Melhores ferramentes de SEO

Conheça as 7 melhores ferramentas de SEO para monitorar a performance do blog

Para garantir o seu sucesso com o Marketing de Conteúdo, é fundamental acompanhar o desempenho do seu blog. Confira as principais ferramentas para garantir um blog de sucesso!

Uma rotina de blog é baseada na velocidade.

A todo tempo é necessário realizar as tarefas com agilidade e elas não são poucas: planejamento, produção e revisão de conteúdo, otimizações de SEO, postagem frequente, atualização de conteúdo e busca de palavras-chave são apenas algumas delas.

No entanto, é preciso fazer tudo isso e ainda manter a qualidade para se destacar no mercado.

Em meio a tantas informações, será que é possível analisar a estratégia do blog?

E a resposta é sim! Não só é possível, mas também é necessário monitorar a performance do seu blog e entender quais resultados seus esforços estão gerando.

Afinal, é isso que vai possibilitar que você entenda quais os próximos passos a serem tomados. Pensando nisso, elaboramos esta lista com ferramentas que podem ajudar você nessa tarefa.

Siga a leitura e entenda como tirar o melhor de cada uma delas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Google Analytics

A primeira ferramenta que devemos citar aqui é o Google Analytics, indispensável para qualquer empresa que tenha um blog.

Isso porque ele oferece um panorama completo das principais métricas, além de permitir uma visualização comparativa por tempo, gráficos excelentes, ser bastante intuitivo, dados da audiência e ainda permitir a configuração de metas, o que permite acompanhar a conversão.

Ferramentas de Análise de blogs: Google Analytics

Dentre as métricas possíveis de acompanhar, as que são mais importantes em uma rotina de blogs são:

  • URLs mais acessadas em um determinado período;
  • número de sessões diário, semanal e mensal;
  • tempo de permanência médio e para as principais URLs;
  • bounce rate médio e para as principais URLs.

Além disso, ele permite a aplicação de filtros para comparação dos dados, o que facilita o acompanhamento da performance de acordo com o tempo e objetivo.

Se você ainda não usa a ferramenta para acompanhar a performance do seu blog ou quer aprender como extrair o melhor dela, confira este material completo sobre o Google Analytics.

O guia completo do Google Analytics Ebook

2. Google Search Console

Outra ferramenta do maior buscador do mundo, o Search Console tem grande valor para profissionais de SEO.

Ele permite acompanhar dados relevantes para blogs, mas também corrigir erros e demandar indexação mais rápida.

Dentre os recursos disponíveis, os que merecem destaque quando o assunto é performance de blog são:

  • Search queries: indica o que as buscas que levaram os usuários até seu blog;
  • Sitelinks: links indesejados para o blog;
  • Web crawling errors: informa sobre erros encontrados pelo buscador nas suas páginas.

Ferramentas de Análise de blogs: Google Search Console

É claro que existem diversas outras funções, mas essas, sem dúvidas, devem fazer parte da rotina de profissionais de SEO que querem ver um bom desempenho em seus blogs.

Para aprender mais sobre a ferramenta e entender melhor cada um de suas funcionalidades, não deixe de conferir este guia completo!

3. SEMrush

O SEMrush é uma das principais ferramentas quando o assunto é SEO e pesquisa de palavras-chave, mas você sabia que ele também é um ótimo recurso para monitorar seu blog?

Em primeiro lugar, basta digitar seu domínio para ter acesso a dados essenciais em uma estratégia de SEO, como:

  • principais palavras-chave que trazem tráfego para o blog;
  • para quais palavras-chave seus conteúdos estão rankeando;
  • custo estimado de PPC de acordo com o tráfego orgânico;
  • número e análise de backlinks.

Todas as informações são apresentadas em tabelas detalhadas, que fornecem diferentes informações, e/ou gráficos muito interessantes e de fácil acompanhamento.

Mas o SEMrush não se limita aos dados do seu blog, afinal, ele é uma ferramenta de análise de concorrência. Por isso, os dados que ele oferece sobre outros blogs e comparativos possíveis de se fazer entre eles e o seu domínio.

É possível comparar número de palavras-chave, tráfego, posições orgânicas, dentre outras informações, novamente com tabelas e gráficos.

Ferramentas de Análise de blogs: SEMrush

Assim, é possível investir esforços em superar a concorrência, além de conseguir insights valiosos.

Se você quiser aprender mais sobre a ferramenta e como usá-la em sua estratégia de SEO, confira este tutorial completo do SEMrush que fizemos!

Dossiê das Palavras Chaves

4. MozBar

A MozBar é uma extensão para navegadores gratuita (em partes) disponibilizado por uma das maiores referências em SEO do mundo.

Ela dá uma nota de 0 a 100 para domínios e páginas específicas. Assim, quanto mais alta a nota, melhor e mais confiável aquele domínio é.

Ferramentas de Análise de blogs: MOZbar

Essa nota é baseada em diversos fatores, como número e confiabilidade de backlinks, posições orgânicas e consistência do blog.

Assim, em sua estratégia de SEO, é sempre importante acompanhar a nota que a ferramenta dá para seu domínio e comparar com seus principais concorrentes.

Embora não exista uma receita do que fazer, boas práticas de SEO podem levar ao aumento progressivo do valor.

5. Screaming Frog SEO Spider

Essa é uma ferramenta valiosa por fazer uma auditoria completa de SEO identificar erros de otimização de forma automatizada em múltiplas URLs, facilitando o trabalho dos profissionais que lidam com blogs todos os dias.

Erros de SEO podem prejudicar o domínio e afetar o rankeamento, assim, os profissionais podem atuar de forma mais acertada com a ferramenta, já que os erros são identificados e o trabalho de corrigir fica a cargo do profissional.

Ferramentas de Análise de blogs: Screaming Frog

A ferramenta é bastante intuitiva e disponibiliza uma versão gratuita com limitações.

6. Majestic SEO

O Majestic SEO é uma ferramenta dedicada a análise de backlinks. Ele pode ser usado de forma gratuita para profissionais que desejam analisar o próprio site, mas para avaliar outros domínios é necessário assinar um dos planos disponíveis.

A ferramenta oferece algumas métricas interessantes para acompanhar. Dentre as principais que são úteis para analisar o desempenho do blog, podemos citar:

  • número total de backlinks;
  • principais domínios de referência;
  • principais páginas referenciadas;
  • principais âncoras usadas.

A Majestic também é responsável por duas métricas muito importante usadas por SEOs de todo o mundo para definir a qualidade de um domínio, especialmente para definir prioridades de link building.

As métricas são:

Trust Flow: uma métrica que mostra o nível de confiança e autoridade que um domínio possui.

Citation Flow: métrica calculada de acordo com o número de citações (links) recebidas por um domínio na internet.

Ferramentas de Análise de blogs: Majestic

Ainda não sabe a importância dos backlinks para sua estratégia de SEO e como essa ferramenta pode ser útil na análise deles? Então confira este post com tudo sobre Backlinks!

7. Google Page Speed Insights

Para finalizar esta lista, trouxemos o Google Page Speed Insights, ferramenta bastante intuitiva que tem o intuito de avaliar o tempo de carregamento de um domínio, como o nome indica.

Como você deve imaginar, o tempo de carregamento é um fator muito importante, tanto do ponto de vista do usuário, que tem pressa e é cada vez mais exigente, quanto do buscador, que entende essa necessidade do usuário e busca promover a melhor experiência.

Portanto, você pode usar essa ferramenta para conferir o desempenho do seu blog e garantir uma melhor experiência para o usuário. O tempo de carregamento e responsividade são essenciais.

Ferramentas de Análise de blogs: Page Speed Insights

Ferramentas são essenciais para uma boa estratégia de Marketing Digital. Afinal, elas permitem que o profissional tenha embasamento e faça um bom acompanhamento dos seus esforços, o que resulta em um melhor desempenho ao longo do tempo.

Que tal descobrir mais ferramentas que podem ajudar na rotina de marketing da sua empresa? Confira este post com 51 ferramentas de marketing!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo