Gestão de Vendas

6 dicas de gestão de vendas para montar um time campeão

Uma boa gestão de vendas é essencial para melhorar a produtividade do time e trazer mais resultados para sua empresa. Entenda como!

Construir um time de vendas que possa atuar em alta performance e garantir grandes resultados é uma tarefa que requer uma série de estratégias e uma execução precisa desse planejamento.

Um dos passos primordiais para iniciar a montagem de uma equipe vencedora é estudar quais são as habilidades e as competências que os profissionais que farão parte dela devem ter.

Esse mapeamento interfere diretamente na forma de contratação e de gerenciamento, já que, além de contar com pessoas que possuam o perfil desejado pela empresa, é necessário dar as ferramentas para que elas possam ter o melhor desempenho possível.

Nesse processo, a figura do líder se mostra muito importante como um intermediário entre o que a empresa necessita e o rendimento dos funcionários em prol do cumprimento dos objetivos propostos.

Outro ponto fundamental é o processo de treinamento, já que ele ajuda a inserir o profissional dentro do universo organizacional específico do qual ele faz parte e também a melhorar habilidades gerais pertinentes à sua área de atuação.

Para detalhar um pouco mais sobre o processo de gestão de vendas e a construção de um time campeão, listamos algumas dicas importantes que fazem parte dessa atividade. Acompanhe:

1. Valorize o fator motivação

Por mais que pareça clichê dizer que a motivação é um dos elementos fundamentais para gerar grandes resultados, é inegável fugir desse elemento lógico — porém, muitas vezes negligenciado.

O diferencial é colocar na prática esse saber notório capaz de fazer a diferença no desempenho da equipe. Afinal, todos nós temos experiências negativas e positivas em relação a esse fator.

Dentre as formas de realizar esse processo, uma das principais é o feedback do líder, já que saber detalhadamente o que precisa ser melhorado e se sentir valorizado pelos seus pontos fortes é uma ótima maneira de buscar crescimento profissional.

2. Defina metas claras

Uma das grandes dificuldades de muitos profissionais da área de vendas é não contar com metas claras que permitam um alcance mais rápido dos resultados desejados pela empresa.

Sob esse aspecto, é preciso levar em conta não só o planejamento realizado, mas também a experiência prática que a equipe obteve ao tentar cumprir o que foi solicitado.

Uma boa forma de alinhar essa questão é ter reuniões periódicas para buscar entender o que está funcionando e o que não está sendo possível realizar com êxito.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar outras estratégias para alcançar o resultado desejado ou até mesmo redefinir metas com base na realidade encontrada.

3. Acompanhe de perto os resultados

Dentro do processo de gestão de vendas, o acompanhamento de resultados por parte do líder acaba se mostrando extremamente necessário.

Indo muito além do caráter fiscalizatório, essa ação é importante para entender os detalhes que fazem parte do cotidiano da equipe.

Vale lembrar que os números obtidos ajudam a identificar os pontos positivos e negativos, sejam eles relacionados:

  • ao desempenho coletivo (incluindo aqui o gestor);
  • ao desempenho individual;
  • e às dificuldades operacionais.

Considerando que as mudanças necessárias devem ser conduzidas pelo líder, esse acompanhamento ajuda a implantar os mecanismos necessários para a solução dos problemas encontrados.

4. Compreenda os benefícios

Quem de nós nunca viveu na prática o famoso ditado “o barato sai caro”?

Em termos de gestão de vendas e de construção de uma equipe vencedora nessa área, isso não é diferente.

Com base nos itens citados até aqui, fica fácil perceber que há um custo alto envolvido em um processo funcional de recrutamento, planejamento e motivação.

Nessa hora, é preciso ir além desses números e buscar entender a relação custo-benefício que isso traz para a empresa.

Ao ter uma equipe devidamente capacitada para alcançar as metas traçadas, naturalmente ela vai gerar a receita desejada, compensando todo o investimento feito e contribuindo para o aumento de lucros.

Essa reflexão ajuda a entender a importância de investir em bons profissionais e como isso contribui para o crescimento da sua marca e da fidelização de clientes.

5. Disponibilize ferramentas facilitadoras

Em termos de vendas, podemos dizer que tempo é dinheiro. Um dos fatores que mais contribuem para o ganho de tempo (e, consequentemente, ganho financeiro) é uma boa organização.

Para que isso seja possível e também faça parte da cultura da empresa, certas medidas simples podem ser bastante funcionais.

Algumas delas são:

  • um software de gestão;
  • um banco de dados dos clientes atualizado;
  • e uma logística afinada (especialmente no caso de empresas que precisam gerenciar estoque).

Essas ferramentas ajudam a desconstruir processos tidos como complexos e contribuem para uma melhor atuação da equipe como um todo.

Investir nesse tipo de solução facilita para que os profissionais de vendas consigam ter mais foco na sua área de atuação e também possibilita a melhoria dos serviços prestados aos clientes.

6. Desenvolva o autogerenciamento

Uma pergunta que muitos gestores se fazem é: “como será o desempenho da equipe quando eu não estou por perto?”.

Essa questão se mostra bastante pertinente, já que muitos profissionais têm a tendência de trabalhar de forma mais displicente quando o chefe não está.

Para que a sua empresa não fique totalmente dependente do controle do líder da equipe para que os resultados aconteçam da forma esperada, é preciso implantar a cultura do autogerenciamento.

Profissionais comprometidos com os seus objetivos trabalham da mesma maneira tendo a presença do seu superior hierárquico ou não.

Um jeito de tornar esse processo ainda mais funcional é desenvolver o conceito multitarefa. Assim, a equipe também pode resolver algumas questões urgentes relacionadas à gestão na ausência de um responsável pela área.

Esses resultados são possíveis com treinamento e fortalecimento da confiança entre as partes envolvidas. Isso também ajuda a focar mais no cumprimento dos objetivos do que na importância do processo burocrático em si.

Caso haja dificuldade de implantar essa solução, uma boa saída é contar com ajuda especializada (uma consultoria externa, por exemplo).

Seguindo essas dicas, fica mais fácil entender como se constrói um time campeão e como isso ajuda a tornar a gestão de vendas mais eficiente.

Que tal conhecer os benefícios de um marketing que realmente traga resultados? Estas dicas te ajudarão a entender a importância dessa estratégia!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo