Extensões para Google Chrome

13 extensões gratuitas do Google Chrome que serão muito úteis para você

Extensões para Google Chrome melhoram a produtividade e organização, além de permitir que você utilize melhor seu tempo. Conheça 13 extensões gratuitas!

Cada vez mais usamos serviços e recursos online. Não há como negar: a maioria de nós usa navegadores como um centro de produtividade.

A partir de diversas ferramentas disponíveis, conseguimos otimizar nossos estudos, trabalhos e até mesmo lazer.

Nesse processo, é bem interessante usar recursos que ajudem a potencializar sua experiência com navegadores.

Aliás, neste exato momento, você está lendo este artigo por meio do seu navegador, não é? Seria ele por acaso o Google Chrome?

Se tivéssemos que adivinhar, diríamos sem maiores problemas que sim. Apenas para que você saiba, o Google Chrome é, de longe, o navegador mais utilizado no mundo, com cerca de 65% de participação. No Brasil, os números são ainda maiores, representando aproximadamente 84% de todo o mercado.

Devido ao seu excelente desempenho e ótima sincronização com os dispositivos móveis, fica fácil entender porque ele é tão popular. Isso sem falar na sua interface, que agrada tanto os usuários mais inexperientes quanto os mais avançados.

E que tal extrair o máximo do seu navegador usando extensões para Google Chrome? Se você ainda não está ambientado às inúmeras vantagens desse tipo de funcionalidade, este aqui é o seu lugar.

Trazemos para você 13 extensões gratuitas do Google Chrome que certamente serão muito úteis. Você verá aplicações para produtividade, organização, segurança e demais utilidades.

Vamos lá?

1. Todoist

Um gerenciador de tarefas simples e muito eficaz, o Todoist permite que você organize suas atividades baseando-se em uma metodologia chamada Getting Things Done (GTD), que em português pode ser traduzida para “fazendo as coisas” ou “deixando as coisas prontas”.

Esse modelo se resume, basicamente, a criação de listas de tarefas divididas e subdivididas de acordo com seus graus de importância, prioridade ou ordem de execução, por exemplo.

Sua extensão para o Chrome é utilizada por mais de 500 mil usuários, incluindo empresas como IBM, Fortune, HP e Oracle. Seu uso é amplamente recomendado para quem deseja ser mais produtivo.

2. StayFocusd

Quem para no meio do caminho não chega a lugar algum! Embora essa frase possa parecer um tanto quanto exagerada, aqui estamos nos referindo a um problema bastante comum: a distração.

Na internet, isso é o que não falta, e é justamente por esse motivo que o StayFocusd foi criado. De forma clara e objetiva, o propósito dessa extensão é fazer com que você não perca o seu foco, limitando o acesso aos ambientes que lhe façam perder tempo.

A configuração do StayFocusd é fácil e prática, bastando especificar quais são as suas distrações. Blogs, redes sociais e o Youtube podem ser selecionados, por exemplo.

3. Pocket

Poucas extensões são tão apreciadas quanto o Pocket. Com quase 3 milhões de instalações, essa ferramenta possibilita que você salve artigos, vídeos, imagens ou uma página completa, como preferir.

Apesar de simples, sua eficácia é garantida. Ao salvar os conteúdos para visualizá-los depois, você contribuirá para sua produtividade.

4. Evernote Web Clipper

Não menos agraciado está o Evernote Web Clipper, o “tomador de notas” mais popular que existe, com cerca de 4,5 milhões de usuários. Seu objetivo é simples: permitir que você capture toda e qualquer informação que lhe seja interessante, para então inclui-las nos seus cadernos do Evernote.

Em termos de organização, essa é uma das principais extensões para o Google Chrome.

5. Wunderlist

Também muito conhecido, o Wunderlist é uma extensão que funciona como um gerenciador de tarefas, com a diferença de que ele pode substituir a página “nova guia”.

Isso significa que você dificilmente esquecerá das suas obrigações, pois basta abrir uma nova guia no Google Chrome para que ele lhe relembre o que deve ser feito. O detalhe é que isso ocorrerá tanto no seu computador quanto no seu smartphone, desde que você sincronize os aparelhos.

6. Any.Do

Semelhante ao Wunderlist como um gerenciador de tarefas e ao Evernote Web Clipper como um organizador de notas, o Any.Do não poderia ficar de fora dessa lista. De modo breve, com ele você poderá:

  • criar listas de tarefas e subtarefas;
  • anexar notas (textos, imagens, áudios e vídeos);
  • adicionar lembretes únicos ou recorrentes.

7. LastPass

Saindo do campo da organização e produtividade e entrando no âmbito da segurança, nada melhor do que começarmos pelo LastPass.

Com mais de 6 milhões de instalações no Google Chrome, essa extensão é nada mais nada menos do que um gerenciador de senhas, prático, seguro e muito eficaz.

Esquecer os nomes de usuário e as senhas não será mais um problema, pois com a utilização de uma senha mestra do próprio LastPass, você conseguirá acessar todos os seus “lugares” sem a necessidade de se preocupar com as informações de login.

Para facilitar o seu entendimento, considere essa solução como uma espécie de “carteira secreta” que vai guardar

  • nomes de usuário e senhas de login;
  • documentos (PDFs, imagens, áudios etc);
  • dados dos cartões de crédito e perfis de compra.

Em resumo, guarde todo tipo de informação que você queira manter segura e ao mesmo tempo acessível, lembrando de que a única senha que não pode ser esquecida é a “senha do cofre”, ou seja, do LastPass.

8. HTTPS Everywhere

O HTTPS Everywhere é outra extensão que merece ser destacada. Capaz de criptografar a troca de informações que ocorre entre o seu computador e um servidor na web, sua utilização proporcionará uma navegação muito mais segura: o HTTPS é um protocolo de criptografia que foi desenvolvido para dificultar a intercepção de dados privados.

Os sites que exigem logins, senhas de autenticação e/ou informações de cartão de crédito normalmente oferecem esse tipo de proteção. Entretanto, é preciso dizer que nem todos os sites possuem uma conexão segura, pelo contrário, há muita instabilidade.

Nesses, o protocolo HTTPS não é ativado por padrão. Porém, ao utilizar o HTTPS Everywhere, você estará o acionando assim que entrar na página. Isso dificulta a atividade das pessoas mal intencionadas.

9. AdBlock Plus

Quando o assunto se refere às extensões para Google Chrome, o AdBlock Plus é exaltado por muitos! Utilizado em mais de 100 milhões de dispositivos, essa ferramenta permite o bloqueio de anúncios  nos mais diversos canais, desde redes sociais até banners e pop-ups.

Sua configuração padrão autorizará apenas as “propagandas brancas”, isto é, consideradas não intrusivas. Contudo, é possível bloqueá-las também.

10. Disconnect 

Nomeado como a melhor ferramenta de privacidade pelo New York Times em 2016 e como o melhor software de privacidade e segurança pelo Innovation Award Winner for Privacy and Security, em 2015, o Disconnect é simplesmente fantástico.

Com seus poderosos recursos, essa extensão é capaz de bloquear os invisíveis rastreadores que possam coletar a sua atividade online. De acordo com o próprio Disconnect, tal funcionalidade pode aumentar a sua velocidade de navegação em até 44%.

11. Mailtrack para Gmail e Inbox

Imagine dar a sua conta de Gmail a mesma funcionalidade do Whatsapp no que corresponde às mensagens visualizadas? Pois é, com o Mailtrack para Gmail e Inbox você terá esse benefício a sua disposição.

Para quem trabalha na área comercial, saber quem visualizou os emails enviados será de grande ajuda, disso não há a menor dúvida. E sabe o que é mais legal? Que o Mailtrack para Gmail e Inbox lhe notificará quando as mensagens forem lidas, mesmo que os destinatários não respondam.

12. Honey

De todas as extensões para Google Chrome já listada até aqui, essa vai ser a única que vai mexer com seu dinheiro, mas no bom sentido! O Honey vai ajudar você a economizar dinheiro.

E como isso pode ser possível? Essa extensão encontrará os cupons de desconto de centenas de lojas virtuais em países como Estados Unidos, Canada, Inglaterra, Austrália e Índia.

Embora ainda não tenham parceiros no Brasil, os e-commerces estrangeiros que operam globalmente poderão ser aproveitados da mesma forma. Acredite, há descontos que são difíceis de resistir, tornando as compras válidas mesmo que o tempo de entrega seja um pouco mais prolongado que o normal.

13. Awesome Screenshot

Capturar partes ou toda uma página da web e fazer anotações sobre elas, essas são apenas algumas das funções do Awesome Screeenshot. Além disso, vale ressaltar que ele possibilita, inclusive, que você faça vídeos com o que está acontecendo na tela do seu computador.

Tudo o que for capturado será salvo e poderá ser compartilhado com quem você bem entender. Enfim, como o próprio nome já sugere, essa extensão fornece ferramentas que favorecem os screenshots (capturas de tela).

Para concluir, lembre-se de que todas as extensões aqui apresentadas são de fato gratuitas: suas principais funcionalidades estarão disponíveis, não se preocupe. No entanto, algumas delas possuem recursos mais avançados que só serão liberados com a adesão de planos de pagamento.

Não se esqueça também que você poderá utilizá-las quando estiver navegando nos tablets ou smartphones, contanto que faça a sincronização entre os seus dispositivos.

Se você ainda não as conhecia, faça um teste com as opções que mais lhe chamaram a atenção e veja o quão úteis elas podem ser.

Para quem deseja se organizar melhor e consequentemente ser mais produtivo, as extensões para Google Chrome serão excelentes.

Uma grande preocupação de gestores é aumentar a produtividade de seus times. Entenda como fazer isso com este post completo sobre produtividade!