Instagram Explore

Como aparecer no Instagram Explore e multiplicar sua visibilidade

Que tal alcançar um público maior e conquistar mais seguidores no Instagram? Entenda como isso pode ser possível com o Instagram Explore, o feed de busca do Instagram!

O Instagram pode ser considerado com facilidade como uma das principais redes sociais na atualidade.

A plataforma, que já conta com 800 milhões de usuários ao redor do mundo, ficou conhecida também por impulsionar negócios e ser uma ótima ferramenta para empresas e pessoas que querem trabalhar na internet ou expandir suas áreas de atuação.

Um dos principais recursos que permite aumento de visibilidade e divulgação do perfil, atualmente, é o Instagram Explore.

No post de hoje, você vai aprender mais sobre ele e entender na prática como a sua página pode ser beneficiada ao aparecer para pessoas que ainda não te seguem. Vamos lá?

Guia de Marketing no Instagram

Saiba como obter resultados para sua marca na rede social queridinha do momento!


O que é o Instagram Explore?

O Instagram Explore é um recurso da rede social que permite que um conteúdo personalizado e altamente interessante para o usuário seja mostrado diariamente em uma aba exclusiva.

Beleza, mas o que eu quero dizer com isso?

É simples: cada perfil no Instagram é único, afinal, estamos lidando com pessoas. Eu posso gostar de fotos de gatinho e de comida, enquanto você curte mais perfis de viagens com paisagens esplêndidas.

Enquanto isso, uma terceira pessoa pode gostar muito de seguir os youtubers do momento e querer saber tudo sobre o mundo da “realeza da internet”.

A partir dos hábitos de comportamento de cada perfil, o Instagram Explore (aquela lupa que fica na barra principal de navegação) faz uma curadoria com conteúdos personalizados que podem ser interessantes para o usuário em um momento específico.

É importante frisar que o conteúdo do Explore é mutável e se altera quase que em tempo real ao acompanhar a atividade do usuário.

Se hoje eu curto muitas fotos de gatinho, porém, na semana que vem decido que na verdade gosto mesmo de entrar no Instagram para acompanhar a vida de famosos, a lupa vai me mostrar coisas diferentes.

No passado, essa página mostrava os conteúdos mais populares que estavam “bombando” no Instagram naquele momento de maneira universalizada.

Agora, porém, o número de curtidas importa, porém não é um sinal de que seu conteúdo vai aparecer para uma grande quantidade de pessoas. A personalização também foi uma das diferenças mais importantes no processo de mudança da ferramenta.

Após entender o conceito do “Explorar”, veja uma seleção dos conteúdos que basicamente vão aparecer no perfil de um usuário:

  • postagens que foram curtidas por perfis dos quais você curtiu fotos;
  • postagens feitas por contas similares às que você segue;
  • posts com alto engajamento vindos de perfis que parecem compartilhar dos mesmos interesses que você.

Além de fotos, o Instagram Explore mostra também Stories de pessoas interessantes para você e outro geolocalizado de onde você se encontra no momento. No meu perfil, por exemplo, consigo ver posts de pessoas de BH.

Por fim, existe uma curadoria de vídeos chamada “Vídeos que talvez você curta” onde é feito o mesmo trabalho de curadoria de imagem.

Nesse caso, o perfil que fez o post pode não ser do seu interesse, porém o fato do vídeo estar relacionado com seu comportamento no Instagram faz com que ele apareça para você.

Quais são as vantagens de investir nesse recurso?

Estar no Instagram Explore é uma maneira orgânica de alcançar pessoas que não te conhecem ou, por algum motivo, ainda não te seguem.

A publicidade paga, por mais que gere resultados importantes para uma quem investe no recurso com inteligência, ainda pode ser vista com um certo receio por alguns usuários.

Existe uma sensação de acaso e coincidência muito poderosa que faz com que o usuário se sinta genuinamente interessado em conhecer o perfil que é mostrado no Explore.

Tenha certeza de que os seguidores que vêm de lá são muito mais propensos a se engajar de verdade com a marca do que aqueles que a conheceram por outras formas.

Além de ser uma ferramenta gratuita e orgânica, esse recurso permite um aumento do reconhecimento de marca, porém, a principal delas tem a ver com a busca acertada.

O fato de o Explore contar com um algoritmo personalizado, que tem como objetivo mostrar aqueles perfis que “casam” mais com os objetivos do usuário, garante que você alcance o seu target de maneira bem simples e de graça.

Ou seja: sem pagar nada, o Instagram fará uma espécie de divulgação do seu perfil para o público que busca o que você pode oferecer. Legal demais, não é mesmo?

Não pense, porém, que esta é uma tarefa fácil. É preciso trabalhar duro em troca da “mãozinha” do gigante da internet.

Finalmente, como posso aparecer no Instagram Explore?

Chegou a hora de descobrir algumas práticas para bombar na rede social. Acompanhe abaixo as principais delas!

Poste Stories geolocalizados

Ao fazer um Insta Stories, é possível fazer check-in do lugar em que você está. Faça, então, postagens que estejam localizadas em uma cidade específica: a sua, no caso.

Atualmente, o Instagram permite colocar localizações que não sejam necessariamente condizentes com a sua realidade, e existem pessoas que se aproveitam disso para aparecer em várias classes de perfis diferentes.

Por exemplo: na época do furacão Irma, que devastou grande parte do Caribe, perfis comerciais se aproveitaram do fato de que muita gente estava buscando o local no Instagram para ver vídeos em tempo real.

Dessa forma, tanto quem realmente vivia no Caribe e entraria em contato com os Stories na aba Explore, quanto qualquer pessoa que buscasse pelo local, conseguia ver perfis completamente aleatórios se aproveitando da localização para realizar algum tipo de divulgação.

Seja verdadeiro e faça um conteúdo real, que desperte interesse e seja diferenciado dos outros vídeos que bombam por lá. Você terá poucos segundos para impressionar seu target!

Ebook Instagram Stories

Conheça bem o seu público

Para que o seu perfil tenha mais chances de aparecer no Instagram Explore, é preciso segmentar minuciosamente o grupo de pessoas no qual você ou a sua marca conversam. “Atirar para todos os lados” não adianta e, quanto maior a abrangência de conteúdo, mais difícil será ganhar seu espaço no recurso.

Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • quem é o meu target (ou público-alvo)?
  • do que eles gostam?;
  • que tipo de perfis eles costumam seguir?
  • como o meu target se comporta no Instagram?
  • como são as suas postagens?

Além disso, observe alguns padrões de comportamento do público como o horário, que pode ser visto de maneira simples na aba “Business” do Instagram.

Por mais que, atualmente, os posts não sejam organizados em ordem cronológica, eles têm mais chances de serem vistos e percebidos no Explore das pessoas na hora em que elas mais usam a rede social.

Promova a interação

Muitas vezes, posts com alto número de curtidas podem estar falhando no quesito engajamento. É necessário que o seu leitor interaja com o perfil não apenas curtindo as fotos.

Para isso, faça uma espécie de “call to action” no final de cada post. Instigue-os por meio de perguntas interessantes e relacionadas ao seu conteúdo. Elas podem ser: qual a sua música favorita? Quais lugares você ainda não conheceu, mas tem vontade?

Personalize as questões a partir do tema do seu post. Faça isso também nos Stories!

Investir no Instagram Explore é uma prática promissora e, com estratégias bem estudadas, não é difícil tirar ótimo proveito da ferramenta.

E aí? Acredita que está pronto para colocar a mão na massa e atingir um público ainda maior (e melhor)? Veja nosso material sobre marketing no Instagram e aumente ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo