estatísticas de vídeo 20172017 acabou de começar e com o início do ano sempre vem aquele incentivo para realizar antigos projetos, ter o negócio digital que sempre sonhou ou impulsionar sua empresa de maneira inovadora e realmente eficiente.

">

20 dados e previsões que vão convencer você a usar vídeos em 2017

2017 acabou de começar e com o início do ano sempre vem aquele incentivo para realizar antigos projetos, ter o negócio digital que sempre sonhou ou impulsionar sua empresa de maneira inovadora e realmente eficiente.

É o bom e velho sentimento de “Agora vai!”. Então, o ideal é que você aproveite essa vibe para começar a se planejar e pensar de que forma vai realizar seus desejos e revolucionar seus projetos no ano que começou.

Com a internet chegando a cada vez mais pessoas e oferecendo novas funcionalidades em termos de relacionamento, conexão e recursos tecnológicos, muita gente está encontrando no ambiente digital uma excelente oportunidade para ter mais sucesso, seja com um novo negócio ou com estratégias online bem estruturadas.

As pessoas estão mudando a forma como consomem produtos, serviços e conteúdos e por isso, empreendimentos digitais e estratégias de marketing focadas no online, têm feito tanto sucesso e parecem tão promissoras.

Hoje muita gente já ganha dinheiro exclusivamente com seu trabalho na internet, como as 12 pessoas da lista nesse link, ou usa o marketing digital de maneira extremamente eficiente para ter mais resultado com qualquer tipo de negócio.

E se você está buscando se destacar nesse contexto uma das melhores dicas que podemos oferecer é: invista em conteúdo em vídeo.

Os vídeos já são o formato de material preferido de muita gente e, mais do que apenas usá-los para acompanhar a tendência, você pode utilizá-los de forma estratégica para gerar mais resultados para sua empresa ou para ganhar dinheiro, pensando neles como um novo negócio.

E para convencer você que a gente não está falando bobagem, separamos 20 dados incríveis sobre o poder dos vídeos em diferentes situações.

Você vai ver quantas oportunidades esse tipo de conteúdo é capaz de gerar e, com certeza, vai pelo menos começar a pensar em investir em vídeos nesse ano.  

1. Em 2020, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, devido ao aumento da quantidade de pessoas conectadas e à crescente qualidade dos vídeos (como os em 4K), a previsão é de que em 2020, 82% de todo o tráfego da internet seja gerado por vídeos.

Ainda segundo a pesquisa, nesse ano, uma pessoa demorariria 5 milhões de anos para assistir toda a quantidade de conteúdo audiovisual que cruzará a internet.

2. E até 2020, o consumo de vídeos online pode ultrapassar o de TV tradicional

Essa é uma previsão ousada feita por ninguém menos que o Diretor Geral do YouTube no Brasil. Segundo ele, mantendo o crescimento atual de 25% ao ano, o consumo de vídeos online deve mais do que dobrar nos próximos três anos e chegar a marca de em média 3h por dia.

Enquanto isso, a previsão é de o tempo com a TV também diminua drasticamente ano a ano.

3. 86% dos usuários de internet brasileiros já assistem vídeos online

Esse é um dado do eMarketer e que mostra o quanto os vídeos já são populares entre os usuários de internet no Brasil.

Aqui, o consumo de vídeos já é maior do que em países como México e Argentina. Em números absolutos, essa porcentagem corresponde a 65,5 milhões de pessoas assistindo vídeos no Brasil. É muita gente!

E outro dado importante é que os brasileiros também já assistem mais anúncios em vídeos do que os argentinos e mexicanos.

4. 24% dos brasileiros já são light TV viewers: eles dedicam 50% do seu tempo a assistir vídeos na TV e 50% a assistir vídeos na web.

Se você não investe em vídeos, segundo o Google, pode estar correndo o risco de não se comunicar com uma parcela bem grande da população — cerca de 30 milhões — que já divide seu tempo entre a TV e os conteúdos na internet.

A empresa chama atenção para o crescimento do mercado de vídeos no país e, quando o Google diz que existe uma valiosa oportunidade aí, fica difícil discordar.

5. 80% das pessoas se lembra de ter assistido um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias

O dado obtido em uma pesquisa da Video Brewery é a prova de que anúncios em vídeo são efetivos e memoráveis.

De acordo com a empresa, 80% das pessoas que assiste vídeos se lembra de ter assistido um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias, o que é extremamente relevante para quem usa esse tipo de publicidade.  

6. Entre as pessoas que se lembram de ter visto um anúncio online, 46% diz ter tomado alguma ação a partir dele

Ainda segundo a pesquisa da Video Brewery, dos 80% que afirma se lembrar de ter visto um anúncio nos últimos 30 dias, 46% tomou alguma ação a partir dele, como olhar mais informações sobre o produto, visitar o site da empresa anunciante ou até mesmo comprar o produto em destaque.

Quem tem um e-commerce deve ficar atento a esse dado e pode ver neste artigo dicas para usar vídeos e vender mais!

7. A maioria das pessoas considera anúncios online mais relevantes e 43% dos consumidores prefere assistir anúncios baseados em seus dados demográficos e de consumo de vídeo

Uma pesquisa realizada pela ConsumerLab em mais de 20 países mostrou que os hábitos de consumo de mídia e TV das pessoas estão mudando.

De acordo com o relatório apresentado, 43% das pessoas já considera anúncios online mais relevantes do que os da TV e não se importaria em ceder mais dados às empresas se isso os ajudasse a receber anúncios e conteúdos mais relevantes.  

8. Em uma pesquisa feita para uma grande varejista, 90% das pessoas relatou que assistir um vídeo sobre um produto foi essencial para a decisão de comprar online

Se você tem um e-commerce ou algo do tipo, esse dado vai deixar você bem animado. De acordo com outra pesquisa realizada pela Video Brewery, 90% das pessoas disse que ver um vídeo foi essencial para que elas decidissem comprar o produto.

Isso, em grande parte, porque vídeos são capazes de transmitir mais credibilidade e segurança para quem compra do que apenas imagens estáticas.

9. E 85% das pessoas que assistem um vídeo sobre um produto afirmam ficar mais propensas a comprá-lo

Da mesma forma, 85% das pessoas que assiste um vídeo sobre um produto dizem ficar mais inclinadas a realizar a compra, de acordo com dados levantados pelo Media Button.

E isso também se deve, em grande parte, a esse aumento de credibilidade e confiabilidade proporcionado pelos vídeos.  

10. No Twitter, 80% das pessoas já assistem vídeos online e esse tipo de conteúdo pode gerar até 2,5 vezes mais respostas e 2,8 vezes mais retweets

A maioria das marcas hoje já sabe da importância de estar presente nas redes sociais para fortalecer o negócio (se você ainda não sabia, é hora de aprender). E para conseguir resultados ainda melhores em cada ambiente, a dica é: use vídeos.

No Twitter, por exemplo, de acordo com uma pesquisa da própria rede, 80% dos usuários já assiste vídeos e esses conteúdos podem gerar mais do que o dobro de engajamento se comparados a apenas textos ou imagens.

11. No Facebook, o número de conteúdos em vídeo publicados está crescendo significativamente

O Facebook vem deixando cada vez mais claro o quanto preza por conteúdos em vídeo e esse tipo de post está ganhando cada vez mais espaço nessa rede.

As pessoas estão tomando ciência desse fato e uma pesquisa apresentada pelo Buzzsumo mostra que esse conteúdo tem crescido muito em número de publicações na rede social (não é atoa que você tem visto tantos vídeos — de gatinhos principalmente — pela sua timeline).

12. E também no Facebook, conteúdos em vídeo geram mais engajamento do que outros apenas com imagens e links

É o que a gente já citou: o Facebook está dando cada vez mais destaque e relevância para os conteúdos em vídeo e as empresas estão se aproveitando disso para ter ótimos resultados. E isso é real.

De acordo com mais um dado do Buzzsumo, conteúdos em vídeo tem conseguido gerar muito mais engajamento (likes e shares) do que aqueles que tem só texto, links ou imagens.

13. Em um e-mail marketing, apenas a palavra vídeo no assunto pode aumentar as taxas de abertura em até 13%

Saindo das redes sociais, se sua empresa utiliza estratégias de e-mail marketing, deve ficar atenta, pois, de acordo com informações da Experian, apenas utilizar a palavra “vídeo” no assunto de um e-mail, pode aumentar as taxas de abertura em até 13%. Seria incrível começar 2017 com estatísticas assim, hein!?

14. E incorporar o link de um vídeo no e-mail pode aumentar em até 21% as taxas de conversão

E ainda segundo a Experian, incorporar o link de um vídeo no corpo do e-mail pode aumentar em até 21% as taxas de conversão se compararmos com aqueles que usam apenas uma imagem estática. Vídeos geram curiosidade, são muito mais ricos e tem a capacidade de  aproximar sua empresa do cliente.

15. Páginas que possuem vídeos podem aumentar o tempo de permanência do usuário em até 2 minutos

É o que diz uma pesquisa da ComScore. De acordo com a empresa, um vídeo em uma página pode aumentar o tempo de navegação do usuário em até 2 minutos, o que é excelente não só para seu SEO, mas também para aumentar o reconhecimento da marca, as taxas de conversão e muito mais.

16. 60% dos visitantes de uma página na web com vídeo clicam para assisti-lo antes mesmo de ler uma palavra sequer do conteúdo

Hoje a maioria das pessoas já prefere conteúdos audiovisuais do que escritos e uma prova disso é esse dado apresentado pela PageWiz. 60% das pessoas, ao encontrar um vídeo em uma página da web, clicam no play antes mesmo de ler uma palavra, isso porque esse tipo de conteúdo costuma ser mais rico, dinâmico e explicativo — com muito menos esforço do usuário.

17. 76% dos executivos de negócio assiste pelo menos um vídeo por semana

E se o seu negócio é B2B e você precisa atingir as pessoas com poder de decisão dentro das organizações, vale saber que de acordo com a Video Brewery, 76% dos executivos de negócio assiste pelo menos um vídeo por semana e 40% deles assiste diariamente. E o melhor: se eles gostam do vídeo, eles tendem a compartilhar com colegas de trabalho.

18. E os colaboradores em geral estão 75% mais propensos a assistir um vídeo do que ler um texto, por exemplo

E esse outro dado da Forrester Research mostra que 75% dos colaboradores e executivos em geral estão muito mais propensos a ver um vídeo do que ler apenas texto. É hora de apostar nesse formato para enriquecer sua estratégia de comunicação e alcançar melhores resultados!

19. 94% dos jovens empresários veem nos vídeos uma forma de quebrar barreiras linguísticas e comunicativas

Os vídeos são o tipo de comunicação que mais se aproxima da presencial e também tornam mais fácil a compreensão de conteúdos e absorção de conhecimento.

Por isso, de acordo com uma pesquisa da Cisco, 94% dos jovens executivos já veem nessa ferramenta uma forma de quebrar barreiras linguísticas e comunicativas. Afinal, a interação por vídeo é muito mais dinâmica e permite também a utilização de diferentes recursos para facilitar a compreensão das mensagens.

20. Hoje as pessoas gastam mais ou menos 6 horas por semana assistindo vídeos on demand

Se seu negócio é oferecer conteúdo educacional ou de entretenimento através de vídeos na internet, boas notícias!

De acordo com a já citada pesquisa da ConsumerLab, as pessoas já passam em média 6 horas por semana assistindo vídeos on demand — mais do que o dobro do registrado em 2011, quando a média era de 2,9 horas semanais.

E se você quer começar um negócio nesse sentido, vale a pena dar uma olhada neste guia para montar um Netflix de nicho.

 

E então? Convencido do poder dos vídeos? Então comece a pensar em como eles podem ser utilizados na sua estratégia em 2017 e prepare-se para colher os excelentes frutos dessa estratégia.

Aqui nesse material você encontra dicas valiosas para usar vídeos de forma efetiva em toda a sua estratégia de marketing e nesse artigo, o passo a passo para começar a ganhar dinheiro com a venda de cursos e conteúdos em vídeo. Vale conferir 😉

*Conteúdo produzido pela equipe da Samba Tech.