Times de Marketing

Os 3 estágios de um time de Marketing

Estruturar um bom time de marketing faz muita diferença para o sucesso de uma empresa. Pensando nisso, criamos esse material que mostra a estrutura de times de marketing reais, com lições e desafios. Confira!

Está pensando em criar ou aumentar seu time de Marketing Digital, mas não sabe muito bem quais caminhos seguir? Uma coisa eu te garanto: independente do estágio que você está hoje, nós já estivemos em seu lugar.

Como qualquer empresa, a Rock Content não começou grande. Éramos 3, hoje somos mais de 300 e não paramos de crescer. Acredite: nós entendemos o quão desafiador é estruturar e escalar um time.

Por isso vamos te ajudar a entender quais são os estágios de um time de Marketing Digital, e quais os desafios e características dos profissionais de cada estágio.

Se você quiser entender não só os estágios de desenvolvimento, mas também como estão estruturados estes times no Brasil, como contratar e qualificar seu time e quais os principais cargos dentro do Marketing Digital, recomendo ler nosso material completo sobre Times de Marketing.

Times de marketing Banner

Mas então: quais são os estágios de um time de Marketing Digital e quais seus desafios?

Time Inicial: até 5 funcionários de Marketing Digital

Desafios:

O principal desafio de um time inicial de marketing digital é provar e ter sucesso com seu primeiro canal de aquisição online. Nesse momento, a equipe ainda está se estabelecendo, definindo principais objetivos e métricas, escolhendo onde e como investir.

Se o canal escolhido for um blog, por exemplo, o maior desafio desse time será fazer do blog um sucesso escalável e que converta tráfego em clientes.

Perfil do profissional buscado:

Geralmente, esse time começa com um profissional versátil e “faz tudo” e vai escalando lateralmente para as principais responsabilidades de Marketing Digital.

Como o time ainda não possui papéis tão claros e divididos, é importante que as primeiras pessoas sejam muito proativas, capazes de aprender rápido, coloquem a “mão na massa” e consigam resolver problemas de forma rápida.

Uma dica interessante para times de até 5 pessoas é especializar por momento na jornada de compra.

Um dia na vida do profissional:

Em um time inicial é extremamente comum que um analista de blog corporativo, por exemplo, faça chamadas de redes sociais, campanhas de email marketing ocasionais e até a criação de ebooks/ landing pages.

Isso porque o foco é que cada pessoa cuide de uma parte importante desse processo, mas muito bem.

O ideal não é estar presente na maior quantidade de canais possível, e sim ter uma boa presença em poucos canais, que realmente gerem resultado e impactem a sua audiência.

Com o tempo e o desenvolvimento da empresa e do time, as pessoas vão naturalmente se especializando em uma área, abrindo espaço — e também a necessidade — de novas contratações.

Métricas mais comuns neste estágio:

As métricas e objetivos nessa etapa do time de Marketing Digital são mais básicas: foca-se em:

# Aumento de tráfego;

# Geração de leads;

# Conversão de leads em clientes.

Por isso, com um time de 3 pessoas, por exemplo, cada uma delas pode focar em uma etapa do funil, tanto para garantir que todos tenham responsabilidades e objetivos claros, quanto para garantir que nenhuma etapa fundamental está sendo deixada de lado.

Time em destaque: 12 Minutos

O 12min é uma plataforma de leituras dinâmicas. O pessoal do 12min lê e sumariza os pontos mais importantes de livros de não-ficção em análises críticas simples de entender para que você consiga captar os pontos mais importantes do conteúdo.

Tamanho da Equipe: 4 Pessoas

Estrutura da equipe 12min

No caso deles, por ainda serem uma equipe pequena, é o CEO quem faz o papel de CMO, porém apoiado por um coordenador, o que é bem comum em empresas de menor porte.

As responsabilidades são divididas por área de foco: orgânico e pago — o que prova que dá para pensar grande, mesmo com times reduzidos.

Dois analistas são responsáveis pelas ações de Marketing focados em Inbound e, especialmente, atração de tráfego orgânico. Cada um deles foca em um aspecto dessa aquisição: parcerias, conteúdo — e todos os canais que ele engloba — e o outro fica responsável por encontrar novas oportunidades.

Do outro lado, eles tem 1 especialista focado em mídia paga para garantir que a captura de oportunidades seja totalmente cercada.

Time 12min

Time em destaque: Xerpa

A Xerpa é a plataforma de recursos humanos para você que não tem tempo para nada. Simples e fácil de usar, a Xerpa descomplica processos de admissão, demissão, marcação de férias, distribuição de holerites, comunicação com contadores e muito mais.

Tamanho da Equipe: 3 Pessoas

Estrutura equipe de marketing Xerpa

Nesse caso, com uma equipe ainda mais enxuta, mas obtendo também resultados incríveis, o grande diferencial da estrutura de Marketing da Xerpa é o foco.

Com 3 profissionais eles conseguem ter uma boa gestão e, ao mesmo tempo, 2 ações muito bem executadas de Marketing: Conteúdo e Mídia Paga .

Lembra quando falamos que é mais importante ter uma boa atuação em poucos canais? A ideia aqui é exatamente essa: determinar quais estratégias de Marketing podem trazer mais resultados para o seu negócio.

Time de marketing da Xerpa

Time em crescimento: de 5 até 20 funcionários

Desafios:

Passada a primeira etapa, o time de marketing se encontrará com novos desafios.

O time está crescendo, os objetivos e metas aumentaram e todos os profissionais de Marketing Digital estão atolados de tarefas. É preciso crescer e contratar novas pessoas para se juntarem à equipe.

Nesse momento, a equipe irá voltar seus esforços para crescer outros canais de aquisição, além do primeiro canal provado.

Exemplo: Se a empresa teve como primeiro canal de aquisição bem sucedido seu blog e as redes sociais, pode ser a hora de começar a investir em mídias pagas.

Se a empresa teve sucesso com Facebook Ads ou Google Adwords, pode ser a hora de explorar o marketing de conteúdo, e assim por diante… é tempo de crescer e aumentar o alcance além do primeiro canal de marketing provado.

Perfil do profissional:

O profissional de um time em crescimento tem um nível médio de especialização. Ele entende de forma abrangente sobre várias áreas, mas ainda não se foca necessariamente em apenas uma delas.

Esse é um dos momentos essenciais para investir em treinamento e especialização do time e prepará-lo para o que está por vir.

Aqui na Rock Content nós entendemos que essa especialização normalmente não acontece pela formação dos profissionais, e com isso percebemos a necessidade — e também a oportunidade — de criar nossas próprias certificações, tanto para disseminar o que aprendemos, quanto para capacitar as próximas pessoas que entrassem.

Por isso criamos a Universidade Rock Content e utilizamos muito nossas próprias certificações e nossas aulas no Youtube como ferramentas de treinamento e desenvolvimento da equipe.

Nessa etapa, surge também a necessidade de uma segunda camada de hierarquia no time. Se você passou da primeira etapa com sucesso, os membros mais antigos do time assumem novas responsabilidades, são promovidos e novas contratações são feitas.

O espírito de liderança e capacidade de gerir pessoas também é essencial: com um time maior e mais pessoas dentro da sua equipe é inevitável um bom processo de organização interna. Por isso, invista muito em reuniões, processo e no desenvolvimento de um calendário editorial e de atividades para seu time.

Um dia na vida do profissional:

Em um time em crescimento é extremamente comum que, em um dia típico, um gerente de conteúdo interaja com o produtor de conteúdo, um analista de email marketing e um analista de redes sociais para fazer o lançamento de um ebook para geração de leads, por exemplo.

Isso significa que todos os integrantes da equipe precisam se relacionar diretamente para manter a coesão e a coerência das ações, garantindo mesma linguagem em um mesmo propósito.

A meta do time geralmente é cada vez mais focada no número de leads qualificadas e o custo por cada novo negócio gerado na empresa.

Métricas mais comuns neste estágio:

Além das métricas do time iniciante (aumento de tráfego, geração de leads e aquisição de clientes), aqui surgem novas métricas importantes, focadas em trazer crescimento explosivo, exponencial:

# Custo Por Lead por Canal

# Taxa de Conversão de cada estágio

# CAC

Time em destaque: Viva Decora

O objetivo da Viva Decora é ajudar as pessoas a criarem a casa dos sonhos.

Atualmente eles têm mais de 129.010 fotos para inspiração divididas em mais de 40 ambientes, e também ajudam arquitetos e designers de interiores com conteúdos relacionados a gestão, inovação e marketing.

Além disso, as pessoas podem cadastrar o portfólio delas gratuitamente e serem vistas por mais de 1,7 milhões de pessoas mensalmente.

Tamanho da Equipe: 13 Pessoas

Estrutura equipe Viva Decora

O time da Viva Decora é estruturado em 2 grandes grupos, separados pela persona principal de sua oferta: B2B e B2C.

Para o time focado em atrair arquitetos, designers e outros profissionais, eles contam com uma estrutura um pouco menor, porém extremamente focada na atração orgânica.

Já para o time focado no consumidor final, a equipe um pouco mais robusta foca os esforços em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Essa ideia, de separar os times por persona, ajuda tanto na especialização dos profissionais como no refinamento da comunicação com cada público, o que melhora a geração de resultados para todos e garante que cada foco esteja bem trabalhado.

Time de marketing Viva Decora

Time em destaque: Samba Tech

A Samba Tech é uma empresa que atua no mercado de vídeos online.

Tamanho da Equipe: 13 Pessoas

Ao contrário do que muitos imaginam, a Samba optou por uma redução no Marketing, passando a equipe de outbound para o time de vendas e focando sua própria equipe 100% no Inbound.

Com isso, o Marketing passou de 21 pessoas para 14, e se estruturou de acordo com o funil de aquisição, cada um com os seus próprios OKRs: topo, meio e fundo.

Estrutura time de marketing Samba Tech

À parte disso, a equipe de design — formada por um Head de Design, um Analista, um Estagiário, Analista de Audiovisual (vídeo) — dá suporte para todas as subdivisões.

Essas mudanças ajudaram a tornar o time mais direcionado, otimizado e focado em resultados, e ainda melhorou no acompanhamento de cada profissional.

Não estamos dizendo para você demitir uma parte do seu time — perceba que eles não fizeram isso. Mas uma boa reestruturação pode impactar muito na organização e nos resultados da sua equipe, e a Samba entendeu essa possibilidade e está colhendo ótimos frutos com isso!

Time de marketing Samba Tech

Time estabelecido: mais de 20 funcionários

Desafios:

Uau! Agora seu time é estabelecido e já possui um número considerável de talentos. Há muito em jogo aqui: se algo der errado, você tem muito a perder como empresa.

Por isso os principais desafios envolvem o controle e monitoramento de todos os canais anteriores que eram o foco da sua atenção e investimento. Agora que você provou e conquistou esses canais, precisa mantê-los rodando e funcionando da melhor forma possível, com cada vez mais eficiência.

Se na fase anterior o importante era descobrir novos canais, nessa fase, além de descobrir novos canais, você tem que aumentar a eficiência de todos os canais anteriores. A análise de dados e resultados serão os melhores amigos da sua equipe de marketing digital.

Perfil do profissional:

É, chegou a sonhada hora. Sua equipe e time de gestão de marketing estão maduros.

Os membros da equipe são altamente especializados e são alguns dos maiores expoentes de suas respectivas áreas. Aqui entra também a importância do investimento em qualificar seu time — é nesse momento que esse investimento provará cada vez mais seu valor.

O perfil de um time estabelecido é altamente produtivo, analítico, focado em dados, testes, relatórios e análises.

Métricas mais comuns neste estágio:

As métricas desse time estabelecido se juntam às métricas dos outros momentos do time. Elas são muito mais focadas em eficiência e crescimento constante do que no crescimento explosivo do estágio anterior:

# Tráfego orgânico

# Geração de leads

# Aquisição de clientes

# Custo Por Lead por Canal

# Taxa de Conversão de cada estágio

# CAC

# Market Share

# Inbound Links

# Alcance

# Custo de CAC do marketing (sem contar vendas)

Time em destaque: Rock Content

Do lançamento da 1a edição desse ebook em 2016 até agora, a nossa equipe passou do estágio médio para um time estabelecido, o que tem sido uma experiência incrível para todos nós.

Passamos de 11 para 26 pessoas em pouco mais de um ano, o que mudou muito tanto a dinâmica quanto a estrutura do nosso time.

Estrutura time de marketing Rock Content

Hoje conseguimos estruturar o nosso time de duas maneiras básicas: por funil e por canal. De um lado temos o time de Aquisição, que fica responsável pelo topo de funil, cuidando da nossa estratégia de conteúdo através dos nossos blogs para as diferentes personas.

Também temos o time de Product, responsável pelo meio e fundo de funil, também separado pelos nossos blogs para cada persona, e focados em transformar nossos contatos em oportunidades para o nosso time de vendas.

Do outro lado temos os nossos times de Comunicação, responsável por nossas redes sociais, branding e comunicação audiovisual, e de Inteligência, focado em pesquisas de mercado e geração de dados relevantes, tanto para uso interno quanto para oferecer para nosso público.

E, por fim, um time responsável pela Universidade da Rock e outros canais de educação do nosso mercado, e também o time de mídia paga, que coordena todas as campanhas de ads de todos os nossos canais de aquisição.

Time de marketing da Rock Content

Com tantas pessoas, hoje nós conseguimos ampliar a nossa atuação em diversos canais, e ainda ter pessoas focadas em encontrar novas oportunidades para aumentar as nossas métricas de aquisição, conversão e geração de contatos para o time de vendas.

E, mesmo com tanta gente, ainda encontramos possibilidades de crescimento que acabam surgindo conforme novas demandas aparecem de tornar o nosso time em um padrão de níveis internacionais.

Mas tudo isso começou com 2 pessoas gerando bons resultados, entende? O grande diferencial foi conseguirmos provar o nosso valor para a empresa e a necessidade natural de crescer e fortalecer nossas estratégias.

Times de Marketing não precisam representar 70% da sua empresa, ou ter mais de 30 funcionários. Eles precisam ser organizados e focados em trazer resultados com os recursos existentes.

Se você quer entender tudo sobre como estruturar, contratar e escalar seu time de Marketing digital, nós preparamos um Ebook completo, com dados sobre a organização de times de marketing em empresas brasileiras, quais as principais qualificações e cargos a serem procurados.

Baixe o material completo através deste link!

Ebook Times de Marketing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo