Facebook testa nova opção de anúncios

Ignorando polêmicas recentes de dados, Facebook planeja lançar opção controversa de anúncios

Nova função de anúncio busca auxiliar negócios a saberem quando o usuário está prestes a tomar decisões significativas. Possibilitando, assim, uma ação mais direta e incisiva.

Parece que o escândalo recente sobre o vazamento de dados envolvendo a Cambridge Analytica não está impedindo o Facebook de buscar mais usos estratégicos para dados dos usuários.

Um documento recente, revelado pelo The Intercept mostra que a rede social planeja uma nova modalidade de anúncio que pode ser considerada, no mínimo, peculiar.

Qual é o plano?

Sabemos que a personalização dos serviços de anúncios oferecidos pela plataforma estão cada vez mais alta e que isso pode ser ótimo, tanto para quem anuncia quanto para quem recebe esses materiais.

Mesmo com isso em mente, ainda podemos considerar ousada a nova proposta de Zuckerberg.

Basicamente, a ideia é usar dados de vários usuários para tentar antecipar decisões, ou seja, a plataforma quer usar dados para “prever” decisões e comportamentos.

Essa medida vai permitir que as marcas identifiquem momentos específicos de oportunidade de ação, tornando-se muito mais precisas em suas ações de marketing digital.

Tudo isso será possível devido ao volume gigantesco de informações que estão em posse da rede social, que já conta com mais de 2 bilhões de usuários.

A polêmica da proposta

Essa notícia veio em um momento não muito favorável ao Facebook, já que o site têm enfrentado as consequências da comercialização supostamente não autorizada de dados de usuários realizadas pela Cambridge Analytica, empresa que estava em contato com a rede de aplicativos parceiros do Facebook.

O site têm buscado mostrar ao usuário medidas que têm o intuito de reverter essa situação ao reforçar a segurança no contato com aplicativos que agem na plataforma e também buscando informar mais ao usuário sobre as configurações de segurança.

É por todos esses fatores que essa informação sobre a futura modalidade de anúncios causa estranhamento (além da proposta de que a rede vai poder “prever” as ações dos usuários somente com dados coletados) e desconfiança.

Resta continuar acompanhando o rumo das notícias enquanto esse recurso não é oficialmente anunciado.

E você, o que achou da nova proposta de anúncio do Facebook? Será mesmo que as marcas poderão acompanhar as tendências do comportamento e, assim, prever o que seus consumidores farão?

Sabemos que tudo passa por uma boa análise de dados, não é mesmo? Confira aqui os insights que o Facebook propôs para marcas que queiram se destacar na rede.

E se você ainda não usa Facebook Ads, não perca mais tempo. A plataforma é ótima para conseguir gerar resultados de negócio. Confira agora mesmo este guia de como performar bem na rede.