dentro de uma estratégia de Marketing Digital, é levar o seu visitante a realizar uma ação e consequentemente se tornar um lead da sua empresa.

É que, geralmente, quando em troca da oferta disponível na página — um ebook, cadastro em um webinar, uma ferramenta ou similares — o visitante preenche um formulário com algumas informações de contato, como nome e email.

Somado o interesse do visitante ao preencher a página mais suas informações de contato, ele se torna uma oportunidade para sua empresa.

Com isso, você pode nutrí-lo para que ele continue o seu trajeto até o fundo do funil de vendas, ou pode, através da sua equipe comercial, entrar em contato com ele.

Por isso essas páginas são tão importantes: além de disponibilizarem uma oferta que gera valor para a sua persona, elas ainda te ajudam a conhecer mais o seu público e a estreitar o seu relacionamento com potenciais clientes.

Os piores erros de uma Landing Page

Sempre é bom aprender com nossos erros, ou com os erros dos outros.

Por isso, depois de centenas de Landing Pages, nós aprendemos algumas lições valiosas e que podem fazer toda a diferença na sua estratégia.

Apesar de o objetivo ser sempre de converter, não devemos fazer isso a qualquer custo, o que inclui usar táticas “black hat” e prejudicar a experiência dos usuários.

Por isso, vamos apresentar alguns erros que prejudicam o desempenho de uma Landing Page e como evitá-los.

Veja!

1. Usar pop-ups invasivos

Pop-ups estão entre os elementos mais usados para aumentar as conversões, e sem dúvida muitos testes podem até confirmar isso.

Mas tome cuidado para não prejudicar a experiência do usuário com pop-ups invasivos ou que não fazem sentido!

Eles podem orientar o usuário sobre a conclusão da sua ação, como uma prévia antes da “Thank You Page”, mas não devem aparecer desviando a atenção do usuário em realizar sua conversão, afinal essa é a principal função da página.

2. Enganar os visitantes

Talvez você esteja se perguntando: “De que forma eu poderia enganar um visitante?” Acontece que há várias maneiras sutis de fazer isso.

A primeira delas é por não cumprir o que promete.

Não adianta nada criar uma página fantástica, cheia de soluções para a persona, se o material não estiver à altura das promessas.

Outro problema seria usar os dados pessoais  —  principalmente o email  —  para enviar spam ou, pior ainda, vendê-lo para quem compra listas de emails.

3. Deixar a pessoa sem saída

Nós passamos tanto tempo fazendo com que as pessoas resolvam entrar na página de conversão que pode ser difícil vê-las sair.

Mas, ainda assim, é papel da sua página convencê-la a realizar a ação e, caso ela se negue, você não pode fazer nada a não ser usar os seus dados de rejeição para melhorar suas próximas Landing Pages.

Porém, ainda é bem comum ver táticas que fazem de tudo para impedir os visitantes insatisfeitos de deixar uma Landing Page, como os já comentados pop-ups, além de scripts que deixam a página mais lenta.

4. Conteúdo em excesso

Muito se diz por aí que conteúdo é rei, tamanha sua importância. E isso não é exagero, afinal é o conteúdo que vai persuadir o público.

Por outro lado, exagerar na quantidade de material apresentado pode certamente colocar tudo a perder.

Por “falar demais” você corre o risco de transformar uma Landing Page em uma longa proposta de negócios, sem qualquer poder de conversão, dificultando que o leitor identifique os benefícios.

5. Conversa de vendedor

De certo modo, podemos comparar uma Landing Page a um show de mágica.

Todo mundo procura descobrir como o truque é feito, mas na realidade quer se maravilhar com a ilusão criada.

Quem se depara com a sua oferta desconfia um pouco mas, no fundo, quer aceitar a oferta. E a linguagem usada pode tanto eliminar como reforçar essa desconfiança.

Por isso, é importante pensar em como a sua mensagem está sendo passada, e a chamada “conversa de vendedor” não tem tanta credibilidade, e pode comprometer seriamente a conversão.

As pessoas querem consultores, facilitadores e amigos. Em contrapartida, a imagem do vendedor  —  que só tem interesse em vender  —  parece se distanciar disso.

6. Não promover sua página

Quanto mais pessoas entram em sua Landing Page, maiores são as suas chances de gerar mais leads, certo?

Porém, o erro de muitos times e que, inclusive, leva muitas pessoas a questionar os benefícios da geração de leads por meio de Landing Pages, é a falta de promoção dessa página.

Se as pessoas não ficarem sabendo da sua oferta, como elas irão converter?

Divulgue em seu blog, redes sociais e lance suas novidades por email nas newsletters ou em emails próprios de lançamento de materiais ricos.

Só assim o seu público terá conhecimento dos seus conteúdos e poderá acessar suas páginas, aumentando inclusive as chances dela conseguir um bom posicionamento nos motores de busca.

7. Não acompanhar os resultados

Você criou as Landing Pages e fez um bom trabalho de divulgação. Isso tudo é ótimo!

Porém, você sabe exatamente quantos leads ela gerou? Ou, de todas as pessoas que acessaram a página, quantas converteram?

Esses números são tão importantes quanto a análise dos seus blog posts, porque dizem muito a respeito da qualidade da sua estratégia e também do comportamento da sua persona.

Por isso, além de criar materiais que geram valor e Landing Pages que convertem, analise os resultados de cada campanha e aperfeiçoe os seus próximos lançamentos, garantindo uma melhora constante!

Reparou como são todos erros de abordagem, simples de corrigir?

Muitas vezes é nos detalhes que se desperdiça o potencial de uma boa campanha de marketing. Por isso, atenção é tudo!

E se você aprendeu quais erros não deve cometer, que tal aperfeiçoar ainda mais a conversão das suas Landing Pages através de testes A/B?