ferramentas de email marketing

30 Ferramentas de Email Marketing mais importantes que você precisa conhecer!

O envio de emails é uma das estratégias de marketing digital que mais merecem atenção.

Seja para a nutrição de leads, envio de newsletters ou promoção de produtos, você pode contar com o email marketing para te ajudar a alcançar os objetivos que você almeja.

Mas para isso você precisa de ferramentas, certo?

Existem diversas ferramentas de email marketing no mercado, cada uma delas funciona muito bem para um aspecto específico das campanhas de email, e outras fazem tudo o que você precisa para mandar emails matadores.

Com tantas opções, separamos as 29 ferramentas de email marketing que realmente importam para você conhecer as opções que existem no mercado.

Antes de entrar no mundo das ferramentas, lembre-se: você não vai precisar de todas!

Conheça as principais e escolha aquelas que se adequam à sua estratégia e ao seu bolso.

Sempre que precisar, teste, pergunte, converse com seus colegas até chegar a melhor opção.

Vamos começar? Acompanhe!

1. Mailchimp

Para abrir a lista, vamos começar com a plataforma de email marketing gratuita mais famosa do mercado.

O MailChimp é completo para quem quer dar os primeiros passos em campanhas de email, e oferece ainda mais ferramentas para quem já tem experiência com email marketing.

Você pode criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensurar os resultados de cada um dos seus esforços.

Uma das grandes preocupações na hora de criar emails são os layouts. Nem todo mundo é um mestre do design ou da programação, né?

O MailChimp possui diversos templates e um editor drag and drop, ou seja, você só precisa arrastar e soltar para montar emails!

As integrações também merecem destaque, principalmente se você possui um ecommerce.

A plataforma pode ser integrada com o Shopify, Magento, Woo Commerce e até com o Google Analytics.

A versão grátis permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos.

As versões pagas começam a partir de 10 dólares mensais, e já disponibilizam automação, recomendação de produtos e muito mais.

2. RD Station

A RD Station é a plataforma de automação de marketing mais completa do Brasil, atualmente.

Se você está pensando em gerar leads e nutri-las com fluxos de nutrição bem estruturados, então você precisa da RD.

Dentro da plataforma você também pode:

  • criar ações de conversão de leads,
  • mensurar e analisar as ações,
  • integrar com as redes sociais,
  • criar landing pages,
  • enviar emails,
  • acompanhar as leads,
  • qualificar leads,
  • otimizar conteúdos (SEO),
  • sugestões de temas para posts
  • relatórios detalhados sobre cada ponto da sua estratégia.

Se você leva o Inbound Marketing da sua empresa a sério, então uma plataforma de automação de marketing como a RD é indispensável, já que, é muito provável que seus concorrentes já estão usando plataformas completas de automação de marketing.

3. Infusion Soft

Cada vez mais softwares de email marketing surgem a partir de outros programas mais completos, e esse é o caso do Infusion.

Ele é uma ferramenta de CRM que foi criada para empresas que querem deixar seus times de marketing e vendas mais próximos e conectados.

Além de CRM, automação de vendas, vendas online, analytics, pagamentos e integrações, você também pode criar e gerenciar suas campanhas de automação de marketing.

O Campaign Builder permite que você crie campanhas facilmente, o mesmo funciona para a criação de landing pages e emails.

Também é possível integrar com plataformas de ecommerce, acompanhar o comportamento dos usuários em websites e integrar com as próprias funções da plataforma.

Os planos começa em 199 dólares mensais.

4. E-GOI

E-GOI é uma ferramenta de email marketing portuguesa que está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.

Além de ser uma plataforma completa, com todas as funções esperadas da automação de marketing – disparos automáticos, criação de fluxos, templates de emails – também é possível trabalhar multi e omnicanais, ou seja, SMS’s, pushs e até mensagens de voz.

A função chamada de “piloto automático” mantém o seu negócio em contato com a lead constantemente após uma primeira interação, permitindo que você controle todos os aspectos desse contato.

Você pode escolher entre planos com envio de emails ilimitados, envios mensais e mensagens pré-pagas.

Os planos começam em R$ 62,50, e também pode ser feita a cobrança por disparo.

5. Mad Mimi

O Mad Mimi é uma ferramenta de criação, edição, envio e acompanhamento de emails muito semelhante ao MailChimp.

Ele possui um dos editores mais completos para criação de mensagens e é totalmente grátis para até 100 contatos.

Você pode partir de templates HTML ou criar seus emails do zero e exportar o código HTML, se preferir utilizar outra plataforma para o envio das campanhas.

As integrações são bem interessantes também, inclui desde o Analytics, até o Pinterest e Shopify.

Essas integrações são muito importantes para ecommerce’s e empresas que atraem muitos visitantes a partir de outras plataformas que não sejam seus sites e blogs.

6. Litmus

Teste e análise fazem parte da alma de campanhas de marketing de sucesso, e para email marketing o Litmus é o que você precisa!

Nem todos nós dominamos programação e códigos, e esse é um aspecto que facilita testes A/B e pequenas alterações nos emails.

Com o Litmus, você pode criar diferentes versões da sua mensagem e testá-la em diferentes provedores de email, garantindo que todas sejam carregadas corretamente em qualquer caixa de entrada, que não caiam nas pastas de SPAM e sejam construídas dentro das melhores práticas de emails.

Além disso, é possível analisar cada aspecto do envio e otimizar suas campanhas para garantir a maior taxa de abertura e cliques possível.

Os planos começam em 60 dólares por mês, mas você pode aproveitar 90 dias grátis para testar a plataforma.

7. LeadLovers

A gestão e nutrição de leads é indispensável para um Inbound Marketing matador.

A LeadLovers é uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads.

Através de diversas páginas de captura, você pode gerar leads a partir de anúncios no Facebook, comentários em redes sociais, landing pages e vários outros formatos que são lançados constantemente.

O Builder, ferramenta de construção de páginas, permite que você crie pages personalizadas, tanto a partir de templates, quanto criando do zero.

Clientes mais avançados também pode importar sites inteiros em HTML para dentro da ferramenta.

Existem diversos gatilhos que podem ser utilizados para o disparo de mensagens automatizadas, criando uma boa estratégia de nutrição de leads e armazenando todas as informações refentes ao comportamento dos usuários.

Os planos começam em 154 reais por mês, e você tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma.

8. Optin Monster

Para uma campanha de email matadora, você precisa ter contatos de qualidade.

E o Optin Monster é uma das melhores ferramentas para isso.

Através de formulários personalizados, você consegue otimizar a sua captura de emails criando forms automáticos para quando o usuário realizar ações que indiquem que ele vai sair de uma página, ou permanecerem inativos por um tempo, ou até mesmo logo que eles entrarem na sua página.

É possível realizar diversos testes A/B, segmentar suas listas, criar pop-ups para atrair a atenção dos visitantes e mensurar tudo com a ferramenta de análise embutida.

Os preços começam em 9 dólares por mês e você tem acesso às ferramentas básicas para criar formulários.

9. MailJet

O MailJet é uma ferramenta all-in-one.

A partir dela, você consegue automatizar sua nutrição, enviar emails transacionais e até campanhas direta de marketing para sua lista.

Como toda boa plataforma de automação, é possível segmentar sua lista de contatos, criar emails dentro de um editor completo e até personalizar cada mensagem de acordo com a lista, ou dispositivo de visualização.

Existem três funcionalidades que são realmente interessantes; experts em entregabilidade otimizam as mensagens para garantir que suas campanhas cheguem até o inbox dos seus contatos.

Ao mesmo tempo, a ferramenta fornece opções avançadas de código, permitindo que toda a sua mensagem seja personalizada automaticamente de acordo com o sexo do destinatário e até sua localização.

Por último, o MailJet utiliza uma linguagem open source de código usada para otimizar a criação de emails responsivos.

Você pode começar a utilizar a ferramenta gratuitamente, com 6 mil emails mensais, limitados a 200 envios por dia. Os planos pagos começam em 7,50 dólares por mês e você pode adicionar algumas premium features por mais alguns dólares.

10. AWeber

AWeber também é uma plataforma de automação de marketing, mas seus usuários afirmam que ela é tão simples de usar e os resultados parecem tão profissionais, que é o melhor custo benefício do mercado.

A criação de campanhas, autoresponders, métricas, formulários e newsletters podem ser criados em um editor super prático, que também possui diversos templates à serem usados.

Você pode segmentar sua lista criando outras listas menores, para o envio de campanhas personalizadas, sempre acompanhando todos os resultados através da ferramenta de email marketing tracking.

Você pode testar o AWeber por 30 dias, e os planos pagos começam a partir de 19 dólares por mês.

11. Zoho

O Zoho Mail vai além de uma plataforma de email marketing, ele é um excelente CRM e pode até ser usado como provedor de email personalizado para a sua empresa.

Além de criar campanhas de email marketing, você pode gerenciar as ações de vendas e marketing, integrar sua equipe para colaboração e muito mais.

O Zoho é indicado para empresas que desejam utilizar o email marketing como ferramenta de auxílio ao time de vendas, já que, através do CRM, é possível acompanhar de perto os possíveis clientes e as ações que o time de vendas deve executar para converter essas oportunidades.

Se você optar por utilizar todas as ferramentas em conjunto, essa é uma das opções mais completas para empresas que desejam integrar seus times dentro de um lugar só.

Você pode automatizar o marketing, criar emails, gerenciar vendas e clientes.

12. Get Response

O Get Responde ganhou o título de ” o marketing por email mais fácil do mundo”.

Não é atoa que o seu editor é um dos mais eficientes do mercado, possibilitando a criação de mensagens personalizadas, a automação de marketing da sua empresa e a criação de landing pages personalizadas.

Já são mais de 350 mil clientes em 182 países!

Os planos começam em 15 dólares por mês e você pode adequar os planos ao tamanho da sua lista de contatos, começando em 1.000 assinantes.

13. LeadPages

Landing pages são indispensáveis para a conversão de visitantes em contatos e a Leadpages é um dos softwares de montagem de páginas de destino mais simples do mundo.

Mas não menos eficientes!

Com um editor drag and drop super prático, você constrói landing pages para converter contatos, conseguir download de ebooks, divulgar workshops e muito mais, além de contar com diversos templates para servir de base para suas ideias.

Os planos começam em 25 dólares mensais!

14. HelloBar

A HelloBar foi criada pelo guru do marketing digital, Neil Patel.

Ela é uma das ferramentas de email marketing mais usadas para captar contatos em sites.

Através de uma discreta barra superior – ou de um pop up que toma toda a tela – você pode converter visitantes em novos emails para a sua lista e aumentar os destinatários da suas campanhas de email marketing e nutrição.

Um dos grandes pontos positivos de usar a HelloBar é a possibilidade de personalizar os campos de captação e CTA, além de a instalação ser muito simples!

Você configura a barra ou pop up dentro do próprio site da ferramenta, e faz a instalação no seu blog ou site wordpress através de um plugin criado especialmente para a sua página.

Se preferir, é possível exportar o código HTML e inserir diretamente na linha de código das suas páginas.

A ferramenta é gratuita, mas se você quiser personalizar ainda mais a sua barra, os planos começam a partir de 12 dólares por mês.

15. Campaign Monitor

O Campaign Monitor é outra opção de automação de marketing para quem quer criar campanhas de sucesso de email marketing e nutrição de leads.

Como é tendência do mercado, o editor é super simples de usar, você pode personalizar suas mensagens, adequá-las às suas listas de contatos e analisar todo o desempenho a partir do analytics.

Os planos começam em 9 dólares por mês, podendo enviar 2.500 emails para até 500 contatos.

16. Vertical Response

O Vertical Response é uma ferramenta criada especialmente para quem deseja enviar newsletters, emails de respostas e emails promocionais.

Emails promocionais são o forte dessa plataforma, com diversos templates de newsletters e emails para a apresentação de produtos que podem ser totalmente personalizados.

Você também pode configurar autoresponders para entrar em contato automaticamente com novos clientes, além de emitir relatórios detalhados e aumentar o alcance das suas campanhas.

Você pode experimentar a ferramenta gratuitamente, enviando até 4 mil emails para até 300 contatos.

17. Active Campaign

O Active Campaign é focado em criar fluxos de automação de marketing completos e eficientes.

Além de um editor de emails completo, você pode desenhar fluxos de nutrição através de um editor de fluxos e ainda gerenciar seus contatos com um CRM embutido na plataforma.

O CRM é muito importante – e nunca vimos um tão simples e prático!

Se você já usou o Trello, vai ver muitas similaridades no Active Campaign, já que a gestão de contatos funciona em cards e você pode selecionar cada um deles para ver mais detalhes.

Você também pode acompanhar o comportamento das leads em redes sociais, qualificá-las de acordo com ações e integrar a ferramenta com várias plataformas, como o Unbounce, Shopify, Paypal, Survey Monkeys, Dropbox e vários outros.

Os planos começam em 9 dólares por mês para uma base de 500 contatos.

18. Visual Web Optimizer

A VWO é a ferramenta certa para testes A/B.

Com diversas opções do que testar, você consegue realizar comparativos diretos entre campanhas para investir naquelas que trazem os resultados mais relevantes para a sua estratégia de email marketing.

Um dos pontos mais legais entre todas as features da ferramenta, é o heat map.

Ele mostra onde os usuários estão clicando mais e onde estão navegando mais com o ponteiro do mouse.

É um indicativo muito legal, já que a maioria dos leitores usam o mouse para acompanhar a leitura e indicam quais os pontos mais nobres da sua mensagem.

A VWO também disponibiliza um editor completo para você criar suas mensagens à serem testadas, além de incluir segmentação e personalização para os seus testes.

Você pode integrar o Visual Web Optimizer com diversas plataformas, como o Google Analytics, WordPress e o KISSMetrics.

Os planos começam em 49 dólares, para até 10 mil visitantes no seu site.

19. IsValid.org

O IsValid é uma ferramenta extremamente simples, mas que pode salvar a sua vida!

Você pode comparar o rendimento de campanhas, ver a porcentagem de conversões e como os seus resultados melhoraram ao longo das suas campanhas.

Isso é possível através da comparação de números antes e depois de cada ação ou teste realizado.

Você os insere dentro dos campos especificados e recebe gráficos simples mostrando o desenvolvimento das suas campanhas.

E não serve apenas para email marketing! Sempre que realizar testes, você pode comparar os números dentro da ferramenta.

E o melhor: ela é totalmente gratuita!

20. Raven URL Builder

Dentro de campanhas de email marketing, é ideal que você tenha links individuais para diferentes campanhas, botões e outros aspectos do email.

Assim, é possível acompanhar como cada campanha está performando individualmente, quais links são mais clicados e quais CTA’s convertem mais.

Porém, o Google Analytics tem diversos parâmetros criados exclusivamente para esse acompanhamento. Mas você conhece todos eles?

Provavelmente não.

Mas sem problemas! Nós temos a solução para isso.

O Raven URL Builder é uma ferramenta criada especialmente para quem precisa de links personalizados otimizados para o Analytics.

Você pode personalizá-lo de acordo com cada campanha, diferenciando por fonte, nome, plataforma e objetivo.

No final, você terá um link personalizado que vai facilitar consideravelmente o trackeamento de cada campanha de email marketing, tanto dentro do analytics quanto da sua plataforma de automação preferida.

21. Button Optimizer

Os CTA’s são indispensáveis para emails que convertem.

Dentro de emails de nutrição, o CTA incentiva o download de um material rico ou o acesso ao post tema do email.

Existem diversos fatores importantes que fazem um call – to – action ser mais eficiente do que o outro, logo, uma ferramenta que facilita a criação de botões de ação é uma mão na roda, não é mesmo?

Com o Button Optimizer, você pode criar diversas versões personalizadas para os seus CTA’s, exportá-los em PNG ou com o código CSS e inserir diretamente nos seus emails.

Se você juntar os botões personalizados com as URL’s personalizadas, você consegue visualizar facilmente quais CTA’s estão convertendo melhor, atraindo mais cliques, e resultando em mais downloads para seus materiais e acessos nos seus posts.

22. Mautic

Email marketing é muito importante, mas não é a única forma de marketing digital que você pode usar para o crescimento do seu negócio. Não se esqueça, por exemplo, do marketing de mídias sociais ou de estratégias como as landing pages.

Com o Mautic, você consegue aplicar essas diferentes formas e estratégias de marketing de maneira automatizada. Ele é um software que oferece soluções integradas com várias outras ferramentas, para permitir que você obtenha e desenvolva contatos (ou leads) através de diferentes meios — inclusive, é claro, o email marketing.

Mautic permite que você acompanhe a evolução dos leads conforme eles se tornam mais qualificados. Ele ainda conversa diretamente com o seu CRM, para manter sua base de contatos atualizada.

O processo de setup do Mautic é muito simples, com apenas três passos — leva menos de cinco minutos para que você possa começar a usar o programa. O download é gratuito.

23. Hemingway App

No mundo do email marketing, a escrita das mensagens enviadas aos contatos —chamada de “copywriting” — é essencial para obter bons resultados na conversão de leads em clientes. O segredo, por incrível que pareça, é ser mais simples.

Mas escrever de forma simples sobre um assunto que você entende a fundo é difícil. Você está tão acostumado ao tema que, sem perceber, acaba usando termos técnicos e palavras mais elaboradas.

O Hemingway App vai ajudá-lo nesta missão. Basta acessar o site e escrever (ou colar) o texto do seu email marketing.

Em seguida, o editor eletrônico vai marcar em diferentes cores as sentenças que estão muito longas, palavras complicadas e desnecessárias e, também, usos de voz passiva. Para completar, o Hemingway App ainda dá uma nota ao seu texto, em relação à fluidez da leitura.

O Hemingway App é gratuito e pode ser usado online ou como um aplicativo para desktop.

24. PutsMail

Quando você desenvolve uma campanha de email marketing, precisa ter certeza de que tudo está funcionando corretamente antes de apertar o botão “Enviar” para seus contatos. Por isso, ver uma prévia funcional é muito útil.

É exatamente isso que o serviço PutsMail oferece. Você pode inserir o campo assunto, o código HTML do seu e-mail e escolher até 10 contatos para receber o teste. Também é possível enviar uma versão de texto comum e uma versão para usuários do Apple Watch.

Depois, basta apertar o botão Send Email. Quase 800 mil testes já foram feitos através do PutsMail. A ferramenta é fácil de usar e gratuita. Basta acessar o site e começar!

25. Act-On

O Act-On é uma plataforma de e-mail marketing completa, que permite gerar reconhecimento de marca e aquecer seus leads, aumentar a retenção de clientes e ampliar a fidelidade.

O editor de e-mails do Act-On é do tipo arrasta-e-solta, que não exige conhecimento de códigos HTML ou CSS. Ele permite automatizar as campanhas através de gatilhos, ou seja, cada ação de um contato ativa uma nova etapa na campanha.

Para completar, o Act-On ainda inclui vários recursos para monitorar os resultados da sua campanha e uma calculadora de ROI.

Preços começam em 600 dólares por mês, e variam conforme o número de contatos ativos na sua lista.

26. Adobe Campaign

A Adobe e seus softwares são velhos conhecidos de quem trabalha com marketing. Uma de suas novas ferramentas é o Adobe Campaign, usado para automação e gerenciamento de campanhas “cross-channel” — ou seja, que integram diversos canais.

Com o Adobe Campaign, você poderá criar campanhas mais consistentes, usando todos os seus canais de marketing online e offline, inclusive e-mail.

Através desse software, as campanhas de email marketing são contextualizadas com informações coletadas de várias fontes, para manter o conteúdo atualizado e relevante. Localização e preferências dos contatos são usados para que o email marketing seja útil e produza mais engajamento.

O Adobe Campaign faz parte do Adobe Marketing Cloud, junto com vários outros softwares que podem elevar o potencial das suas campanhas (como o Analytics e o Experience Manager). Você pode solicitar uma demonstração através do site.

27. BombBomb

Geralmente associamos email marketing com o texto como elemento central.

Mas a plataforma BombBomb oferece uma perspectiva diferente. Com ela, é possível criar campanhas usando o vídeo para se comunicar com seus clientes e, também, permitindo que eles respondam através de seus próprios vídeos.

O BombBomb promete que você conseguirá, em média, 81% de respostas e 68% de conversão — mais do que seria possível obter com o formato tradicional. Ele garante integração com os principais serviços, como Gmail, Outlook, Android e Apple.

Para ver um exemplo de email produzido com o serviço, basta inserir seu contato no site. Você também pode testar, gratuitamente, por 14 dias.

O plano individual, para até 2500 contatos, custa $49 por mês ou $468 por ano.

28. Mailigen

Entre as muitas plataformas de email marketing que podem ser listadas, e várias delas estão neste post, pode parecer que a maioria é extremamente similar. Algumas, como o BombBomb, quebram a monotonia incorporando um formato novo — no caso, o vídeo.

Essa também é a estratégia do Mailigen, que incorpora o SMS ao e-mail marketing para diferenciar-se dos outros serviços.

A combinação é poderosa. Afinal, o seu público usa o smartphone tanto quanto o email. Portanto, uma campanha combinando os dois têm mais chances de atingir todos os contatos.

O Mailigen traz todas as ferramentas que você já está acostumado a ver para email marketing, como o editor arrasta-e-solta, testes A/B e autoresposta. Então, incorpora várias delas à criação de mensagens para celular.

Você pode testar o serviço de graça por 30 dias, ou assinar um plano para 500 contatos por $10/mês. O plano não tem limite de e-mails.

29. Is Not Spam

Não adianta fazer uma excelente campanha de email marketing, se a mensagem acabar na caixa de Spam dos seus contatos. Para evitar que isso aconteça, antes de enviar, teste seu e-mail com o serviço Is Not Spam.

O processo é bem simples.

Envie sua campanha para o email indicado no site. Então, clique no botão “View Your Report”. Ele vai analisar se você está usando palavras que ativam o filtro de Spam no assunto ou no corpo da mensagem, além de verificar o código HTML.

O resultado do relatório fica pronto em poucos instantes e nem é preciso fazer cadastro. O serviço usa seu IP para identificar o recebimento do email.

30. Mailbiz

A Mailbiz é uma solução que combina ferramenta de disparo e consultoria estratégica para e-commerce. O seu maior diferencial está na consultoria prestada pela equipe de Sucesso do Cliente, através da qual cada cliente recebe a assessoria de um Analista que, ao longo do tempo, ajuda o e-commerce a ampliar o engajamento e as vendas através do e-mail marketing.

A ferramenta de e-mail marketing da Mailbiz é intuitiva e fácil de operar, contando com recursos importantes como Segmentações, Automações, Teste A/B, Relatórios em tempo real, integração com Google Analytics e integração com diversas plataformas de e-commerce.

Além disso, disponibiliza uma grande variedade de modelos (templates) de campanhas para e-commerce, em formato HTML, prontos para usar.

Os planos começam em R$ 199 reais por mês, podendo cadastrar até 10.000 contatos e enviar 30 campanhas mensais

Conclusão

As ferramentas de email marketing são indispensáveis para campanhas de sucesso.

A sua mensagem precisa ser perfeita, para interagir com os contatos da melhor maneira possível.

A segmentação de listas também é um ponto muito importante.

Você precisa de listas de contato bem estruturadas para garantir que as suas campanhas atinjam a audiência que realmente é relevante para a sua empresa.

As ferramentas que nós separamos vão cobrir todas as suas necessidades de dentro da sua campanha de email marketing.

Você pode escolher opções separadas para criar landing pages, disparar emails, criar formulários de captação e analisar as campanhas, ou você pode juntar tudo em uma ferramenta só e otimizar suas ações dentro de um software.

As melhores ferramentas são aquelas que se adequam ao seu orçamento e às suas necessidades.

Procure testar, perguntar e testar de novo! Essa é a melhor maneira de encontrar a ferramenta de email marketing perfeita para o que você precisa.

Para campanhas de email marketing matadoras, você precisa de landing pages matadoras!

Confira o nosso ebook gratuito: Landing Pages: o Manual para a Criação e Otimização! Aproveite o material para se tornar um mestre das landing pages.

Até a próxima!