Estratégias de marketing de conteúdo

Estratégia de marketing de conteúdo: Tudo que você precisa saber

O Marketing de Conteúdo vai muito além do que apenas produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais. É preciso pensar na maneira de distribuir este conteúdo, como aumentar a audiência e como mensurar resultados.

Tendo tanto a se considerar na hora de construir sua estratégia de Marketing de Conteúdo, separamos a seguir alguns pontos importantes para lhe ajudar na hora de colocar a estratégia da sua marca ou empresa em prática.

Você também pode usar como check list ou como fonte de insight para sua estratégia! Confira:

Passo a passo da estratégia de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser dividido em cinco etapas:

  1. planejamento;
  2. elaboração da persona;
  3. criação de conteúdo;
  4. distribuição;
  5. mensuração de resultados.

Leia a seguir o que cada etapa envolve e veja se a sua estratégia de conteúdo online contempla todos os passos necessários:

Planejamento

Antes de criar seu blog e escrever seu primeiro blog post é importante criar um planejamento que deixe claro qual é o objetivo dessa estratégia e como ele será alcançado.

Nesse momento, é importante estabelecer o cronograma das suas ações, em que momento elas serão executadas e se existe alguma data em especial para se atentar devido a alguma oportunidade sazonal que possa, eventualmente, aparecer.

Ferramentas como um calendário compartilhado podem ajudar você e sua equipe a identificar com mais facilidade quando cada ação será planejada, executada e analisada.

Também é nesta etapa são definidos os responsáveis por cada tipo de tarefa, sejam definições internas de equipe ou pessoas ou definições para as agências ou prestadoras de serviços externas.

Para te auxiliar nessa tarefa, existem ótimas ferramentas de gestão de projetos para fazer a manutenção de serviços que passam por muitas mãos diferentes, como é o caso em algumas empresas.

guia definitivo do blog corporativo

Elaboração da Persona

Uma etapa fundamental da elaboração da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é a elaboração da sua persona.

Mais do que uma delimitação demográfica de seu público-alvo, você deve realmente pensar em um perfil detalhado da pessoa que você gostaria que consumisse os seus conteúdos.

Dessa forma, ao contrário de pensar em: mulheres casadas, de 25 a 50 anos, residentes na região sudeste do país, você deve visualizar a Maria Clara, 29 anos, recém-casada, está pensando em ter seu primeiro filho, trabalha fora, é muito ativa, mas tem medo de não conseguir conciliar sua rotina com o sonho de aumentar sua família.

Isso é muito importante para guiar todos aqueles que trabalharão na sua estratégia, de forma a deixar a mensagem unificada e personalizada, um dos maiores triunfos que o Marketing de Conteúdo pode te proporcionar.

Criação de conteúdo

Essa é a parte que muitas pessoas já conhecem. Ela envolve a produção de imagens, textos, e-books, emails, infográficos e o que mais for relevante para seu público.

Em alguns casos, o conteúdo pode não ser criado por você, isso é chamado de curadoria de conteúdo, aprenda mais sobre este conceito neste post.

Blog posts

Especialmente importantes na atração de novos consumidores. Vão posicionar sua marca nos mecanismos de busca e começar o trabalho de relacionamento com seus potenciais clientes.

O conteúdo do seu blog deve ser interessante, relevante e deve ter um design atrativo. Não é necessário falar sobre a revisão do texto de acordo com as normas ortográficas e a importância de não copiar conteúdo de outras fontes, correto?

Além disso, você deve investir na definição das palavras-chave e incentivar sempre o compartilhamento nas redes sociais para aumentar ainda mais o tráfego e o engajamento.

Email marketing

Uma das formas mais comuns de Marketing de Conteúdo, uma maneira barata e eficiente de promover seu contato e manter o relacionamento com seus clientes.

Na criação do email marketing, você deve deixar a mensagem com um tom pessoal, assinando, de preferência, com o seu nome ao invés do nome da sua empresa.

Além disso, trabalhe com dados variáveis para o e-mail sempre ser personalizado para o nome da pessoa que irá recebê-lo.

É importante também evitar práticas não recomendadas, como a compra de listas de e-mails, o spam e a não possibilidade de descadastramento do mailing.

ebook email marketing

Vídeo Marketing

O conteúdo em vídeo tem sido uma grande tendência de marketing nos últimos tempos, e por isso sugerimos que aposte nela se possível.

Existem diversos tipos de conteúdo em vídeo que podem atrair seu consumidor, informá-lo e gerar muito mais engajamento do que conteúdos apenas em texto, por exemplo.

Os vídeos devem ser dinâmicos, de boa qualidade de áudio e vídeo e com uma boa produção, para demonstrar profissionalismo e autoridade.

Além disso, transmissões ao vivo, como os webinars e lives também estão ganhando muito espaço e geram muito engajamento entre seus públicos.

E-books

Os e-books serão a sua máquina geradora de leads. Através da entrega de materiais ricos em informações, você consegue trocar o conteúdo pelo contato de pessoas interessadas em seu negócio.

E o que isso significa? Basicamente que será possível que você estreite essa relação e aproxime-a cada vez mais de um momento de decisão de compra.

Esses materiais devem ter títulos atrativos e um conteúdo que realmente corresponda à expectativa do seu público, lembrando que eles devem ser mais longos e completos.

É muito importante também se atentar à criação de uma Landing Page eficaz, a qual não deve exigir muitos dados de seu público, pois isso pode desestimulá-lo a fazer o download.

ebook como fazer ebooks

Distribuição de conteúdo

Essa é uma das partes mais essenciais e que, mesmo assim, muitas pessoas nem imaginam em considerar. No Marketing de Conteúdo é preciso planejar como distribuir o conteúdo e em como tudo o que sua marca produz deve alcançar seu público.

O planejamento de quais canais e ferramentas serão utilizadas para divulgar o conteúdo produzido é fundamental para esta etapa. É muito importante ter conhecimento da sua persona, para que você escolha os canais adequados a ela, de acordo com seus hábitos e comportamentos.

Além disso, é importante pensar no tipo de conteúdo que você produz e na sua disponibilidade para realizar a manutenção destes canais.

De nada adianta sair criando contas em todas as redes sociais para divulgar seu conteúdo e não dar conta de fazer um bom trabalho depois em todas elas. É bem melhor escolher as que mais engajam sua audiência e fazer um bom trabalho em menos espaços.

Guia Prático para Divulgação de Conteúdos

Mensuração de resultados

Sem ficar de olho nos resultados, sua estratégia nunca terá uma validação. É preciso mensurar cada esforço para descobrir o que funciona melhor e o que não funciona. Ou seja, é preciso conhecer a fundo o seu público.

Fique atento aos seguintes tópicos:

Existem alguns aspectos que você precisa ficar de olho durante a construção da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Essas são métricas que vão te ajudar a distribuir seu conteúdo, mensurar os resultados e descobrir se os objetivos da sua estratégia estão sendo alcançados. Vejamos:

1) Tráfego

Acompanhe os números de acesso em seu blog ou site, principalmente dos links que você postar junto dos conteúdos da rede social. Este valor é um ótimo indicativo de sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Afinal, se as pessoas estão acessando mais seu site, significa que você está se tornando mais relevante para elas.

2) Interações sociais

Analise o engajamento do seu público nas redes sociais. Likes, comentários, retuítes e compartilhamentos são os principais pontos a serem analisados.

Tudo isso é outro indicador valioso da qualidade e relevância do seu conteúdo.

3) Geração de leads

Gerar leads é um dos maiores objetivos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pois é aqui que você está mais próximo de fazer seu público realizar uma compra.

Uma das formas mais comuns de gerar leads é coletando emails em troca de algum conteúdo relevante. Então, se você tem recebido novos usuários em seu mailing, é sinal de que você está no caminho certo com seu conteúdo.

4) Networking digital

Se envolver com parceiros ou com outros conteúdos que são do interesse do seu público também é uma ótima estratégia.

Você pode fazer isso escrevendo como convidado em outros blogs ou realizando ações online conjuntas com outros parceiros.

Além de você divulgar sua marca para outros públicos, fortalecendo o seu nome na internet, você trabalha seu link building que é ótimo para o seu ranking na busca orgânica do Google.

5) SEO

Você sabia que 93% de todas as ações online começam com uma pesquisa em ferramentas de busca? Pense no poder que o Google tem e pense no quanto estar presente é importante para ser encontrado.

E não basta estar presente! Estar bem posicionado é fundamental, pois 75% das pessoas sequer saem da primeira página de resultados.

Existem diversas formas de trabalhar para que seu conteúdo esteja entre os primeiros resultados no Google, e é a este trabalho que damos o nome de SEO (Search Engine Optimization).

Mensurar e melhorar seus resultados de rankeamento é fundamental para ter uma estratégia sólida em marketing de conteúdo e uma das melhores formas de trabalhar o SEO é com o auxílio do estudo das palavras-chave.

Guia do SEO 2.0

6) Palavras-chave

Monitorar as palavras-chave que mais se relacionam aos conteúdos que você aborda é fundamental na sua estratégia.

Esse é um trabalho que deve ser feito tanto no início de suas ações quanto ao longo delas, para acompanhar, inclusive, o seu progresso no rankeamento de cada uma delas.

Fora isso, é bom ficar de olho também nas palavras-chave que o seu concorrente está trabalhando, pois isso, além de te ajudar a entender melhor outras estratégias, pode te gerar insights poderosos para novas abordagens às quais você não tinha se atentado ainda!

Existem diversas ferramentas, pagas e gratuitas, para fazer o acompanhamento de palavras-chave e este é um trabalho cíclico que influencia diretamente na produção de seu conteúdo.

E você, como anda a sua estratégia de marketing de conteúdo? Compartilhe com a gente qual é a sua experiência no assunto e as suas dúvidas na hora de executá-la!

Conte seu case aqui nos comentários, nós podemos te dar ainda mais insights.

Qual o estagio da sua estrategia de conteudo

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo