O que é Facebook Stories?

Facebook Stories: saiba como usar essa ferramenta na sua estratégia de marketing

O Facebook Stories, ferramenta de publicação de conteúdos que duram apenas 24 horas, pode ser fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing nessa rede social. Por isso, aprenda como utilizá-la e gerar resultados reais para o seu negócio!

Nem a maior rede social, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, está imune às tendências arrebatadoras do mundo digital. Exemplo disso é que algumas funções muito populares em outras ferramentas surgiram na rede de Mark Zuckerberg, e uma delas é o Facebook Stories.

Se você já estava acostumado a usar os stories no Instagram ou os status no WhatsApp, pode desperdiçar um canal de marketing atrativo se não der a mesma atenção ao Facebook Stories.

Esse recurso, já nativo da rede há um tempo, tem algumas funcionalidades interessantes que podem ajudar a enriquecer sua estratégia de Marketing Digital.

Quer você ainda nem conheça a ferramenta ou apenas não tenha muita ideia de como usá-la, está no lugar certo. Vou te explicar tudo isso e mostrar por que é boa ideia usar o recurso!

Ainda não conhece o Facebook Stories? Entenda o que é!

O Facebook Stories é um recurso da rede social que permite publicar fotos ou vídeos curtos que só ficam no ar por 24 horas e depois se apagam, diferentemente dos posts convencionais, que são permanentes.

Se você já está acostumado a usar o Status do WhatsApp, saiba que é a mesma coisa.

É verdade que o recurso ainda não viralizou no Facebook quanto em outras redes, mas, mesmo assim, agrega várias funcionalidades legais que valem a pena de serem exploradas, como:

    • vídeos curtos: podem ter até 20 segundos de duração;
    • filtros variados: várias cores de filtro para deixar as fotos mais bonitas e com aparência profissional;
    • animações: dá para incluir animações em uma foto ou vídeo, para deixar o post mais interativo e informal;
    • adesivos e marcações: dá para marcar um dia e horário, o local da foto ou frases de efeito para chamar atenção.

Conheça 4 benefícios do Facebook Stories para a sua estratégia digital

Talvez você esteja se perguntando por que valeria a pena usar o mesmo recurso que já existe em vários outros lugares.

Essa é uma dúvida válida, mas você pode mudar de ideia depois de pensar melhor a respeito de 4 benefícios que o Facebook Stories traz para a sua estratégia digital. Confira a seguir!

1. Conversar diretamente com seu público de forma leve e divertida

O story é uma conversa direta entre a empresa e o público. As funções oferecidas foram pensadas para humanizar as marcas e estreitar o relacionamento com os clientes e fãs.

Por isso, cada story é uma chance se conectar de forma mais profunda com seu público e convidá-lo a interagir mais.

2. Melhorar a sensação de transparência

Normalmente, os stories envolvem algum tipo de visão dos bastidores da sua empresa. Seja mostrando fotos da equipe, vídeos do dia a dia de trabalho, seja revelando pistas sobre futuras novidades ou sobre novos conteúdos que publicou no seu blog, há uma sensação de intimidade com o público.

Isso passa uma ideia de transparência, muito importante para aprofundar os laços com seus fãs.

3. Usar um canal fácil e comprovado de marketing

Quem duvida que os stories do Instagram são benéficos para aumentar o engajamento dentro da rede e até para direcionar tráfego qualificado a um site?

Se esse canal já se provou ser útil, por que não usá-lo no Facebook? Isso não exigirá grande esforço, ainda mais se você já usa o Instagram. É só publicar o mesmo conteúdo nas duas plataformas.

Ebook Instagram Stories

4. Aumentar o alcance orgânico sem gastar nada

O alcance orgânico do Facebook diminuiu muito nos últimos anos. Qualquer forma de aumentar esse alcance, mesmo que de forma temporária, é uma vitória.

E é isso que acontece quando você usa os stories. Afinal, sua marca vai aparecer no feed dos seus seguidores e ganhará maiores chances de atrair a atenção dele.

Se os seus concorrentes não adotaram o Stories, melhor ainda: menos competição e maior oportunidade para que a sua página se destaque.

4 passos para usar o Facebook Stories do jeito certo e gerar mais resultados

Agora que você já está convencido de que vale a pena incluir o Facebook Stories no seu planejamento de conteúdo para redes sociais, a pergunta que surge é: como fazer isso do jeito certo?

Por mais que os posts sejam espontâneos e pareçam não ter preparo ou planejamento anterior, é sempre melhor quando seguimos um processo claro. Por isso, você deve seguir os 4 passos abaixo:

1. Aprenda como publicar uma atualização

Não poderíamos começar de forma diferente: a primeira coisa que você precisa aprender é como publicar uma atualização. Felizmente, é bem simples.

Se você já usa o Stories no Instagram, mais fácil ainda, pois a mecânica é praticamente idêntica.

Tanto na versão de computador quanto no aplicativo para dispositivos móveis, é só pressionar o botão redondo com a legenda “Adicione seu story”, que fica na parte de cima do seu feed de notícias.

Depois disso, surgirão várias opções de post para você escolher: frases, fotos, carregar vídeos já gravados ou fazer uma live. Além disso, dá para escolher várias opções de customização do post.

Também é possível marcar lugares ou pessoas que você deseja mencionar no post, adicionar as animações, efeitos e filtros já citados. Por fim, é só confirmar que deseja mesmo compartilhar a atualização do jeito que está e conferir o resultado.

2. Publique posts de estilos variados

Variação é algo importante para continuar chamando atenção do público nas redes sociais. 

Se você só publica um tipo de conteúdo e nunca muda, seus seguidores vão logo se cansar e parar de dar atenção.

Por isso, procure manter um tipo de post padrão, mas use variações de vez em quando. Além disso, lembre-se de que é possível publicar vários stories de uma vez só. Assim, misturar vídeos, fotos e até frases em texto pode ser uma boa.

Só não deixe de fazer tudo de forma coerente, de acordo com um plano e de forma que faça sentido para quem vai assistir seus stories.

Além disso, testar diferentes tipos de histórias ajudará a ver o que funciona melhor com seu público no Facebook.

3. Faça testes para descobrir a melhor frequência e horários de publicar

Quantos stories publicar por semana? E de uma vez só? E quais horários são mais eficazes para alcançar seu público? Esse tipo de pergunta só poderá ser respondida conforme você fizer testes. Por isso, teste diferentes dias e horários, além de alternar a frequência entre um post e outro.

Com o tempo, você terá condições de saber o que funciona melhor de forma geral, e de replicar esse modelo. Como ponto de partida, vale a pena seguir as dicas de posts sobre frequência e horário.

Mas leve em conta que algumas dessas pesquisas foram feitas em outros países, e talvez não reflitam a realidade do Brasil.

O nicho ao qual você pertence também pode ter influência. Dessa forma, use os dados disponíveis, mas não os tome como regra.

4. Acesse os dados sobre engajamento e se adapte de acordo com eles

O Facebook Insights, que oferece métricas sobre o seu desempenho na rede, é um aliado importante também quando decidir usar o Stories. Aliás, as informações oferecidas são bastante específicas e dão conta de mostrar se os seus stories são relevantes para o público ou não.

Antes de mais nada, é preciso que você seja administrador da página e que ative as informações sobre o Stories no Insights.

Para isso, é só fazer o seguinte:

  1. Entre na sua página, clicar em “Informações”, na parte superior;
  2. Na coluna esquerda, clique em “Stories”, e depois em “Ativar”.

Depois disso, você terá acesso a informações como:

  • quando um story foi criado;
  • quantas pessoas abriram um story;
  • quantas pularam para a parte seguinte de uma atualização;
  • quantas voltaram para a parte anterior de uma atualização;
  • o número de pessoas que pularam o seu story por completo;
  • o número de pessoas que saiu do story e voltou para o feed.

Bônus: estude outros perfis e aprenda com eles

Que tal uma dica bônus para aprender a usar o Stories de forma ainda melhor? Basta estudar seus concorrentes ou influenciadores que atuam no seu mercado e ver como eles usam essa ferramenta.

Se ainda não fazem isso, aí está uma boa oportunidade de largar na frente. Caso já a utilizem, aprenda com seus erros e acertos para tornar sua estratégia mais certeira.

O Facebook não incluiu o Stories na sua rede à toa. Existem oportunidades a explorar nessa ferramenta tão simples, como o aumento do alcance orgânico. Agora é só você seguir as dicas que viu aqui para começar a ver resultados a partir dos seus posts.

Quer aprender mais sobre como usar essa rede social como canal de vendas? Então você precisa conhecer o nosso material completo sobre Marketing no Facebook!

Marketing no Facebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo