Facebook Ads Placement

Facebook Ads Placemnets: como otimizar suas campanhas?

Uma coisa é certa: o seu público está no Facebook.

Afinal, a maior rede social do mundo tem mais de 100 milhões de usuários no Brasil. Por isso, sua empresa também precisa estar presente.

E, para que essa presença ocorra de forma efetiva, é importante que você entenda como funciona o Facebook Ads Placements.

Pensando nisso, viemos aqui explicar quais são os diferentes tipos de anúncios do Facebook Ads Placements para que você possa identificar quais são os mais eficientes para o seu negócio. Continue acompanhando!

Guia Prático do Facebook Ads

Aprenda a criar anúncios incríveis e gerar mais resultados nas redes sociais!


Afinal, o que é Facebook Ads Placements?

São os anúncios pagos do Facebook que você pode criar levando em conta em que partes da rede social eles serão exibidos. Por isso, eles são chamados de Placement que significa “Posicionamento”.

Afinal, dependendo da experiência que seu público tem no Facebook, pode ser que ele fique mais atento à timeline ou às mensagens que chegam pelo Messenger, por exemplo.

Depois de identificar em quais partes as pessoas que curtem ou seguem a sua fanpage interagem mais, você pode investir mais nesse tipo de anúncio para ter melhores resultados.

Portanto, confira agora quais são os tipos de ads que você pode fazer levando em conta os posicionamentos no Facebook!

Feeds de notícia

Esses anúncios são exibidos no feed de notícias do desktop, ou seja, para as pessoas que usam o Facebook em notebooks ou PCs, além do feed móvel voltado a quem acessa a rede social por meio de dispositivos móveis como celulares ou tablets.

Esta opção permite que você crie anúncios com as seguintes funções:

  • cliques no seu site;
  • download de aplicativos;
  • instalações de aplicativos;
  • respostas a eventos;
  • reconhecimento local;
  • curtidas na página;
  • engajamento de postagens na página;
  • ofertas;
  • exibições de vídeo;
  • conversões de site (ideal para conversões de e-commerce).

Coluna da direita

Aqui, os anúncios são mostrados na coluna que fica à direita no Facebook, portanto, só aparece para pessoas que acessam a rede em computadores.

Assim, antes de optar por este tipo de ad, certifique-se de que uma considerável parte do seu público acessa o Facebook via desktop.

Instant Articles

Estes anúncios são exibidos nos Instant Articles da versão móvel do Facebook e do Messenger.

O Instant Articles é uma ferramenta desenvolvida para a distribuição de artigos rápidos e interativos. Você pode usá-lo tanto em campanhas novas quanto naquelas que já estão em andamento. Confira algumas vantagens do Instant Articles:

  • Rápido e responsivo: por aparecerem rapidamente no Facebook, eles aparecem instantaneamente no feed de notícias e isso é uma vantagem, pois os usuários gostam de velocidade.
  • Compartilhável: a simplicidade dos artigos motiva as pessoas a compartilharem os artigos do Instant Articles mais do que os artigos convencionais.
  • Simples e escalável: você pode publicar qualquer tipo de artigo, desde notícias até os mais épicos.

Vídeo in-stream

Neste caso, seus anúncios aparecem em vídeos curtos, tanto ao vivo quanto sob demanda no Facebook.

Você pode acessar o vídeo in-stream no Gerenciador de Anúncios. Seu direcionamento é baseado no público de modo que os usuários do Facebook e do Audience Network (sobre o qual ainda falaremos neste post) podem ver anúncios diferentes dependendo dos interesses que têm.

Marketplace

Aqui seus anúncios aparecem na página inicial do Marketplace do Facebook. Portanto, essa é uma forma muito conveniente para fazer vendas locais.

Inclusive, quando você cria um anúncio no Feed de Notícias, o Facebook lhe sugere publicá-lo também no Marketplace a fim de ter um posicionamento adicional.

Lembre-se apenas de que os anúncios do Marketplace são exibidos apenas dentro dele. Porém, leve em conta que as pessoas que o acessam, em tese, estão mais próximas do momento de compra.

Instagram

Sim, seus anúncios também podem aparecer no feed para desktop ou móvel do Instagram.

Aos que usam o aplicativo em sua versão móvel, os anúncios também podem aparecer nos Stories. Os anúncios são compatíveis com até três cartões ou mídias. Em via de regra, fotos são exibidas por 5 segundos e vídeos por até 15 segundos.

Você pode criar esses anúncios dentro do próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Messenger

O chat do Facebook também pode ser usado como espaço para os seus anúncios. Desta forma, as pessoas podem vê-los em seus computadores ou dispositivos móveis enquanto usam o messenger.

Esse tipo de anúncio é destinado à geração de tráfego, conversões, instalações de aplicativos, força de marca e vendas.

Afinal, 1,3 bilhão de pessoas ao redor do mundo usam o Messenger para interagir com negócios e marcas. Por isso, o seu não pode estar de fora, não é mesmo?

Audience Network

Neste tipo, os seus anúncios são exibidos em aplicativos e sites dentro do Audience Network. Por meio dele, você consegue ampliar o alcance dos anúncios fora do Facebook a ponto de atingir o público em aplicativos e sites.

Você pode optar por anúncios de imagem ou vídeo nos formatos banner, intersticial e nativo.

Além disso, os anúncios de vídeo também podem ser exibidos em tela cheia para as pessoas que o estiverem assistindo em um aplicativo em troca de recompensa, por exemplo) ou in-stream (isto é, para aqueles que estiverem assistindo fora do Facebook).

Como escolher o anúncio ideal dentro do Facebook Ads Placements?

Agora que você conhece todos os tipos de anúncio disponíveis no Facebook, chegou a hora de escolher qual é o mais apropriado para o seu negócio. E para isso é preciso que você conheça muito bem os hábitos da sua persona.

A persona é um personagem semifictício que representa o seu público-alvo, ou seja, é o retrato do seu cliente ideal. Portanto, ao conhecer os comportamentos que ela tem em redes sociais, você poderá traçar quais anúncios são os mais efetivos.

Por exemplo: se a persona for muito comunicativa e gostar de falar com empresas e marcas pelo Facebook, criar anúncios no Messenger é essencial. Por outro lado, se ela for jovem e mais imagética, ter ads no Instagram pode trazer resultados mais efetivos.

Lembre-se de que os anúncios que você criar precisam gerar conversões que estejam ligadas aos seus objetivos de negócio.

Dessa maneira, você poderá direcionar os seus investimentos de Facebook Ads Placements de forma inteligente.

E para aprender como fazer isso, confira o e-book que escrevemos sobre como otimizar suas conversões com o Facebook Ads!

otimize suas conversões com facebook ads

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo