O que é Hacking Sales?

Hacking Sales: descubra como você pode potencializar as suas vendas

A estratégia de Hacking Sales combina táticas de vendas e tecnologias avançadas para potencializar os resultados da sua empresa. Ficou interessado em implementá-la no seu negócio? Então confira o nosso post com os 7 principais hacks de vendas!

Se tivéssemos que adivinhar uma das suas prioridades para o futuro da sua empresa, apostaríamos na resposta mais clássica possível: vender mais.

Esse é o desejo de praticamente todo empreendedor, em qualquer nicho de mercado, a qualquer momento. 

E buscar soluções neste sentido também não é nada novo. Por isso, métodos e processos novos são testados e provados todos os dias, até que alguns despontam como estratégias sustentáveis e escaláveis a longo prazo.

Esse é o caso do Hacking Sales. Essa metodologia surgiu e mostrou que pode gerar alto retorno para equipes de vários tamanhos

Se você ainda não conhece o conceito, mas quer saber como potencializar sua força de vendas, está no lugar certo. 

Vamos destrinchar tudo que é preciso para fazer sua equipe de vendas brilhar, e como você pode fazer isso o quanto antes como o Hacking Sales!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Entenda o conceito de Hacking Sales

O que vem à sua mente quando pensa em hackear a máquina de vendas da sua empresa? 

Se você tem uma ideia de unir táticas eficazes com tecnologia moderna, ótimo. Esse é o princípio por trás do Hacking Sales.

O termo Hacking Sales ficou conhecido por conta do livro que leva esse nome, chamado Hacking Sales: A Playbook For Building a High-Velocity Sales Machine, do Max Altschuler. 

A obra traz dezenas de táticas que ajudam a escalar a força de vendas de uma empresa quando aplicadas em conjunto com soluções tecnológicas de ponta.

Automação se tornou palavra-chave nesse tipo de objetivo, e a maioria das ferramentas de vendas atualmente tem algum tipo de automação, seja de tarefas simples ou complexas.

Isso acontece para ajudar as equipes a passar mais tempo no que traz retorno e menos tempo em atividades que acrescentam pouco valor, mas que não podem ser abandonadas ou cortadas.

biblioteca de vendas

Como o Hacking Sales funciona na prática

Quantas horas por dia sua equipe gasta fechando negócios? 

Agora pense em quanto tempo é gasto com pesquisas, abordagem de leads, tentativas de marcar reuniões, etc. Se o tempo com as tarefas “pesadas” é maior, você pode se beneficiar do Hacking Sales.

A ideia de automatizar processos e aplicar tecnologia de ponta é justamente diminuir o tempo gasto com tarefas que consomem muito tempo sem trazer tanto valor comercial.

Com esse método em ação, sua equipe de vendas consegue:

  • mapear um grande volume de oportunidades;
  • iniciar conversas em vários canais e qualificar prospects de forma automatizada;
  • nutrir leads e fechar negócios em menos tempo.

Tudo isso em menos tempo, com menos pessoas e gastando menos dinheiro. Essa enorme diferença de resultados não é fruto só do ganho de produtividade, mas também da precisão maior no processo comercial.

Mas para dar o pontapé inicial do Hacking Sales na sua empresa você e sua equipe terão de definir primeiro quais serão as ferramentas a usar em cada atividade do processo de vendas.

Essa seleção é conhecida como Sales Stack, e é peça-chave para o sucesso da metodologia. Veja a seguir como montar o seu.

Como montar um Sales Stack campeão

O Sales Stack, como já explicado, é o conjunto de ferramentas de vendas que a sua empresa vai usar para automatizar processos e conquistar resultados melhores.

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil montar um arsenal que se complemente bem e que trabalhe de forma integrada. 

Mas existe um jeito certo de fazer isso, e o primeiro passo é conhecer bem a jornada do cliente.

Se ainda não sabe, terá de definir essa jornada do zero. Você pode usar o modelo que criamos só para isso.

Com base nessa jornada, você será capaz de montar um funil de vendas, que servirá de Norte para todas as ações do processo de vendas.

Com o funil definido, seu time terá consciência do tipo de ferramenta que precisará usar em cada etapa, e também das ferramentas que deverão fazer parte de todo o processo.

Você pode ficar com algo do tipo:

  1. Prospectar.
  2. Nutrir leads.
  3. Pontuar leads.
  4. Demonstrar o produto.
  5. Enviar proposta.
  6. Assinar contrato.
  7. Pós-venda.

Algumas ferramentas fazem boa parte do processo, desde automatizar a prospecção até fazer follow-ups e enviar propostas. Exemplos de ferramentas do tipo são Ramper e Reev.

Se a sua equipe usa Inside Sales, pode se beneficiar de um sistema como o da Meetime para garantir a produtividade e eficácia.

Para garantir um pós-venda de qualidade, você precisa também de um bom CRM, como o RD Station CRM, para manter o relacionamento forte com os clientes por um longo tempo.

Vimos apenas alguns exemplos, mas é assim que você e sua equipe devem montar o Sales Stack: entender a jornada de compra, mapear o tipo de ferramenta e então escolher as soluções mais adequadas.

Inside Sales para Iniciantes

7 hacks de vendas que você precisa começar a usar

A ideia de Hacking Sales já está clara, mas ainda faltam algumas dicas na direção certa para te ajudar a deslanchar de vez com a metodologia.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 7 hacks de vendas que você precisa começar a usar o quanto antes. 

Todos eles têm a tecnologia como propulsor da força de vendas, e podem trazer ótimos resultados de maneira escalável e contínua. Então, faça o seguinte:

1. Segmente listas de e-mail com base em ações específicas

Quanto mais segmentada for sua estratégia, de acordo com o estágio de cada lead na jornada de compra, melhor. Mas existe uma outra forma de segmentação que vale a pena usar: a que tem como base ações específicas.

Isso acontece quando você usa certas ações dos leads como gatilho para gerar uma resposta automática no seu fluxo de nutrição. 

Por exemplo, se o lead visita uma página específica, voltada para o fundo do funil, você pode enviar um e-mail automático depois de alguns dias oferecendo uma reunião com um consultor.

Exemplo Email Segmentado

Esse tipo de iniciativa pode aumentar muito o seu poder de mover os leads pelo funil e de convertê-los assim que estiverem prontos.

2. Crie alertas no CRM para abordar leads em momentos-chave

Alguns sistemas de CRM permitem a criação de alertas para avisar quando os leads tomam ações específicas.

Dá para ser avisado, por exemplo, no momento em que uma pessoa abrir seu e-mail. Pense no impacto maior que ela terá se receber a ligação de um vendedor poucos minutos depois de ler a mensagem. 

Exemplo Workflow

A chance de avançar com a negociação é bem maior. O ponto é: com esse tipo de alerta, seu time comercial pode falar com os leads na hora certa.

3. Use redes sociais como ferramenta de captação

As redes sociais são um excelente canal de relacionamento, mas você não pode usá-las de forma limitada se quiser aumentar a geração de oportunidades.

Que tal usar esses canais como ferramenta de captação de leads? Compartilhar conteúdo rico é sempre uma boa forma, assim como fizemos com o seguinte post no Facebook: 

hacking sales nas redes sociais

Usar anúncios também pode ser uma boa opção. E nunca ignore o poder do conteúdo gerado pelo usuário para este fim, pode ser uma forma barata e inteligente de criar oportunidades de negócio.

4. Melhore a experiência do usuário em TODOS os seus canais digitais

Todos os seus canais digitais precisam levar em conta a experiência do usuário. Isso inclui até aqueles que você não tem controle total, como os perfis sociais.

Nesses casos, a qualidade do conteúdo e a clareza das informações sobre a sua empresa é que serão determinantes. 

Mas nos seus canais próprios (site, blog, etc.) não há desculpa para não fazer um trabalho incrível. Suas páginas têm de ser responsivas, rápidas de carregar, de fácil navegação e conter conteúdo de qualidade.

5. Crie uma oferta gratuita de alto valor para gerar mais leads

Uma estratégia de conteúdo que traz resultados consistentes envolve criar material relevante sempre, mas existem alguns projetos que precisam ser ainda mais atraentes.

Estamos falando de ofertas de altíssimo valor, que a persona ache difícil ignorar.

Criar uma ferramenta ou um guia interativo (sempre gratuitos) são formas de se diferenciar da concorrência, atrair tráfego qualificado e leads.

Um exemplo disso é o nosso Gerador de Personas, que, como o próprio nome já diz, indica ao leitor qual seria a persona ideal para o seu negócio, auxiliando na construção de sua estratégia digital.

Ferramenta para Hacking Sales

6. Use pixels para reengajar pessoas que visitaram seu site

A maioria das pessoas que entra no seu site sai sem tomar nenhuma ação?

Os pixels do Facebook ou do Google são ferramentas que uma empresa pode acrescentar no código do site para criar campanhas de remarketing voltadas para essas pessoas.

7. Faça sequências de e-mail de pós-venda

A assinatura do contrato está longe de ser o fim da linha para quem leva a sério a criação de uma máquina de vendas.

Garantir a fidelidade dos clientes passa diretamente pela criação de processos eficazes de pós-venda. Uma forma básica de fazer isso é por criar sequências de e-mail a serem disparadas assim que alguém se torna cliente.

Esses e-mails podem incluir informações que a pessoa ainda não sabia sobre o produto que comprou, ajuda para treiná-la em alguma função específica ou um simples recado de boas-vindas.

Alinhar tecnologia e princípios eficazes de vendas é a base do Hacking Sales. Com isso, é possível automatizar esforços e aumentar a lucratividade da sua empresa de maneira exponencial e consistente. Agora é só aplicar os hacks que aprendeu aqui e medir tudo para conquistar resultados incríveis.

Tem interesse em conhecer ainda mais sobre como melhorar o desempenho da sua equipe de vendas? Então confira também o nosso conteúdo completo sobre Marketing e Vendas de alta performance!

Marketing e vendas de alta performance ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo