Escritório de Publicidade

8 dicas para contratar o escritório de publicidade ideal

Entenda como contratar o escritório de publicidade ideal para alavancar sua estratégia. Aqui você confere 8 dicas para colocar em prática.

Impulsionada pela alta competitividade entre as empresas no mercado, a publicidade é um dos segmentos que mais cresce no mundo.

Esse fator tem contribuído para que muitos gestores busquem cada vez mais ajuda profissional, como um escritório de publicidade, para auxiliá-los em uma estratégia de sucesso.

Acredite, realizar essa tarefa sozinho é realmente trabalhoso e, sem as experiências, as habilidades e os conhecimentos necessários, todo o potencial da estratégia pode ser comprometido.

Se você deseja criar e levar uma mensagem mais adequada para o seu público-alvo, deve contratar um escritório de publicidade, pois ele ajudará a direcionar os seus esforços para o lugar certo. Além disso, terá mais tempo para cuidar da parte estratégica do negócio.

Mas como escolher uma agência que realmente contribua para melhorar os resultados? Não se preocupe. Neste post, apresentamos 8 dicas simples e eficientes de como contratar o escritório de publicidade ideal para a sua empresa. Confira:

1. Descubra as principais funções do escritório de publicidade

Muita gente acredita que as agências de marketing e publicidade vendem soluções prontas como uma receita de bolo. Contratam um escritório e, quando as vendas não melhoram rapidamente, culpam os profissionais.

No entanto, o trabalho principal de uma agência de publicidade é combinar o seu produto ou o seu serviço com um público-alvo que precisa do que está vendendo. Isso pode levar tempo, especialmente em um segmento com ciclos de venda muito longos.

O ideal é que, antes de contratar a agência, pergunte sobre os serviços que ela oferece e sobre as funções que desempenha para entregar os resultados que promete. Assim você fica mais seguro da contratação e pode fazer projeções de resultados mais realistas.

2. Busque agências com o mesmo objetivo que o seu

Todo gestor, quando contrata uma agência de marketing e publicidade, está pensando no crescimento do negócio, certo? Isso implica escolher um escritório cujos profissionais pensem como você.

Atualmente, alguns escritórios de publicidade estão adotando estratégias que alinham os interesses dos clientes com os seus próprios, tornando as estratégias ainda mais eficientes.

Isso acontece porque a agência vincula o seu nome como parceiro da empresa que está divulgando, crescendo junto com ela. Esse trabalho é importante, pois o esforço dedicado a publicidade será maior, uma vez que ambos, juntos, almejam a mesma coisa.

3. Analise o nível de capacitação dos profissionais

Na maioria das vezes, durante a negociação e a conversa sobre as estratégias, você está diante de um profissional renomado, confiante e capacitado. Mas, quando assina o contrato, passa a execução e o gerenciamento das estratégias para um estagiário ou um profissional aprendiz fazer. Isso pode colocar em risco o sucesso da estratégia.

Para evitar que isso aconteça na sua empresa, sempre pergunte aos representantes da agência sobre quem ficará responsável por desenvolver e por promover as suas diferentes campanhas de marketing. Para garantir, esteja sempre em contato com ele.

4. Pesquise os nichos que o escritório atende

Alguns escritórios de publicidade possuem melhor desempenho quando trabalham no desenvolvimento de empresas do ramo business to business (B2B). Outros focam, principalmente, no crescimento das empresas business to commerce (B2C).

Também podem ter especializações em segmentos mais específicos, não atendendo bem a outros.

Considerando esses fatores, descubra se a agência realmente pode entregar os resultados que promete no seu nicho de mercado. Para isso, peça uma lista de clientes atuais e com quem tiveram o maior sucesso. Verifique se nessa lista há empresas que atuam no mesmo segmento que o seu.

Se não houver é bem possível que seja a 1ª vez que ela atuará no seu ramo de atuação. Isso pode gerar dúvidas e inseguranças, e os resultados podem não ser tão satisfatórios.

5. Defina o nível de autonomia da agência

Pergunte a si mesmo o quão envolvido deseja estar com o marketing e se tem tempo suficiente disponível para colaborar e para participar ativamente das campanhas.

O nível de autonomia que você dará para a agência atuar sozinha poderá ser determinado com base nessas respostas.

Ou seja, você pode terceirizar e confiar as tarefas de marketing e publicidade inteiramente para a agência, ficando somente com a análise dos resultadosou pode se dedicar participando do planejamento e da execução delas.

O ideal é que, mesmo participando ativamente das estratégias, entregue um nível maior de autonomia para a agência e deixe sempre a decisão final por conta dos profissionais. Afinal, eles são qualificados e mais preparados para a função.

6. Verifique os casos de sucesso

Depois de pesquisar tudo isso sobre o escritório de contabilidade, questione sobre os projetos anteriores e o tempo de atuação para descobrir o que deu certo e o que pode representar um risco para as suas estratégias.

Para isso, consulte os cases disponíveis nos sites institucionais da empresa e solicite exemplos de estudos de caso ao profissional que está te atendendo.

Qualquer bom vendedor vai querer compartilhar os sucessos, principalmente com as marcas similares às suas.

Vá além e pesquise casos com engajamentos de longo prazo para ver o quão bem as campanhas da agência resistem ao tempo.

7. Avalie a ética dos profissionais

Ao entregar autonomia para a agência de marketing e publicidade, ela terá acesso a dados e informações estratégicas do seu negócio. Muitas vezes, essas informações são sigilosas e de alto valor.

Para garantir que essas informações não vazem ou sejam utilizadas por outras pessoas, você precisa saber se a agência é confiável e se conta com profissionais éticos e responsáveis.

Isso pode ser descoberto com base em uma boa conversa e, claro, resolvido por meio de cláusulas específicas no contrato.

Além disso, o profissionalismo é importante para garantir um atendimento e um suporte à altura do que você busca. Então, antes de contratá-la, faça testes entrando em contato para tirar dúvidas e avaliar o tempo e nível de respostas obtidas.

8. Avalie os recursos disponíveis

Além dos conhecimentos, das experiências e das habilidades, os profissionais de marketing e publicidade usam uma variedade de softwares e de metodologias para economizar tempo e oferecer os melhores resultados possíveis aos clientes.

Com base nisso, descubra como a agência atua nos bastidores. Pergunte quais ferramentas usam e quais processos executam e avalie o nível de recursos com que ela conta.

Também não adianta contar com uma infinidade de softwares e métodos diferentes se eles já estão desatualizados e ultrapassados.

Como pode ver, contratar um escritório de publicidade não é uma tarefa difícil. Só precisa ter alguns cuidados e pesquisar um pouco. Se seguir essas dicas poderá contar com estratégias mais eficientes e alcançar resultados bem melhores do que os atuais.

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também como melhorar os seus resultados com a automação de marketing e vendas!

 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo