insights extraídos dos indicadores de um blog

Como fazer a gestão de um blog? Confira os principais insights que você pode extrair a partir de uma visão análitica

Entenda quais são os principais indicadores de um blog e como eles podem ajudar você a fazer uma gestão mais eficiente e ter resultados concretos.

Ainda não são muitas as pessoas e empresas que trabalham com blogs de forma mais analítica.

Uma análise cuidadosa envolve o acompanhamento dos resultados constantemente, fazendo experiências e utilizando as alavancas certas de marketing digital para extrair mais valor para o negócio.

O trabalho, na maioria dos casos, é feito pensando “vamos produzir conteúdo e ver no que dá”. Eu enxergo diferente! Acredito que, ao acompanhar as métricas relevantes para o sucesso de um blog, é possível realizar ações de otimização com potencial de alavancar os resultados gerados.

Neste artigo, vou tentar responder cinco perguntas bem recorrentes na gestão de um blog, utilizando insights extraídos dos indicadores de um blog e que eu recomendo que você e seu time acompanhem sistematicamente.

O meu conteúdo está agradando?

Essa é uma dúvida muito comum quando se tem um blog. Todos sabemos que o principal ingrediente para uma estratégia de conteúdo bem sucedida é a qualidade do conteúdo e o quanto ele é interessante e relevante para o seu público.

Uma métrica do Analytics que ajuda nesse entendimento é visitantes novos / recorrentes. Se o seu blog está trazendo de volta visitantes que já acessaram o seu conteúdo, muito provavelmente está agradando.

Outro indicador que ajuda a entender se o seu conteúdo está no caminho certo é páginas por visita, também do Analytics. Se o visitante está acessando múltiplas páginas do seu blog também indica que ele curtiu o que leu.

O número de links para o seu blog (que pode ser extraído pelo Google Search Console) e métricas sociais como compartilhamentos no Facebook são outros bons termômetros do quanto o seu conteúdo está engajando.

As pessoas estão encontrando meu conteúdo?

Pouco adianta produzir um conteúdo incrível se as pessoas não estão conseguindo encontrá-lo. O número de acessos pela busca orgânica do Google (que pode ser extraído através do Analytics) é um indicador que mostra o quanto as pessoas estão acessando o seu conteúdo através do Google. O tráfego orgânico é uma das principais alavancas de crescimento para o seu blog.

Com o passar do tempo (e muitos artigos publicados) o Google vai indexar o seu blog para as mais diferentes palavras.

O número de palavras-chave indexadas é um bom indicador do alcance do seu conteúdo. Quanto maior o número de palavras-chave vinculadas ao seu blog, mais acessos ele vai ter. Recomendo usar o SEMRush para extrair essa informação, mas o Google Search Console também ajuda com vários insights relativos à busca orgânica.

O blog dá resultado de verdade para o meu negócio?

O principal objetivo do blog não deve ser conseguir acessos (embora esse seja um primeiro passo bastante natural). O trabalho de conteúdo é um investimento de marketing que a sua empresa está realizando. E deve ser tratado como tal.

Por isso sugiro acompanhar o número de leads gerados pelo blog. Muitas vezes, esse é um potencial desperdiçado.

Existem várias ferramentas (muitas atá gratuitas) que instalam funcionalidades como pop-ups, chat online, pesquisas e outros gatilhos de conversão dentro do blog. Aconselho também a ter formulários de conversão para captar leads nos seus artigos mais acessados.

A análise final do seu blog deve envolver ROI: qual é o seu investimento em marketing de conteúdo e quanto ele está trazendo de resultado no fim das contas?

É preciso lembrar que chegar nesse estágio em que o blog já está maduro o suficiente para gerar leads e vendas de forma consistente leva tempo, mas desde já é preciso fazer essa conta de retorno sobre investimento.

Meu blog está otimizado?

O Google, através das suas atualizações, vem mostrado que está cada vez mais focado em garantir a melhor experiência possível para o usuário.

Por isso é importante ter o seu blog funcionando bem de forma responsiva. Por isso eu sugiro acompanhar o número de acessos mobile, bem como o número de visitas orgânicas feitas por dispositivos móveis. Existem ferramentas de diagnóstico de site que também indicam pontos de melhoria.

Um blog lento pode ser um problemão na construção de resultados. Por isso aconselho acompanhar a velocidade de carregamento.

Se você utiliza WordPress, existem vários plugins que ajudam a comprimir arquivos e reduzir requisições redundantes. Eles ajudam a reduzir a velocidade de carregamento e proporcionar uma melhor experiência ao seu leitor. Além disso, a velocidade de carregamento do site é um critério de indexação do Google muito importante.

Do que a minha audiência gosta?

Um dos objetivos do marketing de conteúdo é gerar relacionamento através de conteúdo relevante. Ou seja, produzir conteúdo de excelente qualidade, mas que não é interessante para o seu público, não é uma boa estratégia.

Dentro do Analytics, você consegue entender o fluxo de visitas dos usuários dentro do Blog. É possível entender quais assuntos são conectados com aqueles mais visualizados.

Além disso, quando se gera esse relatório a partir das origens do acesso, tem-se a leitura de como os diferentes canais de acesso geram tráfego para posts dos mais variados assuntos.

Dentro do grupo Comportamento, no Analytics, o relatório de conteúdo do site dá a visão de todas as páginas do seu blog, ordenadas por número de acessos. Essa é uma informação valiosíssima.

Primeiro, esses posts devem ser trabalhados com mais frequência. São as principais oportunidades de geração de lead dentro do blog. Segundo, mostra quais assuntos estão sendo procurados dentro do seu blog. Esses temas devem estar sempre presentes na estratégia.

Por fim, vale a pena entender como está o engajamento dos posts. Número de comentários e compartilhamentos nas redes sociais são bons indicadores de quais temas impactam de verdade a sua audiência.

Conclusão

Espero que esse artigo tenha te ajudado a construir um mindset analítico na gestão do seu blog.

A partir do momento em que você apura resultados de forma consistente e acompanha as métricas mais importantes para o seu negócio, o próximo passo é ter metas distribuídas para todo o time do projeto e construir ações com potencial de ajudar a chegar no número proposto.

Sugiro acompanhar esses indicadores citados acima de forma semanal e sempre ter os resultados visíveis para todos. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Esse post foi escrito por Lucas Lopes, cofundador da agência Look’n Feel.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo