Fome de Poder

As 11 maiores lições de negócios do filme Fome de Poder que vão inspirar sua estratégia

O filme Fome de Poder nos mostra como visão, processos e coragem levou um homem a construir o maior império alimentício do mundo.

O filme Fome de Poder (The Founder), me fez refletir por um bom tempo como alguns processos, mindset e atitudes podem ser grandes diferenciais para uma empresa de sucesso.

E, principalmente, para que uma empresa se diferencie e saia na frente dos seus concorrentes.

E as lições que esse filme traz valem tanto para donos de bistrôs a CEOs de startups, ou mesmo para quem teve uma grande ideia, mas está com medo do que estar por vir.

Neste post vamos ver o começo da história do grande império do Mc Donald´s e como tudo começou.

Como minha reflexão começou

No começo da minha longa e conflitante reflexão (confesso que o filme grudou que nem chicletes na minha cabeça), tenho que admitir que fiquei bem brava com o Ray Kroc (o criador da rede de franquias do Mc Donald´s). Afinal, ele teve algumas atitudes no mínimo questionáveis.

Mas vamos focar na parte boa e em como ele conseguiu transformar o Mc Donald´s na maior cadeia mundial de restaurantes fast food do mundo e como podemos tirar lições valiosas de toda a história.

Tenho certeza que no mínimo, você vai sair com fome após terminar este post!

Eu já posso adiantar para vocês, que não foi com o melhor hambúrguer, o melhor milk-shake ou as melhores batatas fritas do mundo que eles conseguiram abrir mais de 35 mil pontos de venda em 119 países.

O começo do império

Quando Kroc visitou pela primeira vez o restaurante dos irmãos Mc Donald´s em San Bernardino, Califórnia, ele teve uma grande e boa surpresa.

O restaurante não tinha nada a ver com o que ele já tinha visto até então em suas viagens pelos EUA como vendedor.

O comum, na maioria dos drive-ins, consistia em muitas opções demais no menu, garçonetes patinando por todo lado e entregando as refeições dos clientes em seus próprios carros. Mas o que mais caracterizava as lanchonetes tradicionais era a demora na entrega do pedido e, até mesmo, a entrega errada.

Nada mais chato que estar com fome, esperar um tempão para receber o seu pedido e ainda receber errado, não é mesmo?

Os grandes diferenciais do Mc Donald´s até então

O que eles estavam oferecendo era bem diferente do comum. Na verdade, o modelo de negócio era uma novidade para praticamente todo mundo que não morava na cidade de San Bernardino.

O menu era enxuto, com poucas opções, o atendimento funcionava no modelo self-service e, o que mais encantou Kroc, um sistema de linha de montagem chamado Speedee (que atualmente ainda é usado na grande maioria dos fast-foods), com todos os processos muito bem definidos.

Cada um dos funcionários sabia exatamente o que fazer e quando fazer para entregar os lanches dos clientes o mais rápido possível.

The founder

Fonte: Eventfinda

E, obviamente, sem perder o sabor e a qualidade, que eram essenciais para o sucesso do negócio e para os irmãos Dick e Mac.

Era como uma máquina. Todos posicionados em seus devidos lugares, colocando duas fatias de picles em cada hambúrguer, dois jatos de ketchup, dois jatos de mostarda, as batatas sendo fritadas com o tempo cronometrado.

A pedra no caminho do Kroc

Imediatamente Kroc imaginou dezenas, centenas, milhares destes pequenos restaurantes em todo o país, em um modelo de franquias.

Porém, os irmãos Mc Donald´s não tinham a mesma visão de negócios do Kroc, que precisou utilizar de algumas atitudes agressivas, para conseguir o que queria e criar um império bilionário.

Mas o que toda essa história pode ajudar no crescimento da sua empresa e te ajudar a diferenciar dos seus concorrentes? Bom, é isso que vou te mostrar agora!

11 lições valiosas do filme Fome de Poder

1. Solucione os problemas do seus clientes

Não é só porque uma coisa sempre foi feita no passado, que ela não possa mudar ou melhorar.

Os irmãos Mc Donald´s mudaram a forma de servir hambúrgueres no mundo e criaram um conceito totalmente diferente com algo que já era feito há muitos anos.

Pessoas inovadoras se recusam a pensar sempre da mesma forma. Por isso, fique sempre de olho em inovações do mercado que possa beneficiar tanto a sua empresa como o seu cliente.

E diga não ao status quo!

2. Saiba muito bem qual o seu diferencial

Existiam lanchonetes aos montes nos EUA, e o ponto em comum entre todas elas era o que mais incomodava os clientes: a demora na entrega dos seus pedidos.

Foi exatamente neste ponto que o Mc Donald´s criou o seu principal diferencial naquela época e solucionou um problema que os seus clientes tinham e viraram referência.

Encontre o seu diferencial, focado sempre em como você pode melhorar o dia a dia do seu cliente.

3. Processos, processos e mais processos

Os irmãos Mc Donalds, Dick e Mac, criaram um processo que revolucionou o segmento, baseado no conceito de Henry Ford para a produção de carros.

Foi desta maneira, que eles conseguiram entregar os lanches dos seus clientes de forma rápida e com qualidade.

Sem processos, não conseguimos escalar e nem entregar com qualidade serviços para todos os clientes, o que pode gerar insatisfação e cancelamento de contratos.

4. Seja competitivo

Esteja sempre de olho no que os seus concorrentes estão fazendo.

Gaste tempo e esforços pensando na sua próxima inovação, em como você pode pode trazer mais resultados para os seus clientes e se diferenciar. Kroc trouxe diversas novidades para o Mc Donald´s mesmo após todo o sucesso que já tinha conseguido.

5. Se não deu certo, siga em frente!

Antes de Kroc conseguir gerenciar toda a rede Mc Donald´s, ele passou por diversas frustrações quando não conseguia aprovar suas ideias com os irmãos. Mas ele encontrou uma solução maior para conseguir o que queria.

Não deixe que uma frustração te desanime ou faça você desistir do seu sonho.

As pessoas mais bem sucedidas que conheço já passaram por diversos fracassos. Bola pra frente pois outras ideias ainda melhores virão!

6. Tenha um time comprometido ao seu lado

Dick e Mac tiveram grandes problemas quando tentaram abrir outras lanchonetes, pois as pessoas não seguiam as recomendações que eles passavam e mudavam todos os processos definidos por eles, que era a grande sacada e a vantagem competitiva do negócio.

Tenha no seu time pessoas que você possa confiar e treine todos de forma que consigam entender o objetivo final de seus trabalhos, que é o objetivo macro do seu negócio.

É importante que sua equipe também divida os mesmos valores que a sua empresa para que haja sintonia entre todo mundo.

Uma equipe unida sempre aumenta as chances de metas batidas

7. Seja persistente…

Kroc começou sua jornada no Mc Donald’s com 52 anos. Nos primeiros 8 anos do negócio ele não tirou um centavo do seu trabalho com as franquias: pelo contrário, investiu tudo o que tinha e o que não tinha no seu sonho.

Seja persistente. Ninguém nunca disse que seria fácil! Bons resultados exigem tempo, persistência e disciplina.

8. … e curioso

Kroc conheceu os irmãos Mc Donald’s graças à uma encomenda que eles fizeram de 6 máquinas de milk-shake da empresa que ele era vendedor.

Ele ficou curioso com uma encomenda tão grande, já que isso não era normal entre seus clientes, e então foi conhecer a lanchonete que estava a centenas de quilômetros de onde ele morava.

Fome de poder

Fonte: Den of Geek

Ele poderia simplesmente comemorar o pedido e seguir a vida, mas sua curiosidade mudou sua vida.

Seja curioso sobre os desafios e objetivos do seu cliente. Mostre que você está realmente preocupado com suas dores e que deseja melhorar continuamente sua oferta.

9. Teste sempre

A gente consegue perceber como Kroc faz vários testes durante o filme para chegar em uma decisão final.

Ou seja: planeje, execute e mensure os resultados. Faça alterações em sua estratégia, execute novamente e mensure. Esse é um ciclo que não deve ter fim nunca em uma empresa.

10. Deixe a preguiça de lado

Diferente dos irmãos Mac e Dick, que estavam sempre sentados em sua cadeira no escritório do Mc Donald’s, Kroc estava sempre na rua, visitando parceiros, fornecedores e franqueados.

Assim, ele vivenciava bem de perto todos os problemas do seu negócio. E foi a partir disso que vieram várias das grandes ideias que ele teve.

Inclusive, foi assim que ele teve seu maior insight: o entendimento que ele não estava simplesmente vendendo hambúrgueres, e sim que estava no mundo dos negócios imobiliários.

Essa foi sua grande sacada, que possibilitou que ele criasse uma outra empresa que comprava o terreno em que todas as lanchonetes Mc Donald’s estavam localizadas.

11. Nunca é tarde para começar

Fome de Poder

Fonte: Newsweek

A sua idade não é um limitador para que você possa começar algo do zero e fazer com seja um grande sucesso.

Como eu disse anteriormente, Kroc iniciou sua jornada com as franquias Mc Donald’s com 52 anos! E existem vários exemplos como o dele por aí.

Kroc era um vendedor frustrado que poderia ter focado em apenas se aposentar com um salário mediano. Mas quando deu de frente com uma oportunidade única, não pensou que era muito velho para começar tudo de novo.

Arregaçou as mangas e foi atrás do que realmente queria.

Não existe uma data certa para ter uma ideia e executá-la com fome de poder.

Agora que você já sabe algumas das mais importantes lições que o filme Fome de Poder pode trazer para o seu negócio, é só colocar em prática!Algumas delas podem levar tempo, mas com certeza valem a pena!

Aliás, você quer saber como seu negócio está frente à concorrência? A Rock Content oferece uma análise da sua estratégia digital frente aos seus competidores. Clique aqui para fazer uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas!

 

  • Eu particularmente não gosto muito de conteúdos motivacionais, mas consegui lê até o final.

    • Que bom Antonio! Espero que tenha gostado desse!