ideias de conteúdos

Onde encontrar ideias de conteúdos para que sua audiência fique apaixonada com sua marca

Descubra os melhores canais para encontrar ideias de conteúdos que sua persona vai amar!

Paulo César estava extremamente empolgado. Criou seu blog, encontrou o redator perfeito e começou a colocar em prática a sua estratégia de marketing de conteúdo.

As coisas progrediram bem no começo, mas depois de algum tempo surgiu uma pedra no sapato: “afinal, onde encontrar ideias de conteúdo?”, ele se perguntou.

Essa é uma situação muito comum para empresas, profissionais de planejamento e redatores que começam a investir em blog posts e outros formatos.

A empolgação acaba e inicia-se o período de vacas magras, quando a criatividade é cada vez mais escassa.

A boa notícia é que para todo mal existe uma solução. E geralmente ela está na internet.

Se você quer conhecer algumas maneiras para ter insights para sua estratégia, chegou ao lugar certo.

Neste artigo, mostraremos como usar ferramentas para ter as melhores ideias de conteúdo para o seu blog! Continue a leitura e confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Afinal, onde encontrar ideias de conteúdos para minha estratégia de marketing de conteúdo?

Você certamente se surpreenderá com o leque de opções disponíveis para dar aquela remexida nos neurônios e resolver o problema da falta de ideias de uma vez por todas.

Prepare-se para consumir o material mais completo sobre como ter ideias de conteúdos para engajar o seu público e conquistar muitos links de entrada!

Fóruns de internet

Com a extinção do fórum mais popular do Brasil em 2014, o Orkut, as pessoas migraram para outras plataformas semelhantes. A mais popular no momento é o Yahoo Respostas. Por lá você encontrará uma grande diversidade de dúvidas, inclusive algumas que não fazem muito sentido.

Mas se procurar no segmento correto, certamente encontrará algumas para as quais você tem a resposta. Assim, é possível redigir um (ou mais) artigo sobre o tema.

Há outros fóruns internacionais de destaque. O Quora, por exemplo, é mundialmente conhecido por conter perguntas e respostas para tudo. Ele possui sua versão em português, mas nada impede a utilização em outros idiomas.

Outra plataforma interessante para buscar novas ideias é o Reddit, cuja página home page se autoproclama “A página inicial da internet”. Ali são criados milhares de posts por hora, que podem ser segmentados de acordo com o tema ou a popularidade.

Blogs estrangeiros

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, um dos mais famosos sites de vagas do Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua.

E a verdade é que os consumidores brasileiros compartilham muitas dúvidas com as pessoas dos demais países do globo.

Acompanhar blogs internacionais pode ser uma grande fonte de ideias para conteúdos originais. É claro que você não deve copiar o conteúdo, mas adaptá-los para o idioma português é uma ótima ideia.

A verdade é que há muito mais conteúdo sendo produzido em inglês do que em qualquer outra língua. Assim, é uma prestação de serviço para a população quando você facilita a resolução de dúvidas.

Comentários no blog

Muitas vezes as melhores ideias podem estar no “quintal da sua casa” e você nem sabia.

O seu blog é a ferramenta mais utilizada para divulgação de conteúdo e, é claro, permite a publicação de comentários.

Logo, é bem possível que muitos dos leitores tenham feito perguntas ou sugestões. Provavelmente algumas delas dariam ótimas temáticas para uma postagem.

A melhor parte é que com essa prática você ainda poderá investir na sua estratégia de links internos, já que provavelmente as dúvidas descritas nos comentários serão relacionadas ao conteúdo do post.

Ah, isso também vale para blogs concorrentes. Se o vizinho não responde às dúvidas dos seus próprios clientes, você pode fazê-lo.

Comentários em redes sociais

As pessoas podem seguir uma marca nas redes sociais por diversos motivos. Querem interagir, gostam dos produtos, receberam indicações sobre o conteúdo publicado etc.

Porém, esse vínculo digital tem muito mais a trazer pelos seus negócios do que você imagina. Muitas vezes os seus seguidores querem fazer parte da construção da marca.

Então por que não perguntar a eles sobre suas dúvidas e solicitar palpites? Os seguidores que responderem certamente representarão os questionamentos de muitas pessoas.

Se forem clientes leais, melhor ainda. Assim, você poderá ter muitas ideias para conteúdo de fundo de funil no seu blog, por exemplo.

Aprenda tudo sobre Redes Sociais

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais estão por toda parte. E, é claro, também estão presentes em diferentes nichos de mercado.

Segui-los nas redes sociais e blogs pode ser uma boa ideia para ter novas ideias de conteúdo. Afinal, certamente seus seguidores deixam muitas perguntas em suas postagens, muitas delas sem respostas por parte dos influenciadores.

A grande jogada é que os comentários geralmente são abertos e ficam registrados perenemente. Sendo assim, é possível encontrar muitos insights de conteúdo.

SlideShare

Outra ferramenta que vem a calhar nesse momento de falta de criatividade é o SlideShare. Ali você pode procurar por um tema e encontrar uma apresentação completa sobre ele.

Funciona mais ou menos como folhear um livro, mas resumido e com uma disposição escaneável de elementos. Ao correr os olhos pelos slides, é bem provável que você encontre um tópico interessante para compartilhar no seu blog.

Entrevistas no YouTube

Outra ótima fonte de ideias para conteúdo é o YouTube. Embora qualquer vídeo possa servir como inspiração, as entrevistas têm um maior potencial.

Busque pelas melhores conversas com especialistas e perceba que eles falarão sobre diferentes temas que podem ser melhor explorados em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Grupos em redes sociais

Os grupos em redes sociais funcionam de uma maneira muito semelhante aos fóruns. Porém, a grande vantagem é que geralmente reúnem apenas pessoas interessadas no assunto. Ou seja, não são tão abrangentes.

Com essa segmentação natural, vale a pena solicitar permissão para entrar nessas comunidades e interagir com as pessoas. Pode ser uma boa ideia explorar os recursos de pesquisas e solicitar sugestões para os participantes.

Mas o grande tesouro está nas postagens mais antigas. Dê uma atenção especial àquelas com mais interações, pois normalmente são as que contém mais dúvidas.

Há diversas redes sociais com essa característica, mas a que oferece um cardápio mais variado de grupos é o Facebook. Essa ferramenta contém uma vasta quantidade de recursos nos grupos e um mecanismo de buscas bastante preciso.

Agora, principalmente se o seu negócio for B2B, a recomendação são os grupos do LinkedIn.

Lembre-se que nessa rede social as pessoas já estão interessadas em fazer negócios, então se você interagir com as pessoas por lá pode encontrar bons temas para conteúdos e ainda se relacionar com potenciais parceiros e clientes.

Conteúdo próprio

Acredite: muitas vezes não é preciso olhar para longe para criar ótimas peças de conteúdo.

Reaproveitar textos antigos é uma grande ideia e ainda poupa trabalho. Aquele ebook que você redigiu há algum tempo pode se tornar uma série de blog posts. Um webinar pode ser editado e resumido para caber em um posdcast. Até mesmo um post em uma rede social tem o potencial para se tornar o seu próximo artigo.

Pesquisa de mercado

A melhor maneira de solucionar as dúvidas da sua persona é perguntando diretamente para ela e a melhor maneira de fazer isso é com uma pesquisa de mercado.

Mesmo que não haja orçamento para tal, há diversas empresas que fornecem dados valiosos esporadicamente. Então acompanhe os principais institutos de pesquisa, pois ele podem ajudá-lo a encontrar tudo o que o seu público deseja saber.

FAQs

Os FAQs são aquelas seções em websites para perguntas mais frequentes. Geralmente as respostas são bem curtas e diretas para que o usuário resolva o seu problema imediatamente.

Porém, nada impede que você utilize o seu blog para tratar sobre o assunto com maior profundidade. Tanto nas perguntas feitas diretamente ao seu setor de atendimento quanto de empresas concorrentes, há um grande potencial de ideias que valem ouro.

Blogs concorrentes

Os blogs de empresas concorrentes podem gerar boas ideias para criação de conteúdo.

Muito além do monitoramento, a leitura dos textos em blogs de segmentos próximos ao seu pode trazer insights valiosos. Afinal, se você compartilha o mesmo público, inevitavelmente poderá encontrar dúvidas em meio ao consumo dos textos alheios.

Não é necessário ficar constrangido, pois essa é uma prática muito comum. Quem sabe você até possa sugerir que o administrador do blog em questão faça um link para o seu artigo no trecho que lhe fez brotar a ideia, não é mesmo?

Equipe interna

Regularmente focamos muito nas referências externas, mas nos esquecemos de olhar para dentro da empresa.

Pense bem: as pessoas que trabalham com você lidam com os clientes regularmente.

Vendedores, atendentes, desenvolvedores, profissionais de suporte e até mesmo cargos operacionais podem ter ótimas sugestões de conteúdo. Afinal, eles lidam com diversos stakeholders com frequência.

Ferramentas de palavras-chave

Se você investe em SEO, é bem provável que lide todos os dias com as ferramentas de palavras-chave.

Mas além de verificar o volume de buscas e a concorrência para termos de pesquisa, muitas delas também trazem várias sugestões de keywords relevantes.

Ora, elas são, nada mais nada menos, que intenções de pesquisas. Ou seja, dúvidas comuns dos usuários.

Talvez a mais famosa delas seja o Planejador de Palavras-Chave do Google. Mas existem outros recursos do maior mecanismo de buscas do mundo que podem ser de extrema valia.

O autocomplete, por exemplo. Quando você digita algo no Google, ele revela algumas sugestões logo abaixo. Essas palavras também representam termos com bons volumes. O mesmo vale para os termos relacionados exibidos no fim das páginas de resultados.

No próprio Google Trends você também terá um ótimo suporte para descobrir os termos mais quentes do momento em cada região do mundo.

Mas há outras plataformas gratuitas e pagas, como Ubersuggest, Keyword Tool, SEMRush e KeywordPro.

Newsletters

Se você trabalha com a produção de conteúdo frequentemente, certamente ganhará muito inscrevendo-se em newsletters.

Não há nada mais inspirador do que começar o dia com uma boa dose de informações que podem servir de inspiração para outros conteúdos.

Aqui também vale frisar que é sempre bom ter um local para anotar as ideias que forem surgindo ao longo do dia.

guia newsletter

Ferramentas de imagens

Nem tudo se resolve com o conteúdo em texto. Ferramentas de imagens podem muito bem dar um upgrade na sua criatividade.

Experimente ir até o Google Imagens e escrever um termo de pesquisa. Ao observar as fotos relacionadas, é bem provável que você terá algumas boas ideias para conteúdo.

O mesmo vale para redes sociais visuais que também possuem mecanismos de pesquisas, como Tumblr, Flickr e Pinterest.

Ferramentas de notícias

As ferramentas de notícia também têm sua parcela de contribuição para o brainstorm nosso de cada dia.

Ao buscar pelos termos certos no Google Notícias, por exemplo, é bem provável que você consiga vislumbrar alguns insights bem interessantes para conteúdos. Tudo isso se mantendo bem atualizado, vale lembrar.

Agregadores de conteúdo

Os agregadores de conteúdo são ótimos porque você pode personalizar os temas para os quais pretende ser notificado. Isso pode vir em formato de newsletter ou notificações em dispositivos móveis, o que for de sua preferência.

A leitura certamente estimulará a sua mente. Alguns dos agregadores mais utilizados são o Feedly, Flipboard e Medium.

Reviews

Os reviews são análises feitas pelos usuários de produtos e serviços de diversas empresas.

Graças a isso, é possível encontrar boas ideias de conteúdo nessas plataformas. Uma boa ideia é entrar em sites de grandes varejistas e verificar a opinião das pessoas sobre os seus próprios produtos ou itens semelhantes de concorrentes.

Além, é claro, de consultar o Reclame Aqui! Nessa plataforma, as pessoas geralmente deixam um feedback bastante detalhado. Sendo assim, explore esse recurso como ferramenta de pesquisa para criar novos conteúdos no seu blog!

Trending topics do Twitter

Os trending topics do Twitter representam o que há de mais quente no momento. E geralmente isso tem um grande impacto na população.

Verificar essa ferramenta com frequência pode ser uma boa maneira para estimular os pensamentos acerca de bons conteúdos para sua estratégia.

Marketing no Twitter

Plataformas de cursos

Não, você não leu errado. As plataformas de cursos também são grandes baús de ideias para conteúdos inéditos.

Tudo que você precisa fazer é buscar por termos relevantes e encontrar os cursos mais bem avaliados. Eles geralmente mostrarão toda a estrutura do curso, incluindo os temas das aulas.

Assim você pode coletar algumas boas ideias para aplicar em suas ações de marketing digital e deixar a sua audiência satisfeita.

Armazenadores de links

Você certamente já encontrou um conteúdo incrível, mas não teve tempo para ler e ele se perdeu para sempre, não é mesmo?

Na verdade, isso ocorre com bastante regularidade. Para evitar que isso aconteça, existem os armazenadores de links, que salvam qualquer referência para ser acessada mais tarde.

Os artigos e outros formatos de conteúdo interessantes provavelmente refrescarão a sua memória. Mas nada impede que, ao reler um material que o encantou, você tenha novas ideias para construir conteúdos semelhantes ou relacionados.

A recomendação é o Pocket, que é muito utilizado no Brasil e no mundo.

Geradores de títulos

Todo grande conteúdo começa com um bom título. E existem ferramentas que fazem todo o processo de pensar por você quando a criatividade falhar.

Destacamos aqui a Máquina de Títulos, desenvolvida em parceria pela Rock Content e a Resultados Digitais e o Portent’s Content Idea Generator, disponível apenas em inglês.

Outra plataforma bem legal é o Gerador de Ideias para blog da Hubspot, na qual é possível inserir até cinco etiquetas.

Ferramentas de análise

Você também pode recorrer ao Big Data para ter boas ideias para postagens e outros formatos de conteúdo no seu blog.

Uma boa ideia é ler e avaliar os posts com melhores performances no seu site por meio do Google Analytics, por exemplo. Ao relê-los, certamente o seu cérebro tratará de agir.

Mas as redes sociais não ficam para trás. Verificar os posts com melhores índices de engajamento também é uma ótima sugestão para incitar insights.

Mídia offline

Somos apaixonados pelo digital, mas não poderíamos deixar de citar algumas mídias tradicionais, não é mesmo? Afinal, elas também podem contribuir para as ideias.

Programas de rádio, televisão, revistas e jornais têm bastante a acrescentar ao seu lado criativo do cérebro.

Apesar disso, nenhuma delas é tão potente quanto os livros. Esse tipo de conteúdo é, de longe, aquele que gera mais ideias, então é uma boa ideia ter um caderno ao lado para anotar tudo que surgir durante a leitura.

Ah! E depois de alimentar o seu blog com conteúdo de altíssima qualidade, não se esqueça de otimizá-lo para os motores de busca e trabalhar na divulgação. Se precisar de ajuda com essas tarefas, baixe o nosso ebook gratuito sobre “Como atrair tráfego para o seu site”!

Como atrair tráfego para seu site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo