Ideias criativas para redes sociais

13 ideias criativas para manter sua marca sempre inovadora nas redes sociais

Ter criatividade na estratégia de redes sociais da sua empresa faz toda a diferença na hora de engajar sua audiência e, assim, aumentar o alcance e conseguir gerar resultados reais para a marca. Para ajudá-lo nisso, listamos 13 ideias criativas para aplicar em suas redes sociais. Confira!

Estar nas redes sociais é uma coisa, mas causar impacto nelas é outra bem diferente. De qual grupo a sua marca vai fazer parte?

A resposta depende muito da sua habilidade de se adaptar para usar os recursos que cada rede oferece da melhor forma possível e da sua capacidade de inovar em meio a tantas empresas que buscam se destacar.

Além da competição por atenção com outras marcas, existe também o desafio de manter vários perfis sociais ao mesmo tempo e de inovar em todos eles sem perder a identidade da marca.

Quer uma “mãozinha” para resolver esse problema? Então você vai gostar de ver as 13 dicas criativas para manter a inovação nas redes sociais.

1. Siga um calendário editorial

O calendário editorial é a maneira mais eficiente de organizar suas publicações nas redes sociais e é fundamental para manter a inovação sempre em alta.

Basta uma breve olhada no calendário para ver se está sendo repetitivo demais nos links compartilhados ou no formato dos conteúdos.

É verdade que manter a consistência é importante, mas deixar de inovar custa muito caro em termos de alcance e engajamento.

Por fim, o calendário editorial também torna mais fácil planejar conteúdos especiais para datas importantes.

2. Aposte no conteúdo gerado pelo usuário

Em vez de postar apenas o que a sua equipe interna produz, por que não matar 2 coelhos com 1 cajadada ao apostar no conteúdo gerado pelo usuário?

Além de diminuir o trabalho da sua equipe, essa atitude ainda aumenta o engajamento do público com a marca e tem um potencial ainda maior de gerar resultados como conversões.

O melhor de tudo é que não é complicado aplicar essa dica. Algumas opções são:

  • monitorar as menções positivas à sua marca e republicá-las em sua página;
  • pedir para os seguidores e fãs enviarem fotos, vídeos ou mensagens (pode usar uma hashtag para isso).

3. Faça transmissões ao vivo

O poder dos vídeos no marketing é cada vez maior, e as suas redes sociais não podem deixar de usar esse recurso.

Uma das formas mais populares atualmente é transmitir ao vivo para a sua audiência.

As pessoas já gostam de vídeos, mas saber que estão sendo transmitidos ao vivo dá uma nova dimensão de curiosidade e ativa gatilhos mentais, como a urgência e a aversão à perda.

Isso porque, quando as redes sociais avisam seus seguidores que a transmissão começou, eles vão querer saber o que está sendo mostrado no vídeo — e tem que ser no momento.

Isso faz também das transmissões ao vivo uma ótima maneira de “roubar” a atenção do público de qualquer outra coisa que estejam fazendo no momento.

4. Publique conteúdos visuais

Em um local cheio de outdoors, que efeito um recado escrito no muro vai ter? Para impactar uma massa de gente, nenhum. Assim também é com as redes sociais.

O público ama estímulos visuais, e as marcas já perceberam isso faz tempo. O resultado são feeds de notícia cada vez mais chamativos.

No caso de redes como Instagram, as imagens e vídeos são obrigatórios; o texto que é opcional.

Publicar conteúdos visuais tornou-se essencial.

Tempo e dinheiro gastos para cultivar uma marca na qual ninguém repara não é exatamente o melhor exemplo de inovação.

5. Faça enquetes com sua audiência

Não existe forma melhor de manter a inovação nas redes sociais do que interagindo com seus seguidores.

O que eles têm a dizer é valioso para a sua marca. Basta saber ouvir e estar disposto a aplicar o que aprende.

Criar uma enquete permite fazer isso de forma simples e divertida. Mas aqui vai uma palavra de cautela: equilíbrio.

É importante não cair em nenhum dos extremos.

O 1° seria fazer apenas perguntas aleatórias, sem relevância alguma. Isso passaria a ideia de que a enquete foi feita só para seguir a moda, não para gerar valor.

O 2° seria interrogar o público com muitas perguntas, e sempre sobre temas profundos.

Prefira o meio-termo, perguntando que tipo de conteúdo o público quer ver no blog, entre outras coisas similares.

6. Use de bom humor

Emojis, GIFs e memes merecem um lugar ao sol na sua estratégia de marketing.

Por mais que seja um perfil de negócios, é importante levar em conta o ambiente, que é descontraído por natureza.

Um dos lemas da internet é “a zoeira nunca termina”. Então, aproveite isso sempre que possível e coloque bom humor nas suas publicações.

Isso humaniza a marca e aproxima as pessoas, além de aumentar o engajamento quando o post é bem-feito.

Só lembre de ter moderação e não sair por aí provocando todos os concorrentes ou fazendo piada com temas delicados.

7. Interaja com outras marcas

Não é toda hora que vemos marcas interagindo entre si nas redes sociais, o que acaba sendo uma boa oportunidade de chamar a atenção do público e inovar sem muito trabalho extra.

Muitas empresas aproveitam para marcar outras quando firmam parcerias ou até para lançar desafios públicos nos raros casos de rivalidades declaradas que existem no mundo do marketing.

8. Faça concursos

Quem não gosta de participar em ações divertidas e concorrer a prêmios? Não é à toa que os concursos estão entre as principais maneiras de engajar seguidores nas redes sociais.

De acordo com a Tailwind, contas do Instagram que realizam concursos crescem 70% mais rápido, e 91% dos posts com mais de mil comentários são relacionados a concursos.

Para realizar um concurso você só precisa do seguinte:

  • um prêmio para motivar a participação;
  • termos e condições para regular o concurso;
  • algum canal de contato para tirar dúvidas dos participantes;
  • a ação que os participantes devem realizar (pode ser relacionado a gerar conteúdo, o que te ajudará a aplicar a dica № 2).

9. Responda as críticas dos usuários

Nem só de elogios e posts legais vive uma marca nas redes sociais.

Mesmo que você tenha uma presença bacana, que consiga engajar os fãs e impactar o público desejado, é inevitável encarar críticas ocasionalmente.

A sua maneira de reagir a esse tipo de situação faz toda a diferença.

Ignorar não é a melhor solução, pois passa a ideia de que a marca não se importa com as necessidades dos clientes ou que não gosta de receber opiniões contrárias.

Responder com ironia é ainda pior.

Procure direcionar o atendimento para uma conversa particular ou se mostrar aberto a resolver o problema prontamente.

10. Use chatbots para messenger

Já faz algum tempo que as redes sociais não são apenas canais de compartilhamento de conteúdo, mas também de suporte ao cliente.

Com o avanço da transformação digital, surgiram os chatbots, robôs que automatizam o atendimento ao cliente e permitem prestar suporte de qualidade 24 horas.

Os chatbots garantem a qualidade do atendimento e permitem atender um grande número de pessoas sem mobilizar nenhum atendente, o que te dará mais tempo para se concentrar na estratégia de conteúdo.

Se você quiser entender mais sobre o assunto e descobrir como ele pode ser um diferencial para sua marca, confira o ebook Chatbots e Marketing.

Chatbots e Marketing ebook

11. Faça curadoria de conteúdo

Em vez de compartilhar só os conteúdos que a sua marca produz, vale a pena tirar tempo para fazer curadoria de conteúdo e apresentar ao seu público materiais diferentes, mas ainda relevantes para seus interesses.

Isso abre as portas também para aplicar a dica № 7 e marcar as pessoas cujo conteúdo você está compartilhando.

Isso cria valor para seus seguidores, para quem criou o conteúdo e para a sua marca, que se posiciona como autoridade e ainda forma novas relações de parceria espontâneas, que podem até gerar oportunidades de co-marketing no futuro.

12. Tire insights da análise de métricas

Analisar as métricas dos seus perfis sociais pode parecer uma tarefa maçante, mas a verdade é que os dados escondem insights poderosos que podem fortalecer bastante a sua estratégia, como um todo.

Obviamente, é preciso saber acompanhar os dados certos e entender o que eles indicam sobre o negócio.

Com base nas análises feitas, você terá maior clareza para tomar decisões relacionadas a fatores como:

  • frequência de postagem;
  • tipos de conteúdo que deve compartilhar;
  • melhores horários para alcançar uma audiência maior.

13. Ofereça benefícios exclusivos

Quer garantir que seu público continue leal nas redes sociais, mesmo que já acompanhe seu blog ou consuma seus produtos?

Ofereça benefícios exclusivos, que não são dados em nenhum outro canal de comunicação da marca a não ser nessas redes.

A chance de os seguidores permanecerem atentos e engajados para não perder as próximas rodadas de recompensas é grande.

Que tipo de benefícios você poderia dar?

Descontos em novos produtos, convites para eventos, conteúdos exclusivos e sessões de bate-papo com membros da sua equipe são relevantes para o público, ao mesmo tempo em que reforçam o poder de influência da marca.

Manter a inovação nas redes sociais pode se tornar quase impossível se a sua marca não estiver atualizada com as melhores práticas do mercado e com os recursos que cada rede oferece.

Por isso, além de seguir as dicas que viu aqui, não deixe de acompanhar as novidades e fazer testes na sua própria estratégia.

Quer planejar ainda melhor suas estratégias de marketing nas redes sociais? Baixe agora o nosso kit completo sobre o assunto e fortaleça ainda mais a sua marca!
Nele você poderá descobrir tudo sobre Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Confira:

Marketing nas redes sociais