Marcas no YouTube

Descubra a estratégia de marketing por trás das 3 marcas muito famosas do Youtube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da atualidade e é um canal muito relevante para sua estratégia de marketing. Conheça o trabalho de 3 marcas na rede e como elas podem servir de exemplo para sua marca!

Ao falar sobre o impacto do vídeo marketing realmente os números não mentem.

Aliás, eles evidenciam uma verdade que, se pararmos para prestar atenção no nosso próprio comportamento, vamos enxergar: os vídeos se tornaram nosso formato preferido de conteúdo e não podem mais ser ignorados pelos times de marketing.

Mas como destacar um negócio por meio dessa estratégia?

Isso nós decidimos aprender com quem já faz sucesso: as marcas mais famosas do YouTube.

Ficou curioso para saber o que elas fazem e quais são os segredos que usam para atingir em cheio o público-alvo? Então, este conteúdo foi feito pra você!

Vale a pena apostar no Youtube?

Se você está antenado em Marketing Digital, com certeza já sabe que a internet se tornou a maior vitrine que existe no planeta.

É por meio dela que acontece grande parte do primeiro contato com uma marca. Os usuários descobrem novos produtos, conferem a avaliação de outros clientes e até decidem se realizam ou não uma compra.

Entre tantos formatos de conteúdo que podem impactar alguém, um deles se destaca por alcançar todos os públicos.

Sim, os vídeos online têm esse poder!

Confira algumas das estatísticas abaixo:

  • 86% dos usuários de internet no Brasil assistem vídeos online;
  • 56% desses internautas afirmam que passam mais tempo vendo vídeos online do que assistindo a TV, e 86% reconhecem que acessam a web até mesmo quando estão assistindo televisão;
  • hoje, os internautas gastam mais de 15 horas por semana assistindo vídeos online;
  • a previsão da Cisco é de que, em 2020, 82% do tráfego da internet será dedicado aos vídeos.

Mas talvez você esteja pensando: todos esses números falam sobre o consumo de vídeos na web, e não especificamente do YouTube.

O que talvez você não saiba é que 99% das pessoas que assistem vídeos na web utilizam essa plataforma.

Hoje o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo espaço apenas para o Google, que já favorece mostrar resultados em vídeos nas pesquisas

Ele bate redes sociais mais conhecidas como o Facebook e reúne 1/3 dos usuários da web no mundo.

Juntas, essas pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeos por dia. Para se ter uma ideia, seu alcance é tão grande que atinge mais adultos de 18 a 49 anos que qualquer canal de TV a cabo nos Estados Unidos.

E no Brasil, como fica esse quadro?

  • Só em 2015, o tempo de visualização do YouTube cresceu 70% no país.
  • Dos 85 milhões de brasileiros que assistem vídeos online, 82 milhões usam essa plataforma para consumir conteúdo.
  • 95% da população de internautas busca o site pelo menos uma vez por mês.

Como você pode perceber, as estatísticas são claras: os vídeos online estão dominando a internet.

E entre todas as plataformas que oferecem esse serviço, não há como negar: o YouTube é o protagonista principal.

marketing-no-youtube

E quais as marcas mais famosas do Youtube e suas estratégias?

Para ter resultado não basta criar um canal no YouTube e cruzar os dedos para que sua empresa decole.

Para garantir o sucesso, é fundamental ter uma boa estratégia. Por isso, nós selecionamos algumas marcas que fizeram isso com perfeição para que você se inspire e saiba como atingir seu público.

Magazine Luiza

No Canal da Lu, a anfitriã é uma simpática animação que representa a Luiza, dona do Magazine Luiza.

Ela faz muito mais que mostrar mercadorias: interage com o público usando uma linguagem didática, próxima. A sensação é de que aquela amiga íntima está dando dicas e recomendando seus produtos preferidos.

Os temas do canal são variados.

Ela faz o unboxing de lançamentos, ensina o consumidor como usar e resolver os problemas e dúvidas que podem aparecer depois da compra (como conectar o celular no Playstation, por exemplo), compara as opções de produtos existentes no mercado e até ensina macetes para vencer jogos com o game que você adquiriu.

Dessa forma, o consumidor não tem a ideia de que ele está consultando um canal da loja.

Na verdade, toda a interação parece muito familiar, fazendo com que a ajuda na decisão de compra não seja nada invasiva. Não é sem motivo que o canal já alcançou 1,2 milhões de inscritos!

Podemos resumir os pontos altos do sucesso dessa estratégia em:

  • Foco na persona
  • Interação direta com o consumidor
  • Pessoalidade

Apple

Além de ter alguns dos produtos mais cobiçados do mundo, a Apple é uma das marcas mais famosas do YouTube.

Seu canal tem mais de 6,3 milhões de inscritos, que conferem vídeos que vão desde produções surpreendentes até os famosos FAQ ou tira-dúvidas.

E quando se fala em produção surpreendente, não espere nada hollywoodiano. Às vezes são só histórias tocantes, que mostram situações do dia a dia por uma perspectiva com a qual o público se identifica.

Além disso, é claro, o canal mostra como usar as funcionalidades dos seus produtos Apple, garantindo que os usuários tenham o máximo de benefícios com a usabilidade.

A Apple também dá um show no seu canal com o mesmos pontos que vimos no Magazine Luiza, mas outros dois grandes diferenciais são:

  • Conteúdo com foco em pós venda
  • Comunicação simplificada

Leroy Merlin

Quem curte decoração e DIY sabe por que o canal da Leroy Merlin faz dela uma das marcas mais famosas do YouTube, com 44 mil inscritos no Brasil.

Sabendo que a maior parte do seu público quer ter uma casa mais bonita e funcional, eles mostram como pessoas comuns podem ter isso.

Como?

Eles ensinam a escolher o melhor produto, levando em conta as características do ambiente, o design da peça e a qualidade do material. Eles ainda mostram exemplos de antes e depois oferecem ideias para quem quer renovar a casa. Existe até mesmo um curso completo de bricolagem no canal.

Atentos aos novos padrões de consumo, a Leroy Merlin se destaca por:

  • Se colocar ao lado dos seus clientes
  • Educação de clientes antes e após a venda

O que está por trás dessas estratégias de marketing?

Como você pode perceber, não existe uma única fórmula para ter sucesso no YouTube e conquistar o público.

Porém, uma característica fica muito clara: essa plataforma não exige grandes produções cinematográficas e nem investimentos mirabolantes.

Apesar de os canais das marcas mais famosas do YouTube terem características diferentes, conforme evidenciamos, podemos ver que 3 pontos estratégicos estão presentes em todos eles. Vamos dar uma olhada:

1. Comunicação personalizada com o público

Todos esses canais criam uma relação de proximidade com seu público-alvo. O foco não está apenas na apresentação de produtos ou em propagandas, mas principalmente na interação.

Por isso, não basta a empresa ter um canal no YouTube ou uma página nas redes sociais. Ela precisa interagir, responder comentários e, principalmente, ouvir quais são as necessidades e expectativas do consumidor.

Mas para que essa comunicação seja efetiva, existe um segredo: a personalização. É preciso que a mensagem da empresa e até a linguagem que ela utiliza seja compatível com o público que ela quer alcançar.

Por essa razão, o primeiro passo para o sucesso no marketing — e isso inclui o video marketing — é conhecer muito bem a sua persona. Mais que as características demográficas como idade, gênero, faixa de renda, localização, é fundamental identificar padrões de comportamento.

Foi assim que as marcas mais famosas do YouTube descobriram como abordar seus consumidores e se destacaram nesse canal.

Guia para criação de personas

2. Estão por dentro das tendências

Quando algumas das marcas mais famosas do YouTube começaram a investir em seus canais, os vídeos nem eram tão populares quanto são hoje.

No entanto, elas estavam antenadas a essa tendência do mercado, previram o crescimento do formato e apostaram nele.

Elas ficaram de olho no que o mercado estava pedindo, no que fazia mais sucesso com o público-alvo. Em alguns momentos, elas até mesmo inverteram a lógica do marketing que era praticado naquele momento. Porém, elas fizeram isso porque sabiam que era o que o público esperava.

Se você quer destacar sua marca, essa é uma lição importante.

O futuro do marketing digital está nos vídeos. A tecnologia tem permitido outras possibilidades como animações, motion graphics, transmissões ao vivo etc. É importante ficar ligado nessas possibilidades e caminhar junto com essas tendências.

3. Conteúdo relevante

Esse é o principal pilar do Inbound Marketing e se aplica perfeitamente ao vídeo marketing.

Perceba que os canais das marcas mais famosas do YouTube não estão tentando vender a todo custo. Seu foco não está exclusivamente na exibição de produtos ou promoções.

Mais que isso, o papel do conteúdo é educar o lead. É prover algum tipo de conhecimento que vai ajudá-lo a solucionar seus problemas, a resolver suas dores. Fazer isso é respeitar a jornada de compra dos clientes e conquistar mais que seu bolso — é ganhar seu respeito e confiança.

a jornada do cliente

Veja o exemplo da Leroy Merlin. Muitos dos seus vídeos ensinam os consumidores a fazer o que eles precisam. Eles descobrem como tornar sua casa mais bonita e funcional. A venda dos produtos que o público vai usar para realizar aquela tarefa é uma mera consequência.

Portanto, o conteúdo relevante vem em 1° lugar. Seu principal objetivo não é vender um produto, mas realmente ajudar o consumidor. Esse é o segredo do sucesso.

Finalmente, as marcas mais famosa do YouTube mostram que vale a pena investir no vídeo marketing. Com conhecimento da persona e uma estratégia adequada, esse canal pode fazer a sua empresa se destacar no mercado e alavancar as vendas.

Este conteúdo foi escrito pela equipe da VidMonsters.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo