Como atrair novas leads e aumentar sua taxa de conversão conquistando featured snippets

Como atrair novas leads e aumentar sua taxa de conversão conquistando featured snippets

Identificar as oportunidades certas pode ser decisivo na hora de conseguir featured snippets, assim como os resultados incríveis para sua estratégia digital que vem junto com a posição 0 do Google.

Se você trabalha com marketing digital, ou tem um blog rentável, um dos seus principais desafios certamente é conseguir aumentar sua taxa de conversão. E isso realmente não é uma tarefa fácil.

Tanto que transformamos os blogs da Rock em verdadeiros laboratórios, fazendo testes frequentes para verificar quais novas estratégias funcionam.

Neste artigo, vou te contar um método que usamos no Comunidade Rock Content e que acabou se tornando um verdadeiro case de sucesso.

Para conseguir reproduzir a prática que vou te ensinar, você precisa apenas ter um post na primeira página da SERP.

Quer entender melhor? Vamos lá então:

Entenda o que são os featured snippets

Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo, não tem problema. Eu te explico agora.

Ao pesquisar no Google por “pronomes”, por exemplo, você verá a seguinte página de resultados:

captura de imagem - aumentar taxa de conversão com featured snippets

O featured snippet é a caixa de resposta evidenciada na imagem acima e ele tem o seguinte propósito: apresentar ao usuário a melhor resposta possível, pelos padrões do Google.

E não se preocupe, pois ainda neste artigo, vou esmiuçar as melhores práticas para otimizar seu artigo e fazer com que o buscador entenda que o seu conteúdo fornece a melhor resposta.

Mas antes de chegarmos lá, o primeiro passo é:

Identifique oportunidades para snippets

Para disputar a posição zero do Google, basta que você tenha um post na primeira página da SERP, rankeando para uma palavra-chave que tenha snippet.

Porque nem toda página de resultados de busca apresenta esse recurso, como você pode conferir abaixo na pesquisa para “pronome”, que apresenta um knowledge graph — banco de dados do próprio Google com informações mais diretas.

captura de imagem - aumentar taxa de conversão com featured snippets

E na pesquisa por “pronome macetes para não errar”, que não apresenta nenhum recurso.

captura de imagem - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Então, quando tiver um post na primeira página, acesse o Google Search Console e veja quais são as KWs utilizadas para encontrá-lo, através do botão Search Analytics.
captura de imagem - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Acrescente um filtro para páginas e insira a URL do seu post rankeado na primeira página. Como exemplo, inseri do artigo sobre Pronomes:
captura de imagem - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Através das consultas mostradas pelo Search Console, você terá várias SERPs para analisar e, assim, poderá identificar várias KWs com snippets.

Mais do que isso, você terá em suas mãos todos os trechos de conteúdos que foram considerados pelo Google como as melhores respostas.

Desse modo, já é possível entender perfeitamente a intenção do usuário e perceber quais dúvidas você vai precisar responder em seu artigo, para disputar os snippets.

Por exemplo, em nosso artigo de pronomes, fica claro que precisaremos apresentar:

  • o que é (são) pronome(s);
  • exemplos de pronomes.

Agora, o próximo passo é atualizar seu conteúdo:

Otimize seu artigo para snippets

De nada adianta responder todas as dúvidas do seu leitor. Se o artigo não estiver otimizado, você não vai conquistar a posição zero.

Então, vou te falar três práticas que testamos e vêm funcionando muito bem para conquistar snippets:

1. Responda a dúvida de seu leitor com o tamanho certo de texto

Identificamos que, para snippets em formato de parágrafo, o ideal é que o trecho tenha entre 40 e 50 palavras, com aproximadamente 300 caracteres.

Ou seja, escreva uma resposta bem direta para a palavra-chave específica e veja as próximas práticas para saber exatamente onde você deve inseri-la.

2. Encaixe a resposta logo após um H2

Utilize o subtítulo para fazer a pergunta e insira a resposta logo abaixo:

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets

3. Encaixe a resposta no bigode do seu artigo

Nesse caso, você pode aproveitar o H1 para levantar a pergunta que será respondida:

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Se quiser saber ainda mais sobre o tema:
O que são Featured Snippets: aprenda como alcançar a posição ZERO no Google

Como você pode reparar, mesmo o post sendo sobre Pronome — no singular — o snippet foi todo trabalhado no plural. Isso foi feito pela SERP disponibilizar um knowledge graph para a KW no singular, como te mostrei antes, e um snippet, para a palavra-chave no plural.

Quanto tempo demora para conquistar um snippet?

Após otimizar seu conteúdo, uma excelente prática para agilizar o processo é solicitar a indexação do post, pelo Google. Pois quando fazemos alterações muito pequenas em um artigo, o Google acaba não notando e demora mais a indexar.

Isso pode ser feito através do Search Console, no botão “Buscar como Google” mostrado abaixo:

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Busque pelo slug da sua página e solicite a indexação, como mostrado abaixo:

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Após fazer isso, o tempo para conquistar a posição zero do Google costuma variar bastante. Às vezes, demora cerca de um mês e, outras vezes, é uma questão de minutos.

Mas considerando que você seguiu todos os passos até aqui e conquistou o snippet, vamos para a próxima etapa:

Responda a intenção do usuário

Se você tem a posição zero da SERP, mas sua página não soluciona a dúvida do leitor, não vai adiantar nada e vai ser mera questão de tempo para que você perca o snippet.

O Google é capaz de reconhecer isso através do bounce rate e pelo comportamento do usuário, quando ele retorna à página de resultados após acessar o seu site, o que indica que seu conteúdo não é bom o bastante e ele preferiu visitar outro site.

Tanto que uma tendência bem crescente no Marketing de Conteúdo é focar, cada vez mais, em escrever para pessoas e apenas otimizar para buscadores. Afinal, a era do keyword stuffing passou, o buscador já entende semântica e a experiência do usuário ganha mais importância a cada dia.

Por isso, se a sua página responder a dúvida do leitor melhor que seus concorrentes da KW é quase uma garantia que você vai rankear bem.

Quer ver uma prova disso? Então, dê uma olhada na imagem a seguir:

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets

Estamos rankeando em primeiro lugar para “composto de marketing” mesmo sem utilizar esse termo explicitamente em nosso SEO title.

Ou seja, o Google entende perfeitamente que “4 Ps do marketing”, “Mix de Marketing” e “composto de marketing” são sinônimos. E além disso, o mecanismo de busca também verifica que a experiência do usuário em nossa página é positiva, pois respondemos sua dúvida.

Agora que você tem o snippet e está solucionando a dor do seu leitor, é certo que o tráfego em sua página vai subir exponencialmente. Isso vai fazer, inclusive, com que sua página suba no ranking do Google.

O post sobre Pronomes, por exemplo, estava na 6ª posição da SERP para a KW “pronomes” antes de ser otimizado. Após o snippet, fomos subindo na página, hoje já estamos em 1º lugar e esse nosso post é um dos que atrai maior tráfego orgânico para o blog.

Então, chegamos a um ponto crucial: o que fazer para que esse visitante avance em seu funil de marketing e se transforme em uma lead?

Entenda como você pode ajudar ainda mais o seu leitor

Ok, o seu post já está excelente e responde perfeitamente a dúvida do usuário que chegou até ele. Mas qual outra dor ele pode ter?

Voltando ao nosso exemplo, quais são as possíveis dúvidas de alguém pesquisando sobre pronomes?

  • português e gramática;
  • ortografia;
  • escrever bem um texto;
  • ou talvez ele queira simplesmente um guia sobre pronomes para estudar.

Partindo disso, nós oferecemos materiais para o leitor que possam sanar essas dores, seja através de formulários ou banners.

Mas, por favor, não transforme seu blog em um outdoor. Isso iria contra os princípios do Inbound Marketing e deixaria a experiência do usuário péssima, podendo elevar o bounce rate e, até mesmo, comprometer seu snippet conquistado.

Ofereça os materiais de uma forma sutil e que se encaixe bem no conteúdo, para não incomodar o leitor com propagandas intrusivas.

Em nosso exemplo, como o post é relativamente longo, foi possível ofertar três materiais ricos:

  • guia de português e gramática atualizado;
  • cartilha de nova ortografia;
  • guia definitivo do texto perfeito.

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets
E se o leitor quiser apenas um guia completo sobre o tema pesquisado?

Ofereça uma versão em pdf do seu artigo

A sua página já é um guia completo sobre o assunto e, como ela responde a dúvida do seu leitor, oferecer uma versão em pdf pode ser muito atrativo, para que ele tenha acesso a ela mesmo offline.

Para que a versão baixável do conteúdo seja esteticamente mais atrativa, o ideal é que seja diagramado por um designer para que ganhe uma cara de ebook mesmo.

Mas caso você não tenha um designer à disposição, queira economizar ou se quiser implementar essa estratégia de forma mais rápida, também tenho uma solução para você:

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets

A página Print Friendly oferece um excelente recurso para gerar um arquivo pdf mais limpo de seu artigo e ainda possibilita uma edição extremamente prática, caso deseje remover alguma parte da versão baixável.

captura de tela - aumentar taxa de conversão com featured snippets
Queremos transformar o conteúdo em um verdadeiro guia para estudo. Portanto, é recomendável remover pontos de conversão, por exemplo, e deixar o material o mais limpo o possível.

Agora que você já tem a versão pdf, é só inserir um formulário no conteúdo e oferecê-lo:

Sem tempo para terminar de ler? Baixe esse conteúdo!

Preencha seu email e receba uma cópia desse texto em PDF:


Se quiser conferir na prática a diferença entre o artigo original e a versão baixável, é só preencher o form acima. Você também vai ver que o modelo de arquivo gerado pelo Print Friendly fica bem melhor que utilizando o Ctrl + P.

Caso não tenha reparado, você acabou de ver um exemplo de como inserir um ponto de conversão naturalmente no conteúdo, sem ser intrusivo ou prejudicar a sua experiência de leitura.

Todo esse procedimento explicado aqui foi feito não apenas para o post sobre Pronomes, mas também para outros posts do Comunidade.

Essa estratégia se mostrou extremamente simples e escalável, pois aproveitamos materiais ricos que nós já tínhamos e não estávamos aproveitando tão bem. Mas também muito eficaz!

Ela foi fundamental para elevar nossa taxa de conversão e também pode te ajudar a fazer maravilhas pela sua.

Agora você já sabe todos os passos: conquiste o snippet, entenda profundamente a dor do seu leitor, aprenda como solucioná-la e, então, ofereça algo para ajudá-lo ainda mais.

E se quiser conhecer outros métodos para geração de leads que utilizamos aqui na Rock Content, acesse agora o nosso guia completo sobre Geração de Leads e conheça várias outras técnicas desenvolvidas por nossos especialistas.

ebook geração de lead

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo