Infraestrutura de sites da sua agência digital

Como a infraestrutura de sites da sua agência digital influência no marketing?

Como a infraestrutura de sites da sua agência digital influência no marketing?

Algo que todas as agências digitais que trabalham na infraestrutura de um site deveriam ter em mente é que toda e qualquer alteração no site ou em seu ambiente afeta diretamente no marketing de qualquer aplicação na internet.

Afinal, há diversos fatores no desenvolvimento de um site que influenciam na velocidade, na segurança e no SEO do projeto geral do cliente.

Todos esses quesitos estão ligados à fatores importantíssimos para o marketing do seu negócio e do seus clientes.

Neste artigo falarei um pouco sobre eles e qual a sua influência no marketing.

A influência que a hospedagem da sua infraestrutura de site tem sobre o marketing

Sim, a hospedagem de sites é um dos fatores mais importantes para o marketing.

Muitas vezes um site bem desenvolvido pode estar apresentando algum problema, como lentidão ou quedas constantes. Não sendo problema de desenvolvimento é possível que o serviço de hospedagem não esteja atendendo as necessidades do site.

A sua hospedagem de sites deve ser especializada para cada tipo de aplicação, pois cada caso é um caso. Se todos os sites de seus clientes estiverem hospedados no mesmo lugar, sem o mínimo de monitoramento e sem nenhuma configuração adequada, é provável que alguma aplicação venha a apresentar problemas como estes.

Partindo do ponto que há um ambiente cheio de lojas virtuais, rodando tranquilamente e do nada o servidor toma um ataque e todas as aplicações caem, isso passa a se tornar um problema grave para qualquer site, mas principalmente para lojas virtuais, já que todas as vendas dependem do site online e funcionando.

Se isso acontecer com você, como ficará a imagem da sua empresa?

É bem provável que você ganhe alguns pontos… Negativos.

Para reduzir as chances de que isso aconteça e otimizar a sua hospedagem, há alguns passos que podem ser seguidos:

  • Usar DNS redundante: configurando dois DNSs, um como primário e outro secundário, você garante maior disponibilidade do seu servidor, pois quando o DNS primário ficar fora do ar o segundo DNS assume como uma rota alternativa.
  • Otimizar os recursos do servidor: otimize recursos como MySQL, Apache, PHP, instalar plugins de desempenho e desativar aqueles que causam lentidão em sua infraestrutura e não são mais utilizados.
  • Evitar contas cheias: fazer a limpeza do banco de dados irá manter seu ambiente organizado e irá evitar que ele fique sobrecarregado.
  • Monitore seu servidor: monitorando o seu ambiente você pode saber quando um cliente está quase chegando no limite de um plano e assim orientá-lo e buscar uma solução para que seu site não caia.
  • Tenha um backup em outro servidor: se seu ambiente fosse hackeado agora, você teria um backup? Ou iria perder tudo? Ter um backup irá te poupar muito tempo em caso de alguma situação dessas, mas é importante que o backup esteja em outro servidor para que ele não sofra o ataque como o seu ambiente.

Seguindo essas dicas você pode oferecer o melhor do seu serviço de hospedagem e receber bons feedbacks dos seus clientes.

Todas essas dicas são importantes para você oferecer o melhor da sua infraestrutura de hospedagem, garantindo a satisfação de seus clientes, já que seus sites serão mais rápidos e estarão em um ambiente seguro.

Foco no SEO

O SEO é fundamental durante a construção de um site. Já há profissionais da área que dizem que o SEO deve ser um fator que precisa estar alinhado com o cliente antes do desenvolvimento do projeto.

Os fatores de ranqueamento mais importantes no momento de criação do site são o uso da palavra-chave na meta-descrição das páginas, na tag alt das imagens, além da otimização no tempo de carregamento do site, no tamanho das imagens e na sintaxe correta dos códigos (HTML, CSS, JavaScript etc.).

A integridade da sua infraestrutura de hospedagem também afetará o ranqueamento dos sites. Caso seu ambiente esteja com muitos sites em blacklists, todos os seus clientes podem ser prejudicados.

Se o seu servidor não for estável isso também pode se tornar um problema. Em casos extremos a indisponibilidade e falta de atualizações no conteúdo das páginas faz com que a sua referência diante aos buscadores diminui.

Para o caso de indisponibilidade as dicas acima podem ajudar.

Já na questão de atualizações do conteúdo da página, um blog em seu site pode te ajudar a ter um bom ranqueamento, porque além de melhorar o posicionamento das palavras-chave, cada veze que é publicado um conteúdo novo naquele domínio o Google entende que o site está em constante atualização.

Resumindo, um site com carregamento rápido, atualizações constantes e com o uso adequado de palavras-chave será de grande importância para o marketing, pois isso irá melhorar seu rankeamento perante os buscadores e como consequência aumentar seu tráfego.

Velocidade como fator de sucesso

A velocidade na infraestrutura de um site é essencial para que ele tenha um bom ranqueamento e uma ótima usabilidade.

Se os sites desenvolvidos são muito pesados e não tem alguma otimização, isso pode ser um grave problema para você e para seus clientes.

Há diversas formas para melhorar a velocidade de um site, como otimizar imagens, hospedagem, uso de CDN, AMP e o tamanho das páginas.

Uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Fornecimento de Conteúdo) serve para acelerar e proteger seu site. Ela hospeda o conteúdo estático de um site em vários servidores ao redor do mundo e quando alguém o acessa ele passa pelo servidor da CDN mais próximo de sua localização.

O servidor tem grande influência na velocidade do seu site, como a latência, que é a demora na resposta do servidor em relação a solicitação do usuário.

Os acessos simultâneos em uma infraestrutura não preparada são um fator que pode prejudicar o desempenho de um site.

Por exemplo, se algum dos seus clientes criar uma campanha no Facebook que direcione um grande volume de pessoas para o site dele e a infraestrutura do site e da hospedagem não estiverem preparadas para essa demanda é bem provável que o site venha abaixo — e o pior de tudo, em um momento de pico.

Existem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos sites, algumas delas são:

Com essas ferramentas você poderá analisar o que pode melhorar no desempenho dos sites e desenvolver projetos cada vez melhores.

Afinal, para o marketing do seu cliente, do que adiantará ele gastar com campanhas, anúncios e criação de conteúdo se o site, lugar onde as principais conversões acontecem, não está preparado para receber os prospects.

Usabilidade para conversão

A usabilidade é fator que possui grande influência no marketing de um site, principalmente em diversas etapas de conversão que acontecem em uma página.

Por exemplo, um site que demora mais de 10 segundos para abrir uma página, com certeza está perdendo acessos. A maioria das pessoas não espera mais de 2 segundos de carregamento de uma página.

Outro fator para ficar atento é a estrutura de informação do site e em seu design. Se um visitante tiver dificuldades em navegar e não achar o que procura com facilidade a taxa de rejeição da página irá aumentar e é possível que o site não converta mais leads.

Imagine só um site com o fundo vermelho, a fonte na cor azul e no tamanho 5px. Só de pensar eu não quero nem chegar perto.

Ou imagine que você entra em um site e ele não tenha um menu de navegação e nenhuma forma de entrar em contato com o responsável, com certeza é mais um na minha lista negra de nunca mais acessar.

Por isso é importante para o marketing de seus clientes que os sites sejam rápidos e simples de navegar. Afinal quais as chances de um site sem o mínimo de usabilidade trazer resultados e aumentar as conversões?

Segurança em primeiro lugar

Existem diversas formas de manter um site seguro. Seja protegendo o acesso às áreas de administração, proteger a troca de informações entre o navegador e seu servidor (Certificado SSL/TLS) ou monitorando todo o ambiente para garantir que o site não está em uma BlackList ou com malwares, entre outras formas.

Mas como isso afeta o marketing do meu negócio?

Bem, o foco está no Certificado SSL/TLS que em 2014 o foi considerado um novo fator de ranqueamento no Google. Sites com SSL representam maioria dos primeiros resultados de pesquisa do navegador.

É importante lembrar que o uso do Certificado SSL/TLS se tornou obrigatório pelo PCI (Padrão de Segurança de Dados) em sites onde haja o requerimento de informações pessoais, principalmente senhas, nome de usuário, número de cartão de crédito entre outros.

A segurança é um fator crucial para qualquer negócio online. É preciso passar credibilidade para o consumidor final.

E o mais importante…

Toda alteração feita durante o processo de desenvolvimento da infraestrutura de um site influencia o marketing de alguma forma. Desde o ranqueamento, até as conversões em vendas do site de um cliente.

Por isso é preciso sempre estar atento em sua hospedagem, no SEO dos sites, na usabilidade, na segurança de toda sua infraestrutura e oferecer o melhor serviço.

E para receber mais dicas te recomendo assistir ao nosso webinar 30 Dicas Profissionais de cPanel e WHM para Agências Digitais. Nele você aprenderá como profissionalizar o seu serviço de hospedagem e oferecer aos seus clientes um ambiente mais rápido, seguro e estável.

Se gostou, compartilhe esse artigo com sua rede de contatos e agregue mais valor ao seu perfil. Um grande abraço!

Conteúdo produzido por Bruno Ramon Scoz da SECNET.