Instagram Stories

Instagram Stories: como essa funcionalidade influencia sua estratégia de Marketing?

Saiba o que é o Instagram Stories e como utilizar essa funcionalidade na sua estratégia de marketing digital para atingir mais pessoas!

Uma estratégia de Marketing Digital não pode abrir mão das redes sociais.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. E as marcas sabem disso! Segundo a Content Trends 2017, 71,1% das empresas utilizam essa rede social. Dá para perceber a importância da presença no Instagram, certo?

O Instagram Stories, atualmente, é uma das principais funcionalidades da plataforma.

Lançado há cerca de um ano, esse recurso já deixou de ser novidade e é usado por grande parte dos usuários para compartilhar seu dia a dia. Diferente da proposta dos posts no Instagram, o Stories surge como uma alternativa para postar mais conteúdo sem causar a sensação de overposting.

Já para as empresas, o Stories vem se configurando cada vez mais como uma oportunidade de divulgar sua marca, produtos e serviços. Se antes era um recurso apenas para a postagem, hoje oferece possibilidade de inserir links diretos e criar anúncios, por exemplo.

Neste post você vai aprender:

  • Por que o Instagram Stories é importante para usa estratégia de marketing?
  • Como postar no Instagram Stories?
  • 6 hacks para melhorar seus Stories e encantar sua audiência

Por que o Instagram Stories é importante para sua estratégia de Marketing?

  • O Stories dispensa a migração entre redes sociais. O usuário entra no aplicativo e já tem acesso rápido e fácil ao conteúdo postado no topo do feed.
  • Não há necessidade de criação de uma nova base, os seus seguidores já estão lá! O Stories permite uma interação mais rotineira com eles.
  • Cria-se uma maior sensação de proximidade, já que é possível postar conteúdos mais diversos e que mostrem os bastidores da marca.
  • É possível ver quantas pessoas (e quais pessoas) acessaram seu conteúdo, o que ajuda a entender o engajamento da sua base e interesse deles no conteúdo postado.
  • É mais um recurso para ser encontrado no Instagram, pois no feed de busca há uma seção dedicada à Stories.

Como postar no Instagram Stories?

1. Clique no botão + no topo esquerdo

Instagram stories

Fonte: Hubspot

2. Tire uma foto ou grave um vídeo

Instagram stories

Fonte: Hubspot

3. Customize seu conteúdo

Instagram stories

Fonte: Hubspot

4. Publique seu conteúdo

Por fim, publique seu conteúdo no feed de notícias! Basta clicar em compartilhar e pronto, conteúdo publicado!

Instagram stories

Fonte: Hubspot

Bônus: Fique de olho em quem viu sua postagem

Basta deslizar para ver quem deu uma olhadinha na sua foto ou vídeo!

Instagram stories

Fonte: Hubspot

6 hacks para otimizar suas Stories e encantar sua audiência

Agora que você já conhece o Instagram Stories, que tal conferir alguns hacks que podem alavancar sua estratégia na rede social?

1. Mencione outros usuários

Já é possível utilizar o recurso de “mention” no Instagram Stories! Isso significa que outros usuários podem ser marcados em suas postagens de fotos e vídeos, gerando um link direto para seu profile.

Para marcar alguém, selecione a opção de texto no Instagram Stories e então digite uma arroba (@) seguida do nome do usuário.

Essa função envia também uma mensagem direta para a pessoa mencionada, avisando-a de que tem uma publicação no Stories com o seu nome.

Essa é uma boa oportunidade para interagir com outras marcas e, quem sabe, promover um guestpost com os recursos do Instagram.

2. Adicione links nas suas postagens!

O recurso de adicionar links é um dos mais cobiçados no Instagram, e agora ele não se restringe apenas às contas de pessoas verificadas.

É desde maio de 2017 que contas business (não pessoais!) com um mínimo de 10.000 seguidores já podem começar a incluir links pelo Stories.

Fonte: Social Media Examiner

Para isso, basta tirar sua foto ou vídeo e então clicar no ícone de corrente que fica no canto superior direito da tela.

Uma nova tela se abrirá requisitando a URL de destino desejada e, assim que você terminar, a opção “Ver Mais” será incluída no seu conteúdo publicado.

Essa opção, porém, não garante o rastreamento pelo Analytics, então a sugestão que fica é a de utilizar um link encurtado para o Instagram que permita a mensuração de cliques, visitas etc.

Outra sugestão é a de incluir nas suas stories CTAs que levem o leitor a puxar o “Ver Mais”.

Apesar de estar bem visível no canto inferior da tela, é comum que as pessoas passem direto pela opção, principalmente se não estiverem acostumadas com esse recurso.

Fonte: The North Face

Por fim, use bem os links para promover conteúdo novo no seu blog ou site. Vale montar sets de 3 ou 4 fotos e vídeos para anunciar postagens e capturar a atenção do usuário.

Fonte: Foundr

3. Fique ao vivo!

Com o recurso LIVE do Instagram Stories é possível também investir na produção de conteúdo ao vivo pelo aplicativo. 

Esse tipo de função permite que você interaja em tempo real com seu público, respondendo dúvidas, mostrando o por trás das câmeras no seu negócio, realizando sorteios, e por aí vai.

Para ajudar, a função LIVE tem algumas especificidades que colaboram com as empresas:

  • É possível definir quem vê o seu vídeo, bastando selecionar os usuários excluídos nas suas configurações de perfil;
  • Há grandes chances do app enviar uma notificação para os seus seguidores assim que você entrar ao vivo;
  • Caso prefira, o Instagram Live permite a censura de algumas palavras específicas nos seus comentários. Assim é possível garantir um ambiente mais amigável mesmo na hora de suas transmissões;
  • Gostou do vídeo? Então agora é possível salvar sua própria transmissão ao vivo para compartilhar mais tarde em outra rede.

Assim que você fica ao vivo, o seu ícone no Stories ganha um selo avisando sobre a transmissão e ainda tem chances de parar na aba “Explore” do Instagram – o que facilita, e muito, que outras pessoas encontrem o seu conteúdo.

Fonte: Instagram Blog

4. Invista em Ads

Você sabia que o Instagram Stories agora permite a inserção de ads entre as visualizações e um usuário?

Essa alternativa, que até então vinha sendo apenas testada, já está disponível para todas as contas business na rede.

Os anúncios vêm marcado com a tag de “patrocinado” logo abaixo do nome do usuário, e são colocados na transição das stories de um usuário para o outro, podendo ser saltada caso a pessoa não deseje assisti-lo.

O mais importante, porém, é que esses anúncios não podem ser revistos, então é fundamental investir em algo que cause grande impacto e grite o nome de sua marca logo de primeira.

Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar na criação de ads:

  • Use sempre o mínimo de texto possível;
  • É fundamental que sua marca, ou pelo menos as cores dela, estejam de fácil identificação na imagem;
  • A identidade visual de seu negócio será sua melhor amiga na hora de planejar seus anúncios;
  • Opte por fotografias ou ilustrações de alta qualidade, e use um fundo de cor sólida para os textos;
  • A recomendação é de que as imagens sigam a proporção de 16:9 ou 1080 x 1920 pixels;
  • Caso opte por inserir um vídeo, lembre-se de que ele não pode ter mais do que 15 segundos de duração com resolução mínima de 720p.
  • Tenha em mente que cada imagem de anúncio é exibida apenas por 5 segundos.

A área de anúncios do Instagram Ads também pode ser um ótimo lugar para anunciar descontos, anúncios e, como era tradicionalmente feito no Snapchat, cupons de compra com prazo de expiração de 24h.

Por fim, considere sempre os quatro diferentes objetivos oferecidos pelo Instagram na promoção de seu anúncio:

  • Visualizações;
  • Conversão;
  • Cliques / tráfego para link;
  • Instalação de apps.

Lembre-se de que para começar a usar os Ads no Instagram é possível aproveitar dos recursos do Power Editor ou do Ads Manager também usado pelo Facebook.

5. Aproveite dos recursos gráficos

Hoje em dia o Instagram Stories traz uma vasta gama de opções para a decoração da sua postagem.

Você pode acrescentar legendas com textos decorados, pode escrever ou desenhar sobre suas fotos com a ferramenta de desenho livre, pode adicionar stickers personalizados, filtros, cores e até mesmo uma tag de geolocalização sincronizada com o GPS de seu celular.

Fonte: Sugar and Cloth

Aproveite dessas ferramentas para dar um tom único para suas postagens, e lembre-se de adequá-las à linguagem da persona utilizada.

Vale aproveitar da identidade visual de seu negócio para combinar emojis e cores diferentes e trabalhar no seu brand awareness

6. Poste conteúdos com mais de 24h

As configurações normais do Instagram permitem apenas o upload de fotos e vídeos que tenham sido gravados com menos de 24 horas, não é mesmo?

Pois existem uma série de truques para conseguir burlar essa funcionalidade e subir conteúdos preparados com antecedência.

O jeito mais fácil é o de usar o recurso de captura de tela do seu celular. Para isso, basta abrir a foto no seu visualizador nativo e então “printar” a imagem. Pronto, ela estará disponível para upload no seu Instagram.

No caso de vídeos, a maneira mais fácil é a de fazer upload do arquivo em algum site e então realizar o download novamente pelo celular, o que registrará a nova data de carregamento do arquivo.

Outra maneira simples de conseguir “renovar” o seu conteúdo para a postagem é por meio do recurso “salvar postagens originais” no Instagram.

Com essa opção ativa (acesse-a na aba “configurações” do app), coloque seu celular no modo avião e faça o carregamento da foto ou vídeo pelo Instagram. Assim que ela falhar (por conta da falta de internet), delete a postagem.

O arquivo ficará salvo no seu celular e você poderá carregá-lo no Stories assim que desligar o modo avião.

Outras dicas para quem quer dominar a rede

Quer mais? Abaixo você encontra algumas dicas rápidas que ajudam a entender melhor a dinâmica do Instagram Stories e oferecem oportunidades de aprimoramento de sua estratégia de marketing nas redes sociais.

  • Lembre-se de que o formato ideal para o Instagram Stories é o vertical. Tente não misturar fotos e vídeos horizontais com suas postagens, o que faz com que muitos usuários apenas saltem o seu conteúdo para não se dar ao trabalho de girar o celular.
  • Sua identidade visual é de extrema importância no Instagram Stories. Aproveite dos filtros de customização de cores e combine-as com as já definidas por sua equipe de design. Atenha-se às cores básicas para reforçar a imediata identificação por parte de seu público.
  • Diferencie o seu conteúdo do Stories de suas outras redes sociais. Nada de replicar posts e tweets, sua prioridade deve estar na produção de conteúdo novo para o Stories.
  • O Instagram Stories oferece recurso suficiente para que você invista no diálogo com seu público, então porque não puxar assunto? Produza conteúdos que estimulem a troca de experiências entre usuários e sua marca e aproveite dessa oportunidade para aprofundar o relacionamento com seus consumidores.
  • Defina um número ideal de postagens a cada 24h. Lembre-se de que a dinâmica do Stories é diferente das outras redes sociais, e postar demais pode acabar levando os usuários a abandonarem sua conta. A média sugerida costuma ser de 5 a 7 posts por vez, mas esse valor pode variar com os hábitos de sua persona.
  • Use tags. Na aba de stickers é possível utilizar algumas tags de localização que marcam, com base no seu GPS, o lugar de onde se está postando. Esse recurso é especialmente útil para negócios locais, e podem ser uma ótima opção na hora de divulgar a abertura de novas franquias, eventos, festivais etc.
  • Explore os stickers. Boa parte das figurinhas do Instagram Stories esconde uma função secreta. Experimente clicar uma vez sobre elas para descobrir versões de cores diferentes, expressões que se alternam e até mesmo sombreados novos.

Se você quer aprender mais sobre como fazer uma marketing incrível no Instagram, baixa o ebook gratuito Marketing no Instagram: O Guia Completo!

CTA-marketing-no-instagram