Estratégia de marketing digital: minha pequena empresa pode ter uma?

Estratégia de marketing digital: minha pequena empresa pode ter uma?

Quer saber se a sua empresa precisa de uma estratégia de marketing digital e como construir uma? Entenda tudo sobre o assunto agora mesmo!

No cenário atual, investir em marketing digital é fundamental, e você provavelmente já sabe disso.

Mas, em uma área de constante mudanças e novidades, é natural ficar um pouco perdido e não ter certeza de como colocar essa estratégia em prática.

Por isso, trouxemos um passo a passo para montar uma estratégia de marketing digital. Assim você pode expandir o seu negócio, conquistar o público e gerar mais vendas.

Acompanhe:

1. Crie a sua persona

O 1º passo da construção da sua estratégia de marketing deve ser a criação da sua persona. Personas são personagens semi-fictícios que representam o cliente ideal da sua empresa.

A partir disso, torna-se mais fácil planejar e orientar as suas ações e campanhas, uma vez que você entenderá exatamente com quem está falando e para quem quer vender.

Mas como saber quem é a sua persona?

Para montá-la, você deve conduzir pesquisas com o público para entender o seu mercado. Você pode entrevistar clientes atuais, potenciais clientes ou até mesmo fazer uma pesquisa mais aberta.

A partir disso, identifique os principais traços em comum em todos esses respondentes e construa esse personagem.

É importante ressaltar que ele precisa ser uma pessoa que possa, de alguma forma, relacionar-se com o seu produto ou o seu serviço, de modo que a sua empresa se mostre como uma solução para os seus anseios, problemas e demandas.

2. Defina os seus objetivos

O 2º passo da sua estratégia precisa ser feito! Onde você quer chegar? Quais resultados quer alcançar? Você precisa gerar mais lucro? Aumentar a cartela de clientes? Tornar a sua marca conhecida?

Independentemente do seu objetivo, defina-o antes de começar a executar outros passos. Isso tornará mais fácil que os seus esforços sejam orientados para uma mesma direção, otimizando todo o processo e garantindo que a sua estratégia seja coesa.

2. Construa um site

site é a identidade do seu negócio online. É a página de referência para os seus clientes e para os seus potenciais clientes e traz credibilidade para a sua empresa. Além disso, ele vai ser o canal central da sua estratégia digital.

Nesse espaço, apresente o seu negócio e dê informações relevantes para o usuário. Isso inclui uma explicação sobre o seu produto ou o seu serviço, contato e localização do seu negócio.

3. Crie um blog

Um blog funciona de forma complementar ao site.

Enquanto o site é uma página mais institucional, voltada para informações sobre a empresa, produtos e serviços, o blog é um canal para a postagem de conteúdos pertinentes à sua área de abrangência.

Ou seja, é fundamental na estratégia de marketing de conteúdo.

Nele, você vai postar conteúdo autoral e totalmente exclusivo, com temas interessantes para a sua persona (vamos abordar isso no próximo tópico).

4. Produza conteúdo

O mundo gira em torno da produção de conteúdo. Desde os povos mais antigos — que desenhavam nas paredes de cavernas ou elaboraram complexos sistemas de linguagem — até hoje, a informação é algo extremamente valioso e um dos principais pilares da sociedade.

Trazendo isso para uma realidade mais próxima, informar, entreter e ajudar pessoas com conteúdo é algo que sedimenta referências e ajuda a estabelecer relações de credibilidade.

Por isso, é fundamental que a sua empresa produza conteúdo: isso mostra que ela tem algo a oferecer além de apenas serviços e produtos — o que reflete uma preocupação genuína com clientes e potenciais clientes.

Mas, para que a sua produção de conteúdo gere resultados, é importante pensar em alguns aspectos. Os principais são:

  • estabeleça um calendário editorial: ele vai nortear a frequência e a consistência dos conteúdos;
  • otimize os seus conteúdos: por meio de técnicas de SEO, você vai ranquear bem em motores de busca, o que trará autoridade para o seu blog e para a sua empresa;
  • adeque o seu conteúdo à sua persona: isso inclui pensar no tamanho, linguagem, variedade e formatos ideais.

É importante, também, que seus conteúdos sejam pensados dentro de uma estratégia de vendas. Aprenda como produzir conteúdos que vendem neste guia completo!

como produzir conteúdos que vendem ebook

5. Esteja nas redes sociais

A maioria das pessoas que você conhece usa, pelo menos, uma rede social. E, como as pessoas estão lá, nada mais lógico do que a sua empresa também estar, certo?

Apesar de a resposta ser “sim”, é importante ressaltar que você precisa estar presente nas redes sociais que a sua persona usa!

Invista os seus esforços nesses canais e faça um excelente trabalho nelas.

Isso inclui planejar um calendário de redes sociais, fazer chamadas interessantes, divulgar conteúdos do seu blog e postar conteúdo interessante, como vídeos e infográficos.

6. Use email marketing

Sim, email! Muita gente acha que ele não é mais importante, mas cerca de 92% dos adultos online usam email. Não dá para deixá-lo de lado, certo?

Para que a sua estratégia funcione com email marketing, você deve se preocupar com alguns fatores, como segmentação da base, criação de fluxos de nutrição, uso de ferramentas de automação, entre vários outros.

Como é um assunto muito extenso, recomendamos o download do ebook “Email Marketing — Um Guia para Criar Campanhas de Sucesso”. Ele vai explicar e ensinar tudo sobre todos os pontos relevantes desse tema.

7. Construa landing pages

Landing pages são páginas focadas em conversão, ou seja, a geração de leads para o seu negócio. Elas são páginas que trazem uma oferta para o usuário e, em troca, pedem informações sobre ele.

Essas informações são muito importantes e valiosas para a estratégia online da sua empresa! Isso porque, por meio delas, você conseguirá conhecer melhor os seus potenciais clientes, entender as suas dores, o que procuram, precisam e desejam e estará mais apto a oferecer soluções.

8. Não se esqueça do mobile

O mobile é uma tendência cada vez mais real. Muitos usuários usam os seus aparelhos móveis para pesquisar online, acessar sites, blogs e portais, encontrar produtos e até mesmo fazer compras.

Por isso, você precisa tornar o site e o blog da sua empresa responsivos. Isso significa que eles estarão adaptados para proporcionar uma melhor experiência para os usuários mobile.

As principais preocupações para trazer essa melhor experiência são:

  • páginas de carregamento rápido;
  • design adaptado para diferentes formatos de tela;
  • organização e tamanho de fontes e imagens.

Tornar o seu site responsivo garantirá uma relação melhor e mais próxima com os seus usuários, além de trazer uma maior chance de que eles permaneçam nas suas páginas e se relacionem com a sua empresa.

9. Foque na conversão

Todos esses passos que citamos até agora são importantes para o seu negócio online, mas de nada adianta se sua estratégia não estiver focada na conversão.

A conversão está presente em várias etapas, desde a geração da lead até o tão esperado momento da compra!

O objetivo de qualquer empresa é aumentar a sua taxa de conversões, e existem vários aspectos que podem ser otimizados para que isso aconteça. O conjunto de esforços nesse sentido é abreviado como Conversion Rate Optimization (CRO ou Otimização das Taxas de Conversão, em português).

Para chegar lá, os especialistas no assunto conduzem diversos testes A/B. Os testes, como o próprio nome sugere, têm o objetivo entender o que funciona melhor em uma página para converter mais.

10. Invista em mídia paga

Resultados orgânicos são muito valiosos, mas investir em mídia paga de forma estratégica pode trazer frutos muito interessantes para o seu negócio.

É claro que investir em uma estratégia de marketing digital já envolve gastos. Portanto, é preciso que isso seja feito de forma planejada.

Os principais meios de investir em mídia paga no meio digital são o Google AdWords e o Facebook Ads.

O AdWords é uma excelente opção para investir em termos-chave para o seu negócio e que sejam relevantes para a sua persona.

Já o Facebook Ads é uma forma de aumentar o alcance das suas postagens na rede social mais usada no mundo todo de forma segmentada e orientada para quem você deseja atingir.

Apesar de ele ser o mais comumente usado, você pode investir em anúncios em outras redes sociais, como o Instagram, LinkedIn e Twitter.

11. Mensure os seus esforços

Você chegou até aqui: a etapa final. Escolheu as melhores ações de marketing para o seu negócio e fez a sua trajetória. Agora está na hora de colher os frutos.

Mas como fazer isso se você não sabe os resultados concretos?

Em uma estratégia de marketing, a mensuração é tão fundamental quanto o pontapé inicial. Ela vai permitir uma análise global das suas ações para entender o que deu certo e merece ser replicado e o que não foi tão bom assim e merece ser repensado.

Para fazer a sua mensuração, você deve:

  • conhecer quais são as métricas possíveis de serem mensuradas: existem vários para se medir, e você deve escolher a melhor opção — o que nos leva ao próximo tópico…;
  • definir os seus KPIs: os Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Performance, em português) são as métricas de maior custo-benefício para a sua estratégia. Ou seja, eles vão apontar os resultados específicos mais importantes para você avaliar a estratégia de forma global e serão de fácil mensuração;
  • escolher as ferramentas de mensuração: estabelecer quais são as melhores ferramentas auxiliará no acompanhamento frequente dos resultados gerados.

Agora que você já sabe o que fazer para que a sua estratégia de marketing digital siga o caminho certo e gere resultados, está na hora de entender como fazer uma gestão eficiente das leads de forma a fechar vendas. Aprenda com o “Geração de Leads — O Guia Completo”!

Geração de Leads ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo