Frequência de postagem nas redes sociais

Qual a frequência ideal de postagem nas redes sociais? Descubra agora mesmo e engaje ainda mais sua audiência!

Todo mundo já sabe que é importante ter uma boa estratégia para as redes sociais! Mas qual a frequência ideal de postagem em cada uma elas?

Se você chegou até aqui, certamente está em busca de diferentes estratégias para conseguir engajar a sua audiência nas redes sociais, não é mesmo?

Nós sabemos muito bem que cada uma tem suas particularidades e que nem sempre é tão simples encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de postagens, o horário ideal, a qualidade do conteúdo e, consequentemente, o retorno positivo por parte do público.

Mas está na hora de resolver esse problema agora mesmo.

Neste post, vamos compartilhar algumas dicas de como planejar uma estratégia de marketing para redes sociais; aumentando a sua visibilidade na internet e visando a geração de negócios.

Ficou interessado? Então, não perca mais tempo! Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

A frequência de postagem não é a mesma para todas as redes sociais

Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente que cada rede social terá uma frequência de postagem diferente.

Isso se deve a variados fatores, como o público que usa a rede, funcionalidades técnicas e tipo de conteúdo produzido.

Por exemplo, o Twitter agora aceita que o usuário escreva até 280 caracteres, portanto, você deve planejar o seu texto para que ele caiba dentro desse limite. Já no Facebook, quando o post é muito longo, pode acontecer de parte do conteúdo ser ocultado e, assim, não conseguir despertar a curiosidade do leitor com tanta eficiência.

Você vai perceber que é muito comum um mesmo assunto ser divulgado de formas diferentes em cada rede social, de acordo com as características principais e forma de consumo do conteúdo pelo público.

Independentemente da rede social, não adianta programar uma postagem apenas para dizer que tem você tem presença online.

A relevância e a qualidade do conteúdo são elementos primordiais para conquistar a atenção da sua audiência. E como fazer para ter sempre assuntos que são do interesse das pessoas?

Primeiramente, conte com um planejamento de todas as suas ações na internet e estabeleça uma estratégia de atuação.

Além disso, mantenha-se atualizado sobre as novidades e tendências da sua área, de modo a ser o primeiro a abordar os assuntos de maneira completa e estratégica.

Por fim, para saber o que está funcionando ou não com o seu público, avalie todas suas atividades. Dessa forma, será capaz de avaliar o desenvolvimento da sua estratégia em relação à meta estabelecida.

Qual é a frequência de postagem ideal?

Quer aprender a frequência de postagem nas redes sociais e ter uma presença regular no feed do seu público-alvo? Confira, abaixo, o número de postagens ideal para cada rede social:

Instagram

Para fazer marketing nessa rede, uma publicação diária já é suficiente — mas você pode postar cerca de três conteúdos por dia, desde que sejam relevantes, variando entre imagens e vídeos.

Como o seu foco está nas imagens, é imprescindível que elas sejam de qualidade, estejam condizentes com o perfil da empresa e que passem sua mensagem ao público.

Assim como no Twitter, fazer um uso estratégico de hashtags é muito recomendado para o Instagram.

Além disso, para deixar o público mais próximo, uma possibilidade é compartilhar os bastidores da empresa, mostrando como funciona o dia a dia e os serviços prestados. Tutoriais também devem ser considerados como uma alternativa de conteúdo.

Instagram Stories

Se tem uma funcionalidade do Instagram que tem provocado uma revolução, é o Stories. Quando ele é utilizado de maneira estratégica, pode ser um diferencial na hora de engajar a audiência e aumentar o número de seguidores.

Ele permite que você tire fotos e grave vídeos, inserindo stickers e hashtags e aplicando filtros.

Recentemente, ele passou a permitir que enquetes fossem realizadas. Esse recurso é interessante para interagir e questionar seus seguidores sobre variados assuntos.

Quer aprender marketing no Instagram? Baixe nosso guia completo!

Baixe o ebook Marketing no Instagram

Facebook

A recomendação padrão para quem tem uma página no Facebook é postar cerca de duas vezes ao dia.

Mas isso vai depender dos seus objetivos e também do número de pessoas que acompanham o seu perfil — vai variar, também, se você investe em mídia paga, o modo de divulgação e a criatividade da postagem.

Desse modo, conhecer alguns hacks para aumentar o engajamento do público é fundamental.

Por exemplo, se a sua intenção é aumentar o engajamento por publicação, talvez apostar em um número menor de postagens por dia seja o ideal. Quando você tem uma frequência grande de posts, o número total de cliques será maior, mas o engajamento em cada um provavelmente será menor.

Se o seu negócio ainda está conquistando espaço nas redes sociais, procure iniciar menos postagens. Para ajudá-lo no início dessa trajetória, confira 15 tipos de posts que você pode investir para gerar engajamento!

Aprenda mais sobre marketing no Facebook com nosso ebook completo!

ebook marketing no facebook

LinkedIn

O LinkedIn vai se mostrar muito interessante para ajudá-lo a se tornar uma referência em sua área de atuação. Por meio dessa rede social voltada para negócios, você pode fazer networking, pois é excelente para facilitar a conexão entre profissionais e empresas.

Para você ter uma ideia da importância de se fazer marketing no LinkedIn, de acordo com Social Media Trends 2017, ele foi considerado a terceira rede social mais utilizada pelas empresas.

Portanto, foque em qualidade e não em quantidade. Você pode publicar entre uma ou três vezes por semana, compartilhando conteúdos do seu blog ou escrevendo artigos no LinkedIn Pulse.

Entenda mais sobre marketing no LinkedIn com este guia completo e gratuito!

marketing no linkedin ebook

YouTube

O processo de criação de um vídeo pode demorar mais do que os demais conteúdos citados até aqui, o que pode influenciar na quantidade de postagens.

O ideal para conseguir influenciar no engajamento do público, no entanto, é manter pelo menos uma postagem semanal fixa.

Estabeleça os dias da semana e os horários em que serão publicados novos conteúdos, para que seus seguidores criem o hábito de acessar o seu canal naquela data. Isso também contribuirá para ganhar inscritos.

Produza vídeos incríveis e tenha vários inscritos no seu canal no YouTube: aprenda com este guia completo!

como ganhar inscritos no youtube

Twitter

A dinâmica do Twitter é bastante diferente do Facebook. O número de postagens dos usuários dessa rede costuma ser bem maior e isso faz com que um tweet se perca em meio aos outros, cerca de três horas após ser publicado — ou até menos.

A média ideal diária, desse modo, está entre 3 e 5 tweets. Para potencializar os seus resultados, algumas táticas podem ser bem úteis, como:

  • fazer uso estratégico das hashtags;
  • republicar postagens após mais ou menos doze horas;
  • retweetar menções interessantes ao seu perfil;
  • realizar a cobertura de eventos ou momentos marcantes, dependendo do seu ramo de atuação;
  • produzir conteúdos que sejam compartilháveis;
  • interagir com seguidores;
  • agendar postagens para horários de grande audiência.

Aprenda mais sobre marketing no Twitter com nosso guia completo!

 

Pinterest

Além de ser um buscador, o Pinterest é uma rede social interessante para empresas que lidam com imagens diariamente, como escritórios de Arquitetura, Moda ou Publicidade.

Para conseguir gerar tráfego no Pinterest é preciso bastante dedicação. Procure investir diariamente na construção de boards (pastas) e no compartilhamento de pins — modo como as publicações são chamadas.

Um usuário comum costuma compartilhar cerca de 18 pins por dia. O ideal é que você invista nessa média, adequando-a ao perfil do seu negócio.

Esses compartilhamentos também farão com que você apareça nos resultados recentes, tanto nas buscas dos usuários quanto no feed de quem te segue.

 

Horário de postagem X Engajamento

Algumas pesquisas, como esta da Hubspot, já apontaram que existem sim alguns horários em que as publicações terão um alcance maior e um retorno mais expressivo da audiência.

Diante desse cenário, você deve aprender a fazer publicações em horários estratégicos, para que atinja os seus objetivos.

De acordo pesquisa da TrackMaven, os seguintes dias e horários foram os mais bem-sucedidos e que tiveram picos maiores de interação :

  • Facebook: quinta-feira às 20 h;
  • Twitter: quinta-feira às 17 h;
  • Instagram: sexta-feira às 19 h;
  • LinkedIn: quarta-feira às 9 h;
  • Pinterest: sexta-feira à 1 h.

Mas isso não quer dizer que você deva postar apenas nesses horários, e sim que eles terão um retorno maior na maioria dos casos.

Leve em consideração, também, períodos em que as pessoas estão ociosas, como horário de almoço ou feriados. Neles, muitas pessoas passam um bom tempo checando as redes sociais.

Nossa ideia com este post é que você possa aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre marketing para redes sociais e que seja capaz de colocar em prática todas essas dicas com excelência e de maneira estratégica.

Não se esqueça: o ideal é que você sempre faça testes e experimente como funciona cada uma dessas técnicas com a sua audiência. O que dá certo para a os canais de uma empresa não necessariamente é o melhor para outro!

Realize adaptações, de modo a encontrar a frequência perfeita para agradar o seu público. Procure encontrar a média de postagens que agrade o seu público e não sature a audiência.

Que tal colocar as mãos na massa agora que você já aprendeu a frequência de postagem nas redes sociais? Baixe o nosso kit gratuito sobre Marketing nas Redes Sociais!

Nele, você terá acesso a 5 e-books completos e 2 templates incríveis — um com dicas excelentes para criar um calendário editorial e outro sobre como completar o perfil do seu negócio nas redes sociais!

kit de marketing nas redes sociais

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo