Filmes e séries para aprender marketing

15 filmes e séries para aprender a fazer marketing

Confira nesse post 15 filmes e séries sobre marketing para aprender sobre o assunto de forma divertida.

Além da teoria, uma das melhores formas de aprender algo é vê-lo aplicado na prática. Ainda mais quando falamos de marketing, já que é muito importante estudar cases de sucesso para saber o que dá certo ou não.

Entretanto, se você não conseguiu achar bons exemplos, existe outra forma de entender como o marketing pode ser aplicado: assistindo séries e filmes. Isso mesmo!

Através de obras de ficção, que em muitos casos são inspirados em histórias reais, é possível compreender como o marketing funciona e aprender técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia.

Para te ajudar, o Marketing de Conteúdo nos convidou para fazer uma lista especial com os 15 melhores filmes e séries para aprender a fazer marketing. Confira:

1. Mad Men

Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men é uma das maiores séries de sucesso sobre o mundo do marketing e da publicidade. A história se passa nos anos 60 e conta o dia a dia dos funcionários da Sterling Cooper, uma agência de publicidade que tenta vender a ideia do “sonho americano”.

Temporadas: 7

2. The Crazy Ones

Essa série mostra a relação entre Simon Roberts, um talentoso publicitário e dono de uma agência, e sua filha, que, ao contrário pai, é totalmente focada e a responsável por livrar a empresa das enrascadas criadas por Simon. Por ser uma série de comédia, The Crazy Ones mostra a realidade de uma moderna agência de publicidade com um tom mais leve.

Temporadas: 1

3. Selfie

Selfie conta a história de uma jovem que, após ser ter um vídeo seu viralizado na internet, contrata um publicitário para mudar a sua imagem nas redes sociais. Como você pode perceber, a série ensina sobre marketing pessoal no universo online.

Temporadas: 1

4. Obrigado Por Fumar

Esse é um dos filmes mais famosos sobre a temática e que mostra o quanto o trabalho do publicitário e do profissional de marketing podem ser usados para o “mal”. Na história, o porta-voz de uma grande empresa de cigarros precisa manipular informações para diminuir as falas sobre o risco dessa droga lícita e alavancar as vendas. Além de aprender sobre publicidade, o personagem precisa se apropriar de algumas práticas do marketing para que o seu plano vingue.

Duração: 92 minutos

5. Do Que As Mulheres Gostam

Após sofrer um grave acidente, um publicitário começa a ouvir o pensamento das mulheres ao seu redor e utiliza dessa “vantagem” para se destacar no seu cargo. Um dos grandes ensinamentos desse filme é sobre entender o ponto de vista de outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou clientes, para melhorar a sua prática de marketing.

Duração: 127 minutos

6. Clube da Luta

O Clube da Luta é um dos filmes mais famosos da história do cinema. Nele, um homem deprimido e viciado em fazer compras conhece um vendedor desconhecido. Após um tempo, os dois começam um clube em que homens lutam um contra os outros. Esse filme é importante para que profissionais de marketing aprendam o quanto o consumismo pode ser prejudicial e, por isso, agir com consciência em seu trabalho.

Duração: 139 minutos

7. Amor Por Contrato

Uma empresa de marketing invisível envia para uma pequena cidade uma “família perfeita”. Com o tempo, essa família começa a servir de exemplo para todas as outras, influenciando o consumo de todos na cidade. Esse filme mostra o poder da estratégia de marketing e que o “boca a boca” ainda sobrevive e funciona em alguns casos.

Duração: 96 minutos

8. Jerry Maguire: A Grande Virada

Depois de perder o emprego por defender que agentes esportivos cuidem da carreira de seus atletas de forma mais humana, Jerry Maguire perdeu todos os seus clientes exceto um jogador de futebol americano. O filme aborda a importância da gestão de marca, formas de cativar o cliente e também o quão relevante é o marketing de relacionamentos.

Duração: 138 minutos

9. Scandal

A série de Shonda Rhimes conta a história pessoal de Olivia Pope e também o dia a dia na sua agência de gestão de crise, a “Pope & Associates”. Apesar dos meios pouco ortodoxos, a série mostra como é ter que lidar com crises políticas e empresariais, ocultando tudo que não pode cair na boca da mídia.

Temporadas: 6 (até o momento)

10. O Lobo de Wall Street

Estrelado por Leonardo Dicaprio, o filme conta a história de vida de Jordan Belfort, um dos corretores da bolsa de valores dos Estados Unidos. Apesar de não expor situações vividas por um profissional de marketing, a história mostra estratégias de vendas e como trabalhar com metas e sob muita pressão.

Duração: 180 minutos

11. Lemonade

Esse documentário mostra a vida de um publicitário recém-desempregado. Esse filme pode um choque de realidade para aqueles que idealizam que publicitários e profissionais do marketing vivem apenas no glamour.

Duração: 35 minutos

12. Cidadão Kane

Cidadão Kane é um filme obrigatório para todos que trabalham com comunicação. Apesar de ter sido feito em 1941, a história ainda é referência como um ótimo exemplo de storytelling e de como construir uma narrativa convincente.

Duração: 119 minutos

13. O Homem que Mudou o Jogo

O filme conta a história do gerente geral do Oakland A’s, time de basebol norte-americano. Após a equipe perder um jogo importante e vários de seus jogadores, o gerente decide montar uma estratégia analítica para criar um time de sucesso. É uma ótima inspiração para gerentes de produto e profissionais de marketing.

Duração: 113 minutos

14. O Chef

Um chef de cozinha tenta uma recolocação no mercado de trabalho após um desentendimento com um crítico de gastronomia que viralizou na internet. Mostrando os altos e baixos na carreira do chef, o filme mostra como lidar com gerenciamento de crise, marketing digital e também sobre relacionamento com o consumidor.

Duração: 115 minutos

15. O Senhor das Armas

Após ficar desiludido com a vida e com o trabalho, um jovem ucraniano, com residência nos Estados Unidos, decide começar a trabalhar no tráfico de armas. Apesar de não ser um bom exemplo, o filme mostra como selecionar um nicho e desenvolver um trabalho de “sucesso” nele.

Duração: 123 minutos.

Gostou das séries e dos filmes escolhidos e está a fim de aprender mais sobre marketing?

Sabe de mais alguma série ou filme que possa ajudar a entender o mundo do marketing e que não está na lista? Conte aqui nos comentários! 😉

Esse post foi escrito pela Isabela Giordan, jornalista da Revista QB. A Quero Bolsa é uma empresa de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduaçãon no Brasil.

 

  • Isabella Bregunci

    Olá, adorei as sugestões! Recomendaria também The Founder (Fome de Poder – Netflix), um filme que fala sobre empreendedorismo, coragem, persistência, marca e cuidado com o produto que o cliente compra. Tudo haver com o Marketing!