Logotipos Criativos

44 logotipos criativos para aguçar a sua inspiração

Confira 44 dos logotipos mais marcantes e inovadores que você já viu!

Utilizar logotipos criativos favorece o entendimento e o interesse das pessoas que têm contato com a marca.

Porém, nem sempre nos sentimos criativos, não é mesmo? Para ajudá-lo nesse processo, apresentamos 10 logos para inspirá-lo.

Há muitas maneiras possíveis para elaborar o seu logotipo. Assim, você verá quais são os tipos mais comuns e entenderá qual o modelo mais indicado para seu negócio.

Confira alguns dos logotipos mais criativos de todos os tempos para você se inspirar!

1. Antarctica

Logotipos Criativos

O logo é do tipo combination mark, e a imagem é criativa por apresentar o desenho de um pinguim mesclado com um A minúsculo.

Enquanto o pinguim remete aos ambientes frios da antártica, a letra é a inicial do nome.

Você pode se inspirar nesse logo. Pense na possibilidade de mesclar letras e imagens que descrevam o seu negócio.

2. One

Escolher apenas elementos textuais para compor seu logotipo não significa perder a imaginação. A empresa uniu a palavra one (um, em inglês) com a grafia do numeral.

Embora esse tipo de produção não possa ser adaptado a muitos casos, é um bom lugar para que você se inspire.

3. Lab

A empresa utilizou uma imagem dentro dos textuais. O logotipo da instituição tem as letras L, A e B maiúsculas e um Erlenmeyer (equipamento de laboratório) auxiliando a formação da letra A.

Inspire-se nesse exemplo para criar logos limpas, objetivas e que transmitam a ideia do negócio. Caso julgue necessário, utilize formas gráficas para completar as letras.

4. AngryFile

“Arquivos nervosos!” O logo da empresa tem fundo vermelho, cor utilizada em emoticons nervosos. Além disso, possui um elemento gráfico de um arquivo com raiva.

Logo típico da combination mark, tem imagens e textos.

Embora o logo não seja muito diferente do que já conhecemos, ele utiliza todos os elementos para transmitir a ideia empresarial.

5. Killed Productions

A empresa encontrou um método interessante para utilizar as letras na construção do logotipo.

Para transmitir a ideia de assassinato (kill, em inglês), utilizaram uma das letras, o I, em posição horizontal. Assim, tem-se a ideia de um elemento morto.

Inspire-se nesse exemplo para poder brincar com o seu próprio nome empresarial.

6. Sushi

Quando pensamos em comida japonesa, logo nos lembramos dos hashis, os famosos talheres em forma de palitos.

A empresa utilizou esse elemento em seu logo. Inicialmente, seria apenas um wordmark. Porém, a entrada dos hashis e um ponto vermelho formaram a letra H da palavra.

O ponto vermelho nos remete à bandeira do japão. Assim, há tanto letras quanto imagens.

Esse trabalho nos inspira a fazer logos que sejam simples, limpas, mas que remetam às raízes do negócio.

7. Artists United

Você pensou em alguma forma para fazer um logo sobre “artistas unidos”? O trabalho simples dessa empresa merece ser destacado.

Enquanto a maioria de nós pensaria em desenhos se abraçando ou algo parecido, eles utilizaram apenas letras.

Eles apenas prolongaram as letras A e U. Assim, dá-se a sensação de que as palavras estão conectadas, e os artistas, enfim, unidos.

Use formas para conectar letras e palavras, caso seja seu objetivo.

8. Run

Modificar as estruturas de uma letra podem causar efeitos muito interessantes.

O nome da empresa pode ser traduzido para correr. Sendo assim, nada melhor do que destacar essa ação, não é mesmo?

Então, a empresa produziu o seu logo adaptando as linhas do R para que as pessoas se lembrassem de alguém correndo.

As letras do nome da sua corporação não precisam não precisam ser inflexíveis. Você pode modificá-las para obter os efeitos desejados.

9. On Wine

Vimos alguns exemplos de imagens que completavam textos. A empresa On Wine, porém, fez o caminho oposto: fez com que o nome da empresa completasse o desenho de uma garrafa de vinho.

Quando pensamos em vinho, logo nos lembramos de garrafas. Por isso, a empresa utilizou essa lembrança na produção do seu logotipo.

10. Choose

Para fazermos escolhas, precisamos de ao menos 2 opções. Os criadores desse logotipo pensaram exatamente nisso quando a elaboraram.

Aparentemente, apenas elementos textuais seriam utilizados. Porém, em vez dos 2 Os, há uma chave interruptora em formato redondo. Além de ser parecida com a letra, caso fosse ativada em lado oposto, produziria o outro O.

11. Vinopiano

vinopiano

A empresa Vinopiano queria transmitir sua essência ao desenvolver sua logo. O logo alinha a elegância da música clássica com o requinte de seus vinhos de alta qualidade, mesclando teclas de piano que fazem referência às taças.

O resultado é de um bom gosto espetacular, trazendo à audiência os ideais clássicos do negócio e dialogando com a persona.

12. Unlock

unlock

“Unlock” significa desbloquear, destrancar ou, da maneira mais propícia para esse logotipo, abrir uma fechadura. A sutileza do quadrado posicionado no canto superior esquerdo é simples, mas funciona perfeitamente para representar um cadeado.

Essa é a prova definitiva que um logotipo não precisa ser rebuscado para agradar o público. Às vezes, a simplicidade é a chave para o sucesso.

13. WurstFabric

wurst fabric

Em alemão, wurst fabrik significa fábrica de salsichas. A ideia desse logotipo consiste em inserir elementos ocultos em meio às palavras que representam a empresa. Se você reparar bem, poderá perceber que há elementos que simbolizam o produto nas letras “U” e “I”.

14. Animal Search

animal search

Algumas organizações encantam somente pelos seus objetivos. É o caso de ONGs que possuem ideais solidários. Por exemplo, encontrar animais perdidos pelos donos.

Essas ideias são ainda melhor absorvidas quando um logotipo bem feito consegue refletir o objetivo final. Nesse logo, da Animal Search, a cabeça do pássaro é representada por uma lupa. Em sincronia com o nome, é possível saber do que se trata apenas ao olhar o logotipo.

15. Illusion

illusion

Brincar com as palavras é um ótimo meio para chamar a atenção. A palavra “illusion”, que em português significa ilusão, faz uma brincadeira com o consumidor, que provavelmente ficará curioso para desmistificar esse logotipo.

O ar de mistério transmitido é algo que tende a ficar no inconsciente de quem vê, e essa é uma boa estratégia para que as pessoas se lembrem da sua marca na próxima vez em que observarem a imagem.

16. Black Cat

black cat

O simbolismo oculto está presente em alguns dos logotipos mais criativos do mundo. Nesse caso, o designer responsável pela criação inseriu olhos nas palavras “Black Cat”, que quer dizer gato negro.

Esse logo também mostra que as palavras não precisam ser escritas horizontalmente. Um bom trabalho explora todas as formas para atrair os clientes.

17. Cloudcorner

cloud corner

A empresa Cloudcorner, que investe na tecnologia de armazenamento de dados em nuvem, queria um logo que fosse simples e, ao mesmo tempo, direto.

“Cloud”, em inglês, significa nuvem. “Corner” é traduzido como canto. O criador da logo foi muito feliz na escolha dos elementos e cores, deixando claras as intenções da empresa.

18. CodeFish

codefish

As empresas voltadas para tecnologia costumam ser inovadoras em tudo que diz respeito ao branding. A CodeFish, cujo foco são softwares, brincam com elementos utilizados na programação.

O nome é a junção das palavras “code” (código) e “fish” (peixe). E a ilustração consegue alinhar muito bem as duas semânticas.

19. foodphotoblog.com

food foto blog

Pense em um blog cujo objetivo é trazer aos visitantes imagens de gastronomia. Quais são os elementos que poderiam ser inseridos em um logotipo para ele?

Essa foi a ideia do foodphotoblog.com, que utilizou uma câmera de retratos e inseriu elementos da cozinha para representar alguns dos recursos do mecanismo.

20. Panda Communications

panda comunications

Uma empresa de publicidade também precisa investir em um logotipo. Repare que a Panda Communications tem uma logo simples a princípio, mas um elemento inserido à esquerda faz toda a diferença.

A pequena mancha remete à orelha de um urso panda, animal que representa a empresa. Aliado a escolha da fonte, forma-se a cabeça completa. Viu só como um detalhe pode ser tudo que o seu logo precisava?

21. Infinite Love

infinite love

Amor infinito. Essa é a tradução em português de “Infinite Love”. Separados, os elementos palavras e imagem não significam muito. Mas aliados, eles formam um logotipo genial.

Os corações que se tocam representam os ideais da empresa, que busca aproximar as pessoas. Além disso, também formam, de uma forma irreverente, o símbolo do infinito. Caso você não se lembre, é aquele 8 na horizontal. Genial, não é mesmo?

22. Amazon

amazon

Agora chegamos a uma das maiores marcas do mundo: a Amazon. Talvez você nunca tenha reparado nos detalhes ocultos do logotipo da empresa.

Repare que a seta parte da letra A e termina na letra Z. Ou seja, a primeira e a última letra do alfabeto. A ideia é demonstrar a vastidão de ofertas do ecommerce, que abrange uma grande variedade de produtos.

23. Formula 1

f1

A Fórmula 1 é um dos maiores eventos esportivos do mundo. Em sua logo, para passar a ideia de velocidade, é utilizado um elemento em vermelho e em um formato que lembra o vento.

A grande sacada vem por meio da utilização do espaço em branco. Observe que a junção dos dois elementos formam um número 1 no centro do logo.

24. Fedex

fedex

Fedex é a sigla para Federal Express, o serviço norteamericano que faz entregas em todo o país. No Brasil, temos algo similar, que são os Correios.

Nesse logotipo, há um elemento oculto que representa bem os serviços oferecidos pela organização. Entre as letras E e X forma-se uma seta, que representa que algo sai de determinado ponto para outro. Uma maneira singela, mas bem elaborada, de demonstrar as atividades da Fedex.

25. Mister Cutts

mister cutts

A fusão de elementos pode trazer efeitos incríveis para um logotipo. No caso da barbearia Mister Cutts, o bigode e a tesoura formam um rosto, o que combina perfeitamente com o nome do negócio.

26. NBC

nbc

A rede de TV e rádio NBC (National Broadcasting Company) é globalmente conhecida pelos espectadores. Especialista em jornalismo e seriados, a companhia se autodefine como visionária.

Um elemento muitas vezes passa despercebido por quem observa o logotipo da empresa. As cores dispostas em um formato floral constroem um pavão. Um detalhe: ele está virado para a direita, rementendo à visão de que o olhar da NBC está sempre no futuro.

27. Corporate Bowling

corporate bowling

A ideia da Corporate Bowling é reunir amigos do trabalho para uma tradicional partida de boliche. Mas como reunir ambos os elementos em um logotipo chamativo?

Simples: a junção dos pinos de boliche em formato de gravatas faz o trabalho muito bem. Fala sério, você também ficou com vontade de jogar uma partidinha de boliche com o pessoal da empresa, não é mesmo?

28. Dog Paw

dog pow

“Dog Paw”, em português, corresponde a pata de cachorro. Nesse logotipo, o designer utilizou o formato das palavras para criar uma imagem que remeta exatamente a essa parte do corpo do animal. Uma maneira criativa e ousada de usar as palavras como elemento fundamental da ilustração.

29. Cyber Cafe

cyber cafe

Os cyber cafés são ambientes onde as pessoas podem utilizar computadores em atmosferas tranquilas, similares a uma cafeteria. Nesse logotipo, usou-se a referência tecnológica do mouse para remeter a uma xícara e o fio do periférico para representar o vapor. Uma ideia interessante para mesclar o moderno e o tradicional em uma só imagem.

3o. Bold

bold

Você provavelmente conhece o termo “bold” por sua correspondência em português: negrito. Usado nos editores de textos para destacar palavras, esse recurso serve tanto para documentos formais e apresentações quanto para textos de blogs e, até mesmo, em fóruns e redes sociais.

No logo em questão, foi usada a letra B em negrito como fundo e, ao centro, a palavra escrita. Uma maneira inteligente de utilizar o posicionamento das letras como metalinguagem.

31. Pregg.net

preggnet

A empresa em questão é um website cujo público-alvo são mulheres que querem engravidar. O nome em si já é uma demonstração da utilização do marketing. Grávida, em inglês, é pregnant. O responsável pela escolha certamente pensou na url no momento de desenvolvê-lo.

A logo dá um passo à frente quando utiliza o ponto para representar um umbigo e os parênteses (em uma tonalidade cor de pele) para remeter à barriga de uma grávida.

32. San Francisco Acunpucture

san francisco acunpcture

A acupuntura é uma técnica médica que utiliza agulhas no tratamento de doenças. Nesse caso, trata-se de uma empresa localizada em São Francisco, onde fica a famigerada Golden Gate Bridge, uma das mais belas construções arquitetônicas do mundo.

A empresa utilizou essa referência para criar o seu logotipo, criando um ponte de agulhas que remete ao cartão postal da cidade.

33. Hate 2 Wait

hate2wait

“Hate 2 Wait” é uma expressão utilizada por pessoas que odeiam esperar. Nesse logotipo moderno, mais uma vez a metalinguagem é utilizada. A representação de uma mão com o polegar para baixo representa a reprovação. Além, é claro, de ser um ícone da rede social mais famosa do mundo, o Facebook.

O relógio passa a ideia de pressa, enquanto a utilização numérica no lugar de uma palavra reafirma ainda mais essa relação com o tempo.

34. Toastea

toastea

Imagine um restaurante onde o carro-chefe é composto por uma combinação de torradas e chá. Esse logo é a exemplificação perfeita de um logo bem elaborado para o estabelecimento, já que funde ambos os elementos em uma só imagem, assim como faz o nome.

35. Lion Bird

Lion Bird

Esse logotipo, além de um dos mais bonitos, é dos mais geniais da nossa lista. A utilização dos nomes de dois animais (leão e pássaro) é representada com perfeição na ilustração. Dependendo do ponto de vista do usuário, pode-se observar tanto a face do leão quanto um pássaro com asas erguidas.

36. Chad 2010

chad

Esse é um logotipo criado para uma campanha de uma instituição de caridade. A silhueta representa traços culturais africanos, local onde foi realizado o projeto. A parte vermelha remete a um adereço muito popular utilizado por mulheres em tribos locais.

O mais sensacional nesse logo é que a figura tem o formato do continente africano.

37. Spartan Golf Club

spartan golf club

O Clube de Golfe Espartano desenvolveu um dos mais complexos logotipos dessa lista. A imagem representa tanto um golfista em ação e a trajetória da bola quanto um elmo espartano tradicional, posicionado sobre a cabeça de um guerreiro.

38. Missing Child

missing child

Como dito, muitas vezes é preciso utilizar a metalinguagem para criar um logotipo criativo. Nesse caso, a ausência de um elemento diz muito mais do que a inserção de outro item. Em meio às palavras, que significam “Criança Perdida”, a letra I é negligenciada, causando um impacto estrondoso para a campanha.

Se uma letra incomoda e faz tanta falta para completar a frase, imagine o que os pais das crianças desaparecidas sentem com a ausência dos filhos.

39. Banana Films

banana films

Esse logotipo de uma empresa de vídeos aliou a escolha do nome e uma imagem criativa. O resultado é simples, mas transmite a ideia perfeitamente. As partes de um rolo de filme em uma tonalidade amarela trazem a lembrança de um cacho de bananas.

40. Spice Mountain

spice mountain

Na Disney, nos Estados Unidos, há um popular brinquedo chamado Space Mountain. Esse logotipo de uma loja de temperos faz uma alusão a ele e, ainda, brinca com as palavras. “Spice” em inglês quer dizer especiaria.

A alusão continua com elementos que lembram o produto comercializado, que pode tanto ser uma montanha quanto um prato com especiarias.

41. Peru

peru

Esse é um logo um pouco diferente dos demais, pois tem a intenção de incentivar o turismo no Peru. Possui um design arrojado e carrega a tradição dos antigos incas. É uma referência às linhas de Nasca, geoglifos, um Patrimônio Mundial e um dos maiores mistérios da história da civilização humana.

42. Zip

zip

Em uma brincadeira divertida, esse logotipo utiliza o conceito de fecho-éclair (ou zíper) para unir as letras Z e P, fundindo-as no nome da marca. A forma singela da criação dessa marca é o que a torna tão especial.

43. VirtuaMouse

virtual mouse

Em mais uma logotipo para empresas de tecnologia, a VirtuaMouse One-Hand utiliza uma mão para criar o seu logotipo e representar os objetivos da marca. O diferencial é que uma parte da mão é composta por uma seta, que faz referência ao uso do periférico. Um detalhe: o posicionamento da mão é o mesmo que se usa ao manusear um mouse.

44. Handy Books

handy books

Handy Books é uma empresa de livros de bolso (ou pocket books) para crianças. A utilização de cores traz a denotação infantil, enquanto o formato dos livros lembra uma mão. Afinal, seu principal produto são livros que cabem na palma da mão.

Os tipos de logotipo

Agora que já vimos alguns dos logotipos mais criativos, vamos entender melhor quais são os tipos mais comuns.

Wordmark (texto)

São os logotipos em que há apenas texto. São utilizadas, normalmente, quando o nome é diferente, como: Google, Yahoo! e Pinterest.

Além disso, pode ser uma boa alternativa para as empresas que estão começando.

Logotipo do Google

Lettermark (iniciais)

As lettermarks também são compostas apenas por texto, mas utilizam apenas as iniciais em vez do nome completo.

É útil quando o nome da instituição é longo ou difícil de pronunciar. Um bom exemplo é a IBM (ou International Business Machines).

Isso abre espaço para que a empresa tenha uma sonoridade melhor. Outros exemplos são CNN e EA Sports.

Logotipo IBM

Brandmark (símbolo ou ícone)

Algumas vezes, imagens dizem mais do que textos, e esse tipo de logo representa a identidade da empresa.

A atitude faz com que a empresa seja mundialmente reconhecida, mesmo que as línguas sejam diferentes.

Por isso, são utilizadas principalmente por corporações presentes em todo globo. Um bom exemplo desse uso é a Microsoft.

Logotipo Microsoft

Combination mark (texto e símbolo)

Tipo de logo mais usado, combina texto e símbolo. Além de mostrar o nome da empresa, ele mostra quais são os seus objetivos e a sua missão com imagens.

Por serem mais complexos, exigem maior preparo. Bons exemplos são a Adidas e o Xbox.

Logotipo Adidas

Emblema (texto dentro de símbolo)

Os emblemas não são flexíveis, visto que os elementos não podem ser separados. Porém, o logotipo ficará mais compacto.

Além disso, os símbolos gráficos e os textos são encaixados facilmente. Exemplos são o Starbucks e o Departamento de Justiça.

Logotipo Starbucks

Os 10 logos apresentados estimulam a nossa criatividade. Você pode usar letras em imagens, vice-versa ou simplesmente fazer o que sua imaginação permitir.

Lembre-se, porém, de transmitir as principais ideias do seu negócio. A criatividade também deve manter um logo limpo e agradável. Evite as variantes que contenham muitos elementos que não conversem entre si.

Agora que você se inspirou com logotipos criativos, veja 9 aplicativos que auxiliarão você a criar logotipos incríveis!