Feed de Exploração

Facebook cria novo feed totalmente dedicado à páginas e empresas

Você faz uma publicação incrível no Facebook, mas ela não tem nenhum engajamento porque não alcançou quase ninguém? Conheça a novidade que promete ser uma alternativa aos anúncios!

O Facebook anunciou um novo feed: batizado de Feed de Exploração, que pode ser uma alternativa para a limitação de alcance orgânico das publicações feitas por empresas. E o melhor: sem o uso de anúncios — ou seja, é gratuito!

O feed de exploração já está disponível para todos os usuários, dentre os outros tópicos na barra lateral esquerda da sua página inicial, olha só:

explore

A grande novidade é que o Facebook está testando, além do Feed de Exploração, ocultar as publicações de páginas no feed principal.

Mas fiquem tranquilas, empresas! O teste foi feito em apenas seis países (Bolívia, Sri Lanka, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja) e o Facebook sinalizou que não pretende dar continuidade à essa experiência.

Entenda melhor a novidade e saiba como sua empresa pode usá-la para melhorar os resultados no Facebook do seu negócio.

O feed de exploração

A novidade, por hora, está disponível apenas em desktop, mas é uma tendência que seja estendida para o mobile.

O feed será um ambiente separado do feed principal. Nele, aparecerão posts de interesse do usuário, mas que não apareceriam no feed “oficial”.

A razão disso?

O Facebook limitou há algum tempo o alcance orgânico de publicações, com a justificativa de levar para o usuário mais conteúdos de amigos e familiares, e menos de marcas.

Em contraponto, cada vez mais são oferecidas opções de anúncios na rede através do Facebook Ads, com diversas possibilidades de segmentação.

O problema que muitas marcas passaram a identificar foi a dificuldade em aumentar o alcance das publicações e, consequentemente, performar campanhas de sucesso sem o investimento em anúncios.

O Feed de exploração pode ser uma opção para oferecer conteúdo para mais usuários sem a necessidade de investir em anúncios.

É importante ressaltar que o principal objetivo do Facebook com essa novidade é levar conteúdo relevante de páginas não familiares para o usuário. Por isso, o conteúdo visto será primordialmente de páginas novas para um usuário específico.

Além disso, as postagens de páginas não desaparecerão no feed principal. O que provavelmente acontecerá é que as publicações terão seu alcance reduzido.

Como usar essa novidade?

Apesar de não existir um manual de boas práticas e ser um recurso novo, podemos pensar em alternativas para explorar o novo feed.

Primeiro, é importante que as pessoas conheçam-o. Você pode contar essa novidade para seus seguidores nas redes sociais, por exemplo.

Depois, o principal objetivo deve ser sempre fazer postagens relevantes e que se destaquem no feed. Lembre-se: o usuário estará vendo várias informações, e é importante que a sua seja mais interessante que as outras, para que ele engaje com o seu conteúdo.

Use imagens e vídeos: elementos visuais são muito importantes! Também disponibilize um link para o seu site ou blog, caso isso seja pertinente naquela publicação.

Quer saber outras formas de se destacar no Facebook e aproveitar ao máximo o Feed de Exploração? Baixe nosso ebook gratuito e completo sobre Marketing no Facebook!

ebook marketing no facebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo