live video

Live vídeo: descubra como transmissões ao vivo podem ser úteis para sua estratégia de marketing

As transmissões ao vivo podem ser uma estratégia interessante para engajar seu público e criar campanhas pontuais. Entenda tudo sobre essa estratégia!

Transmissões ao vivo já têm espaço cativo nas estratégias de grandes empresas como Starbucks, Chevrolet, Buzzfeed, Sephora e Snickers.

Esse formato de vídeo ganhou espaço nas redes sociais e vem cada vez mais para mostrar que existe alternativa de programação para além da mídia tradicional. 

Você quer se aproximar do seu público?

Quer formar laços de confiança?

Quer deixar sua marca mais forte?

Quer mostrar o lado humano de sua empresa?

Então já passou da hora de investir nas transmissões ao vivo.

Continue lendo o texto de hoje e descubra como aproveitar de todo o potencial do Live Vídeo na sua estratégia de marketing.

Transmissões ao vivo: como elas se aplicam ao marketing?

Hoje em dia não é mais possível pensar em uma estratégia completa de marketing sem a integração de conteúdos em vídeo.

Seja uma palestra, uma propaganda ou até mesmo uma animação, a verdade é que o seu negócio precisa estar preparado para lidar com as transformações nas demandas do público, e isso inclui um formato que permita cada vez mais interação com a persona.

É nesse cenário que surge o Live Stream.

Esse formato de transmissão engloba uma série de valores que fazem toda a diferença na gestão de seu público e suas mídias sociais, tais como:

  • Imediatismo: Uma transmissão ao vivo só existe na condição de “ao vivo” naquele instante imediato em que ela é produzida. Mesmo que um usuário tenha acesso posterior à gravação, a experiência jamais será a mesma daquela proporcionada pelo Live Vídeo.
  • Singularidade: Cada transmissão é única. Não adianta ensaiar e tentar reproduzir um vídeo ao vivo, isso é impossível. A interação com o público, a escolha de palavras, o contexto e tom de vozes não podem ser replicados, e é isso que as torna tão desejáveis.
  • Interatividade: Aqui está o ponto chave da transmissão ao vivo. As possibilidades de interação com os seus usuários fazem com que eles entendam a importância que têm para a empresa. Não só isso, uma transmissão ao vivo abre espaço para a coleta de feedbacks em tempo real e solução de dúvidas pontuais sobre o serviço ou produto oferecido.

O que uma transmissão ao vivo realmente oferece ao público é esse contato humanizado que pode ser estabelecido em favor de sua marca.

Você pode preparar bate papos, jogos, exposição de novos produtos, bastidores, coleta de feedback, sessão de perguntas e respostas, transmissão de eventos, shows e palestras na empresa, cotidiano de seus colaboradores e tudo mais que couber nas demandas da sua persona.

Com as transmissões ao vivo o seu negócio sobe para um patamar diferenciado no que diz respeito à interatividade com o público, que só tem a ganhar desse novo canal de comunicação.

Quais os empecilhos?

E se as transmissões ao vivo são tão benéficas, por que poucas empresas brasileiras apostam nessa alternativa?

A resposta é simples: medo.

Medo de errar, medo de comprometer o nome da empresa, medo de colocar uma palavra fora do lugar e, principalmente, medo de não fazer sucesso.

As limitações de aparelhagem também ficam no caminho de diversos empreendedores, mas, na era dos celulares de alta performance, isso é o de menos.

O que mais pesa, ainda hoje, é a ideia de que toda apresentação ao vivo precisa ser impecável, e que cada palavra precisa antes ser ensaiada.

Esqueça essa ideia.

O que mais conta na apresentação ao vivo é a fluidez com que você consegue transmitir as ideias que preparou.

Nada de memorizar suas falas. Aproveite de ferramentas como slides, por exemplo, para não perder o ritmo da apresentação, e concentre-se em ser agradável e se comunicar com o seu espectador.

Treinar a voz, assistir a vídeos da concorrência e separar os assuntos que devem ser abordados em tópicos são algumas estratégias que podem ser adotadas para ajudar na hora de apresentar o seu vídeo ao vivo.

Como fazer uma transmissão ao vivo?

YouTube

Quando o assunto é vídeo, é natural que o Youtube seja a nossa primeira opção.

A rede social está entre as mais importantes para os brasileiros, e já conta com mais de 6 bilhões de horas de vídeos assistidos mensalmente.

Na hora de transmitir seus vídeos online, porém, é preciso atenção: a rede oferece duas opções diferentes de formatação do conteúdo (“transmitir agora” e “eventos”) para além da alternativa mobile.

A principal diferença entre elas está nas suas opções de controle da transmissão.

Se você começar o seu live vídeo por meio da alternativa “Transmitir agora”, o Youtube tratará de detectar automaticamente o frame e resolução da transmissão. Assim, quando estiver online, a rede fará uma redução dos dados de modo a permitir que usuários que dependam de resoluções mais baixas também tenham acesso ao conteúdo.

Para a opção de “Eventos”, porém, você tem muito mais liberdade na criação de sua transmissão ao vivo, podendo definir horário de início, múltiplos canais de stream, privacidade e até mesmo testar com antecedência para checar o equipamento

Mas lembre-se de que, antes de tudo, é preciso ter atualizado no seu computador o software de codificação utilizado pela rede.

Pelo smartphone, basta acessar o app e depois clicar no ícone de câmera que fica na barra superior.

Transmissão ao vivo no Youtube

Foto: Helito Bijora

Caso deseje, você pode adicionar um título, usar filtros e conferir comentários e acessos instantâneos.

Uma das maiores vantagens do Youtube Live está no seu Analytics que, além dos dados de acesso, mostram também informações como sexo e localidade dos espectadores. Caso queira, um relatório completo fica disponível para download após o final da transmissão.

Facebook

Dentre todas as opções de transmissão ao vivo, a mais popular ainda é a do Facebook.

Ter a exibição de vídeos atrelada à sua fanpage é uma vantagem e tanto, portanto, é fundamental entender como funciona essa ferramenta na rede social mais popular do mundo.

Para começar, abra a página do Facebook no seu navegador e clique na área “No que estou pensando?” no topo do feed de notícias.

Em seguida, selecione a opção “Vídeo ao vivo” e, caso queira, adicione uma descrição.

live no facebook

Por fim, clique em “Transmitir ao vivo” e pronto, seu vídeo será exibido para seus seguidores depois de uma contagem de três segundos.

Durante toda a transmissão é possível acompanhar quem está assistindo, comentários, compartilhamentos, alcance e reações deixadas por seu público.

Cada Live Video pode durar até 4 horas e, pelo Facebook, é possível selecionar uma audiência específica que terá acesso ao conteúdo.

Essa é uma vantagem para quem trabalha com diferentes púbicos segmentados, além de ajudar no controle do tipo de conteúdo que chega a cada uma de suas personas.

Por fim, a transmissão ao vivo pelo Facebook garante que os usuários que mais interagem com sua marca recebam uma notificação a respeito do seu vídeo – que rankeará melhor que conteúdos em texto e imagens estáticas na rede.

Instagram

O Instagram Live oferece uma plataforma um pouco mais intuitiva na hora de gravar os seus vídeos, com a diferença de que cada transmissão ao vivo ficará disponível por apenas mais 24h após a exibição.

Essa alternativa faz parte do polêmico Stories, que hoje é um segmento importantíssimo para o Instagram, com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente.

Graças ao clima de imediatismo do Instagram Stories (quando comparamos com outras redes como o Twitter ou Facebook) o ideal é fazer uso da alternativa de Live Video apenas para questões mais casuais.

Bate papos e demonstrações rápidas de produtos encaixam bem com a dinâmica do Instagram, ao contrário de longas palestras e shows, que ficam melhor no formato do Facebook.

Para usar o modo ao vivo é bem simples:

  • Abra o aplicativo;
  • Selecione a opção de Stories no canto superior esquerdo;
  • Arraste a tela para a esquerda para selecionar a opção “ao vivo”;
  • E pronto.

Cada transmissão pode ter a duração máxima de 1h, usuários ao vivo ganham uma marcação ao redor de seu avatar no Stories e ainda podem aparecer na aba de “descobertas” do Instagram.

Assim como no Facebook, pelo instagram Live é possível acompanhar quem visualiza sua transmissão, comentários, reações etc. Caso seja necessário, é possível também banir algum usuário tóxico daquele vídeo.

 Twitter

A alternativa de vídeos ao vivo pelo Twitter não é tão popular hoje em dia, mas para empresas que têm forte presença na rede, pode ser uma boa opção.

A funcionalidade de transmissão ao vivo foi implementada em meados de 2016, quando a rede decidiu que seria uma boa ideia herdar algumas características do antigo Periscope.

Para fazer sua transmissão, basta selecionar a opção “Ao vivo” que aparece no app assim que você pede para compor uma nova mensagem.

Live vídeo no Twitter

Durante a transmissão você terá acesso aos comentários, número de espectadores e curtidas.

Depois da exibição o seu vídeo pode ficar disponível para visualização na timeline do Twitter, e será automaticamente enviado ao Periscope, mesmo que você não tenha uma conta por lá.

Caso queira outras opções de plataforma para Live Stream, considere também redes como:

  • UStream
  • Justin.Tv
  • LiveStream
  • Twitch
  • Veetle

4 marcas que já usam de transmissões ao vivo no marketing

Se você ainda tem dúvidas a respeito da efetividade de uma estratégia que contemple o uso de transmissões ao vivo, é bom conferir essa lista que preparamos com 4 empresas incríveis que já uniram essa alternativa com os seus esforços no marketing digital.

Dunkin Donuts

A Dunkin Donuts é uma empresa especializada em – adivinhe – donuts. Sua sede americana tem lojas em vários estados no Brasil, e é bem conhecida pelo apelo visual de suas propagandas e produtos.

Em fevereiro de 2016 eles decidiram fazer uma live (a primeira de sua página no Facebook) mostrando a confecção de um bolo gigante de donuts.

A postagem rendeu uma média de 44 mil visualizações – não muito, se considerarmos a popularidade da marca – mas foi um buzz e tanto nas redes, o que ajudou na divulgação do nome e inspirou uma série de usuários a testar em casa a receita do bolo.

Sephora

A Sephora é uma rede mundial de cosméticos fundada na França e, para aumentar o índice de engajamento com seu público pelo Facebook, decidiu aproveitar do recurso de Live Vídeo para promover uma sessão de perguntas e respostas.

Para essa campanha, a empresa líder na área de beleza convidou especialistas do mercado para responder às perguntas dos espectadores durante 30 minutos, além de apresentar bate papos sobre tendências, cabelos e dicas de moda.

Com um clima casual, os apresentadores da Live aproveitavam para indicar produtos da própria loja para usuários que enviavam perguntas, o que colaborou – e muito – para o aumento das vendas e circulação nas suas lojas online.

Starbucks

O Starbucks foi mais uma empresa que decidiu fazer bom uso da ferramenta de Live Vídeo do Facebook.

Em 2016 a empresa, conhecida mundialmente pela rede de cafeterias que começou nos Estados Unidos, aproveitou do evento de cadastro de votantes para fazer sua primeira transmissão ao vivo, aproveitando do engajamento da comunidade para mostrar que a empresa também se preocupava com as questões cotidianas da sociedade.

A campanha ajudou na divulgação do nome Starbucks e, claro, no estreitamento das relações da marca com seu público.

Buzzfeed

Ao contrário das outras marcas aqui citadas, o Buzzfeed não tem um produto ou um serviço específico à venda. Todo o seu faturamento vem de conteúdos patrocinados e anúncios em sua página.

Em uma de suas primeiras transmissões ao vivo, a rede, especializada em conteúdo, decidiu lançar um desafio: quantos elásticos posso colocar em uma melancia antes que ela exploda?

Com essa premissa eles conseguiram mais de 800 mil espectadores para acompanhar a transmissão de aproximados 45 minutos.

Consegue imaginar esses números para sua empresa? Com 800 mil usuários ligados na sua marca, o potencial de engajamento e alcance do seu conteúdo são altíssimos!

O recurso de Live Vídeo traz infinitas possibilidades de promoção do seu negócio, e não pode ser deixado de lado na hora de montar uma boa estratégia de marketing digital.

Quer saber mais? Aproveite então para conhecer nossa seleção de materiais ricos e prepare-se para conseguir resultados cada vez melhores!