escalar vendas de empresas SaaS

Como escalar as vendas do meu SaaS?

Escalar as vendas é fundamental para qualquer tipo de empresa. Principalmente em startups, que buscam um crescimento acelerado e, muitas vezes, conseguem alcançar aportes importantes se apresentam um cenário positivo, tomar medidas para alavancar as vendas é crucial.

Segundo o Diego Gomes, nosso co-fundador aqui da Rock Content e também CMO, “o SaaS, ou Software as a Service, no Brasil, atingiu um ponto de inflexão, em que o crescimento do mercado é inevitável”. Um dos principais fatores para essa certeza é a possibilidade de escalar as vendas que as empresas conseguem alcançar.

Escalabilidade é criar algo que muitas pessoas se interessarão, criando estratégias para atender todos esses potenciais consumidores.

Porém, não pense que esse plano de ação deve se limitar apenas ao time de vendas. Toda a empresa deve ser envolvida, pensando nos diferentes estágios da jornada do cliente, desde os primeiros contatos até o suporte ao pós-venda.

Por isso, para que você saiba como escalar as vendas do seu SaaS, criamos este artigo. Mostraremos como deve ser o trabalho nos diferentes setores e como preparar o seu negócio para crescer. Confira!

Qual é a importância da escalabilidade no negócio?

Abrir uma empresa definitivamente não é uma tarefa fácil. Há várias preocupações para o empreendedor, além da própria falta de experiência ou capacitação para gerir o negócio e fazer com que ele cresça.

As empresas que são denominadas como startups buscam um crescimento acelerado e, muitas vezes, concorrem a um aporte financeiro para criar uma estrutura saudável a curto prazo.

Para conquistar esse suporte, um dos principais fatores avaliados é justamente a escalabilidade do negócio, o quanto ele pode crescer.

Pensar em uma solução que tenha um público-alvo muito pequeno ou que possa sofrer alterações com novos produtos ou serviços a curto prazo, pode não ser uma boa ideia.

Limitar a empresa logo no início de sua operação pode reduzir as chances de sucesso e fazer com que ela pare em sua trajetória.

Como pensar em uma solução escalável?

Então, para que um negócio alcance o sucesso e consiga escalar as vendas, precisamos analisar o produto ou serviço e identificar essa característica.

Para isso, pense na solução que você deseja apresentar ao mercado.

  • qual é o seu público-alvo?
  • como a solução pode ajudar as pessoas?
  • quais são os problemas que serão resolvidos?

Essas questões são muito importantes e devem ser respondidas antes mesmo da criação da empresa.

Como estruturar os setores para escalar as vendas?

Agora, mostraremos as principais dicas para que você consiga escalar as vendas do seu SaaS. Veja:

Estude o seu mercado

O primeiro passo para criar um negócio de sucesso, seja um SaaS ou não, é conhecer muito bem o mercado. Você estará dedicando tempo e recursos ao seu negócio e não faz nenhum sentido fazer isso sem saber o tipo de mercado que deseja entrar.

Então, avalie o seu público-alvo, conheça seus concorrentes, saiba quais empresas podem lhe ajudar a acelerar o crescimento com parcerias e analise o tamanho desse mercado.

Sempre tenha em mente que você quer escalar as vendas, então essas informações são básicas nesse objetivo!

Faça um estudo de crescimento da empresa

Depois que você obteve as informações listadas no tópico anterior, é hora de estabelecer objetivos, metas e um estudo de crescimento. Mas estipular um crescimento logo no início do meu negócio? Com certeza!

Se você não cria um objetivo, qualquer ponto alcançado será suficiente, mesmo o mais inexpressivo.

Então, estipule as metas de crescimento até mesmo para saber qual será a estrutura necessária para atender as demandas. Claro, nada impede que você altere o plano durante a operação, mas é muito interessante já ter um guia para caminhar.

Uma boa ideia para alavancar as vendas é estipular, junto ao time de marketing, grandes empresas que podem adquirir a solução. Essa é uma forma de gerar vendas maiores para a organização, além de criar casos de sucesso com nomes de referência no mercado, atraindo novas oportunidades de negócio.

Solidifique a sua cultura

Outro ponto determinante para escalar as vendas é a cultura da empresa. Isso influencia bastante o desempenho nos negócios.

Empresas que possuem uma solidez na identidade conseguem atrair clientes mais qualificados e engajados, gerando resultados expressivos.

Além disso, é muito mais fácil implantar uma cultura quando o negócio está começando do que simplesmente mudar toda a identidade de uma marca já em andamento, com profissionais que já conhecem e executam outras formas de trabalho.

Então, deixe muito claro os objetivos, missão e valores da marca, tanto para o público interno quanto aos clientes.

Quebre as barreiras da comunicação

Aqui está um dos principais fatores para conseguir escalar as vendas do seu SaaS: a quebra das barreiras de comunicação.

Empresas engessadas, com um grande número de setores, com metas separadas e uma má comunicação interna têm uma grande dificuldade em gerar engajamento aos colaboradores e fazer com que eles trabalhem em equipe.

É fundamental ter setores bem definidos, com as passagens de bastão bem treinadas para que cada colaborador saiba de suas responsabilidades e pense no processo como um todo, e não apenas no setor que ele pertence.

Se todos os envolvidos estiverem empenhados em gerar valor para a empresa, e não para o setor específico, os bons resultados serão divididos por todas as equipes, gerando uma maior satisfação e produtividade.

Integre os setores

Se os setores trabalham de forma isolada, com metas separadas, os conflitos já são esperados. Em muitas empresas que trabalham dessa forma, marketing e vendas vivem em constante tensão.

Marketing reclama que consegue gerar as oportunidades, mas que elas não são bem aproveitadas pela equipe de vendas. Já os vendedores comunicam que os leads não chegam com a qualificação suficiente para que os negócios sejam concretizados, culpando o setor de marketing.

Esse conflito não faz nenhum sentido, já que somente com o sucesso de ambas as equipes a empresa consegue conquistar os seus objetivos. Esse é só um exemplo de como trabalhar isoladamente pode ser fatal para o seu negócio.

Se observamos a jornada de compra, veremos que todo o caminho deve ser semelhante a uma corrida de bastão, em que vários atletas possuem o mesmo objetivo, de alcançar em primeiro a linha de chegada, e para isso eles devem trabalhar em equipe, cada um com o seu percurso de responsabilidade.

Nas empresas ocorre da mesma forma. O setor de marketing pode criar ações, como anúncios nas redes sociais, por exemplo, e atingir um potencial interessado. Então, essa pessoa visita o site, confere o blog com conteúdos relevantes e vai ganhando mais conhecimento sobre a solução.

Quando esse alvo está pronto para um contato, ele pode ser chamado em uma conversa ou solicitar o atendimento no chat online, por exemplo. A equipe deve receber essa pessoa, avaliar a necessidade e possibilidade de entrega do serviço.

A partir daí, ele pode ser passado aos vendedores, que farão todo o caminho até a conclusão do negócio.

Acha que acabou? Nem pensar!

Se você deseja criar um negócio de altos resultados, deve se preocupar com o sucesso do seu cliente. Para isso, o pós-venda é fundamental. Depois que a compra é feita, outra equipe estará engajada a garantir uma melhor implementação e utilização no dia a dia.

Conseguiu perceber como o trabalho em equipe é muito mais representativo do que uma única pessoa buscando atingir o seu objetivo?

Busque profissionais diferenciados

Para escalar as vendas você precisará reunir uma equipe realmente boa. Estamos falando de profissionais com habilidades extraordinárias, como os que temos aqui na Rock!

Cada pessoa tem uma parcela de responsabilidade em nosso sucesso. Para isso, contamos com um processo de entrada bem rígido, analisando as características, adequação com a cultura da empresa e capacitação necessária.

Ter gente boa no lugar certo é a chave do sucesso em grandes negócios, como já definiu Jorge Paulo Lemann, empresário de referência no nosso país e no mundo, com empresas como AB Inbev, Heinz e Burger King.

Tenha uma boa equipe financeira

Por fim, não podemos nos esquecer de manter sempre o controle financeiro do negócio. Afinal, muitas empresas acabam fechando as portas de forma prematura justamente por não controlar os gastos.

Então, contar com uma boa equipe financeira é primordial. Ela deve controlar os valores de investimento, os custos fixos com os colaboradores e também os valores variáveis, relacionados à estrutura.

Sempre que houver um sinal de alerta nas finanças, faça uma análise dos custos e tente manter o seu negócio saudável, pronto para escalar as vendas e gerar lucro.

Portanto, como vimos em nosso artigo, escalar as vendas do seu SaaS deve ser sempre buscado para que o negócio alcance os resultados esperados.

Ao criar uma empresa, preocupe-se na escalabilidade que ela tem, em como ela pode crescer e o que você deve fazer para garantir esse progresso.

Listamos algumas dicas importantes para isso. Tenha atenção com cada uma delas e aplique no seu empreendimento.

Gostou do nosso conteúdo sobre como escalar as vendas do SaaS? Agora, leia sobre o marketing tradicional e o digital, encontrando qual deles você deve usar na sua estratégia!

 Ebook Times de Marketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo